FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Acabe com o incômodo "tchauzinho"

Por: Alexandre Barbosa

Se você é o tipo de pessoa que tem vergonha de levantar os braços para dar tchau para seus amigos saiba que esse medo agora pode ter seu final feliz. O cirurgião plástico Alexandre Barbosa fala sobre os benefícios de se fazer uma cirurgia plástica para a dar um fim ao incomodo “tchauzinho”.

Localizado na parte superior do braço, entre a axila e o cotovelo, o tríceps é um músculo que entrega a idade, os quilos a mais e a preguiça... “A região balança ao menor movimento pela falta natural de tonicidade, propensão ao acúmulo de gordura localizada e também pela ação da própria gravidade”, explica o cirurgião plástico Alexandre Barbosa, sócio-proprietário da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.

Para manter os braços firmes, o ideal é tonificar o músculo com exercícios, pois a região ganha volume e a flacidez diminui. Mas quando apenas estas medidas não são mais eficazes é preciso recorrer à cirurgia plástica para retirar o excesso de pele. “Há algumas maneiras de se corrigir está imperfeição, como a lipoaspiração (um dos métodos que mais ajuda a eliminar a gordura localizada), a prótese de silicone (indicada para quem tem flacidez, mas não tem muita gordura) e o lifting de braços”, diz Alexandre. Porém, antes da intervenção cirúrgica é recomendado fazer pelo menos três meses de exercícios para garantir melhores resultados e corrigir apenas o que não foi possível eliminar naturalmente.

Segundo o médico, para eliminar grande quantidade de gordura localizada e obter resultados mais duradouros, a lipoaspiração é uma opção eficaz. “A não ser que haja aumento excessivo de peso, a gordura removida pelo método não volta mais”, explica Alexandre.

Com anestesia local, são feitos pequenas incisões na axila, por onde passa a cânula que irá aspirar a gordura. O procedimento leva cerca de 20 minutos de cada lado e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. “Para eliminar riscos de infecção e lesões graves, a lipoaspiração deve ser feita em ambiente cirúrgico e por um cirurgião plástico credenciado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois a região das axilas tem nervos e vasos importantes que não podem ser afetados", recomenda o médico. No pós-operatório, a região é comprimida com esparadrapo elástico por cinco a sete dias para evitar inchaços e equimoses.

Com a colocação da prótese de silicone, corrige a flacidez leve dando um tom de braço modelado em academia. Mas somente os casos menos severos podem ser corrigidos com essa técnica. Se a flacidez estiver avançada a aplicação da prótese pode piorar a situação. Ela só é indicada para pessoas que querem dar forma e definir os músculos da região do braço.

O bom dessa cirurgia plástica é que tanto homens quanto mulheres podem realizar. Mas como em toda cirurgia os riscos devem ser evitados. “Exames pré-cirúrgicos devem ser solicitados pelo cirurgião como hemograma completo, raio-x de várias partes do corpo e o famoso risco-cirúrgico”, salienta Alexandre.

A maior parte das pessoas que procuram por essa técnica são os praticantes de esportes que buscam uma definição do corpo querendo dar um acabamento daquilo que é iniciado na academia. A prática é realizada por meio de uma pequena incisão próximo à axila por onde a prótese será inserida por debaixo do músculo do braço. Em alguns casos pode-se realizar a cirurgia somente com anestesia local, em outros o cirurgião solicitará uma anestesia geral.

Os implantes são feitos de silicones, parecidos com os colocados nas mamas. Mas no caso dessa região a metragem é diferenciada, não sendo feita por mililitros e sim por tamanho. De acordo com o molde que o paciente quiser dar ele tem a opção de escolher entre o pequeno, o médio ou o grande. O resultado final fica bastante natural, a região fica valorizada ganhando contornos definidos deixando a maior parte dos pacientes feliz com a implementação da prótese de tríceps. A cicatriz que fica é bem pequena e o repouso pós-operatório leva em torno de 45 dias. Os 15 primeiros são os mais difíceis, pois a adaptação ao "novo braço" pode dificultar os movimentos.

Depois desse período o processo de inchaço melhora e com mais ou menos 180 dias já é possível ver o resultado final. Como em toda cirurgia plástica é proibido ficar exposto ao sol, dirigir, realizar movimentos bruscos ou levantar objetos pesados até a recuperação total.

A parte posterior dos braços é uma região normalmente pouco exercitada, daí a tendência a acumular gordura, associada com flacidez e perda muscular. A flacidez desta região ocorre principalmente por envelhecimento e emagrecimento, afetando mais as mulheres a partir dos 45 anos.

A prática de exercícios regulares e direcionados aos músculos desta região melhoram bastante o aspecto estético dos braços, porém, se a flacidez já estiver em um grau muito elevado, os exercícios não irão resolver, sendo a plástica dos braços a única alternativa para melhorar a aparência estética deste local que tanto incomoda a maioria das pessoas.

A plástica de braço recebe o nome de dermolipectomia braquial ou braquioplastia. “É uma cirurgia na qual deve-se avaliar a relação custo-benefício. Ou seja, se a pessoa está incomodada com o aspecto antiestético dos braços, deve decidir se faz a cirurgia, sabendo que está trocando a flacidez por uma cicatriz em uma região relativamente aparente. Embora a cicatriz seja demarcada para ficar na face interna, sempre irá aparecer ao levantar os braços”, alerta Alexandre.

Para quem tem braço gordo, sem flacidez e ainda é jovem, a melhor indicação é a lipoaspiração, já que a retração da pele na juventude é boa. A lipoaspiração porém não é indicada em pessoas de mais idade, pois a retirada da gordura irá aumentar a flacidez da pele. Nesta cirurgia, em situações mais simples, a remoção da pele pode ser feita por meio de uma incisão somente na axila. Quando há um maior excesso de flacidez, a cicatriz vai da axila até o cotovelo, sendo feita pelo lado interno do braço.

Tanto a lipoaspiração como a braquioplastia podem ser realizadas com anestesia local e sedação ou então com anestesia geral. O período de internação é de 24 horas. Em alguns casos, pode-se sair no mesmo dia, a critério do cirurgião. O tempo cirúrgico é de 1 a 2 horas.

Serviço:
Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo
Tel: (11) 3887 0100

Sobre o Dr. Alexandre Barbosa:
Dr. Alexandre Barbosa formou-se em Medicina pela PUC Campinas, em 1991. Fez residência em cirurgia geral e plástica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e se tornou especialista em cirurgia plástica em 1996. Atualmente, é sócio-proprietário da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.