Nossos Vídeos

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Vila Prudente ganha mais uma avenida pavimentada

Pavimentação melhorou a ligação entre o Parque São Lucas e Avenida do Estado -
Fotos: Fabio Arantes/Secom

As obras de canalização e pavimentação da avenida Engenheiro Tomás de Magalhães, na Vila Prudente  foram realizadas pela Secretaria de Infra-Estrutura e Obras (SIURB), por intermédio da Superintendência de Obras Viárias, ao custo de R$ 4,5 milhões.

Trecho do córrego ganhou gaiolas com pedras (gabiões) em suas margens

A obra modificou totalmente o panorama da região. As antigas tubulações sob a avenida Engenheiro Tomás de Magalhães foram substituídas por outras de concreto. Com formato retangular, elas possibilitam o aumento da vazão do córrego sob a via. Já o trecho aberto do córrego foi canalizado com gabiões - gaiolas com pedras utilizadas para a contenção das margens - cuja extensão aproximada é de 500 metros.

Com toda essa reformulação, o escoamento de água aumentou e passou a ser levado para o trecho aberto do córrego. Com o reforço das margens do trecho aberto, reduziu-se a possibilidade de risco de enchentes.

Pavimentação

Além da canalização, as obras na avenida Engenheiro Tomás de Magalhães possibilitaram uma melhoria na ligação viária entre o bairro Parque São Lucas, na Vila Prudente, e a avenida do Estado. A SIURB executou a pavimentação da pista direita ao córrego, no espaço entre a rua Caruso e a avenida do Estado, um trecho de 405 metros. Antes da intervenção, a ligação com a avenida do Estado era feita por apenas uma pista em mão dupla. Com a duplicação da parte final da via, o fluxo dos veículos ficará mais ágil.

Prefeito Gilberto Kassab vistoria o córrego após as obras na Av. Engenheiro Tomás de Magalhães

Cata-Bagulho recolhe 32 toneladas no São Lucas

Limpeza mecanizada nos baixos do Viaduto Grande São Paulo recolhe mais de 200 toneladas

Antes da Limpesa

O distrito do Sapopemba , neste final de semana (29/05), a operação Cata-Bagulho em diversas vias da região. No total, foram recolhidas 32 toneladas em 120 vias, numa área de 2,1 km², com 4.000 residências e uma população beneficiada de 26.000 pessoas.

O caminhão do cata-bagulho iniciou o percurso na avenida do Oratório, e passou por lados das seguintes vias: Estrada da Casa Grande, Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Av. Dr. Frederico Martins da C. Carvalho, Av. Sapopemba, Av. Gal. Porfírio da Paz, Av. Israel da Fonseca, direita na Av. Sapopemba, R. José Antonio Fontes, encerrando o trajeto à esquerda da Av. Oratório.

Limpeza

O objetivo dessas operações é recolher materiais inservíveis em geral. Restos de obra não são recolhidos, nem lixos domésticos e hospitalares ou de jardinagem (resíduos de poda). Para isso, existem os Ecopontos na região, que são pontos de entrega voluntária de pequenas quantidades de até 1 m³ de entulho, que corresponde a uma caixa d' água de mil litros ou 25% de uma caçamba.

Depois da Limpeza

Caso a pessoa queira se desfazer de algum móvel, mas sua rua não tenha sido contemplada na última ação, ela pode se dirigir a qualquer um dos 36 Ecopontos da Capital.

A próxima operação está prevista para o dia 12 de junho, quando volta à Vila Prudente, e irá passar pela Vila Califórnia, Bairro Olaria, Jardim Figueira e Vila Alpina.

Baixos do Viaduto Grande São Paulo recebe limpeza
Na última quarta-feira (26/05), um dos pontos mais problemáticos da região de Vila Prudente recebeu limpeza mecanizada: os baixos do Viaduto Grande São Paulo. Foram removidos ao todo, 272 toneladas de detritos, restos de obras, e inservíveis. Até o momento, o local continua limpo, como mostram as fotos tiradas nesta segunda-feira (31), e o subprefeito já determinou tanto a intensificação da limpeza desse local, quanto o rigor na fiscalização, uma vez que caminhões clandestinos com caçambas, em sua grande parte, despejam de madrugada restos de obra formando pilhas de lixo a céu aberto.

Importante lembrar que o descarte de lixo e entulho de forma irregular prevê punição tanto para o cidadão que joga o lixo ou entulho em local inapropriado quanto para o que contratou o serviço. Para se resguardar de que o entulho produzido terá sua correta destinação, a pessoa que gerou aquele material, em primeiro lugar, precisa saber se a empresa está regularizada, possui licença e permissão para o funcionamento e, além disso, exigir a documentação de destinação final do descarte. Este documento serve como um recibo que comprova a legalidade do trabalho realizado.

Toda empresa prestadora deste tipo de serviço deve estar devidamente cadastrada e autorizada pela Prefeitura da Cidade de São Paulo e pela CETESB para funcionar. Para conhecer a lista das empresas credenciadas, basta acessar
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/limpurb/cadastro_limpurb/index.php?p=4629

Onde depositar entulho

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços, disponibiliza, para toda a população, 36 Ecopontos espalhados pela capital paulista. Os Ecopontos recebem pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. O cidadão pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo, nessas unidades.
Na região de Vila Prudente e Sapopemba são três ecopontos em funcionamento, localizados em lugares considerados pontos viciados de descarte de entulho e lixo. São eles:


-Ecoponto Anhaia Mello - R. da Prece, 296 - esquina com a Anhaia Mello

-Ecoponto São Lucas - R. Florêncio Sanches, 307

-Ecoponto Sapopemba - R. Francesco Usper, 550

E mais um ecoponto, o da Vila Cardoso Franco, está pronto para logo mais atender a população.

O horário de funcionamento dos três ecopontos é de 2ª. a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h. Confira os endereços de outros locais da cidade pelo link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/limpurb/ecopontos/index.php?p=4626.

Cata-Bagulho recolhe quase 60 toneladas na Vila Prudente

O distrito de Vila Prudente recebeu, neste final de semana (12/06), a operação Cata-Bagulho em diversas vias da região. No total, foram recolhidas cerca de 60 toneladas em 138 vias, numa área de 2,0 km², com 5.000 residências e uma população beneficiada de 31.000 pessoas.

O caminhão do cata-bagulho fez o seguinte percurso: início na Av. do Estado, passa à esquerda da Av. Eng. Thomaz Magalhães, à esquerda da Rua Costa Barros, à direita da Rua Gaspar Barreto, esquerda da Rua Rosário do Catete, segue pela esquerda da Rua José Macedo, à direita da Costa Barros, esquerda Rua Barão de Tramandaí, esquerda da Rua Barão de Itapoá, prossegue pela direita da Rua Marques de Sto. Amaro, esquerda Rua Vicente Giacaglini, e encerra o percurso pela esquerda da Avenida do Estado.

