FIQUE POR DENTRO

domingo, 21 de março de 2010

l Sescon-SP refuta afirmação do MTE sobre horas extras

A EXCEÇÃO NÃO É REGRA

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon), José Maria Chapina Alcazar, refuta o levantamento do Ministério do Trabalho pelo qual R$ 20,3 bilhões deixam de ser pagos em forma de horas extras aos trabalhadores do país a cada ano. De acordo com a pasta, esse montante não é concedido porque muitas empresas fazem alterações indevidas no relógio de ponto para desembolsar menos com as jornadas adicionais.

"A afirmativa de que muitas empresas burlam o ponto para não pagar hora extra é inconsequente e irresponsável. Os direitos trabalhistas estão garantidos na Constituição e na CLT. O empregado que se sentir prejudicado pode recorrer à Justiça do Trabalho, que é uma das mais eficientes deste país, uma das únicas em que os processos andam numa velocidade nunca vista em outras esferas. Por isso, não podemos colocar a exceção como regra. Se há empresas que não cumprem os seus deveres, não podemos generalizar exigências em função destes poucos. A maioria é honesta e cumpridora dos seus deveres. Essa afirmativa de que o relógio de ponto veio em razão dos que não cumprem as obrigações é errada. É mais uma invenção dos burocratas do governo para aumentar o custo Brasil e possivelmente a informalidade, onde não há tantos compromissos e contas a serem prestadas ao governo", diz Chapina Alcazar, que também é coordenador do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.