FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Como planejar a sala de jantar...

Salas de jantar: projeto deve celebrar o prazer de fazer as refeições com amigos e familiares

"Espaço, luz e ordem, estas são as coisas que as pessoas precisam, tanto quanto o pão ou um lugar para dormir". Le Corbusier

O projeto da sala de jantar merece um cuidado especial na hora de ser elaborado. Além dos móveis que podem ser comprados prontos, é interessante harmonizar estes elementos: mesas, cadeiras e lustres, de forma a alcançarmos uma composição afinada com o estilo da casa e de seus moradores.
Atualmente, a sala de jantar vem perdendo aquela conotação de ambiente reservado para ocasiões especiais, a formalidade desses ambientes vem diminuindo. A tendência é que este ambiente se torne mais casual e integrado ao restante das áreas sociais das residências e apartamentos. “Hoje, entendemos que o projeto de uma sala de jantar precisa estar de acordo com o uso que o cliente deseja dar a este espaço. Algumas perguntas são essenciais para auxiliar o arquiteto neste trabalho, tais como: o cliente gosta de receber amigos e familiares? A família é numerosa, tem muitas crianças, por isso, precisa de uma sala de jantar espaçosa e prática? O cliente deseja uma sala de jantar multifuncional? Ele gosta de cozinhar e deseja um ambiente gourmet integrado à cozinha e à sala de estar? São muitas as variáveis que precisam ser apuradas antes de iniciar a elaboração do projeto”, diz a arquiteta Ana Paula Naffah Perez, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.

A escolha da mesa

O ponto de interesse central de uma sala de jantar é a mesa. E para uma boa especificação é necessário comnsiderar os formatos e dimensões disponíveis no mercado. “Esta escolha precisa levar em conta que a dimensão da mesa deve obedecer, primordialmente, ao espaço disponível. As pessoas sentadas devem ter espaço suficiente para acomodar as pernas, para se levantarem e circularem, sem incomodar os demais. Hoje, muitas pessoas optam por modelos de mesa de jantar extensíveis, que aumentam, conforme a necessidade dos anfitriões. Existem soluções apropriadas para cada ambiente: mesas redondas são mais indicadas para conversar e suavizam o ambiente; pequenas mesas quadradas são ideais para espaços menores.”, explica Ana Paula Perez.
Depois da escolha da mesa, vem a hora de decidir como serão as cadeiras. “Atualmente, há uma liberdade muito grande para compor a mobília da mesa, desde um conjunto de cadeiras iguais, a cadeiras diferentes (um ou mais modelos distintos), passando por pequenos sofás e bancos, ou mesmo, uma mistura com cadeiras de um lado e um sofá do outro”, diz a arquiteta Ana Paula Perez. A escolha dos tecidos que revestirão as cadeiras também deve ser feita em função do estilo de vida dos moradores da casa. “É preciso considerar se existem crianças ou animais na casa, pois há tecidos que camuflam mais as sujidades indesejadas. Há ainda a opção de usar capas laváveis sobre as cadeiras”, diz a arquiteta. Como existe uma gama enorme de opções no mercado, incluindo cadeiras com revestimentos de couro ou PVC, que dispensam ser forradas, é preciso muita atenção nessa escolha para se obter um bom resultado, harmônico com a mesa.
A vedete de uma sala de jantar sem dúvida é o lustre central. Ele dará o tom da iluminação cênica e do estilo do ambiente. Se há um espaço na casa que necessita de uma boa e interessante variedade de iluminação é a sala de jantar. “ É preciso escolher um bom lustre pendente para iluminar toda a mesa. A luz pode incidir diretamente ou indiretamente sobre a mesa de jantar. Outros pontos de luz podem complementar a iluminação para criar um ambiente mais intimista e, ao mesmo tempo, garantir a boa iluminação desse espaço. É muito importante prever no projeto de iluminação acionamentos distintos, para se obter diferentes cenas de iluminação. Em ocasiões especiais é possível também usar velas, por isto, ter alguns castiçais em casa é uma boa dica”, conta Perez.

