FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 25 de março de 2010

Abertas as inscrições para Concurso de Foto e Vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”

Como parte das comemorações da Semana da Água, WWF-Brasil, Agência Nacional de Águas e HSBC Climate Partnership abrem inscrições para o primeiro concurso de foto e vídeo com água e clima como tema. O prêmio será uma viagem a Bonito (MS)

Retratar a água e o clima em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas) é o principal objetivo do WWF-Brasil, da Agência Nacional de Águas e do HSBC Climate Partnership, que promovem o primeiro concurso de foto e vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”. As imagens candidatas poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.

São quatro categorias: fotos de alta definição, de baixa definição ou de celular, e vídeos de baixa e alta resoluções. O primeiro colocado em cada categoria recebe um troféu exclusivo e uma viagem de quatro dias e três noites para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) e um kit dos realizadores. As inscrições e o envio das fotos e vídeos devem ser feitas pelo site www.olharesaguaeclima.org.br, onde há mais detalhes sobre o concurso.

“Achamos fundamental que as pessoas integrem as questões ambientais em seu cotidiano, em especial no que tange ao cuidado com a água. A mera busca de uma imagem para o concurso já é, em si, uma reflexão sobre este recurso fundamental à vida”, avalia Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

A intenção dos realizadores é incentivar a reflexão sobre a necessidade de preservar a água e cuidar do clima. Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, foi a forma escolhida para contribuir para a Década da Água, de 2005 a 2015, estabelecida pelas Nações Unidas (ONU).



“A fotografia é uma forma de manifestação cultural e artística com grande poder para sensibilizar as pessoas e despertar a consciência. O olhar do fotógrafo é um instrumento poderoso para tornar visível o estado das águas e motivar a sociedade para a necessidade de proteger esse bem vital”, disse Dalvino Troccoli Franca, diretor da ANA e coordenador da ação programada da água e cultura.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por votação aberta na internet e os trabalhos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora, formada por convidados ligados à área de meio ambiente e profissionais das áreas de fotografia e vídeo, que escolherão os vencedores de cada categoria.



Serviço:

Categorias:

Foto em baixa resolução de câmera ou de celular: até três fotos por participante, tamanho máximo: 2560 x 1920 pixels;

Vídeo em baixa resolução ou celular: até um vídeo por participante, duração máxima: 60 segundos, editado/finalizado ou não, banda sonora ou não, tamanho máximo: 720 x 480 pixels (VGA);

Foto em alta resolução: até três fotos por participante; tamanho mínimo do arquivo original: 3000 x 2000 pixels; .JPG, RGB;

Vídeo editado em alta resolução: até um vídeo por participante, duração máxima: 5 minutos, editado/finalizado c/ banda sonora, NTSC padrão Mini DV ou superior (720 x 480).

Informações e inscrições: www.olharesaguaeclima.org.br

Cronograma

Inscrição dos trabalhos concorrentes vai do dia 22 de março até 31 de maio de 2010;
O período de votação aberta na internet vai do dia 03 de junho até 18 de julho de 2010;
A divulgação dos vencedores pela comissão julgadora será no dia 25 de julho de 2010;
Os trabalhos selecionados deverão ser enviados em mídia digital e impressa para os Promotores, em conformidade com o item 5 do presente regulamento, juntamente com o Termo de Utilização de Imagens e/ou Vídeo, preenchido e assinado, até a data de 30/07/2010.
O evento de premiação será no dia 05 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.