FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 1 de março de 2010

Brasil oferece bolsas de estudo para cientistas do mundo todo

Última semana para inscrições no curso de pós-graduação que distribui cem bolsas para cientistas do mundo todo


São Paulo receberá entre os dias 19 e 30 de abril a elite do conhecimento científico mundial, que discutirá os avanços e aspirações para os próximos anos em oncologia, imunologia, neurociências e genômica. Promovido pelo Hospital A.C.Camargo com apoio da Fapesp, o A.C.Camargo Global Meeting of Translational Science reunirá cientistas do M.D.Anderson Cancer Center, universidades da Califórnia, Harvard, Cornell, Ohio State, Princeton, UFRJ, USP, Instituto Ludwig, IARC/OMS, entre outras instituições de renome internacional. Serão distribuídas cem bolsas para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, sendo metade deles de fora do país. Inscrições online podem ser feitas até o dia 7 de março.

Seguindo sua tradição de ser a única instituição do país com pós-graduação privada reconhecida pelo Ministério da Educação, o Hospital A.C.Camargo, com apoio da Fapesp, promoverá entre os dias 19 e 30 de abril de 2010 o A.C.Camargo Global Meeting of Translational Science, em São Paulo, curso que reunirá cientistas de todas as partes do mundo para discussão dos mais recentes avanços, futuro e aplicação clínica do conhecimento nas áreas de oncologia, neurociências, imunologia e genômica.

O curso possui o reconhecimento acadêmico de instituições nacionais e internacionais conveniadas com a CAPES/MEC, sendo assim uma oportunidade única para que os cientistas utilizem as 96 horas-aula como créditos oficiais para os cursos de mestrado e doutorado das respectivas faculdades, incluindo as internacionais.

De acordo com o cientista Ricardo Brentani, que preside a Fundação Antônio Prudente - mantenedora do Hospital A.C.Camargo - este curso surge como o mais importante acontecimento da área científica do país. "Ele tornou-se viável porque traz a assinatura do hospital privado que é responsável pela formação de três em cada dez oncologistas em atividade no Brasil, além de ter a maior produção científica em câncer, com mais de mil trabalhos publicados em revistas internacionais nesta década", destaca Brentani, que coordena os trabalhos ao lado dos cientistas Emmanuel Dias-Neto (A.C.Camargo), David Lyden (Weill Cornell Medical School), Renata Pasqualini e Wadih Arap, ambos do M.D.Anderson Cancer Center.

Serão oferecidas cem bolsas para mestrandos, doutorandos, pós-doutores, pesquisadores e professores (50% de fora do país), que irão interagir com mais de 40 docentes das universidades de Harvard, California, Princeton e institutos como o M.D.Anderson Cancer Center (principal centro oncológico mundial, com sede na Universidade do Texas), Memorial Sloan-Kettering, de Nova York, Cornell, IARC/OMS, de Lyon, além das brasileiras USP, Unicamp, UFRJ, UFRGS e muitas outras no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália, Portugal e Suécia.

Critérios de seleção - Para candidatar-se à bolsa é necessário ser estudante de mestrado, doutorado ou pós-doutorado ou ser professor universitário ou pesquisador abaixo dos 40 anos. As inscrições, que estão abertas, podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário de inscrição publicado no site www.schoolscienceaccamargo.org.br até o dia 7 de março. Os participantes selecionados serão notificados por e-mail no próximo dia 16. Pede-se que o candidato tenha fluência em inglês (leitura, fala e escrita) e submeta currículo científico para avaliação do comitê organizador. Metade das vagas será distribuída para fora do país e todos receberão bolsas que incluem custeio integral de despesas com passagem, traslado, hospedagem e alimentação.

Sobre o Hospital A.C.Camargo - O Hospital A.C.Camargo é uma instituição filantrópica e atua, desde sua criação por Antônio e Carmen Prudente em 1953, no atendimento especializado a pacientes com câncer. Realiza de forma integrada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em 36 especialidades, sempre baseado na assistência multidisciplinar.

Mantido pela Fundação Antônio Prudente, em 2008 totalizou em torno de 850 mil atendimentos (internações, tratamento ambulatorial e diagnóstico por imagem). Seu corpo clínico é fechado e composto por uma equipe de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A interação desses profissionais em atividades multidisciplinares resulta em índices de cura de 65% em adultos e 80% em crianças, semelhantes aos observados nos melhores centros de oncologia internacionais.

Na área de ensino e pesquisa, o A.C.Camargo criou a 1ª residência oncológica, em 1953, e é responsável pela formação de 1/3 dos oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1996, é a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina, segundo avaliação da CAPES / Ministério da Educação nos triênios 2001-2003 e 2004-2006. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. Também este ano foi eleita pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações: www.accamargo.org.br
Siga-nos no twitter: http://twitter.com/haccamargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.