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quinta-feira, 4 de março de 2010

Shiva Nataraj promove Curso de Percussão Árabe

A Escola de Dança Shiva Nataraj apresenta o Curso de Percussão Árabe com professor Alex Nasser. O curso é direcionado a bailarinas, músicos e admiradores de música árabe.
Principais características e técnicas de execução com destaque para o Derbak, origens e características do Ritmo Árabe e resumo sobre teoria musical são alguns dos assuntos tratados nas aulas que terão início dia 17 de março, às 18h. Será fornecido apostila e cd com todo material didático.
Alex Nasser é professor de música há mais de 20 anos, licenciado pela Faculdade Paulista de Artes e também é integrante da Banda Mouzayek.
Informações

Curso de Percussão Árabe
Início das aulas: 17 de março, quarta-feira, das 18h às 19h
Duração do curso: 4 meses ou 16 aulas
Investimento:
4 x R$ 100,00
4 x R$ 80,00 (alunos Shiva)
Sobre A Shiva Nataraj

A Shiva Nataraj academia de danças e práticas já esta no mercado desde 2001 e tem como lema principal o “poder da arte”, ou seja, nos benefícios que a arte pode trazer aos seus praticantes através de movimentos expressivos, harmônicos e repletos de significados.

A qualidade dos cursos e dos profissionais é mantida desde a inauguração visando sempre a meta de cada aluno. Além de ser a única academia de São Paulo a oferecer uma combinação de diferentes cursos por uma mensalidade única.

Entre os cursos oferecidos estão Ballet Clássico, Danças Árabes, Dança Cigana, Dança de Salão, Street Dance, Flamenco, Jazz, Pilates, Yoga e a diferente Dança Oriental.


Shiva Nataraj
Rua Bom Sucesso, nº 1119 - Tatuapé, São Paulo.
Tel.: (11) 2296 8969
(11) 2295 7892


Mais informações no site http://www.shivanataraj.com.br/

1ª Médica Brasileira a Realizar Transplante de Coração vai à Alemanha

1ª MÉDICA BRASILEIRA A REALIZAR TRANSPLANTE DE CORAÇÃO VAI À ALEMANHA DIFUNDIR ATUAÇÃO DE MULHERES EM CIRURGIAS CARDÍACAS

Beneficência Portuguesa de São Paulo comemora 12 anos do primeiro transplante cardíaco do País realizado por uma mulher

A cirurgiã cardíaca Dra. Luciana da Fonseca, primeira médica brasileira a realizar transplante de coração, participa, em fevereiro, do 39º Congresso Alemão de Cirurgia Cardiovascular. No evento, que acontece na cidade de Stuttgart, a médica da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) dará aula sobre sua experiência em transplantes cardíacos realizados na Instituição e sobre a importância de mais mulheres atuarem em cirurgias cardíacas.
A jovem cirurgiã foi a primeira médica brasileira a conduzir um transplante cardíaco. A cirurgia ocorreu em 1998, quando a profissional tinha apenas 30 anos de idade. Até então, a Dra. Luciana atuava como assistente na equipe do Dr. José Pedro da Silva, um dos mais experientes cirurgiões cardíacos do País, e já havia participado de cerca de 20 transplantes na Beneficência Portuguesa de São Paulo. A médica diz que sua estreia a frente de um transplante foi um grande presente e ressalta três motivos: a cirurgia foi realizada em uma mulher, a paciente seria retransplantada – razão que torna o transplante ainda mais complexo – e o procedimento aconteceu na semana em que a Dra. Luciana completava 30 anos de idade.
Apesar de jovem e de ter apenas seis anos de formada, a médica afirma não ter ficado nervosa nem insegura no momento da cirurgia. “Sabia que era capaz de fazer a cirurgia com sucesso, havia me preparado para quando esse dia chegasse e estava confiante em poder salvar a vida da paciente”, afirma a profissional. Nos últimos 12 anos, 20 pacientes foram transplantados pela Dra. Luciana.

Seleto grupo
A médica da Beneficência Portuguesa de São Paulo faz parte de um seleto grupo, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Em todo o País apenas 13 mulheres são especializadas em cirurgias cardiovasculares.
O cenário brasileiro é semelhante ao encontrado em países da Europa. Em 2009, a Dra. Luciana participou, em Viena, na Áustria, de um encontro de médicas cardiologistas onde foram discutidas as barreiras das mulheres atuarem no setor. “Em alguns lugares do mundo as mulheres têm dificuldades de serem aceitas até para residência em cirurgia cardíaca. Muitas vezes a mulher sofre preconceito da categoria e dos próprios pacientes. Acho importante discutir o assunto e mostrar que temos a mesma capacidade que os colegas do sexo masculino”, afirma a Dra. Luciana.