O objetivo dessas operações é recolher materiais inservíveis em geral. Restos de obra não são recolhidos, nem lixos domésticos e hospitalares ou de jardinagem (resíduos de poda). Para isso, existem os Ecopontos na região, que são pontos de entrega voluntária de pequenas quantidades de até 1 m³ de entulho, que corresponde a uma caixa d' água de mil litros ou 25% de uma caçamba.

Caso a pessoa queira se desfazer de algum móvel, mas sua rua não tenha sido contemplada na última ação, ela pode se dirigir a qualquer um dos 36 Ecopontos da Capital.

A próxima operação está prevista para o dia 26 de junho, quando volta ao Sapopemba, e irá passar pelo Jardim Sinhá, Vila Bancária, e Jardim Alexandria.


Endereço dos ecopontos de Vila Prudente / Sapopemba:
-Ecoponto Anhaia Mello - R. da Prece, 296 - esquina com a Anhaia Mello

-Ecoponto São Lucas - R. Florêncio Sanches, 307

-Ecoponto Sapopemba - R. Francesco Usper, 550


O horário de funcionamento dos três ecopontos é de 2ª. a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Telecentros oferecem cursos gratuitos e promovem inclusão digital

Foto: Telecentro Acessa Sonho

Desenvolvido pela Coordenadoria de Inclusão Digital da Secretaria de Participação e Parceria, o Telecentro tem como foco a inclusão digital e é um mecanismo eficiente na formação profissional e na democratização do uso de computadores.
Com o objetivo de capacitar novos profissionais e melhorar a formação de quem já atua na área, são oferecidos cursos de informática e acesso à internet gratuitos. Em cada Telecentro, 75% dos equipamentos são destinados aos cursos e oficinas e os outros 25% são para uso livre.
A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão possui quatro Telecentros em sua região: Acessa Vila Antonieta, Acessa Sonho, Naf/Carrão e Ccap (em pré-operação).
Nos quatro locais são oferecidos cursos de introdução à informática. O Acessa Sonho e o Naf/Carrão oferecem, além destes, aulas de digitação e edição de textos e planilhas.

Serviço:

Telecentro Acessa Vila Antonieta:
Rua Pe. Manuel Luis de Vergueiro, 632 - Vila Antonieta
Tel: 2727 - 2771
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 08h00 às 18h00

Telecentro Naf/Carrão:
Av. Taubaté, 494 - Vila Carrão
Tel: 2098-3074
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 08h00 às 18h00. Sábado das 09h00 às 14h00

Telecentro Acessa Sonho:
Av. Renata, 163 - Vila Formosa (dentro da Biblioteca Paulo Setúbal)
Tel: 2216-4691
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 08h00 às 17h00. Sábados das 09h00 às 13h00

Telecentro Ccap:
Rua Refinaria Presidente Bernardes, 238 - Aricanduva
Tel: 2059-0789
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00. Sábados das 09h00 às 13h00

RECAPEAMENTO NA ZONA LESTE

A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão iniciou mais um processo de recapeamento de vias da região. A Rua Xiririca, no trecho da Rua Dentista Barreto até a Rua Taubaté, e a Avenida Governador Ademar Pereira de Barros ganharão asfalto novo até o final do ano. O projeto de recapeamento da Prefeitura de São Paulo investiu R$22 milhões de reais para recapear 56 vias da capital. Na Avenida João XXIII, o trabalho já foi finalizado (foto).
O valor do investimento é 120% maior que o estimado no fim do ano passado, quando foram definidos repasses de R$ 10 milhões por mês para recapeamento de vias. E 47% maior que os R$ 15 milhões destinados em abril.
Desde novembro de 2009, a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras e o Dersa já finalizaram o recapeamento de 250 km de vias (cerca de 190 km somente neste ano).

Copa e festas juninas: Prefeitura alerta população sobre compra de fogos de artifício

Iniciativa vai orientar cidadão sobre como escolher locais seguros para adquirir o produto; denúncias devem ser feitas por meio do 156

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, inicia nesta segunda-feira, 14 de junho, um esforço para orientar a população sobre a compra de fogos de artifício, que em época de Copa do Mundo de futebol e festas juninas têm mais procura e costumam causar mais acidentes.
Com o slogan "Com fogos não se brinca", a iniciativa tem o objetivo de orientar a população sobre a legislação vigente e sobre formas de escolher locais seguros para adquirir os itens. As informações serão disponibilizadas no site da pasta além dos 31 sites das Subprefeituras, com o objetivo de atingir toda a cidade.
Entre as principais orientações está a importância de não comprar fogos em locais estritamente residenciais, onde oferecem riscos à vizinhança. Também não se deve adquirir o produto em imóveis com menos de 100 m², em ambientes que armazenem combustíveis ou com vendedores ambulantes. Esses locais não recebem autorização para comercialização de fogos.
Outra preocupação da Prefeitura é com os balões, que nesta época também costumam ter mais procura, causando acidentes.
A campanha quer garantir que a população saiba claramente as regras para venda de fogos, que por serem artefatos que oferecem risco, precisam ser comercializados seguindo à risca toda a legislação.
Para denúncias, a Prefeitura disponibiliza o telefone 156. Também é possível denunciar pelo 190, da Polícia Militar.

Como comprar fogos com segurança:
• Todo estabelecimento deve expor sua licença de funcionamento. O primeiro passo para comprar fogos é verificar se o local tem autorização para comercialização
• É proibida a venda de fogos de artifício por ambulantes
• Se o comércio estiver em zona estritamente residencial, desconfie. Não são concedidas licenças para bairros residenciais, já que oferece riscos à vizinhança.
• Estabelecimentos com pouco espaço não podem vender fogos de artifício. Licenças só são concedidas para imóveis com mais de 100 m²
• Nunca compre fogos em postos de combustíveis; depósitos de explosivo ou terminais de beneficiamento de gás. Estes são os locais mais perigosos para acidentes.
• Também são proibidos vender fogos: estabelecimentos de ensinos, unidades de saúde, cinemas, teatros, casas de espetáculos (exceto boates) e repartições públicas.
Cuidados com as crianças:
• O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê penalidades de 6 meses a 2 anos para quem vender, fornecer ou entregar a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto os incapazes de provocar qualquer dano físico com utilização indevida
Balões:
• É proibida comercialização, transporte e lançamento de balões com fogo - exceto as lanternas japonesas, com mechas de peso inferior a 2g, conhecidas como balões "chinesinhos". Quem descumprir a lei recebe multa de R$ 481,65
• Soltar fabricar, vender ou transportar balão é crime ambiental inafiançável. A pena prevista é de detenção de 1 a 3 anos ou multa, ou ambas as penas.
Denúncias:
• Denúncias devem ser realizadas pelos telefones 156, da Prefeitura, ou 190, da Polícia Militar de São Paulo

Operação Cata-bagulho acontece sábado na Vila Formosa

Equipes da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão percorrerão as ruas da região para mais uma operação Cata-bagulho. A ação acontece neste sábado (19/06).

