FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 23 de março de 2010

PREVENÇÃO DO CÂNCER

Sociedade Brasileira de Cancerologia lança livro sobre o tema. Iniciativa tem apoio do Instituto Paulista de Cancerologia

Atualmente, o principal termo discutido na cancerologia é a prevenção. Hoje, a população brasileira tem uma expectativa de vida muito maior do que há 30 anos. Com a população envelhecendo mais e a permanência de hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo, o número de casos de câncer vem aumentando consideravelmente. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 500 mil pessoas adoecem de câncer a cada ano no Brasil. Estima-se que 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas com ações de prevenção, detecção precoce e acesso ao tratamento adequado.
Para que a prevenção seja efetiva, é necessário investir principalmente em educação, informando profissionais de saúde e população. O livro 'Prevenção do Câncer' será publicado pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) com o apoio do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC). O lançamento acontecerá em duas fases: no dia 30 de março junto com o lançamento da Campanha Laços de Esperança 2010, que tem como padrinho Neguinho da Beija-Flor, e no dia 13 de maio no evento de inauguração da unidade Alphaville do Instituto Paulista de Cancerologia.
Os cancerologistas Ricardo Antunes - diretor do IPC e vice-presidente da SBC - e André Perdicaris - coordenador de educação SBC - são os editores da obra, que conta com a participação de nomes como Ivo Pitanguy e Angelita Gama; com a apresentação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e com o prefácio do presidente da SBC, Roberto Porto Fonseca.'Estamos trabalhando há mais de um ano neste projeto, reunindo as informações dos autores que atuam na prevenção do câncer em suas áreas. A proposta é transmitir aos leitores as informações atuais sobre a prevenção da doença', comenta Dr. Ricardo Antunes.
No prefácio do livro, o presidente da SBC, Roberto Porto Fonseca, explica que 'medidas preventivas devem ser iniciadas pela educação, principalmente de crianças, mas devem ser estendidas para toda população'. Na apresentação, o ministro da saúde, José Gomes Temporão, informa que a obra 'será uma contribuição significativa para alcançarmos melhores resultados para a sociedade em todos os níveis deste imenso desafio.
O Grupo IPC, apoiador da obra, acredita estar contribuindo para a formação do profissional e do estudante, estimulando a prevenção do câncer.
O lançamento da obra 'Prevenção do Câncer' também marca o dia 8 de abril - dia mundial de combate ao câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.