Tradição de sucesso
Referência mundial em cardiologia, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é responsável por 74% das cirurgias cardíacas pediátricas realizadas pelo SUS no Estado de São Paulo. Além disso, a Instituição responde também por 56% das revascularizações do miocárdio realizadas no Estado pelo SUS e por 34% dos exames de cateterismo feitos pelo serviço público de saúde. Por ano, cerca de 8 mil cirurgias cardíacas são feitas no Complexo Hospitalar. Referência em transplantes, nos últimos 36 anos, 241 corações foram transplantados na Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 150 anos completados em 2009, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 mil pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia e ortopedia. Em 2007, foi inaugurada a Unidade Hospital São José, projetada para ser referência em tecnologia e hotelaria hospitalar.

Sorridents elege garoto propaganda no Mister Brasil Mundo 2010

O concurso elegerá também o Mister Sorridents, que será o garoto propaganda da marca durante um ano

Foto: *Caio Lucius Ribeiro
Candidato de São Paulo
A Sorridents Clínicas Odontológicas, maior rede de franquias do segmento no País, é a patrocinadora do concurso Mister Brasil Mundo 2010, que vai eleger o homem mais bonito do Brasil. A presidente e fundadora da rede Sorridents, Carla Renata Sarni, será uma das juradas do concurso e, na data, entregará o prêmio de Mister Sorridents ao candidato dono do mais belo sorriso.

A escolha dos jurados do Mister Brasil Mundo estende-se também à eleição de representantes brasileiros aos principais concursos de beleza masculinos do planeta: Mister Mundo, Manhunt International e Mister International. Além disso, o candidato eleito pela Sorridents como Mister Sorridents será, durante um ano, o garoto propaganda da marca em território nacional. "O eleito será exemplo em saúde bucal e sorriso bonito e revelará como estas duas características são importantes para uma série de conquistas nas nossas vidas, sejam pessoais ou profissionais", explica Carla Renata.

O Mister Brasil Mundo 2010 será realizado em 04/03, no Hotel Tivoli - Mofarrej, em São Paulo, e receberá cerca de 400 convidados. O concurso será cerimoniado pela apresentadora Viviane Romanelli e terá júri exclusivamente feminino, formado por clientes da The Leading Hotels Of The World (maior associação de hotéis de luxo do mundo e com cerca de 450 hotéis associados), celebridades e formadoras de opinião. O grande vencedor irá à Coréia concorrer com candidatos de 80 países ao título de Mister Mundo.

A rede de clínicas odontológicas Sorridents promove e incentiva a beleza saudável através de ações como o patrocínio a concursos como este. A empresa já patrocinou o Miss Mundo Brasil e elegeu também, na mesma data, a Miss Sorridents. "Acreditamos que essas ações incentivam, através da beleza, o cuidado também com a higiene bucal, e ficamos felizes em aliar à nossa marca ao concurso", explica Carla Renata.

Sobre a Sorridents
A Sorridents Clínicas Odontológicas, há 15 anos no mercado de odontologia, é caracterizada por exibir um modelo de clínicas multidisciplinares. Todas as unidades - 112 até o momento, localizadas em nove estados brasileiros - promovem o atendimento em todas as áreas da odontologia, da pediatria à geriatria. A rede tem como principal missão promover o acesso à saúde bucal ao maior número de pessoas possíveis, promovendo conforto e comodidade ao paciente, que poderá realizar seus tratamentos em um só lugar e com preços e formas de pagamento acessíveis.

Serviço
www.sorridents.com.br

Sorridents no Mister Brasil Mundo (www.misterbrasilmundo.com.br)
04 de Março
Hotel Tivolli - Mofarrej
Alameda Santos, 1437 - Jardim Paulista

SOBRE O CANDIDATO DE SÃO PAULO

*CAIO LUCIUS RIBEIRO

Idade: 19
Altura: 1.87 m
Cabelo: castanho escuro
Olhos: castanhos
Ocupação: modelo
Idiomas: inglês básico
Perfume: Azzaro Visit
Programa de TV: Discovery Channel

De todos os candidatos a Mister Brasil 2010, talvez o que mais esteja sentindo a pressão para vencer seja o Mister São Paulo, Caio Lucius Ribeiro. Além de ser o candidato anfitrião, Caio é irmão do último Mister Brasil, Vinicius Ribeiro (2008), e nasceu na mesma cidade dos últimos dois eleitos (Vinicius e Lucas Gil), Votuporanga.
Coordenado pelo famoso Padre Sílvio, Caio não esconde suas intenções de ninguém: quer dar a Votuporanga o único título que a cidade ainda não conquistou: o de Mister Mundo. O candidato paulista joga handebol e se diz um cara romântico. Sua música favorita, por exemplo, é "Detalhes", do rei Roberto Carlos. O Mister São Paulo acredita que um corpo são depende de uma mente sã, o que explica um dos seus passatempos favoritos: jogar xadrez.

