FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A gestação consciente, descontraída e feliz

Técnicas da Naturologia unificam as partes física, mental, emocional e espiritual da mulher grávida

A gravidez é uma condição muito especial, na qual a mulher passa por mudanças físicas e emocionais que podem gerar desconforto e insegurança. A gestante precisa saber lidar com seu corpo, mente e espírito para ter uma gestação saudável, consciente e harmoniosa, e uma ajuda externa pode ser bem-vinda.
Complementando os cuidados médicos, a Naturologia oferece várias terapias que são embasadas numa abordagem holística e poderão trazer segurança, aumentar a auto-confiança e preparar física e emocionalmente a futura mamãe, através de suporte emocional com os florais; de técnicas de relaxamento com a aromaterapia, a calatonia, a cromoterapia; do fortalecimento e alongamento da coluna com asanas (posturas de yoga); de pranayama conhecido como bhastrika (respiração abdominal), fortalecendo toda a musculatura interna do abdômen, além de outras técnicas de respiração para manter a concentração e o controle emocional muito utilizadas para aumentar a coragem e a tranqüilidade nos momentos que antecedem o parto; de meditação, que acalma a mente; de práticas de massagem, que afetam o organismo inteiro promovendo uma ótima saúde para o corpo e a mente.
"Essas técnicas unificam as partes física, mental, emocional e espiritual da mulher grávida, produzindo um ambiente interno, químico, que favorece melhor crescimento e desenvolvimento do bebê durante a gestação, auxiliam também no auto-conhecimento e na responsabilidade de manter a melhor forma para preservar a saúde, além de despertar o instinto maternal e de possibilitar uma melhor recuperação pós-parto", explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia.

Para um resultado mais eficiente, o Naturólogo considera o tempo de gestação para definir as técnicas mais adequadas para cada fase da gestação sem perder o foco do parto e pós-parto.

TERAPIAS DA NATUROLOGIA

Aromaterapia - É a ciência que utiliza óleos essenciais obtidos das plantas aromáticas para fins terapêuticos. Os óleos essenciais afetam a mente e as emoções tanto quanto afetam o corpo físico. Pode alterar a avaliação afetiva da experiência dolorosa. O sentido do olfato pode influenciar áreas do cérebro inacessíveis ao controle mental, bem como as emoções e as reações hormonais.

Cromoterapia - A cromoterapia através dos diferentes comprimentos de ondas e vibrações apropriadas pode aumentar, diminuir ou neutralizar os níveis de energia na medida em que são necessários em partes específicas do corpo, estimulando o processo de cura. As vibrações das cores geram impulsos elétricos e correntes magnéticas, ou campos energéticos, que são excelentes ativadores dos processos bioquímico e hormonal do corpo humano, os estimulantes ou sedativos para equilibrar o organismo e seus orgãos.

Terapia Floral - As essências florais são obtidas através do armazenamento da energia vibracional das flores. Essa energia sutil age por ressonância corrigindo os padrões emocionais negativos da personalidade que podem ser um dos precursores das doenças físicas. Atuam, portanto, no equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Fitoterapia - Tratamentos realizados com plantas medicinais de eficácia conhecida em forma de chás, tinturas, xaropes, sucos, extratos, pomadas, e outros fitoterápicos.

Massoterapia - Consiste na manipulação dos tecidos moles do corpo, executada com as mãos com o propósito de produzir efeitos benéficos sobre os sistemas vascular, muscular e nervoso. A massoterapia apresenta inúmeras técnicas de massagem, acupressão, ou toques sutis que promovem estímulos diferenciados de acordo com o objetivo que se queira alcançar. Dentre as técnicas podemos citar algumas mais utilizadas como o Shiatsu, a Abyanga,a Garshana, a Anma, a Massagem ocidental anti estresse e a Calatonia.

Hidroterapia - A terapia pela água cria circulação e supera a inércia; desbloqueia também barreiras energéticas, para que o corpo possa funcionar de modo mais livre e mais normal. Fortalece os mecanismos naturais de defesa do corpo. Pode ser associada a aromaterapia ou a fitoterapia para potencializar os efeitos.

Meditação - A meditação é um procedimento que se utiliza de alguma técnica específica (pré definida), envolvendo estado alterado de consciência com relaxamento muscular em algum tempo do processo e relaxamento da lógica; é um estado necessariamente auto-induzido, utilizando um artifício de auto-focalização e valorizando a auto-percepção não sensorial.

Yoga - Consiste na prática das ásanas (posturas) com o objetivo de atingir um estado de reintegração pessoal consagrado por um vínculo entre o corpo, a respiração e a mente.

Chi Kung  - Técnica que utiliza exercícios, posturas e meditações baseados na respiração tendo como objetivo desenvolver a consciência e o equilíbrio do Chi (fluxo de energia natural)

O que é Naturologia?

É uma Ciência que abrange técnicas milenares e contemporâneas somadas a conceitos científicos com o propósito de melhorar a qualidade de vida através da melhoria da qualidade de saúde das pessoas.

O que é o Naturológo?

É o profissional com graduação em Naturologia capaz de aplicar, de forma segura, os recursos e terapias naturais na manutenção e restabelecimento da saúde.

Instituto Brasileiro de Naturologia

É uma entidade voltada para a implantação e divulgação das ações do naturólogo e tem como missão: “Ser um centro de referência na promoção e manutenção de saúde e bem-estar da comunidade, atuando com excelência de qualidade em programas educacionais, clínicos e institucionais através das terapias naturais e complementares".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.