FIQUE POR DENTRO

sábado, 20 de março de 2010

Prefeito lança parceria com Organização Social do Esporte e inaugura ginásio

Foto: Fernando Conti/Secom

O prefeito Gilberto Kassab esteve na Zona Leste na manhã deste sábado (20) para inaugurar o ginásio poliesportivo Ermelino Matarazzo e lançar a primeira parceria com uma Organização Social (OS) do Esporte, modelo inédito no País, que vai administrar três unidades do Clube Escola da região. O objetivo da parceria com a OS é oferecer um serviço baseado no Esporte Educacional, conceito que usa a atividade física como ferramenta de inclusão e cidadania.

"A partir de agora muitos jovens, crianças e famílias inteiras podem usufruir desse espaço. É uma conquista muito importante e representa o início da transformação da região. O esporte é a nossa prioridade e investir em esporte é melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse Kassab.

A primeira parceria desse novo modelo de administração foi firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e o Instituto Social Esporte Educação, dirigido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. O trabalho será semelhante ao que já existe na área da saúde, em que hospitais e outros equipamentos públicos são administrados por renomadas instituições como Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Marcelina.

A OS do Esporte vai atuar de três maneiras distintas: 1-) Ensinar esporte para todos, com a participação e inclusão de qualquer um, independentemente de potenciais e limitações individuais. 2-) Ensinar bem, para que qualquer um aprenda a praticar esporte com competência técnica e tática. 3-) Ensinar de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos nas áreas de saúde, cultura, cidadania e comunidade.

O conceito já está sendo desenvolvido em três Clubes Desportivos da Comunidade (CDCs), na região de Ermelino Matarazzo. "Hoje começamos uma importante experiência porque consideramos que o esporte, o lazer e a recreação podem transformar a realidade social, os índices da saúde e da violência. Esse ginásio não é apenas mais um equipamento público. Aqui iniciamos uma nova fase do esporte na cidade de São Paulo", declarou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman.

Durante os três anos de contrato serão investidos cerca de R$ 11 milhões. Parte desses recursos foi usada na reforma de três CDCs, onde 1.800 pessoas já participam de atividades físicas. Dependendo dos resultados, o modelo de parceria pode ser estendido para outros seis equipamentos esportivos da região e, no futuro, para toda a cidade.

O Ginásio Ermelino Matarazzo possui 1.130 m² de área construída e conta com banheiros, vestiários, salas de aquecimento e massagem e arquibancadas com capacidade para 750 pessoas. Cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas com o novo equipamento público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.