FIQUE POR DENTRO

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cuidado com o lanche das crianças

As férias acabaram e a volta às aulas é sempre um momento de ansiedade e preocupação para os pais de crianças que passam grande parte do dia nas escolas. Além dos cuidados com o orçamento na hora da compra do material escolar, com a escolha da instituição e a retomada da rotina e horários de aula é importante ficar atento à alimentação dos pequenos na estação mais quente do ano, principalmente com aqueles que passam boa parte do dia em escolas e creches.

Segundo a nutricionista e professora da Universidade Guarulhos (UnG) Clara Freiberg, é importante que os pais verifiquem diariamente o que é oferecido e consumido pelas crianças nas escolas. “O verão pede alimentos frescos, bem conservados e manipulados, qualquer desatenção pode comprometer a qualidade do alimento e, consequentemente, a saúde dos indivíduos, considerando que as crianças e os idosos são os mais vulneráveis”, explica.

Se a opção for preparar os lanches em casa, a nutricionista alerta que o mais importante é o cuidado com a conservação dos alimentos. Planejar o que será servido no dia seguinte evita o risco de lançar mão do mais prático, que muitas vezes não é o mais nutritivo, como salgadinhos e refrigerantes. “Pode-se enviar bolo ou biscoitos sem recheio, pão de queijo, barra de cereais acompanhado de bebidas lácteas, suco ou água de coco, todos em embalagem de caixinha. Cuidado com iogurtes e leites fermentados que se alteram com o excesso de calor e provocam intoxicação alimentar”, afirma Clara, focando a necessidade impreterível do consumo de água, que deve ser incluída com frequência nos intervalos de aula das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.