Mulheres saem pela 4ª vez às ruas de Itaquera para pedir igualdade e paz


Foto da Passeata do ano passado


A caminhada feminina em Itaquera por igualdade e paz já é tradição no mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Anualmente participam do evento cerca de 500 mulheres

As mulheres do Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera (CCMI), pela quarta vez consecutiva, deixam os afazeres domésticos para ir às ruas, em caminhada, pedir igualdade, paz, participação e cidadania. Este ano, devido às obras em andamento no estacionamento da subprefeitura, a concentração será na Praça da Estação, dia 8/3 às 8h, no centro de Itaquera.

"As mulheres da nossa região, mais uma vez, celebrarão o Dia Internacional da Mulher, com muita ousadia e determinação", esclarece a Coordenadora do CCMI, Marilene Batista dos Santos , a Tia Lena. "Vamos às ruas chamar a atenção de mulheres, e de homens também, sobre a importância de construirmos um mundo mais fraterno". O evento conta com o apoio do Subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira e de sua Chefe de Gabinete Alice Coutinho Magro.

"Somos parceiros da Coordenadoria da Mulher, ligada à Secretaria Especial para Participação e Parceria, que por meio de políticas públicas busca melhorar a condição social das mulheres contra a violência e a discriminação", explica o Subprefeito.

A exemplo dos outros anos, a caminhada pacífica das mulheres deve contar com a presença de lideranças comunitárias, grupos da melhor idade, servidoras e freqüentadoras do CCMI, que trabalha incansavelmente na formação e capacitação das mulheres. "Lutamos por mais espaço nas instâncias onde são tomadas as decisões voltadas à saúde, educação, assistência social e habitação", conclui Tia Lena.

Serviço

Evento: 4ª Caminhada pela Igualdade e Paz em Itaquera
Dia: 08/03/2010
Horário: 8h
Local da Concentração: Praça da Estação, centro de Itaquera

MONANGE DREAM FASHION TOUR

Monange Dream Fashion Tour leva música, moda e beleza para todo País

A partir do dia 6 de março, 11 cidades brasileiras vão ser palco do maior evento de música, moda e beleza já visto no País: o Monange Dream Fashion Tour. Realizado pela Mega Models, com patrocínio da Monange e promovido pela TV Globo, o evento reunirá um time de mais de 20 modelos, que exibirão todo o glamour dos desfiles internacionais para o grande público.
A banda Jota Quest, que se apresentará ao vivo em todos os desfiles, tocará versões especiais de algumas das canções de seu último CD “La Plata”. Nomes consagrados da moda internacional como as top models Izabel Goulart, Carol Trentini, Isabeli Fontana e Renata Kuerten desfilarão para uma platéia total de mais de 55 mil pessoas que terão a oportunidade de conferir de perto um espetáculo de música, moda e beleza em terras brasileiras.
O Monange Dream Fashion Tour também contará com a presença das “Meninas Fantásticas” Regina Krilow, Rafaela Gewehr, Tissiane Freitas e Nayane Teixeira, vencedoras do concurso promovido pelo programa Fantástico, da TV Globo.
Para abrilhantar ainda mais o evento, também teremos a presença da apresentadora e garota-propaganda da Monange, a Xuxa Meneghel. Ela será a responsável por abrir as etapas de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para a Monange, a linha de hidratantes mais vendida do Brasil, patrocinar um evento deste porte é mais uma clara oportunidade de valorizar a sua marca e a beleza feminina , levando esse conceito pelas principais cidades do País. “É com muita satisfação que unimos a marca Monange ao evento. Somos reconhecidos por cuidar da beleza da mulher brasileira e esta é uma excelente oportunidade de reforçar nossa linha de produtos junto a um time de beldades com um objetivo tão positivo”, afirma Regiane Bueno, diretora de Marketing de Higiene Pessoal e Beleza da Hypermarcas, detentora de Monange.
Para a executiva, aproximar modelos de sucesso do público fora do eixo Rio-São Paulo é um forte motivo para apoiar o evento. “Sabemos que é o sonho de muitas meninas ser uma top model de sucesso. Por isso, vamos levar essas profissionais para perto de um público carente desse tipo de evento, mostrando que é possível chegar às passarelas”, finaliza.
Anco Márcio Saraiva , diretor da central Globo de marketing, considera que "a iniciativa de promoção do Monange Dream Fashion Tour pela Rede Globo é mais uma oportunidade de proporcionar ao público brasileiro um circuito diferenciado e inovador do mundo da moda e beleza aliados a uma atração musical. É a interação entre formas distintas de entretenimento com o envolvimento de visibilidade da televisão".
O vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, diz "A banda ficou super feliz com o convite principalmente pela possibilidade de poder realizar algo novo. A musica pop e a moda andam sempre junto e nossas modelos são queridas e respeitadas nas passarelas de todo o planeta. Agora chegou a hora do Brasil todo poder sentir esta vibração".
O evento contará ainda com o apoio de Bozzano, Biocolor, Finn, Olla e Risqué.

