FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Copa amplifica direitos sociais nos sistemas de mobilidade urbana

Projetos do governo federal para as cidades-sede dos jogos de 2014 priorizam a garantia da acessibilidade, segurança e inclusão social


Os planos do governo federal para 2014 extrapolam a modalidade esportiva. Entre os temas mais imprescindíveis estão os investimentos em mobilidade urbana, segundo Deusdith de Souza Júnior, diretor da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

Para Souza Júnior, os projetos estruturantes nessa área visam, sobretudo, garantir e ampliar os direitos sociais do cidadão brasileiro, como o transporte, a segurança e a facilidade de deslocamento para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. “É nesse sentido que a Copa vai nos deixar um legado social”, sinalizou.

O objetivo dos investimentos é criar soluções para os gargalos dos serviços de transporte público coletivo. O aumento considerável da demanda de tráfego, congestionamentos nas proximidades dos estádios, estacionamentos lotados e vagas irregulares serão enfrentados com propostas de integração dos modais de transporte urbano. “É preciso empreender uma grande mudança que comporte a qualificação do transporte sobre trilhos, que já avançou muito em São Paulo, novos corredores para ônibus, o que já acontece com sucesso em Curitiba, além da construção de ciclovias, bicicletários, passeios, rampas de acesso, piso tátil, calçadas rebaixadas, passagens em nível e eliminação de barreiras arquitetônicas que limitam a acessibilidade dos cidadãos”, afirmou o diretor.

SEMINÁRIO EM SÃO PAULO
Esses e outros assuntos são destaques da pauta do Seminário Internacional de Futebol – Copa do Mundo 2014 no Brasil. A programação é aberta ao público e se estende até esta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Organizado pela Comissão de Esporte e Turismo da ALESP, o evento tem o apoio dos ministérios do Turismo e do Esporte.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.