FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mulheres executivas: Agora é que são elas

A mulher ao longo dos anos vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho, atualmente são várias as oportunidades de crescimento profissional que vem sendo disputadas por profissionais cada vez mais qualificadas.

Em recente estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou-se que as mulheres aumentaram sua participação no mercado de trabalho e acumularam mais anos de estudos. Os dados mostram que, nos últimos 10 anos, a participação feminina subiu de 42% para 47,2%.

Mas para se destacar é preciso ter domínio dos termos usados no mundo corporativo, boa parte deles incorporados da língua inglesa, que acabaram se tornando usuais nos corredores das empresas. Segundo pesquisas as mulheres executivas têm preparo educacional e fluência na língua inglesa ligeiramente menor do que os homens, só 40,7% das mulheres nessas funções falam inglês fluentemente, enquanto que, para os homens, o percentual é de 48,6%.
A falta de inglês fluente reduz as chances de profissionais, quem precisa de um pronto-socorro em fluência pode recorrer aos cursos de imersão total do Centro de Idiomas Berlitz, os alunos aprendem a se comunicar em encontros sociais básicos até as mais complexas interações de negócios. Os instrutores propõem diálogos e situações ligados a temas de interesse, não se permite falar português. Até na hora do almoço um instrutor acompanha o aluno para incentivá-lo a destravar a língua.
Para quem não tem tempo ou prefere estudar em casa, o centro de Idiomas Berlitz, também, oferece o BVC ( Berlitz Virtual Classroom). Um curso à distância disponível para alunos individuais ou grupos corporativos, no qual se pode interagir em tempo real com instrutores nativos e colegas em qualquer computador com conexão à Internet e placa de som.




Sobre a CEO:

A CEO e presidente do Berlitz International, Yukako Uchinaga, primeira mulher a presidir o Conselho da rede japonesa Benesse Corporation, à qual pertence o centro de idiomas, chega a São Paulo em 10 de fevereiro para conhecer de perto a operação Brasil, que ganha destaque cada vez maior entre as 70 nações em que está presente. O Berlitz existe há 132 anos e atualmente tem mais de 500 centros de ensino em todo mundo, dos quais 20 estão sediados no Brasil.

Yukako Uchinaga conquistou o cargo mais alto do Berlitz International e faz parte de um time de mulheres que, ao longo dos anos, amplia posições no mercado de trabalho. Física teórica graduada pela Universidade de Tóquio em 1971, ela está à frente da Benesse Corporation, corporação que oferece produtos e serviços em diferentes campos da educação - estudo de idiomas, qualidade de vida e cuidados de enfermagem por meio de um grupo de companhias “in house”.

Ao longo da carreira, tem tido um forte envolvimento em diversas atividades. Vale destacar que foi a primeira mulher integrante do Conselho da IBM do Japão e, como engenheira de sistemas, criou e liderou o grupo que desenvolveu. Também aprofundou o alvo de suas atividades para promover o gerenciamento de diversidade nos negócios japoneses, fundando, em maio de 2007, o Japan’s Women’s Innovative Network.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.