FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 1 de março de 2010

CÉLULAS-TRONCO OBTIDAS DE FLUIDO MENSTRUAL

Evento médico discute pesquisa com células-tronco obtidas de fluido menstrual

Especialista norte-americana vem ao Brasil para falar sobre desenvolvimento de terapias celulares para incontinência urinária a partir da análise do sangue menstrual. Em São Paulo, o evento acontece no dia 2/3, na unidade Itaim do Hospital São Luiz.

Fonte de células-tronco adulta identificada no fluido menstrual e terapia celular na incontinência urinária. Esse é o tema da conferência internacional que acontece na próxima terça-feira, 2 de março, a partir das 19h30, no Centro de Estudos da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz.
O evento trará a vice-presidente de operações de laboratório e P&D da Cryo-Cell International, Julie G. Allickson. A empresa norte-americana é criadora e detentora do primeiro e único serviço que coleta o sangue menstrual para extração de linhagens de células-tronco, no mundo, chamado de tecnologia CELLE (www.celle.com). A executiva apresentará os resultados de pesquisas e estudos que demonstram a multipotencialidade das células-tronco obtidas do fluido menstrual.

Após a conferência, especialistas médicos brasileiros convidados debaterão o tema. “Trata-se da discussão de um importante avanço tecnológico que também poderá representar o desenvolvimento de novas terapias celulares. Entre as que são de interesse da Ginecologia estão o diagnóstico precoce e o tratamento da endometriose, e o tratamento da incontinência urinária feminina. Estas células obtidas do sangue menstrual podem ser armazenadas e abrem caminho para o diagnóstico e uso terapêutico no futuro, caso sejam confirmados os estudos”, enfatiza o ginecologista e obstetra Soubhi Kahhale, coordenador da Clínica Obstétrica e do Centro de Estudos da unidade Itaim do Hospital São Luiz.

A incontinência urinária atinge 25% da população feminina. Uma vez estabelecido o diagnóstico correto, os tratamentos indicados podem ser farmacológicos, fisioterápicos ou cirúrgicos. “Além de desagradável, a incontinência urinária interfere com as atividades diárias e compromete a qualidade de vida. Embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido, do ponto de vista médico e tecnológico, o desenvolvimento de uma técnica tão inovadora poderá beneficiar milhões de mulheres, em todo o mundo”, afirma a coordenadora clínica da unidade Itaim da Maternidade São Luiz, Marcia Maria da Costa.
No Brasil, a Cryo-Cell mantém parceria com a Cryopraxis Criobiologia, líder latino-americana em coleta e tecnologia de células-tronco e uma das responsáveis pela organização do evento. A empresa brasileira é a responsável pelo desenvolvimento tecnológico para o uso da CELLE no diagnóstico da endometriose.
A conferência é parte integrante do ciclo de Cursos e Protocolos 2010 em Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Estudos da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz e direcionada a especialistas médicos.

CURSOS E PROTOCOLOS 2010 EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Fonte de células-tronco adulta identificada no fluido menstrual e terapia celular na incontinência urinária – Dra. Julie G. Allickson, PhD, MS, MT (ASCP) vice-presidente de operações de laboratório e P&D da Cryo-Cell International – Florida/EUA.
Data | 2 de março (terça-feira)
Horário | 19h30 horas
Endereço | Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 211- 2º. Andar - Itaim

Sobre o Hospital e Maternidade São Luiz
Um dos mais avançados e maiores hospitais do país, o São Luiz é composto por três unidades (Itaim, Morumbi e Anália Franco) e é referência nacional como hospital geral, pronto-atendimento, diagnósticos e maternidade. A rede tem 803 leitos, 11 mil médicos credenciados e 4,5 mil funcionários. Por mês, realiza 4,4 mil internações, 3,4 mil cirurgias, 50 mil pronto-atendimentos e 69 mil exames através de seus centros de diagnósticos, além de 13 mil partos ao ano. A maternidade está entre as principais do país e a UTI Neonatal é referência na América Latina. A rede foi a primeira do Brasil a implementar o conceito de hotelaria hospitalar e possui avançado centro cirúrgico, referência em cirurgias neurológicas, urológicas, cardiovasculares e torácicas. Desde 2001, é o hospital oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O Hospital ainda conta com programas de Gestão da Qualidade e três Centros de Estudos, um em cada unidade.
http://www.saoluiz.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.