FIQUE POR DENTRO

domingo, 28 de fevereiro de 2010

CIRURGIA PLÁSTICA X CICATRIZES

As cirurgias podem deixar uma cicatriz de recordação

Fazer uma cirurgia plástica é um desejo da maioria das pessoas, principalmente das mais vaidosas. Entretanto, muitos desconhecem que mesmo em casos bem sucedidos, as cirurgias podem deixar uma cicatriz de recordação.

Isso acontece porque a cicatriz é gerada pelo corte feito na pele, e independente do tipo de sutura utilizada para juntar novamente a pele, o resultado final será, irremediavelmente, uma cicatriz. Mesmo com as mais modernas técnicas de sutura, como as chamadas "colas biológicas", não tem como escapar desse fato.
Segundo Dr. Marco Cassol (foto), cirurgião plástico, os cirurgiões buscam minimizar os efeitos das cicatrizes, colocando-as em locais pouco visíveis, fazendo coincidir com as marcas já existentes no corpo, ou nos lugares que ficarão cobertos por biquínis ou sungas, ou ainda por pêlos e cabelos.

Algumas modalidades cirúrgicas que aparentemente não deixam marca são as cirurgias de nariz e queixo, uma vez que nestes casos, as cicatrizes ficam por dentro do nariz e da boca. Existem ainda áreas favoráveis a uma cicatrização mínima, como por exemplo, em algumas regiões do rosto, preferencialmente as pálpebras. Além da cicatrização mínima, esse procedimento é favorecido pela presença do sulco natural dos olhos, que é exatamente onde se localiza a pequena cicatriz. Outro exemplo de cicatriz ocultada por sulcos naturais é a cirurgia de orelha, onde a incisão é feita bem na fenda natural, dando a impressão de que não existe nenhuma cicatriz. A colocação de próteses nas nádegas também segue essa regra: a incisão é feita na prega interglútea.

Já outras regiões são favoráveis por causa da diferença de cor, como no caso das mamas. Então as cicatrizes ficam exatamente na transição da aréola (parte mais escura dos seios) com a pele mais clarinha, e dessa forma ficam imperceptíveis, como a da lipoaspiração, pois as incisões têm apenas 4 mm e podem ser localizadas em áreas normalmente cobertas (marca do biquíni). Entretanto, é sempre bom lembrar que a lipoaspiração não é método de emagrecimento, e em alguns casos não resolve o problema de excesso de gordura na barriga, sendo necessário primeiramente perder peso e posteriormente a realização de outro tipo de cirurgia para remoção das sobras de pele.

A aparência final de uma cicatriz causada por acidentes ou por cirurgia é imprevisível, depende de como o corpo cicatriza e da habilidade do cirurgião. Embora as cicatrizes não possam ser removidas completamente, os cirurgiões plásticos podem, freqüentemente, melhorar a sua aparência, tornando-as menos visíveis com injeção ou aplicação de determinados medicamentos esteróides ou com procedimentos cirúrgicos.

Clínica Multi Esthétique
Endereço: Rua Alves Guimarães, 187, Pinheiros, São Paulo - SP.
Telefone: (11) 3809-0800
http://www.multiesthetique.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.