FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Brasil é citado no relatório da ONU Educação sob Ataque

Guerra do tráfico no Rio de Janeiro é um dos casos analisados pela Unesco

O Brasil está incluído na lista do países que sofrem ataques políticos e ideológicos contra escolas, professores e alunos. O estudo ´Educação sob Ataque´, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), dia 9, cita a ocupação de escolas na guerra contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro e o fechamento de escolas do Movimento dos Sem-Terra (MST), no Rio Grande do Sul.
De acordo com o relatório, publicado pela primeira vez em 2007, em países como Afeganistão, Paquistão, Índia e Tailândia as escolas são alvo sistemático de agressões. No Afeganistão, por exemplo, o número de ataques quase triplicou entre 2007 e 2008, passando de 242 para 670 no período.
Na parte referente ao Brasil, a ONU cita a ocupação de oito escolas municipais no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, entre maio e julho de 2007, por policiais armados. Segundo a Unesco, os locais foram usados como base para ataques contra traficantes de drogas, mobilizando 1,3 mil policiais civis e militares em áreas frequentadas por alunos.
O relatório cita ainda o fechamento, pela polícia, de escolas lideradas pelo MST, no Rio Grande do Sul, em junho de 2008.
Outros dados apontados pelo documento são os espancamentos, prisões, torturas e ameaças realizadas por forças nacionais contra estudantes, professores e acadêmicos em diversos países, incluindo o Brasil.
O relatório da Unesco também ressalta a violência sexual contra meninas e mulheres em áreas de conflito, como na República Democrática do Congo, Haiti, Indonésia e Iraque.
Segundo texto divulgado pela Rádio ONU em Nova York, a Unesco diz que a prevenção de futuros ataques depende da compreensão dos motivos dessas ações, que estariam relacionadas a revanches por assassinatos, silenciar defensores dos direitos humanos, minar o controle do governo e impedir a educação de meninas.
Leia a íntegra do relatório Educação Sob Ataque (em inglês)
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.