FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 9 de março de 2010

Imagens do livro "Clarice fotobiografia" em exposição na Livraria da Vila

IMAGENS DO LIVRO “CLARICE FOTOBIOGRAFIA” GANHAM EXPOSIÇÃO ESPECIAL NA LIVRARIA DA VILA

Livraria da Vila realiza durante o mês de março exposição com as imagens do livro “Clarice Fotobiografia”, lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Edusp. A exposição ficará aberta ao público até o dia 31. Abertura, nesta quarta-feira (10), terá palestra de Nádia Battella Gotlib, autora da obra.


Doze imagens que integram o livro “Clarice Fotobiografia”, lançado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e pela Edusp, estarão expostas durante o mês de março na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915), como parte da programação dedicada ao Dia Internacional da Mulher. Na abertura da exposição a autora da obra, Nádia Battella Gotlib, fará uma palestra sobre a sensibilidade e perspicácia com que Clarice Lispector soube traduzir a vida 'íntima' da mulher, com seus desejos, projetos e frustrações. O evento acontece nesta quarta-feira, 10 de março, às 19 horas.

“A palestra propõe discutir aspectos referentes à personalidade artística de Clarice Lispector, mediante projeção e análise de algumas imagens, selecionadas entre as que figuram no livro”, explica a autora. A exposição ficará aberta ao público até o dia 31 de março. As 12 fotos estão impressas no formato 30x40 cm e retratam vários momentos da vida de Clarice. Além das imagens, a mostra exibe reproduções de manuscritos e de sua certidão de nascimento.

Lançada em 2008, a obra refaz a trajetória da escritora por meio de 800 imagens – a maioria inédita – e reúne anotações, trechos manuscritos de obras, documentos pessoais, cartas que Clarice escreveu e recebeu, capas de seus livros, de livros que leu e traduziu, depoimentos de parentes e amigos, reproduções fac similares de entrevistas que fez e concedeu, pinturas de sua autoria, retratos dela feitos por pintores como Giorgio de Chirico, Carlos Scliar e Dimitri Ismailovitch – e até o fac símile de seu primeiro conto publicado, O triunfo, que saiu na revista “Pan”, em 1940.

Nádia Battella Gotlib é professora da Universidade de São Paulo e considerada uma das maiores especialistas em Clarice Lispector. Ela foi responsável pela reunião das mais de 800 fotos – algumas delas inéditas - de Clarice Fotobiografia. Esta vasta documentação, proveniente do Arquivo Clarice Lispector da Fundação Casa de Rui Barbosa, e de outros acervos públicos e particulares, contextualiza cada momento da trajetória da escritora. A relação com as irmãs, Elisa e Tania; com amigos, como Lucio Cardoso, Rubem Braga, Antonio Callado, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Raul Bopp, Ribeiro Couto, Érico Veríssimo; com escritores, como Giuseppe Ungaretti; o nascimento dos dois filhos no exterior; a separação do marido; a volta definitiva ao Brasil; a produção jornalística, a oposição à ditadura – tudo isso vai sendo tecido aos poucos, à medida que o leitor vira as páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.