Serão recolhidos materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, madeiras e utensílios domésticos. O perímetro atendido fica entre as ruas e avenidas Guaxupé, Pretória, Aracê, São Ticiano, Angá, Renata, Planeta, Sapopemba, Luiz Ferreira da Silva, Antonio Gomes, Miranda Jordão, Abel Ferreira, Guandu, da Meação, Maria Otilia e Emilio Marengo. É importante que o munícipe coloque os objetos a serem recolhidos nas calçadas até as 9 horas.

Um dos objetivos da ação é impedir que os materiais sem uso sejam descartados em vias públicas, comprometendo o escoamento da água em dias de chuva, que pode gerar alagamentos e enchentes. O serviço de cata-bagulho recolheu, no último trimestre, mais de 150 toneladas de objetos inservíveis.
As operações Cata-bagulho não fazem recolhimento de entulho. Para esses casos, pequenas quantidades de até 1 m³ de entulho - que corresponde a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba - gerados por pequenas reformas e construções, podem ser levados gratuitamente para os Ecopontos da região.

Quem gera muito entulho deve contratar uma empresa especializada em serviços de coleta e transporte de entulho, cadastrada pela Prefeitura, que faz o descarte de forma apropriada em aterros de inertes. O cidadão pode conferir a relação das empresas cadastradas no site www.prefeitura.sp.gov.br.

Serviço:

Operação Cata-bagulho na região de Vila Formosa
Data: 19 de junho de 2010
Horário: 10h às 16h
Serviço gratuito.

Ecoponto Alberto Badra
Local: sob o viaduto Engenheiro Alberto Badra, na Avenida Aricanduva nº 200
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas
Serviço Gratuito.

Ecoponto Astarte
Local: rua Astarte, nº 500 - Aricanduva
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Serviço gratuito.

Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão fiscaliza estabelecimentos comerciais da região

A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana, agentes do Programa de Silêncio Urbano (PSIU) e Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou uma blitz em estabelecimentos comerciais da região em 11/6.
Foram vistoriados 7 bares, uma boate e uma loja de conveniência de posto de combustível, localizados nas avenidas Dr. Eduardo Cotching, Renata, João XXIII e na rua Planeta. Como resultado desta operação, 70 cadeiras e 27 mesas instaladas de maneira irregular no passeio de pedestres foram apreendidas nos estabelecimentos que não apresentaram o TPU (Termo de Permissão de Uso), documento necessário para colocar mesas ou cadeiras nas calçadas.
Além disso, a ação da subprefeitura também lavrou 7 intimações e 7 multas, deu prosseguimento em dois processos de licenciamento e uma intimação para mesas e cadeiras no passeio.
Reclamações e denúncias sobre estabelecimentos com excesso de ruído, ou outras irregularidades, podem ser feitas pelo telefone do Psiu, ou no SAC (serviço on-line de cadastro de solicitações, da Prefeitura), selecionando a opção "Poluição Sonora" no campo de assunto.

Serviços:
Psiu
Tel: 156

SAC
Site: http://sac.prefeitura.sp.gov.br

Planos de avaliação e estratégias

O objetivo é minimizar efeitos de fenômenos naturais e implantar banco de dados com mapeamento das áreas sujeitas a riscos naturais

Com o início da época de baixas temperaturas, em consequência do período de outono e inverno na cidade de São Paulo, a Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão realiza quarta-feira (23/06), às 17h, reunião para apresentação de relatórios parciais do Plano Preventivo para minimizar os efeitos deste fenômeno natural. A baixa umidade do ar também será tratada no plano de ações preventivas.

Será discutida também a possibilidade de nova fase de treinamento dos funcionários e voluntários da Defesa Civil, visando melhorar o seu desempenho nas ações de socorro, prevenção, emergência e recuperação, orientados pelo Corpo de Bombeiros.
Como a meta desta Gestão é a busca da excelência no atendimento aos munícipes, será implantado na sala de estratégia desta Subprefeitura, em conjunto com a Assessoria de Informática, um banco de dados que contará com todas as informações inerentes à Coordenadoria Distrital de Defesa Civil, com mapeamento detalhado das áreas sujeitas a riscos naturais e plano de contingência para estes eventos.

Serviço:
Evento: Apresentação de planos de avaliação e estratégias
Local: Auditório da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão - Rua Eponina, 82
Data: 23/06/10
Horário: 17h00

Kassab participa da entrega de mais um viaduto da Nova Marginal

Foto: Fernando Pereira/Secom

Ao lado do governador Alberto Goldman, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhou o último domingo (13/6) a entrega e liberação ao tráfego do Viaduto Tatuapé, que ligará a pista expressa da Marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna, com a pista expressa da Avenida Salim Farah Maluf.

"Milhares de veículos por dia vão poder acessar diretamente da marginal Tietê a Avenida Salim Farah Maluf. Este é um benefício enorme que vem se integrar às obras já entregues nas marginais, mais um avanço no projeto de revitalização, recuperação e ampliação das marginais. Espero que até o fim deste ano possamos atingir nossa meta e entregá-la por completo à cidade", afirmou Kassab.

Com 240 metros de extensão, o novo viaduto é parte integrante do Complexo Tatuapé e faz parte da segunda fase da obra de adequação viária da Marginal Tietê. Nesta etapa complementar, a via, principal artéria da cidade de São Paulo, ganhará quatro novos complexos, que devem estar concluídos até o final de 2010.

O Complexo Tatuapé contará, ainda, com mais uma ponte, que facilitará o acesso dos veículos que vêm da Avenida Salim Farah Maluf para a Marginal Tietê, tanto no sentido Castello Branco quanto em direção à Rodovia Ayrton Senna.

Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2010 chega à etapa Aricanduva

Foto: Parque Ecológico dos Trabalhadores - Antigo CERET

A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, em parceria com a Secretaria de Esportes, lazer e Recreação da Cidade de São Paulo e a Associação de Cultura e Esporte Social - Rede Acesso, traz para a região o Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2010.
O projeto tem como objetivo incentivar a prática de esportes e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de mobilizações em massa, tornando este evento a corrida de rua mais popular da cidade de São Paulo. O Circuito Popular é constituído de 23 provas, com 192 quilômetros de corrida e caminhada, o que beneficiará 96.000 paulistanos.
A 12ª prova será realizada no PET (Parque Esportivo dos Trabalhadores), antigo CERET, localizado na Praça Canuto de Abreu s/nº, Tatuapé, no dia 4 de julho. A entrega dos kits será feita às 7h e o início da prova será às 8h. O circuito terá 8 km com saída e chegada dentro do PET.
Serão abertas 300 vagas. Para participar basta se inscrever na Supervisão de Esportes da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão até o dia 25 de junho e doar 1kg de alimento não perecível. A partir do dia 26, as inscrições só poderão ser feitas através do site www.ativo.com.br.