Móveis de apoio

Depois da escolha da mesa e das cadeiras, é preciso complementar e equilibrar a disposição do mobiliário na sala de jantar, selecionando os móveis de apoio, que facilitam muito a organização deste espaço. “Numa sala de jantar existem três principais móveis de apoio que podem ser explorados: o aparador (essencial para organizar pratos e travessas); um armário/vitrina (reservado aos copos e outras peças de vidro e cristal) - e um carrinho de chá ou outra mesa de apoio, perfeito para servir de bar”, explica a arquiteta Ana Carolina M. Tabach, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores.
“A colocação de um tapete na sala de jantar é um item bem polêmico. Quando o piso especificado é do tipo frio, como mármore ou porcelanato, sugerimos não utilizar o tapete. Como opção, é possível também fazer um tapete, utilizando diferentes tipos de revestimento”, destaca Ana Carolina.
Mas se a opção for a de colocar um tapete, o uso desta peça pode destacar a sala de jantar de outros ambientes, numa mesma divisão; pode tornar o espaço menos formal; pode proteger o piso especificado; ou pode, ainda, tornar o ambiente mais aconchegante...
Por outro lado, a ausência de um tapete pode realçar um chão magnífico, conferindo um certo glamour ao espaço e refrescando o ambiente. “Portanto, não há uma única regra. Ao fazer o projeto, podemos optar por experimentar. Mas, se a decisão final do cliente for a de colocar um tapete, este deve ser maior do que a mesa, para que as cadeiras estejam sempre pousadas sobre ele, mesmo quando puxadas para trás”, informa Tabach.
É preciso pensar também se é necessário colocar cortinas neste ambiente. “Para isto, é preciso pensar em como as cortinas funcionarão: apenas como elemento decorativo, ou como conforto térmico, servindo de barreira contra a incidência solar ou se terão um papel importante no resguardo da privacidade do espaço? Existem várias combinações possíveis para decorar janelas e que se apresentam igualmente vistosas, de dia e de noite: persianas que estão disponíveis em vários modelos e materiais e que permite resguardar a sala do sol, sem escurecer a casa; uma cortina semi-transparente para o verão, à qual se pode sobrepor uma mais grossa no inverno. São muitas as possibilidades que devem ser estudadas para valorizar a sala e não introduzir um elemento desnecessário no ambiente”, explica Ana Carolina.

Receba bem...

Por menos imponente que seja, uma sala de jantar é sempre mágica, pelo poder de reunir amigos e familiares para partilhar bons momentos. “Por isto, para receber muito bem os seus convidados, além de cuidar do cardápio, você pode caprichar nos detalhes e comprar acessórios, tais como louças especiais e algumas peças decorativas, que podem ser substituídas periodicamente. Invista em esculturas, garrafas de vidro ou cristal, peças menos usadas de um serviço de jantar antigo, belos guardanapos, velas ou arranjos florais para agregar mais charme às suas refeições”, recomenda a arquiteta Ana Carolina Tabach.
Sobre a C+A Arquitetura
A C+A Arquitetura e Interiores está em São Paulo, capital. Desenvolve projetos de arquitetura criativos e inovadores, com foco nas áreas residencial, comercial, saúde e interiores. Há dez anos, tem como valores fundamentais que norteiam sua atuação o profissionalismo e o comprometimento com a entrega de projetos com alto nível de qualidade técnica. As arquitetas Ana Paula Naffah Perez e Ana Carolina M. Tabach estão à frente da equipe que congrega, hoje, mais de 10 profissionais. Conheça um pouco mais do trabalho destas profissionais, acessando:

http://www.caarquitetura.com.br/
http://minhacasameular.wordpress.com/
http://twitter.com/cmaisa
http://www.flickr.com/photos/cmaisa/sets

*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.