FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Desafio National Geographic 2010 - vai começar a 3ª edição da maior olimpíada de Geografia do Brasil

Vai começar a terceira edição da maior olimpíada de conhecimentos geográfico-históricos do País! Depois de reunir mais de 500 mil participantes nas duas primeiras edições (2008 e 2009), o Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic está de volta! Até o dia 1º de junho, escolas públicas e particulares de todo o país poderão inscrever seus alunos na competição estudantil organizada pela Editora Abril e pela revista National Geographic Brasil, que visa estimular jovens estudantes, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem. Podem participar do Desafio National Geographic 2010 alunos regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Os critérios e formas de inscrição do concurso são simples: basta que um responsável da instituição (diretor, coordenador ou professor de Geografia) inscreva sua escola no site oficial do desafio www.viagemdoconhecimento.com.br, onde encontra também o regulamento completo e todo o material de apoio.

1ª Fase - Local: a prova será aplicada no dia 9 de junho na própria escola participante, que deve fazer o download da prova no site www.viagemdoconhecimento.com.br a partir do dia 2 de junho. Nesta fase, não há restrição da quantidade de alunos participantes por escola e seus nomes não precisam estar previamente inscritos no concurso. Cada escola deverá fazer a correção das provas e inscrever um total correspondente a 5% de alunos na Fase Regional, até o dia 18 de junho.

2ª Fase - Regional: será realizada no dia 21 de agosto em várias sedes regionais distribuídas pelo Brasil, que receberão as provas já impressas e lacradas. Até o dia 27 de agosto, as sedes regionais devem enviar por sedex as folhas de respostas (gabarito e questão aberta) para a Editora Abril. O comitê gestor coordenará a banca de correção das provas.

3ª Fase - Nacional: a relação dos 20 estudantes que serão premiados com medalhas e uma viagem com todas as despesas pagas para a Fase Final (prevista para acontecer em São Paulo) será divulgada no site oficial do Concurso em 22 de setembro. A premiação da viagem se estende a um pai ou responsável e ao professor de cada um desses 20 estudantes. As provas da Fase Final serão realizadas entre os dias 14 e 17 de outubro, junto com um roteiro completo de eventos e passeios culturais, seguido pela cerimônia de encerramento e entrega de medalhas a todos os 20 finalistas participantes do Desafio National Geographic 2010.

Histórico

A realização da terceira edição do concurso expressa a consolidação de uma iniciativa que tem como premissa contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins. A segunda edição do Desafio National Geographic, realizada em 2009, contou com a participação de 276 mil estudantes de várias cidades de todas as regiões do Brasil. Em 2008, foram mais de 259 mil alunos participantes. Além de consagrar os estudantes mais antenados com a disciplina de Geografia do Brasil, a competição divulga os três melhores colocados nas provas finais. Abaixo, os nomes dos campeões em 2009 e 2008.

3 primeiros colocados em 2009: Lucas Silva Souza, 15 anos, representante do Colégio Termomecânica, de São Bernardo do Campo/SP, Izaú Gomes Querino Rodrigues Neto, 15 anos, do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, de Brasília/DF, e Hugo Demattos Nogueira, 15 anos, do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto/MG.

3 primeiros colocados em 2008: Rodolfo Francisco Marques, 14 anos, aluno da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, de Pouso Alegre/MG; Pedro dos Reis Ururahy, 15 anos, estudante do Colégio São Luis, em São Paulo/SP; e Rebeca Thaís Vunjão Sousa, 15 anos, aluna do Colégio Militar de Salvador, na capital baiana.

Serviço:

Viagem do Conhecimento - Desafio National Geographic 2010
Quem pode participar do desafio: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
Inscrições gratuitas: até 1º de junho de 2010.
Como se inscrever: professores de Geografia ou a direção da escola inscrevem a instituição no site http://www.viagemdoconhecimento.com.br/.
Fase Local (primeira prova): 09 de junho de 2010.
Regulamento completo e outras informações:
site: http://www.viagemdoconhecimento.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.