Estrutura e equipe
Monange Dream Fashion Tour será uma grande festa com line-up exclusivo elaborado pela banda Jota Quest, apresentação de DJ, coreografias e um cenário de tirar o fôlego. Pela primeira vez no Brasil um painel de leds de 140 m², de alta resolução, levará ao público os detalhes da festa.
Toda a estrutura será transportada por duas carretas com 26 toneladas de equipamento. Além disso, mais 40 toneladas de equipamento de palco, 200.000 watts de iluminação e sonorização de última geração.
Para que tudo funcione a todo vapor serão mais de 200 profissionais no staff, além da participação de um time de feras da moda. O renomado Zee Nunes comanda os desfiles, Daniel Ueda assina as criações que vestirão as modelos e o visual das garotas fica por conta de Matheus Massafera. A produção dos looks conta com os calçados e acessórios desenvolvidos com exclusividade para o evento.

Confira o cronograma completo e locais :
Curitiba (06/03) – Curitiba Master Hall
Florianópolis (20/03) – Pacha Floripa
Porto Alegre (10/04) – Pepsi on Stage
Rio de Janeiro (24/04) – Fundição Progresso
Brasília (08/05) – Bay Park
Salvador (15/05) – Cais Dourado
Belo Horizonte (22/05) – Chevrolet Musica Hall
Campinas (29/05) – Red Eventos
Vitória (05/06) – Ginásio Álvares Cabral
São Paulo (07/08) – HSBC HALL
Recife (14/08) – Chevrolet Hall
Horários:
Abertura das casas de show – 20h30. Início do evento – 22h00.

Ingressos:

Vendas pelo Ingresso Rápido. Tel.: 4003.1212 ou www.ingressorapido.com.br
Para Belo Horizonte, vendas pela Ticketmaster – http://www.ticketmaster.com.br/

Sobre a Monange
Presente no mercado há mais de 40 anos, Monange pertence ao portfólio da Hypermarcas desde 2007. A marca, a que mais entende de hidratação no Brasil e que sempre teve como preocupação garantir o bem-estar e a beleza da mulher brasileira, desde então investe em inúmeras pesquisas. Recentemente Monange lançou a linha capilar Monange Hidrashine 48 horas, dando início ao processo de inovação da marca no Brasil. SAC: 0800 77 17017.
Sobre o Jota Quest

Uma das maiores bandas do país, o Jota Quest está em atividade há 14 anos. Seus 8 CDs e 5 DVDs já venderam cerca de 4 milhões de cópias. Vivendo um excelente momento na carreira, ainda colhendo os frutos da ótima recepção do álbum “La Plata”, o Jota Quest acaba de receber disco de ouro pelas mais de 50.000 cópias vendidas do CD e chega ao quarto single, “Único Olhar”, já em alta rotação nas rádios pop/rock do país. Com mais de 160 apresentações nessa turnê que rodou o Brasl, o show, mais afiado do que nunca, é atração do evento Monange Dream Fashion Tour. Rogerio Flausino (voz), PJ (baixo), Paulinho Fonseca (bateria), Marcio Buzelin (teclados) e Marco Tulio Lara (guitarra) prometem mostrar as canções do "La Plata" e seus grandes sucessos.

Sobre a TV Globo
A Globo é uma das maiores redes de televisão do mundo, sinônimo de profissionalismo, talento e capacitação técnica. Suas 122 emissoras levam informação, educação e entretenimento a mais de 98% dos municípios brasileiros, integrando o país, valorizando sua cultura e sua gente. Cerca de 90% da programação do horário nobre é de produção própria, o que a torna um dos principais mercados de trabalho para artistas, autores, jornalistas e produtores. Para fazer uma televisão de alta qualidade, reconhecida internacionalmente, a Globo se inspira no Brasil e nos brasileiros. Todos os anos são exibidas aproximadamente 2500 horas de novelas e programas, fazendo da Globo a capital mundial da teledramaturgia, além das mais de 1.800 horas anuais de telejornalismo. Grandes aventuras, histórias para lá de engraçadas e incontáveis paixões ganham vida nas novelas, minisséries, shows e humorísticos, líderes de audiência no Brasil e distribuídos para mais de 130 países.

consumo moderado de álcool aumenta o risco de câncer de mama

Artigo divulgado pelo CISA indica que o consumo moderado de álcool aumenta o risco de câncer de mama

