FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de março de 2010

RUAS DE ITAQUERA GANHAM MAIS LIXEIRAS

Subprefeitura instala mais 10 lixeiras pela região e conscientiza moradores e comerciantes da importância de manter as calçadas limpas

Na última quarta-feira (10), agentes da subprefeitura foram recebidos por comerciantes e moradores do centro de Itaquera na tentativa de aumentar a conscientização sobre a importância de manter a cidade mais limpa. Para estimular um comportamento positivo e uma fiscalização da própria população, os servidores procuraram, por meio de um diálogo, mostrar que cada um pode e deve fazer a diferença.
"Se cada um que passa aqui deixar de jogar um papel, uma lata ou uma embalagem no chão, o bairro já melhora. Ou então se cada um abaixar pra recolher um lixinho, a rua vai estar sempre impecável", conta o servidor Daniel de Paula, um dos responsáveis pela instalação das lixeiras. Ele conta ainda que o maior problema com esses equipamentos é o vandalismo. "Sempre tem uma ou duas destruídas. Infelizmente uma lixeira não costuma durar mais que 3 meses", lamenta.
As ruas Gregório Ramalho e Flores do Piauí, duas das principais vias do centro do bairro, receberam novas lixeiras de 20 litros, instaladas em postes intercalados. Apesar da mensagem positiva, a comerciante Andréa S. Favedani, que há 13 anos trabalha na região, acredita se tratar de um problema de formação. "É uma falta de educação e de costume. Já cheguei a arrumar confusão pedindo para não jogarem. Sempre tentei explicar e vou continuar tentando", conta.
Além do centro de Itaquera, outro ponto por onde passam muitos pedestres e ciclistas também recebeu novas lixeiras. A ciclovia que liga as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé tinha em seus postes de iluminação muitas lixeiras avariadas por ação de vândalos. O atendente Rafael Garcia, que pedala na via diariamente, ressalta que os equipamentos estão frequentemente fora de lugar. "Tem gente que não percebe que isso é deles também, que é um patrimônio de todo mundo. Passam correndo e dão chutes até derrubar", afirma.
A experiência mostra que não basta apenas reparar ou implementar novas lixeiras, é preciso conscientizar a todos, criar o hábito de jogar o lixo em lixeiras e também o de preservá-las. Na semana que vem estão previstas ações como desse tipo na Avenida Aricanduva, próximo ao shopping.

VÂNDALOS DESTRÓEM AS LIXEIRAS QUE ACABARAM DE SER COLOCADAS
Os moradores do bairro não colaboram para a preservação das lixeiras. A presença de lixeiras nas ruas, ajuda a diminuir o lixo que causa enchentes e prejudica toda a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.