FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 25 de março de 2010

Guarulhos ganha prêmio por ações de combate à tuberculose

Guarulhos, na Grande São Paulo, obteve o melhor desempenho em campanha de busca ativa de casos de tuberculose entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. No período de 1 a 12 de março, a cidade realizou um total de 1.512 exames (baciloscopias) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais municipais, unidades prisionais, asilos, albergues, escolas e feiras livres. O esforço para evitar a transmissão da doença rendeu um prêmio à cidade, concedido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ao longo do mês, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde entrevistaram todos os pacientes que compareceram às unidades com tosse persistente há mais de três semanas. O objetivo da iniciativa é fazer o tratamento precoce e evitar a transmissão da doença.
Causada pelo Bacilo de Koch, a tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pela respiração e que tem cura, desde que o tratamento seja realizado durante seis meses e sem interrupções. Cerca de 18 mil novos casos são descobertos anualmente no Estado de São Paulo.. Em Guarulhos, aproximadamente 500 casos são notificados por ano.

Esse é o segundo prêmio em menos de um ano que Guarulhos recebe pelo trabalho realizado na rede municipal de Saúde. Em setembro passado, durante o Fórum Estadual de Tuberculose, realizado no Centro de Convenções Rebouças (Capital), o município também foi condecorado por atingir a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), graças ao 85% de cura dos casos novos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.