Com proximidade do Dia da Mulher, ONG aproveita para alertar que uma dose de bebida alcoólica já proporciona risco maior de desenvolver essa doença tão temida pela maioria da população feminina
Artigo divulgado pelo CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no País sobre o tema, aponta que há evidências consistentes de que mesmo o consumo moderado de álcool, algo em torno de 10 g/dia, aumenta o risco de câncer de mama. A conclusão faz parte de uma revisão da literatura científica sobre o assunto que, com o intuito de comparar os diferentes estudos publicados nesta área, considerou uma dose-padrão de bebida alcoólica como sendo equivalente a 10 g de álcool.
Em uma análise combinada de 53 estudos epidemiológicos (com 58.515 casos de câncer de mama e 95.067 controles), verificou-se que haveria um aumento de 7,1% no risco de desenvolver câncer de mama para cada aumento de 10 gramas no consumo diário de álcool. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma dose de bebida alcoólica contém de 8 a 13 gramas de etanol, o que equivale a 285 ml de cerveja, 120 ml de vinho ou 30 ml de destilado (whisky, vodka ou pinga).
A revisão da literatura sobre o assunto também apontou dados importantes, como:
- Em comparação ao grupo abstêmio (menos de 5g de álcool/dia), as mulheres que consumiam diariamente de 5 a 14 g de álcool apresentaram aumento de 30% no risco de desenvolver câncer de mama, enquanto que aquelas cujo consumo diário era de 15 g de álcool ou mais apresentaram aumento ainda maior deste risco, de 60% (fonte: Nurses Health Study, realizado entre 1980 e 1984, nos Estados Unidos; Willett e colaboradores, N Engl J Med 1987, 316:1174-1180);
- O consumo maior ou igual a 40 g de álcool/dia estava relacionado a um aumento de quase 70% no risco de desenvolver câncer de mama, em comparação ao grupo abstêmio (fonte: meta-análise com dados de seis estudos tipo caso-controle; Howe e colaboradores, Int J Cancer 1991, 47:707-710);
- Tendência dose-dependente linear entre o aumento no risco de desenvolver câncer de mama e maior consumo de álcool, sendo observados aumentos de 32% para o consumo de 35 a 44 g de álcool/dia; e de 46% para consumo igual ou maior que 45 g de álcool/dia, em comparação aos abstêmios. No entanto, não foram observadas diferenças no risco de acordo com os tipos de bebida alcoólica consumida - vinho, cerveja ou destilados (fonte: análise conjunta de seis estudos, realizados em 4 países, com total de 4.035 casos de câncer de mama, com amostra inicial de 322.647 mulheres; Smith-Warner e colaboradores, JAMA 1998, 279:535-540);
- Em 2007, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (International Agency for Research on Cancer) concluiu que havia provas suficientes de que o consumo de 18 g de álcool/dia aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer de mama, e que o consumo igual ou maior que 50 g de álcool/dia aumenta tal risco em cerca de 50%.
No entanto, o mecanismo de ação pelo qual o consumo de álcool aumenta o risco de câncer de mama ainda permanece desconhecido. Atualmente, contudo, há evidências de que o álcool influencia as vias de sinalização do estrógeno, hormônio fortemente associado ao câncer de mama.
*Título: Alcohol consumption and breast cancer risk
Autores: Peter Boyle, Paolo Boffetta
Fonte: Breast Cancer Research 2009, 11(Suppl 3):S3 (18 December 2009)

Sobre o CISA
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool - CISA, organização não governamental lançada em 2004 pelo psiquiatra e especialista em dependência química Arthur Guerra de Andrade, é hoje a maior fonte de informações no País sobre o binômio álcool e saúde. Por meio de seu website (www.cisa.org.br), o CISA dispõe de um banco de dados com mais de 1.600 títulos, desde publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, dados oficiais, até notícias publicadas em jornais e revistas destinados ao público em geral. Além de estar comprometido com o avanço do conhecimento na área de saúde e álcool, o Centro também atua na prevenção do abuso e nos problemas do uso indevido da substância, por meio de parcerias e elaboração de materiais de apoio a pais e educadores.

Venda de sacolas ecológicas beneficia combate ao câncer infantojuvenil

Venda de sacolas ecológicas beneficia combate ao câncer infantojuvenil

Kalunga lança coleção que terá parte da renda revertida para os projetos do Instituto Ronald McDonald

As lojas Kalunga lançam neste mês uma coleção com cinco modelos de sacolas ecológicas que, além de colaborar para a educação ambiental, beneficiará o combate ao câncer infantojuvenil. As bolsas terão o valor de R$ 7,99 cada e 10% deste valor será destinado ao Instituto Ronald McDonald, instituição sem fins lucrativos que promove e apoia ações em prol de crianças e adolescentes com câncer em todo o País.

As sacolas poderão ser adquiridas no site da Kalunga a partir da quarta-feira, 10 de março, e chegarão às lojas até o fim do mês. Feitas de garrafas pet recicladas, as bolsas trazem estampas com figuras sobre reciclagem nas cores verde, azul, laranja e preta.

A Kalunga apoia a causa do combate ao câncer infantojuvenil por meio do Instituto Ronald McDonald há mais de cinco anos. Prova disso pode ser vista em todas as lojas Kalunga, onde a linha Ronald McDonald Cartoon oferece cadernos e fichários com a marca do Instituto Ronald McDonald.

