FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de março de 2010

CETAO oferece o Curso Biossegurança em Odontologia

Vigilância constante na adoção das medidas de precaução-padrão e implementação de programas de educação continuada são fundamentais

A prática diária nos consultórios odontológicos requer a observância de normas de biossegurança e a adoção de precauções padrão, como tratar todos os pacientes como possíveis portadores de doenças infecto-contagiosas, ou seja, a equipe odontológica tem por obrigação realizar uma prática clínica segura, adotando todos os preceitos atuais para o controle das infecções. “Como o termo biossegurança é muito abrangente - engloba legislação, normas vigentes, cuidados com o paciente, anamnese, conhecimentos das doenças e manifestações bucais, EPIs, assim como tudo o que se refere à limpeza, desinfecção, esterilização, descarte de resíduos, doenças ocupacionais e acidentes no trabalho - precisamos oferecer ao cirurgião-dentista informações corretas, precisas e atualizadas. Levando em consideração todas estas variáveis, organizamos o conteúdo programático do Curso Biossegurança em Odontologia do CETAO”, diz a Profª Angela Maria Aly Cecilio, Mestre em Infectologia, uma das coordenadoras do Curso.
Segundo Cecilio, no dia-a-dia, os dentistas estão expostos aos mais diferentes tipos de riscos: biológicos, químicos, radiações ionizantes, ergonômicos, acidentes... “Portanto é dever do dentista reconhecer essas fontes de risco e tomar decisões técnicas e administrativas para que os riscos para o próprio profissional, para os pacientes, para os funcionários e para o meio ambiente sejam minimizados”, destaca.

Para Yara Yatiyo Yassuda, que também coordena o Curso de Biossegurança do CETAO, o controle e o monitoramento dos processos de esterilização são fundamentais para evitar as infecções exógenas provenientes dos artigos odonto-hospitalares. “Uma falha nesses processos e a não observância de outras medidas de precaução são as principais causas da disseminação de doenças, de iatrogenias de origem infecciosa, de acidentes ocupacionais e de perda de instrumentais”, diz.

“No CETAO, procuramos fazer do Curso um momento para que os dentistas atualizem e revisem seus conhecimentos, atitudes e práticas que envolvem aspectos técnicos-científicos, éticos-profissionais e de cidadania. Com as discussões em sala de aula, os dentistas têm a oportunidade de aprender a lidar com estas questões de maneira integrada. Pregamos a vigilância constante na adoção das medidas de precaução-padrão e a implementação de programas de educação continuada - palestras, treinamento constante da equipe – pilares para a redução dos riscos presentes no exercício da profissão do dentista”, afirma a Profª Yara Yatiyo Yassuda.
Informações sobre o Curso
Data: 16 de abril, 6ª feira (7 h/a)
Horário: 9h00 às 17h00
Informações e inscrições: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=39&idc=24

SERVIÇO: O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
www.cetao.com.br
http://carreiraodontologica.wordpress.com
http://twitter.com/cetao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.