Ônibus Brincalhão em Guaianases

Mais uma visita do ônibus Brincalhão no bairro de Guaianases. Traga sua família
A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a Supervisão de Esportes da Subprefeitura Guaianases, está trazendo mais uma vez o ônibus Brincalhão ao bairro no próximo dia 20 de junho, a partir das 10 horas.
Desta vez a comunidade beneficiada foi o Lajeado, na Praça da Paz, localizada na rua Itaberaba-Açú. Este projeto faz parte do Programa Lucidade, que tem como objetivo valorizar a espontaneidade, incentivar a criatividade e imaginação de todos que passarem pelo ônibus Brincalhão, lembrando que não é um espaço exclusivo para crianças.
Entre as atividades proporcionadas pelo projeto há a tenda de fantasia, mini biblioteca, além de brinquedos educativos. No local haverá monitores educadores que irão orientar os visitantes.
No dia 27 de junho haverá mais uma visita do ônibus em Guaianases. Desta vez, na Praça Getúlio Vargas (pátio Mercado Municipal).

CADES Itaquera elege seus representantes em clima democracia

Subprefeito Tamura e o chefe de gabinete Major Rohrer com os conselheiros recém eleitos

Estão eleitos os novos conselheiros do CADES Itaquera. Em 30 de maio, numa votação tranquila e organizada, quase mil cidadãos compareceram à Praça de Atendimento da Subprefeitura de Itaquera para escolher seus representantes. Com apresentações de artistas da região e 49 servidores trabalhando no pleito, foram conhecidos os novos membros do Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, com mandato de dois anos. No próximo dia 5 de junho será comemorado o Dia do Meio Ambiente, mas durante esta semana haverá ações com esse foco em toda a cidade.
Após a apuração das urnas, chefiada pelo subprefeito Roberto Tamura e pelo chefe de gabinete Major Rohrer, foram contabilizados 990 votos e eleitos os seguintes candidatos: Marcos Paulo da Silva (Boy), Luiza Josefa de Assis, Fernando Luis Simas, Gabriel de Oliveira, Francisco Bertulino Filho (Chicão), Jader Donizeti Ferreira Cruz (Magal), Ivo Carlos Valêncio e Miguel Alves dos Santos.

Logo em seguida, diante de um quadro com a contagem em tempo real, e testemunhada por todos os presentes, foram definidos os suplentes. São eles, respectivamente: Mario Seimaru Lima (China), Décio Suzuki, José Jorge Costa Borges, Pedro Gomes da Silva, Roseli Aparecida Pavon, Roque da Luz Fernandes, Edmilson Cardoso dos Santos, Luiz Carlos da Silva (Luiz do Comas).
Um curso de capacitação será ministrado pela Secretaria de Verde e Meio Ambiente aos novos conselheiros e suplentes para que tomem consciência de seus deveres e poderes como representantes da comunidade. As aulas, assim como a posse dos eleitos ainda aguarda por uma data com a presença do Secretário do Verde, Eduardo Jorge.

"É uma oportunidade única de cada um demonstrar preocupação com o meio ambiente e exercer cidadania. Acredito que Itaquera arregaçou as mangas e realizou uma bela votação", festejou o subprefeito Roberto Tamura, ao final do dia. Já a eleitora Vera Lucia Santos Paulino acredita que o conselho é importante para se pensar o futuro. "É a primeira vez que estou votando. Precisamos pensar sobre o que jogamos fora e a preservação do verde", diz ela.

Durante o dia um pequeno palco foi montado na rua Ken Sugaya, ao lado da subprefeitura. Foram realizadas apresentações das duplas Tidy e Nelson, Vitor Ricardo e Morais, Alberto e Gilmar Vieira, que também fez dueto com Ney. Também houve dança e performance do grupo Família Crew.


Sobre o CADES

O tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável tem ganhado mais destaque a cada dia, porém poucos sabem qual o real papel da entidade. O órgão, subordinado ao CADES, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é responsável por discutir questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho. Este ano realizará sua 2ª eleição, e os eleitos tomarão posse no início de junho.

Dentre suas competências, está colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz. Isso acontece através de recomendações, proposições de planos, programas e projetos ao CADES Municipal.

O conselho é formado por 16 membros mais seus suplentes, sendo a metade do governo e a 8 da sociedade civil, e é presidido pelo subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura. O mandato dos membros do Conselho é de dois anos, no entanto, são permitidas duas reconduções, por igual período. As funções dos membros do Conselho são consideradas serviço público relevante, porém não há remuneração alguma. As reuniões acontecem em encontros mensais na subprefeitura e também recebem propostas, denúncias e críticas relacionadas à proteção do meio ambiente e a tudo que diz respeito ao bem estar melhorar a vida das pessoas. Vale sempre ressaltar que as manifestações podem ser encaminhadas por qualquer pessoa ou organização.

Luta livre invade o Clube Escola José Bonifácio

Luta livre do grupo Astros e Estrelas do Ringue invade o Clube Escola José Bonifácio

O Clube Escola José Bonifácio, por meio da Supervisão de Esportes da Subprefeitura de Itaquera, realizou no dia 12/6 um dos maiores eventos de luta livre com os grandes lutadores do grupo Astros e Estrelas do Ringue. Numa noite de muita emoção e adrenalina com diversão para toda a família foi comemorado o aniversário do Conjunto José Bonifácio, que completou 30 anos.

A luta livre é uma mistura de artes marciais e interpretação, que ilustra o combate do bem contra o mal num show teatral sem tom de selvageria. Segundo o organizador, Marco Antonio Louro, o espetáculo é divertido para todos, de crianças a idosos, pois é um entretenimento para toda a família. "É educativo, mostramos valores corretos e é um incentivo para que todos pratiquem atividades físicas. Porém, cuidado para não praticar sem orientação", explica.

O grupo Astros e Estrelas do Ringue existe há mais de 20 anos e promove shows beneficentes em muitas áreas carentes, com todas as despesas custeadas por patrocinadores. Nesta edição, se apresentaram 8 lutadores, entre eles Bob Júnior - O Príncipe Dourado, o Malvado Vira-Lata, o Temível Cachorrão, o Super Garoto Sonic, o Mano Rap John, Vingadora e Centenária La Múmia com 100 anos de maldade, Killinger - A Caveira Maldita. O espetáculo tem duração de 1h15 e deverá ser transmitido pelo Canal 09 da NET, ainda sem data definida. Contato para shows: (11) 9858-2532.

FOGOS DE ARTIFÍCIOS SÃO APREENDIDOS E DESTRUÍDOS EM ITAQUERA

Subprefeitura de Itaquera apreende e destrói fogos de artifícios

Fogos de artifício é coisa perigosa, por isso todo cuidado é pouco. Sempre pensando na segurança dos moradores, as equipes da Supervisão de Fiscalização da Subprefeitura de Itaquera realizaram no início do mês uma apreensão de 200 caixas de fogos de artifícios na Avenida Itaquera próximo à avenida Lider. Acompanhados da Guarda Civil Metropolitana, agentes fiscais apreenderam mais de 80 caixas de rojão e uma centena de pacotes de traques e morteiros de um ambulante que comercializava mercadorias no local.