O Instituto Ronald McDonald (www.instituto-ronald.org.br) tem como principal objetivo aumentar o índice de cura do câncer infantojuvenil e, em 2009, completou dez anos de atuação. Neste período, além de arrecadar mais de R$ 116 milhões, que beneficiaram instituições, redes de atendimento hospitalar e psicossocial em todo o Brasil, o Instituto tem atuado como proponente de diversos programas como o "Diagnóstico Precoce", que visa capacitar profissionais de saúde do Programa Saúde da Família para que já nos primeiros sintomas suspeitos, as crianças sejam encaminhadas ao especialista apropriado.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e Programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia ações em prol de crianças e adolescentes com câncer. O principal objetivo do Instituto é aumentar o índice de cura do câncer infantojuvenil e suas maiores fontes de arrecadação para essa finalidade são o McDia Feliz e a Campanha dos Cofrinhos. O Instituto coordena diversos programas, como o Programa Diagnóstico Precoce, que visa capacitar profissionais de saúde do Programa Saúde da Família para que já nos primeiros sintomas suspeitos as crianças sejam encaminhadas ao especialista apropriado, além do Programa Casa Ronald McDonald, 4que conta hoje com três unidades: Rio de Janeiro, Grande ABC e São Paulo. Todas as Casas oferecem hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para pacientes em tratamento que estejam fora de suas cidades, ajudando a fazer a diferença na qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. O Instituto Ronald McDonald também coordena o McDia Feliz, a maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil. Todas as doações são destinadas a projetos apresentados por instituições beneficentes que cuidam de crianças e adolescentes com câncer. Os projetos são selecionados e aprovados pelo Conselho Científico do Instituto, formado por oncologistas que são referências na área. Em 2009, o Instituto comemorou dez anos de atuação no combate ao câncer infantojuvenil no país. Desde a sua criação, mais de R$ 116 milhões já foram arrecadados, beneficiando mais de 100 instituições e viabilizando cerca de 120 projetos de estruturação do atendimento hospitalar e mais de 100 projetos de atendimento psicossocial.

LEIA A REVISTA MÚSICO - EDIÇÃO JANEIRO E FEVEREIRO/2009

CULTURA E LAZER NO MUSEU DA BÍBLIA

Entre as atrações, o público encontra as Escrituras Sagradas em mais de 200 idiomas, atividades interativas e espaço onde as crianças aprendem brincando.

Prensa de Gutemberg
Prensa de Gutenberg Ao longo de mais de 50 anos, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) reuniu um acervo magnífico e levou adiante o que já se mostrava como vocação natural: colocar tudo à disposição da comunidade, promovendo educação e cultura por meio das Escrituras Sagradas. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, na Grande São Paulo, tornou realidade o Museu da Bíblia (MuBi), inaugurado em dezembro de 2003.
O Museu da Bíblia é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade, devido à variedade de espaços e de documentos expostos. Instalado numa área de 900 m2, integrada a um Centro de Eventos, o MuBi reúne uma Biblioteca com mais de 17 mil títulos e um espaço de exposição que conta a história da tradução da Bíblia para a língua portuguesa e a influência da Palavra de Deus na formação da civilização ocidental.
Os visitantes encontram Bíblias e partes do texto bíblico em mais de 1.000 idiomas, destacando-se a Bíblia Vulgata, de 1583; a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, datada de 1819; várias miniaturas, incluindo o menor livro do mundo.
Há também uma réplica da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450, além de um banco de imagens, diversas porções bíblicas e testamentos datados do século XIX e início do século XX. O público ainda pode conhecer: um conjunto de 144 traduções bíblicas; materiais trazidos de Israel, como o trigo e o joio, água do Rio Jordão, sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém e água do Mar Morto; papiros; pergaminhos; a Bíblia impressa numa única página; a Bíblia em braile; e, roupas da época do Apóstolo Paulo.


