FIQUE POR DENTRO

domingo, 21 de março de 2010

Centro de acolhida oferece cursos de reciclagem e inclusão profissional a moradores de rua

O Centro de Acolhida São Lázaro, entidade de apoio às pessoas em situação de rua, está colhendo resultados positivos com sua experiência de oferecer cursos de reciclagem e promover inclusão profissional aos que estão em vulnerabilidade social.
Localizado no bairro do Brás, o equipamento disponibiliza 100 vagas para acolhimento e 60 vagas para os cursos de reciclagem, que reúnem oficinas de costura, de móveis de papelão com aplicação de marchetaria ou de mosaico, de acessórios como bolsas e porta-bijuterias em embalagens do tipo tetra pack, tapeçaria e jateamento de vidro.
Inaugurado há seis anos, o espaço é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Associação Reciclázaro. Segundo Pablo Cordeiro de Sousa, assistente técnico da entidade, a rotatividade de quem se interessa pelas oficinas comprova o sucesso do projeto: "Nos últimos nove meses nós encaminhamos 15 pessoas para trabalhar com carteira registrada. Ou seja, nós não nos preocupamos em manter as pessoas aqui. Muito pelo contrário: aqui é um meio para que elas consigam sua autonomia. Os números atestam que esse tipo de trabalho pode ser uma porta de saída da rede socioassistencial".
O sucesso das oficinas despertou o interesse de usuários do abrigo, como Israel Vieira da Silva. "Estou há quatro meses nas oficinas. O trabalho é muito bom. Nós aproveitamos o material reciclável e aprendemos uma nova profissão", conta.
Paralelamente aos cursos de reciclagem, o São Lázaro oferece também aos usuários um suporte para questões sociais e psicológicas com profissionais da área, incluindo aulas de elevação social. E proporciona ainda noções básicas de inclusão digital.

Serviço:
Centro de Acolhida São Lázaro
Rua Brigadeiro Machado, 243 - Brás
Telefone: 2693-8015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.