FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 25 de março de 2010

Instituto Central do HC firma acordo, durante visita da Rainha da Suécia à FMUSP‏

Na próxima sexta-feira, 26, o Instituto Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Getinge Group, da Suécia, assinam protocolo de intenção de compra que permitirá ao hospital a instalação de um avançado sistema robotizado de lavagem, esterilização e desinfecção de artigos médicos hospitalares, inédito em todo o continente americano.

A assinatura do protocolo acontecerá durante a visita da Rainha Silvia, da Suécia, à Faculdade de Medicina da USP, na próxima sexta-feira, 26, às 9h00. A Getinge faz parte da delegação de empresas que acompanha a Rainha no Brasil.

O investimento deverá inaugurar no Brasil um novo conceito de limpeza e esterilização de materiais por garantir maior prevenção e controle das infecções hospitalares e total segurança do paciente internado, explica Carlos Suslik, diretor - executivo do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

Para a aquisição da inovação, o Instituto Central investirá R$ 3 milhões de reais. Profissionais do hospital também serão capacitados na Suécia para operação dos equipamentos. O treinamento será baseado no controle de infecção sob os conceitos europeus.

Em paralelo, a central de material esterilizado do Instituto Central passará por obras de reforma e adaptação para receber a tecnologia. O projeto executivo encontra-se em andamento e as obras deverão custar à instituição mais R$ 3 milhões de reais. A previsão do hospital é que o sistema entre em funcionamento no mês dezembro.

O sistema inclui quatro autoclaves, sendo uma híbrida, para esterilização a altas e baixas temperaturas, quatro lavadoras/termodesinfectoras de última geração, com produtividade superior e sistemas únicos automatizados para carga e descarga, e lavadora de carro, com respectivos acessórios e equipamentos.

A inovação é importante porque colocará a instituição em outro patamar de destaque, explica Suslik. “Qualquer instituição de saúde que queira se manter a frente de seu tempo deve ter a preocupação com investimento em tecnologia de ponta que priorize a segurança do paciente”.

O Instituto Central do Hospital das Clínicas realiza 2.500 procedimentos cirúrgicos por mês em 48 salas cirúrgicas, além pequenos procedimentos ambulatoriais.

Ao todo, o Instituto conta com 121 leitos de UTI, 799 leitos de enfermaria e 100 leitos de urgência e emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.