Codex Vaticanus, em grego Aromas da Bíblia
Espaços específicos e interatividade - Designers e arquitetos especializados projetaram os espaços do Museu, com dez áreas diferenciadas, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado: A Bíblia e a História da Escrita; A Bíblia e a História da Tradução; a Bíblia e a História do Livro; A Bíblia no Mundo; a Bíblia no Brasil; a Bíblia Falada; O Conteúdo da Bíblia; Novidades sobre a Bíblia; A Bíblia e as Crianças, ambiente em que a garotada participa de atividades de lazer e educação com sessões de vídeo, contadores de histórias, desenho e colagem. Um último espaço é reservado
para mostras temporárias. Atualmente está em cartaz a exposição “A transmissão oral da Bíblia”.
A interatividade do público com o MuBi é um ponto forte. Algumas das atrações: uma Bíblia manuscrita, na qual cada visitante pode copiar um versículo da Bíblia até completá-la; um painel com jogo de conhecimento bíblico; a sala de escuta com atividades de áudio e vídeo; a Bíblia para surdos; jogos de perguntas e respostas sobre a Bíblia (quiz), instalados em computadores; estações de escuta para seleções bíblicas em áudio e o Novo Testamento dramatizado; e um painel de perfumes bíblicos, tais como acácia, nardo, aloé, mirra, cálamo, canela e rosa de sarom.
Biblioteca - Inaugurada em outubro de 2006, a Biblioteca do MuBi reúne um acervo com mais de 17 mil obras relacionadas às Escrituras Sagradas. Ocupando uma área de 225 m2, é a maior do gênero do Hemisfério Sul, igualando-se em importância à Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalada por iniciativa das Sociedades Bíblicas Unidas. Foi implantada com o objetivo de disponibilizar a Bíblia em todos os idiomas para os quais já foi traduzida e se tornar um centro de referência de novas traduções.
Na Biblioteca do MuBi podem ser encontrados exemplares da Bíblia em mais de mil línguas, além de obras raras e acadêmicas, entre as quais se destacam a Bíblia Hebraico–latim, de 1546; a Bíblia Sacra Vulgata, edição de 1669; e Histórias das Línguas – The Bible House, de 1911. Para compor esse acervo, a SBB recebeu cerca de 10 mil publicações das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). Essas obras estavam guardadas na Sociedade Bíblica Americana, em Nova Iorque.
Além da Bíblia em diversos idiomas, o acervo é formado por outros itens, entre os quais, livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos. Há, ainda, obras de Teologia e literatura devocional e material de referência bíblica, tais como dicionários, enciclopédias, concordâncias e crítica textual. Os interessados em consultar as obras devem providenciar agendamento prévio.

A SBB e o MuBi – Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem a missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural, que se dedica a traduzir, produzir e distribuir a Bíblia.
Por volta do início dos anos 80, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro. Mas não atendia às expectativas. Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.
O objetivo do MuBi é promover o conhecimento da Bíblia, enfatizando seus aspectos culturais, éticos e religiosos. Compreende área de exposição com 450 m2, Biblioteca com 225 m2, auditório para 500 pessoas e estacionamento para 200 veículos. Tem entrada gratuita e assegura total acessibilidade a portadores de deficiências. Seguindo o conceito de arquitetura inclusiva, o projeto aboliu escadas e incluiu rampas de acesso aos ambientes. Os móveis são adequados para usuários de cadeiras de rodas e também foram providenciadas legendas em braile e painéis interativos, garantindo atrações específicas para deficientes visuais. O Museu ainda abriga uma loja de lembranças, como Bíblias e publicações especiais, cuja arrecadação é revertida para manutenção das instalações.
O MuBi conta com monitores treinados para receber os mais diferentes públicos - crianças, adultos, terceira idade, deficientes visuais e escolas, entre outros. As visitas monitoradas, entretanto, devem ser agendadas previamente.

Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri.
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.
Telefone: (11) 4168-6225
E-mail: museu@sbb.org.br
Entrada gratuita

Os Exterminadores do Futuro - Lançamento da Fundação SOS Mata Atlântica

Organização entregará carta aos parlamentares e cartilha para o público explicando como participar da mobilização nacional para proteger a legislação ambiental brasileira e o Código Florestal e como agir para não fazer parte desse grupo.

A Fundação SOS Mata Atlântica lança, no próximo dia 10 de março, às 8h30, em Brasília, a campanha “Os Exterminadores do Futuro”. O objetivo é elaborar uma lista, com a participação de toda a sociedade, que indicará os nomes dos políticos que vêm demonstrando, por meio de suas atitudes, desrespeito à legislação ambiental brasileira e ao patrimônio natural do País. Como a campanha sugere, esse grupo deixa como herança a Terra devastada e destruída, sem garantia de sobrevivência para a nossa e para as próximas gerações. A lista prévia será apresentada à população em maio (durante o Viva a Mata 2010, evento que acontece entre os dias 21 e 23, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo) para que, em 2010 (ano eleitoral), a sociedade pense nos candidatos que elegerá para a representar. “Queremos mostrar para a população que todos podem fazer alguma coisa contra aqueles que querem promover retrocessos a nossa legislação ambiental e juntos construir política públicas em atos de cidadania ativa. E também mostrar aos políticos que estamos de olho neles e acompanhando tudo de perto”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

A organização lançará a iniciativa, nesse dia, na reunião da Frente Parlamentar Ambientalista em que apresentará uma carta onde estão os compromissos para proteger o patrimônio natural brasileiro. Nela estará explicado o que é um “Exterminador do Futuro”, quem pode ser um e o que os políticos devem fazer para não ser parte da lista. A ONG continuará, então, o seu trabalho de supervisão para identificar os Exterminadores, contando com a participação de toda a população. Diversas perguntas podem ser feitas para identificar um Exterminador e, para cada atitude do político, haverá uma pontuação. Um exemplo de pergunta ou questionamento é: faça uma linha amarela no chão: desenhe de um lado uma floresta e, do outro, uma motosserra. Se o suspeito escolher a motosserra, some 10 PONTOS. Com a soma dos pontos, o ranking dos Exterminadores é: de 10 a 50, Aprendiz; de 50 a 90, Iniciante; de 90 a 120, Profissional; e, mais de 120, um “Exterminador do Futuro” Sênior.

