FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

De menina para mulher

No Dia internacional da Mulher (8 de março) é importante fazer uma reflexão sobre a educação, a saúde e os cuidados com a menina que vai se tornar mulher, entrar para a idade reprodutiva. A menarca acontece entre os 10 e 13 anos. É importante que essa menina cuide de sua saúde desde cedo para que seja aluna, profissional, esposa, mãe, avó sadia; tenha uma vida com qualidade.
A ginecologista e obstetra Denise Coimbra, com mais de 20 anos de consultório, explica que é necessário que a mãe leve a filha ao gineco quando se aproximar da menarca: "é importante a informação e a confiança entre mãe-filha e entre médico-paciente".
A médica responde as perguntas mais freqüentes das mães e filhas nesse processo de passagem que marca o roteiro de vida de todas as mulheres:

1. Como o corpo da criança indica que a menstruação está próxima?

Antes da menarca (primeira menstruação) acontece a pubarca, o aparecimento e o engrossamento dos pelos em região pubiana com distribuição triangular que recobre o Monte de Vênus, em seguida acontece o desenvolvimento mamário com crescimento das mamas muitas vezes com assimetria.

2. Qual é a idade natural para começar a menstruar?

Entre 12 e 15 anos, mas hoje tem meninas que menstruam aos 9 anos.

3. Ao menstruar, o que muda no corpo da menina?

Muda tudo! Alterações na distribuição de gordura para coxas e quadris, que dão o formato arrendondado, e o afinamento da cintura. É comum depois de alguns ciclos anovulatórios (sem ovulação) a menina apresentar um muco cervical, que faz apresentar umidade na calcinha no período ovulatório, que se confunde com um corrimento. Modificações psicossociais com o aparecimento do interesse pelo sexo oposto, fazendo a menina ter atitudes mais delicadas e sensuais.

4. Quais as conseqüências da menstruação precoce?

Menarca precoce pode atrasar o crescimento, além de gerar conflitos com o papel social da menina.

5. Em quais casos é recomendável retardar a menarca?

Se a estatura não está adequada, respeitando o padrão genético dos pais, ou se ela ocorrer muito precocemente entre 5 e 9 anos.

6. como é feito o retardamento da menstruação?

Com o uso de hormônios para bloquear a ação da hipófise sobre os ovários por meio de medicação oral ou implantes subcutâneos.

7. É verdade que as meninas estão menstruando mais cedo?

Sim, é fácil constatar. A poluição e os agrotóxicos devem ter uma interferência direta nesta mudança de idade para a precocidade da menarca.

8. Como a mãe deve proceder se está preocupada com a menarca da filha?

É importante saber das mulheres da família (irmãs, tias e mãe) qual foi a idade da menarca. Não tenha preocupação se acontecer entre os 12 e 15 anos, mas a mãe deve se preocupar se: o histórico familiar apontar antecipação para 10 anos, vendo também a estatura e o desenvolvimento de caracteres secundários; bem como a menarca tardia, depois dos 16anos. Nesses casos, deve-se procurar um ginecologista para orientação e investigação, necessitando muitas vezes de um cariótipo por causa de mosaicismo (alteração cromossômica) em algumas síndromes.

* Dra Denise Coimbra é ginecologista, obstetra e especialista em fertilidade humana- http://www.dradenisecoimbra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.