Após a apreensão dos fogos de artifícios, o ambulante foi atuado e não poderá buscar a sua mercadoria ilegal. Todas as caixas foram imersas em um barril no pátio da Subprefeitura de Itaquera, eliminando assim o risco de explosão. Na maioria das apreensões realizadas, o comerciante pode retirar os produtos mediante multa caso esteja conforme a legalização fiscal, mas no caso de fogos de artifícios e de mercadorias piratas, as mercadorias não são devolvidas ao infrator.

Para combater o comércio ilegal dos fogos de artifícios denuncie pelos telefones 156, da Prefeitura, ou 190, da Policia Militar de São Paulo. A venda de fogos de artifícios por ambulantes e em comércios situados nas zonas residenciais é proibida por lei. Também não é permitida em locais como casas de espetáculos (exceto boates), repartições públicas, unidades de saúde e teatros.

Subprefeitura de Itaquera e GCM realizam grandes apreensões

A Subprefeitura Itaquera e a Guarda Civil Metropolitana têm atuado juntas para manter a região mais segura. Prova disso foram as duas apreensões ocorridas entre quinta e sexta-feira da semana passada. Na manhã do dia 10, GCMs apoiavam agentes da Subprefeitura de Itaquera em operação de desfazimento de construções irregulares no perímetro na rua Joaquim Meira de Siqueira, no Parque do Carmo, quando flagraram grande quantidade de caixas de cestas básicas em um dos barracos. Imediatamente acionaram o delegado do 53º DP, que confirmou tratar-se de carga roubada de alimentos de uma empresa localizada na cidade de Barueri. Foi registrado no boletim de ocorrência o roubo de 70 cestas básicas, que foram devolvidas à empresa proprietária.

Já no dia 11, sexta-feira, pela madrugada, a Guarda Ambiental de Itaquera realizava ronda com vistas à proteção do meio ambiente e coibição de ocupações irregulares em uma área de proteção ambiental (APA do Iguatemi), no Jardim Pedra Branca - divisa de Itaquera e Cidade Tiradentes, quando flagrou dois homens desmanchando um veículo modelo Corsa. Dentro do carro, os guardas encontraram 400 caixas de remédios de diversas indústrias farmacêuticas para diferentes tratamentos. Os dois homens foram autuados na mesma delegacia por receptação, roubo ao patrimônio e furto de veículo. A população também pode contribuir com a Guarda Ambiental na coibição deste tipo de crime. Basta ligar para o telefone 153. Ações como esta contribuem de forma significativa para o aumento da sensação de segurança da população na região de Itaquera. Ajude você também.

Para o subprefeito Roberto Tamura, ambas as ações mostram o empenho do poder público em combater a ilegalidade. "Temos que continuar atuando juntos, com a GCM sempre apoiando a subprefeitura e vice-versa. Só com cooperação conseguiremos melhorar ainda mais a situação em Itaquera e garantir mais qualidade de vida para os munícipes", concluiu.

Moradores aprovam a nova ponte do Jardim Elian

A nova ponte de concreto localizada na rua Edmundo de Abreu, no Jardim Elian, está quase pronta. A Subprefeitura de Itaquera se empenhou ao máximo para trazer mais conforto aos moradores com a estrutura de concreto que acaba de ser construída por uma equipe de 15 servidores. Com a finalização, a obra proporcionará ainda mais segurança aos moradores na hora de realizar suas passagens para as casas vizinhas.

Segundo moradores do local os reparos foram bem recebidos, já que há uma grande quantidade de crianças que se acidentaram na antiga passarela, improvisada por um morador. "Melhorou bastante, pois eu mesma já cai na água e depois da obra não houve mais acidentes" afirma Lucilene Biagi, de 32 anos. "Achei muito bom, pois não havia segurança naquele pedaço de madeira. De 0 a 100 dou 90% de aprovação, pois ainda falta o corre-mão", diz Luiz Carlos Silva, morador há 30 anos do local.

Segundo o subprefeito de Itaquera Roberto Tamura concluir a obra foi de grande importância. "Precisamos ter um cuidado especial com a pontualidade das demandas em cada comunidade. Os problemas de cada região são específicos e isso requer toda nossa atenção com cada um dos bairros e seus moradores. Fico feliz que possamos entregar essa facilidade à população", sintetiza o administrador.

Motos, plantio e muita comemoração ao Dia do Meio Ambiente em Itaquera

Uma grande festa da natureza. Assim foi a ação coletiva com o plantio de 55 mudas em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. A celebração aconteceu durante o último domingo 6/6, em um terreno que estava abandonado na Cohab II, no Conjunto José Bonifácio. A união dos Motoclubes de São Paulo (Moto Leste) em parceria com a Subprefeitura de Itaquera, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a administração do Parque Raul Seixas realizaram o evento. O chefe de gabinete da Subprefeitura de Itaquera, Major Rohrer, compareceu representando o subprefeito Roberto Tamura.

Aproximadamente 400 motociclistas se reuniram às 10 horas, embaixo do viaduto localizado na avenida David Domingues Ferreira, centro de Itaquera. Provaram também que as roupas pretas e intimidadoras são apenas fachada e o que importa é passar uma mensagem positiva de preservação. "É uma forma que encontramos para melhorar o meio ambiente e de colaborar com o nosso planeta", afirma o diretor de eventos do Moto Leste, Luis Carlos Hatner.

Os motociclistas de 52 motoclubes partiram em "motoata" até a rua Juiz do Mato, no conjunto José Bonifácio, e realizaram o plantio coletivo de 55 mudas de árvores, entre elas, Ipês de diversas cores, pitangueiras, cerejeiras e goiabeiras.

Segundo os organizadores do evento, composta por representantes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura de Itaquera e Casa de Cultura Raul Seixas, é a segunda vez que acontece esse ato de cidadania em respeito à natureza com a idéia de promover a conscientização ambiental na região.

As mudas plantadas receberam uma placa indicativa com informações da espécie, data e o nome do respectivo motoclube. A partir do momento em que foram plantadas, cada motoclube terá a responsabilidade no desenvolvimento de sua própria muda.

Logo após a ação coletiva do plantio das árvores, os motociclistas seguiram em direção ao Parque Raul Seixas, na rua Murmúrios da Tarde, nº 211. E para fechar o dia de comemoração os motociclistas acompanhados de suas famílias aproveitaram à tarde do domingo ecologicamente correto ao som do show de rock da banda Arquivo 69.

Legendas:

01 - as exóticas motocicletas
02 - Motociclistas da Moto Leste realizando plantio coletivo
03 - Motociclistas do motoclube Rebeldes acompanhados de Fátima Thomaz, Coordenadora administrativa do Parque Raul Seixas, e do Major Rohrer, Chefe de Gabinete da Subprefeitura de Itaquera

Crianças de um abrigo na Zona Leste, recebem uma noite de pizzas gratuitas.

