FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O primeiro portal inclusivo do País

Agência Espiral Interativa e Instituto Mara Gabrilli lançam o primeiro portal inclusivo do País

Lançamento do Vida Mais Livre, voltado para pessoas com deficiência, aconteceu hoje pela manhã, no Centro Cultural São Paulo.

Acaba de ser lançado pela agência digital Espiral Interativa, em parceria com o Instituto Mara Gabrilli (IMG), o Vida Mais Livre – primeiro portal inclusivo do País que nasce com a proposta de contribuir para a inclusão digital e social de pessoas com deficiência. O evento aconteceu hoje (24/02), às 12h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Idealizado pela Espiral Interativa, com o apoio do Instituto Mara Gabrilli, o Vida Mais Livre chega para suprir a falta de sites voltados às pessoas com deficiência. Além de conteúdo direcionado, como reportagens especiais, dicas de lugares acessíveis, políticas públicas e entrevistas com especialistas, o portal favorecerá a troca de informações e experiências entre familiares, amigos e profissionais interessados em se aprofundar em temas pertinentes a este público.

Segundo o IBGE (Censo de 2000), só no Brasil são cerca de 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, 14,5% da população brasileira, que enfrentam uma série de limitações para navegar e se comunicar com outras pessoas pela Internet. “Isso acontece principalmente porque a maioria dos sites não é construída utilizando as recomendações para acessibilidade do W3C - comunidade internacional que determina padrões para Web”, explica Rodrigo Leme, coordenador de Projetos da agência e líder da equipe de desenvolvimento.

O Vida Mais Livre permitirá, por exemplo, que as pessoas com deficiência visual ouçam as reportagens, com a ajuda de tecnologias assistivas como os leitores de tela, bem como os surdos leiam as transcrições dos conteúdos em áudio e vídeo. O portal incluirá ainda recursos de zoom de tipografia, navegação por meio do teclado e contraste de cores para daltônicos e pessoas com dificuldade de leitura.

“O projeto surgiu a partir de um desejo de nossa equipe de trabalhar em uma iniciativa que nos trouxesse o que denominamos de ‘retorno cidadão’, ou seja, que de alguma forma pudéssemos contribuir para a criação de uma sociedade menos individualista e mais colaborativa, por meio da Internet, que é o nosso business”, acrescenta Simone Freire, sócia-fundadora da Espiral Interativa.

Assim que saiu do papel, a equipe da agência apresentou o Vida Mais Livre para Mara Gabrilli que, por meio do Instituto Mara Gabrilli - uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência -, decidiu apoiá-lo exatamente por entender seu importante papel como ferramenta de inclusão digital e social de pessoas com deficiência.

“A acessibilidade não é só fisica, mas também de informação. Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas é importante proporcionar as mesmas ferramentas para que todos possam realizar sua própria inclusão digital. Nesta cidade em que o ir-e-vir ainda é dificil, nada mais oportuno que este novo canal de informação”, afirma Mara Gabrilli.

Além da parceria com o IMG, o Vida Mais Livre conta com o apoio do CCSP, da Alcatel-Lucent e da I-Social. O patrocinador oficial do portal é a BBSeguros/Aliança do Brasil.



Sobre a Espiral Interativa

A Espiral Interativa foi fundada em janeiro de 2009, originada da área de projetos especiais criada há seis anos como braço de uma assessoria de imprensa. Entre os grandes projetos da agência está a oferta de soluções digitais para clientes como Alcatel-Lucent, DHL, Fundação Roberto Marinho, Fundação Bunge, Ministério do Turismo, Ministério da Saúde, Toyota do Brasil, Tishman Speyer, Positivo Informática e Portugal Telecom. Em maio de 2009, a agência passou a integrar a APADi – Associação Paulista das Agências Digitais, contribuindo desde então para a normatização do setor de agências digitais no País.

Sobre o IMG

Fundado em 1997, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Atua em quatro frentes principais: comunicação educativa e cultural, fomento às pesquisas científicas para cura de paralisias, apoio ao paradesporto e promoção do desenho universal.

http://www.vidamaislivre.com.br/
http://www.img.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.