Com o intuito de ser uma campanha participativa, qualquer pessoa pode informar e cobrar de seus candidatos compromissos com a defesa da legislação ambiental e com a proteção do patrimônio natural do País. Por meio dos documentos disponíveis no hot site da campanha que será lançado em breve. Pelo site também será possível acompanhar quem são os Exterminadores, como identificar um ou saber mais informações sobre a campanha e o trabalho que vem sendo desenvolvido. No mês de maio, durante o Viva a Mata 2010, os nomes serão divulgados em uma lista prévia; e em julho, a poucos meses das próximas eleições, a lista será confirmada. Nesta ocasião, todos os dados de cada Exterminador do Futuro serão divulgados.

A campanha surgiu porque nos últimos anos o Brasil está presenciando diversas tentativas da bancada ruralista em aprovar projetos de leis que pretendem desfigurar o Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei 6424/0) ou desmantelar a legislação ambiental como um todo (Código Ambiental - PL 5367/09), além de outras iniciativas semelhantes. “O Brasil tem uma das melhores leis ambientais do mundo, o que resta é elas serem colocadas em prática. Um País sem legislação ambiental não tem futuro. Para isto trabalhamos há mais de 20 anos com a Plataforma Ambiental”, ressalta Mantovani.

Plataforma Ambiental
Como forma de não só apontar esses políticos, mas também ajudá-los a atuar de forma a proteger o meio ambiente, a SOS Mata Atlântica lançará, em 2010, a Plataforma Ambiental para os candidatos. Lançada em 1989, como contribuição da sociedade civil para a proteção do bioma Mata Atlântica, a Plataforma tem o objetivo de fornecer instrumentos para o cidadão na busca do compromisso dos governos em uma Agenda Socioambiental.

Histórico
No mesmo ano (1989) em que a Plataforma Ambiental surgiu, a Fundação lançou a Plataforma Mínima para os Presidenciáveis; em 1990, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para os Candidatos ao Governo do Estado – Plataforma Ambiental de São Paulo/1990; em 1998, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para o Brasil – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – 1998, em parceria com o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento e Meio Ambiente; em 2000, visando o período legislativo de 2000-2004, foi lançada a Plataforma Ambiental Mínima para os candidatos a Prefeito e Vereadores do Município de São Paulo. Em 2006, foi lançada a Agenda Ambiental Voluntária. E em 2008, a Plataforma Ambiental aos governos locais, candidatos a prefeitos e vereadores municipais.
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Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma entidade privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. A entidade desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável e proteção e manejo de ecossistemas. Para outras informações, acesse http://www.sosma.org.br/

Pele jovial e bonita ao seu alcance

Acabar com as cicatrizes de acne são um problema. Elas surgem na adolescência e muitas vezes nos acompanham a vida toda, mas este é apenas um dos muitos problemas que a pele irá enfrentar, rugas, flacidez e até mesmo manchas causadas pelo sol são comuns com o passar dos anos.

Mas para quem busca sempre uma pele bonita sem marcas e com aspecto jovial, a Clínica de Estética Deep Laser traz ao Brasil o revolucionário Harmony Pixel, aparelho ultra moderno que faz parte de uma nova geração de laser de rejuvenescimento.

Eficaz, seguro e sem contra indicações, este laser já foi testado em mais de 45 países e pode ser feito em todos os tipos de pele dos 15 aos 60 anos. Por não ter efeitos colaterais, não é necessário ficar em repouso, podendo voltar à rotina diária no mesmo dia. Uma nova epiderme se forma após 24 horas e no decorrer da semana os tecidos dérmicos mais profundos são regenerados, produzindo uma aparência saudável e rejuvenescida.

Após o tratamento o paciente tem uma sensação semelhante à de exposição solar, a pele fica com um aspecto bronzeado e de 3 a 14 dias surge uma fina descamação. O Laser Harmony apresenta resultados melhores que outros existentes no mercado sem dor ou vermelhidão. A sessão que dura de 20 a 30 minutos permite um custo mais acessível.
Este é um dos poucos tratamentos existentes para cicatrizes de acne. Aconselha-se de 3 a 5 sessões com intervalos de 15 dias, os resultados podem ser notados de 3 a 6 meses após a aplicação.