No ultimo dia 26 de Maio, a Didio Pizza, rede de pizzarias exclusivamente delivery, realiza através de sua unidade recém inaugurada na Vila Alpina, a distribuição de pizzas gratuitas para as crianças da Casa Abrigo Nosso Lar, casa de assistência e proteção social, para proteção social e reintegração familiar.A Casa recebeu a visita dos representantes da rede Camila Biazini e Guilherme Brown, e o Franqueado da unidade Vila Alpina Fernando Basso, que presentearam a noite com pizzas de diversos sabores. As crianças puderam comer pizzas de mussarela, calabresa, frango com catupiry, chocolate, banana, prestígio, e até mesmo a mais diferente, a Pizza Mouse de Maracujá.

Legenda da Foto: Da esquerda para a direita: Camila Biazini, Guilherme Brown, Fernando Basso e Solange(diretora da Casa).

Informações sobre a franquia: www.didio.com.br

Zona Leste ganha sete telecentros nesta semana

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por intermédio da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), inaugura mais sete Telecentros nesta semana. Todos os novos equipamentos de inclusão digital, entregues entre ontem e hoje, estão instalados na Zona Leste da Capital.
O Programa Telecentros da Prefeitura tem se revelado um mecanismo eficiente na capacitação profissional, na revitalização dos espaços públicos, na democratização do uso de computadores e na possibilidade de acesso gratuito à internet.
Com mais estes telecentros são 354 unidades inauguradas na cidade de São Paulo. O programa teve um grande crescimento nos últimos três anos, quando mais que dobrou o número de unidades de inclusão digital na Cidade.
O crescimento significativo do número de unidades faz parte do Programa Expansão Telecentro. A intenção da SMPP é expandir 33% o número de telecentros, chegando ao número de 400 unidades até o fim de 2010. Isso quer dizer que serão mais 2000 computadores (20 por unidade) à disposição da população.
Os novos telecentros funcionarão em parceria com organizações sociais, que hoje são responsáveis por mais da metade do número de unidades em funcionamento. Os prédios estão devidamente adaptados às pessoas com mobilidade reduzida.

Confira as novas unidades:
Telecentro Santa Zita - Rua Bruno Zabala, 106 - sala 2 - Conjunto José Bonifácio
Telecentro Flor do Oriente - Rua Bernardino Prudente, 42 - Conjunto José Bonifácio
Telecentro Casa do Cristo Redentor - Rua Agrimensor Sugaya, 986 - José Bonifácio
Telecentro Apabe - Rua Professora Ernestina Loureiro de Miranda, 747 - Burgo Paulista
Telecentro Liga-Leste - Núcleo Reabilitar - Rua Doutor Aiose, 151 - Vila Verde
Telecentro Conjunto Garagem - Rua Arraial Santa Barbara, 971 - Vila Jacuí
Telecentro Abracci - Rua Miguel Rachid, 311 - Vila Paranaguá

Encontro de Cultura Caipira anima S.Miguel neste final de semana

IV Encontro de Cultura Caipira apresenta a diversidade cultural brasileira

Pelo quarto ano seguido, a Fundação Tide Setubal divulga e valoriza manifestações populares, como congada, catira, dança de fita, samba rural e forró. No arraial, muitas comidas típicas, fogueira, pau-de-sebo e decoração inspirada no café

O IV Encontro de Cultura Caipira da Fundação Tide Setubal será realizado, em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP), nos dias 18, 19 e 20 de junho (sexta, sábado e domingo), das 17h às 23h, no Clube da Comunidade (CDC) Tide Setubal. Na programação, apresentações de grupos que resgatam músicas e danças populares do interior, como coco, ciranda, congada, catira, maracatu, dança de fitas, samba de Pirapora e a tradicional quadrilha, além de barracas com comidas e bebidas típicas.
O objetivo desta comemoração, aberta e gratuita, é apresentar um panorama da cultura que formou o povo paulista e brasileiro. Ou seja, a festa mostra influências da miscigenação entre brancos, índios e negros. Muito além, portanto, das tradicionais referências cristãs européias dos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. O arraial já se consagrou na região reunindo em média 6.500 pessoas que nele se encontram com suas histórias e memória cultural.
Segundo Tião Soares, coordenador de Cultura da Fundação, a palavra Kaaipira, em tupi, significa o que vive afastado. Em língua portuguesa falada no Brasil, passou a ser utilizada como designação genérica dos habitantes do interior do Estado de São Paulo. “Na capital paulista, todo mundo tem um pouco de caipira. No bairro de São Miguel, aspectos da cultura nordestina e da cultura do interior também ficam evidentes em todos os cantos”, destaca o coordenador.
Café enfeita arraial
Para evidenciar a origem caipira da capital, o tema da festa em 2010 será o café do Brasil, lembrando o baronato cafeeiro, que trouxe riquezas para uma metrópole que se agigantou. Por todo o CDC — que nesta época costuma atrair milhares de pessoas de São Miguel e de outros bairros da cidade —, a decoração seguirá esta temática, contando com sacos de juta e grãos. Haverá café fresco, recém torrado, dentro da típica Casa Caipira, erguida em taipa e equipada com mobília e utensílios característicos do interior.
Durante o fim de semana da festa, balões enfeitarão todo o alambrado que circunda o CDC. A rua de acesso ao clube ficará fechada e uma grande fogueira será acesa no horário do evento. O tradicional pau-de-sebo dará recompensa em dinheiro para quem escalá-lo até o topo.
“Quem vier ao Encontro neste ano vai se reconhecer dentro de sua cultura e dos seus saberes e perceberá, também, as diferenças culturais do país. São várias manifestações numa programação extremamente rica. Essa festa é uma verdadeira promoção da diversidade”, diz Tião Soares.
Ritmos, danças e cantos
Um dos destaques da programação é a intervenção de três congadas — a de Nossa Senhora do Rosário, a de São Benedito e a de Santa Ifigênia — no meio da tradicional Praça do Forró, de São Miguel. No sábado (dia 19), à tarde, elas convidarão todos a festejar a cultura popular no CDC. A partir das 19 horas, as congadas seguem em cortejo pelas ruas próximas ao clube. Os participantes cantam e dançam para homenagear um santo de devoção. O folguedo conta com um rei e uma rainha negros. Todo esse espetáculo se dá ao som de uma forte percussão com bailados vigorosos.
As festividades contam com outras performances, como as do Grupo Cultural Itapoá, com a dança das fitas coloridas de Ubatuba (SP); as do Grupo Jabuticaqui, de Mogi das Cruzes (SP), com maracatu, moçambique e boi; e as da Banda Semente Africana e Família da Nova, com diversos ritmos afro.
O público também terá a chance de apreciar o trabalho do cadenciado Samba de Roda de Pirapora, de Pirapora do Bom Jesus; da entusiasmada Orquestra Sanfônica de São Paulo; e do afinado Trio de Forró Rastapé Flor de Muçambê.
A ciranda, o coco, o samba de roda e outros ritmos populares brasileiros serão apresentados por 20 jovens do Projeto ArteCulturAção, realizado pela Fundação Tide Setubal, em São Miguel. Crianças participantes das oficinas do programa Clube Escola do CDC dançarão a quadrilha.
Festa de sabores
Além do passeio pelos ritmos e danças brasileiras, como de costume, o Encontro proporcionará uma prazerosa viagem gastronômica. Na quadra do CDC, várias barracas de comidas prestigiarão exclusivamente a cozinha do interior.
Em duas delas — ligadas ao Programa Ação Família São Miguel, realizado pela Fundação —, mulheres que participaram de curso específico na Oficina Escola de Culinária vão comercializar quitutes preparados a partir de receitas tradicionais, como cuscuz, pamonha, tapioca e cocada.
A cantina do CDC terá pratos típicos, como baião de dois, galinhada, feijão tropeiro e escondidinho. As demais barracas, de responsabilidade dos moradores, venderão outros alimentos característicos dessa época do ano.

