FIQUE POR DENTRO

domingo, 21 de março de 2010

Drama da Paixão em Santana de Parnaíba

Preparativos para o Drama da Paixão de Santana de Parnaíba estão a todo vapor

Faltando menos de um mês para a realização do grandioso espetáculo Drama da Paixão, toda a equipe responsável pelos preparativos do evento está trabalhando em ritmo intenso. Este ano, a encenação acontece nos dias 01, 02 e 03 de abril, às 20h30, às margens do Rio Tietê, na Barragem Edgard de Souza, situada no km 40 da Estrada dos Romeiros. A encenação, produzida pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, conta a história de Jesus Cristo, do seu nascimento à ressurreição, e é considerada a segunda maior do gênero no país.
Há mais de 10 dias, 40 funcionários responsáveis pela montagem do cenário da peça iniciaram seus trabalhos. Assim como no ano anterior, o espetáculo terá um espaço cenográfico total de 15 mil m2. Para a montagem da cidade cenográfica, mais de 800 chapas de compensado, quatro mil metros de pontaletes (ripas de madeira) e quatro mil metros de sarrafo estão sendo utilizados.
O trabalho é intenso e não tem dia de descanso, mas segundo o coordenador da montagem do cenário Josimar Pedroso de Siqueira, da Oficina Cultural, departamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ver tudo pronto para a apresentação vale qualquer esforço. “Nós trabalhamos intensamente um mês antes da apresentação. Passamos por alguns perigos, pois como o local é um barranco com muito mato, sempre nos deparamos com cobras e aranhas. Porém, quando terminamos, é muito gratificante ver toda aquela cidade cinematográfica pronta. Eu, que participo da montagem há mais de dez anos, sinto uma emoção muito grande”, disse Siqueira.
Além da montagem dos cenários, também está em ritmo acelerado a confecção dos figurinos do espetáculo. As costureiras da Oficina Cultural estão, há mais de três semanas, produzindo as roupas que serão utilizadas pelos atores e figurantes. Já o elenco da peça – formado por membros da comunidade local e de cidades vizinhas –, ensaia suas falas e suas posições nas cenas todos os finais de semana, sob a direção de Edimilson Andrade, até a noite de estréia, como aconteceu no último sábado (13/03), na própria Barragem, para que no dia tudo saia exatamente como foi planejado.
Além disso, para garantir um bom entrosamento de todos no espetáculo, o diretor realizou uma dança circular sagrada. “A dança garante o trabalho com a unidade, o bem-estar, a harmonia e a percepção, que são técnicas imprescindíveis para atuar”, garante Edimilson. Este ano, o elenco do Drama da Paixão é composto por 120 atores e 800 figurantes, além de bailarinas e artistas circenses.
Para a preparação de todo o espetáculo, sem considerar o elenco, a Prefeitura conta com a participação de mais 200 pessoas, que estão diretamente envolvidas na montagem dos cenários, produção, marcenaria, pintura, manutenção do espaço, segurança, transporte, alimentação, fiscalização e orientação de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.