FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 1 de março de 2010

Planos de saúde também irão cobrir transplante de medula óssea

Planos de saúde também irão cobrir transplante de medula óssea

Beneficiários terão direito a 70 novos procedimentos

Se você tem plano de saúde, fique atento às novidades. A partir de 7 de junho de 2010, os usuários deste sistema terão a lista de coberturas médicas e odontológicas ampliada. Novos 70 procedimentos serão abrangidos. A atualização foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Diário Oficial da União do último dia 12 de janeiro, através da Resolução Normativa (RN) nº. 211, que garante o direito às pessoas que contrataram planos médicos ou odontológicos após janeiro de 1999 - quando passou a vigorar a Lei nº 9.656/98 que regulamenta o setor de saúde suplementar.
Entre as mudanças previstas, estão a atenção multiprofissional e tratamento especial aos obesos mórbidos, estímulo ao parto natural, direito a cirurgias de vasectomia, colocação e custos do Dispositivo Intra Uterino (DIU), mamografia digital, mamotomia, videolaparoscopia e exames de DNA para tratamento de doenças genéticas.
Também consta na lista de novos procedimentos obrigatórios o transplante alogênico de medula óssea, ou seja, de uma pessoa para outra, que é indicado principalmente para tratar o câncer nas células do sangue, a leucemia. Este procedimento custa ao governo entre R$60 mil e R$80 mil.
O Hospital Amaral Carvalho de Jaú, referência no tratamento e prevenção do câncer, é um dos hospitais mais especializados em transplante de medula óssea da América Latina. Para o diretor de Planejamento e Controle, José Antônio Barata de Almeida Bueno, a entrada em vigor da RN-211 com a inclusão de procedimento de TMO alogênico não trará nenhum tipo de custo extra para o HAC, já que o hospital realiza este tipo de procedimento há muitos anos. "O que deve ocorrer é um aumento na demanda por nossos serviços. Quanto ao aspecto financeiro certamente haverá uma melhora, embora pequena, já que estamos trabalhando no nosso limite", diz.
A Resolução Normativa prevê também a inclusão de alguns tipos de exames na área de genética e outros feitos por vídeo. Um deles é o PET-Scan, sofisticado exame capaz de detectar câncer pulmonar de células não-pequenas e linfomas. "Essa normativa confirma o que nós, médicos nucleares, já sabíamos. O PET-CT é imprescindível para a oncologia. Na verdade, não importa o número de equipamentos, que tenderão a crescer sim, mas a qualidade e a seriedade dos serviços de medicina nuclear, que é nossa marca registrada há 40 anos. Nosso departamento ficou extremamente feliz com essa normativa, pois provamos mais uma vez que estamos sempre um passo à frente. Investimos nesse equipamento antes mesmo de ter sido incluso no SUS ou nos convênios", diz o médico nuclear, Alexandre Brandão.

Novas regras vêm com ampliação do atendimento
Além da lista de novas coberturas, a RN nº 211 traz também uma série de mudanças, que ampliarão o atendimento ao consumidor. Uma dessas é a cobertura pelos planos coletivos aos acidentes de trabalho e aos procedimentos de saúde ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.