FIQUE POR DENTRO

domingo, 21 de março de 2010

Kassab participa do lançamento de material pedagógico para alunos da rede municipal

Fotos: Ricardo Fonseca/Secom


As aulas dos estudantes da rede pública municipal passarão a ter um conteúdo mais dinâmico com a utilização dos novos recursos midiáticos propostos pela Prefeitura de São Paulo. Nesta quarta-feira (17), o prefeito Gilberto Kassab lançou a coleção "Cadernos de Apoio e Aprendizagem" e o "Guia de Trabalhos Pedagógicos" destinado aos alunos e professores do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano).
A elaboração do programa é uma parceria com a Fundação Padre Anchieta, da TV Cultura. Criativo e inovador, o novo material didático é composto por 2,8 milhões de livros, além de vídeos educativos com a turma do seriado infantil Cocoricó. "Com esta parceria procuramos criar métodos didáticos que façam com que o ensino seja melhor assimilado pelas crianças e jovens. Esperamos a cada ano ampliar a distribuição do material para novas disciplinas e, com isso, melhorar a qualidade do ensino que é o nosso foco principal", disse Kassab.


O prefeito observou que o objetivo de sua gestão na área da Educação não é apenas melhorar a infra-estrutura dos prédios escolares, a condição salarial dos servidores da pasta, a qualidade da merenda e as condições salariais. "Essas são ações que podem servir de instrumento para a melhoria da qualidade de ensino. Mas, queremos ir além. Nosso foco é aperfeiçoar a qualidade de ensino e oferecer o que há de melhor do ponto de vista didático para os alunos", destacou.
Os novos materiais pedagógicos começaram a ser distribuídos em todas as escolas da rede do Ensino Fundamental. Além do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" e do "Guia de Trabalho Pedagógico", o material inclui vídeos educativos que articulam mídias escritas e televisivas no processo de aprendizagem. As criações culminaram na produção de novos recursos didáticos para darem continuidade à implementação das Orientações Curriculares nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
Mais de 480 mil crianças e jovens receberão novos livros a cada ano, e as escolas já estão preparadas para a chegada dos materiais: são nove títulos de Língua Portuguesa e nove de Matemática, tanto para alunos como para professores, num total de 36 livros (divididos em dois volumes cada um), totalizando 72 obras. Até o final de 2010, serão distribuídos 2 milhões e 800 mil exemplares, além dos CDs (estes somente para o professor).
Para tornar o processo de aprendizagem ainda mais atraente, os educadores terão disponíveis vídeos que abordarão o conteúdo curricular de forma lúdica e interativa, com grande aproximação à cidade de São Paulo. É o caso da participação dos personagens do seriado infantil Cocoricó, que estarão agora em ambiente urbano, longe da vida na fazenda, em capítulos inéditos, criados para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ciclo I das escolas municipais paulistanas.
A implantação nas escolas será acompanhada de duas frentes de formação dos cerca de 34 mil educadores: uma com 30% dos professores que trabalharão diretamente com o material em sala de aula e a outra com todos os coordenadores pedagógicos das escolas que atuarão como retransmissores de conhecimento. Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, a parceria possibilitou aliar a experiência da TV Cultura, em produção de conteúdo para crianças, com o conhecimento e o rigor de pedagogia da Secretaria Municipal da Educação.
"Hoje em dia, o mundo em que vivemos tem como parte integrante a televisão, a internet, o celular e a linguagem audiovisual. E o que a gente fez foi colocar à serviço da Prefeitura algo que fazemos no dia-a-dia, que não é para a Educação, mas que tem um objetivo educativo. A TV Cultura se orgulha de ter uma programação infantil com muito rigor pedagógico", salientou Markun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.