Documentários
O público poderá conhecer um pouco mais da cultura caipira a partir da exibição de mais de dez documentários do Projeto Terra Paulista. Dirigidos por Sérgio Roizenblit e Tatiana Lohmann, eles retratam o rico patrimônio cultural de várias regiões de São Paulo, como o Vale do Ribeira, o litoral, o oeste paulista, o Vale do Paraíba, o Vale do Médio Tietê, entre outros locais. Os diferentes aspectos de cada espaço são abordados pela voz de seus moradores. A exibição ocorre na Sala de Convivência do CDC, durante todo o Encontro.

4º Encontro da Cultura Caipira
Local: CDC Tide Setubal – Rua Mário Dalari, 170 – Jd. São Vicente, São Miguel Paulista
Data: 18, 19 e 20/06/2010 (sexta, sábado e domingo)
Horário: das 17h às 23h
Entrada: aberta e gratuita
Tel.: (11) 2297-5969
Como chegar: http://www.ftas.org.br/ftas/site.php?mdl=cdc&op=lercdc&id=11


Sobre a Fundação Tide Setubal
Desde 2005, trabalha para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região de São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo (SP). Para isso, desenvolve ações voltadas a famílias, jovens e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social, em parceria com órgãos do governo e ONGs e em articulação com políticas públicas, priorizando a participação ativa da comunidade, fornecendo-lhe informação e estimulando a construção da sua autonomia.
Todas as relações e as atividades da Fundação são norteadas por quatro princípios: construção de uma sociedade justa e solidária, tendo como pressuposto a inclusão democrática e participativa de todos os segmentos sociais; respeito às diferentes temporalidades, pluralidades e diferenças culturais; valorização da cultura, tradições, experiências e costumes da comunidade; valorização do trabalho voluntário.


PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO DE CULTURA CAIPIRA


• Sexta-feira, 18/06

17h – Trio Rastapé Flor de Muçambê
Liderado por Gil Sanfoneiro, o trio conta com triângulo e zabumba para apresentar clássicos do forró pé de serra nordestino.

18h – Percussão Brasileira
Formado por 20 jovens do Projeto ArteCulturAção, apresentará ritmos populares brasileiros como o coco, a ciranda e o samba de roda.

19h – Quadrilha Junina do Clube Escola
Crianças participantes das oficinas do programa Clube Escola do CDC Tide Setubal dançarão uma tradicional quadrilha junina em homenagem a São João.

20h – Grupo de Catira de Suzano
Os integrantes mostram a catira e o cateretê, danças de sapateado derivadas do antigo fandango português. Assim, mantêm viva a tradição, ao som da viola caipira e das batidas das botas.

21h – Grupo Jabuticaqui – Ritmo e Tradição
O coletivo de Mogi das Cruzes (SP) homenageia mestres dos grupos de congada, maracatu, moçambique, boi, cacuriá e outros, divulgando a cultura popular.


• Sábado, 19/06

16h – Intervenção na Praça do Forró em São Miguel Paulista
As congadas Marujada Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e de Santa Ifigênia fazem uma intervenção na Praça do Forró, convidando todos os moradores a festejar nossa cultura popular no CDC.

17h – Trio Rastapé Flor de Muçambê
O trio volta ao palco do CDC para apresentar clássicos do forró pé de serra nordestino.

18h – Quadrilha Junina do Clube Escola

19h – Congada Marujada Nossa Senhora do Rosário, Congada de São Benedito e Congada de Santa Ifigênia
Participantes fazem cortejos em que cantam e dançam em homenagem ao santo de devoção, com percussão, bailado e rei e rainha negros. Criados na década de 1970, estão entre os poucos grupos que conseguiram se rearticular no contexto adverso da Grande São Paulo.

Local de concentração: Avenida José Ferreira Crespo com Avenida Marechal Tito, em frente ao Posto Aster, seguindo em direção ao CDC Tide Setubal.

21h – Banda Semente Africana/Família da Nova
As duas bandas mostram um repertório bem diversificado, com composições baseadas em ritmos populares, como afoxé, samba rock, reggae, samba de raiz, coco e outros.


• Domingo, 20/06

15h30 – Copa 2010 – Brasil x Costa do Marfim – Ao Vivo
Exibição do jogo da seleção brasileira em um telão

17h – Trio Rastapé Flor de Muçambê
O trio volta ao palco do CDC para apresentar clássicos do forró pé de serra nordestino.

18h – Quadrilha Junina do Clube Escola

19h – Grupo Cultural Itapoá - Dança das Fitas de Ubatuba (SP)
Manifestação milenar originária da Europa em que dançarinos seguram fitas coloridas, evoluem ao redor de um mastro no centro do tablado e, ao som do cantador, trançam as fitas, formando desenhos coloridos.

20h – Samba de Roda de Pirapora
O grupo mostra o samba de bumbo, também chamado de samba de Pirapora ou samba rural paulista, típico de Pirapora do Bom Jesus (SP), considerada berço do samba de São Paulo

21h – Orquestra Sanfônica de São Paulo
A professora Elvira Sbrighi agrupa pessoas de diferentes origens, idades e profissões em torno da sanfona. Criada em 1950, no bairro da Lapa, o repertório da orquestra inclui clássicos do cancioneiro, como “Tico-Tico no Fubá”, “Bem-Te-Vi Atrevido” e “Aquarela Brasileira”.

São Paulo ganha mais oito Telecentros

A Secretaria de Participação e Parceria - SMPP, por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital - CID, inaugura mais oito Telecentros na cidade de São Paulo entre os dias 16 a 18 de junho. As novas unidades estão localizadas nas zonas Sul e Leste da Capital.
As inaugurações fazem parte do Programa de Expansão de Telecentros, com estes novos equipamentos de inclusão digital a cidade chega ao número de 362 unidades inauguradas. A intenção da SMPP é ampliar a rede em 33% e chegar ao número de 400 unidades inauguradas até o final deste ano.
Os Telecentros Instituto Batista, Cooperpeople, APAE de São Paulo, Joerg Bruder, Bom Jesus, Pra Viver Melhor, Maria do Rosário e Brasil Gigante contarão com 20 computadores cada e um atendimento médio de 150 pessoas por dia. Aumentando a capacidade da rede que atualmente é de mais de dois mil computadores e cerca de dois milhões de munícipes cadastrados.
Os novos espaços de inclusão digital vão contar como o apoio das organizações sociais, que hoje contribuem com o funcionamento de mais de 200 unidades na cidade. Estas parcerias entre a Secretaria de Participação e Parceria e as Organizações Não Governamentais - ONGs garantem instrutores e coordenadores para promover cursos e gerenciar as unidades. Além de financiar reformas estruturais para adaptar as salas com banheiros e rampas que garantem o acesso de cadeirantes.
O Programa, que é gerido pela CID, faz parte de uma política de inclusão digital promovido pela Prefeitura, e vem demonstrando ser uma importante ferramenta para a qualificação profissional, a revitalização dos espaços públicos e a democratização do acesso aos computadores e à internet. O Tecelecentro é considerado o maior projeto de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade.
Confira a programação:
16/06 - 10h - Instituto Batista - Rua Ernesto Manograsso, 207 - São Mateus
16/06 - 11h - Cooperpeople - Rua Murta do Campo, 405 - Vila Alpina
17/06 - 13h - APAE de São Paulo - Rua Loefgreen, 2109 - Vila Clementino
17/06 - 14h30 - JOERG BRUDER - Avenida Padre José Maria, 555 - Santo Amaro
17/06 - 15h30 - BOM JESUS - Travessa Maestro Massaino, altura 3600 - Santo Amaro
18/06 - 10h - Pra Viver Melhor - Rua das Rosas, 111 - Parque das Flores
18/06 - 12h30 - Maria do Rosário -Ação Comunitária Tiradentes - Rua Eduardo Reuter, 410 - Cidade Tiradentes
18/06 - 13h - Brasil Gigante - Avenida Doutor Guilherme de Abreu Sodré, 1567 - Cidade Tiradentes

Prefeitura de São Paulo abre inscrição para 8.072 vagas em cursos de capacitação

A partir do dia 14, a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), inicia as inscrições para 8.072 vagas em cursos gratuitos de capacitação profissional do PlanteQ - Plano Territorial de Qualificação Profissional, com recursos do Fundo de Apoio ao Trabalho (FAT). As matrículas serão feitas até o dia 28 de junho nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) para cursos de auxiliar de escritório, operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista e atendente de lanchonete.
O início dos cursos está previsto para o dia 1º de julho e as aulas serão nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda-feira a sábado. Os cursos terão duração de 50 dias e carga horária de 200 horas. Os locais de aula serão nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da Cidade.
Para se inscrever, o interessado deve residir no município de São Paulo e estar desempregado. Os estudantes receberão auxílio-transporte, lanche e material didático (apostila, caderno, canetas, lápis, apontador, borracha e régua).
No total, são dois arcos ocupacionais beneficiados, um do setor de serviços e outro de comércio. Dentro do arco de serviço, as pessoas, a partir dos 18 anos de idade, podem optar pelos cursos de auxiliar de escritório ou operador de telemarketing. Quem optar por auxiliar de escritório deve ter concluído ou estar cursando qualquer ano do ensino médio. Já quem escolher o de operador de telemarketing precisa ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio.
No segmento comercial, a Semdet oferecerá cursos de vendedor de comércio varejista e atendente de lanchonete, duas das funções com maior número de ofertas de emprego. Podem participar desse módulo pessoas a partir de 16 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.

Inscrição
Para fazer a inscrição, basta comparecer em uma das unidades do CAT espalhadas pela Cidade e apresentar Carteira de Trabalho e cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF (no caso dos menores pode ser apresentado o CPF do pai ou responsável), comprovantes de escolaridade e residência.

Endereços para as inscrições:

Zona Sul/Interlagos
Avenida Interlagos, 6.122
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

*Zona Sul/Jabaquara
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Leste/Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Leste/Itaim Paulista
Avenida Marechal Tito, 3.012
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Leste/CAT Tatuapé
Rua Padre Estevão Pernet, 615
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Oeste/Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

**Zona Oeste/CAT Lapa
Rua Afonso Sardinha, 201
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Norte/Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Norte/Casa Verde
Avenida Ordem e Progresso, 1.001
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Central/Luz
Avenida Prestes Maia, 913
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

* Não oferece serviço de expedição de Carteira de Trabalho
** Não oferece intermediação de mão-de-obra e empresa
*** Oferece apenas serviço de seguro-desemprego

Semana da Saúde chega à Guaianases

Hospitais CEMA e Villa-Lobos levam atendimento médico para a população de Guaianases e região

O Mercado Municipal de Guaianases vai receber a Semana da Saúde, de 21 a 24 de junho. Moradores da zona leste e munícipes em geral poderão fazer avaliação ocular completa e testes de pressão arterial e glicemia na Praça Presidente Vargas, s/nº , centro daquele bairro.

Os exames de visão serão realizados por médicos do Instituto CEMA – braço social do Hospital CEMA -, e incluem avaliação para a detecção de doenças como miopia, astigmatismo, hipermetropia, glaucoma e catarata. Os exames de pressão arterial e glicemia serão realizados pela equipe do Hospital Villa-Lobos, em parceria com o Laboratório Lavoisier. A campanha ocorre das 9 às 15h, com apoio da subprefeitura de Guaianases e Lajeado.

O check-up ocular irá utilizar aparelhos como a lâmpada de fenda (para diagnóstico da catarata), autorrefrator (examina a miopia, astigmatismo e hipermetropia) e tonômetro (para medir a pressão intraocular). Caso a pessoa precise de tratamento, será encaminhada ao Instituto CEMA, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe do Hospital Villa-Lobos e do Laboratório Lavoisier realizará testes de glicemia, para verificação de diabetes, e de pressão arterial, que controla órgãos importantes, como o coração.

Os hospitais CEMA e Villa-Lobos, ambos localizados na Mooca, oferecem à população todas as especialidades médicas, exceto maternidade, inclusive nos pronto-socorros, que funcionam todos os dias da semana, durante 24 horas.

SERVIÇO:

Semana da Saúde em Guaianases
De 21 a 24 de abril, das 9 às 15h
Endereço: Praça Presidente Vargas, s/nº Centro

JORNADA DA CIDADANIA NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

POLÍCIA MILITAR E UNIBAN UNEM ESFORÇOS PARA LEVAR SERVIÇOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA À COMUNIDADE DA VILA JACUÍ

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para a Polícia Militar e a UNIBAN, é tempo suficiente para mudar o destino de centenas de pessoas. Juntos, promovem no dia 26 de junho a 1ª Jornada da Cidadania no Parque da Vila Jacuí. Desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake, o parque destina 170 mil metros quadrados para atividades de esporte, lazer e cultura na zona leste da capital.

O evento proporcionará diversos serviços em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade que vive na região. Professores e alunos da UNIBAN estarão à frente de oficinas de artes, língua portuguesa, matemática, história e atividades recreativas. Na área da saúde, estarão responsáveis pela aferição de pressão arterial, medição de níveis glicêmicos, orientação nutricional, limpeza de ouvido, entre outros.

A Jornada também contará com a presença do deputado estadual Fernando Capez, que na ocasião - data em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Drogas, ministrará palestra sobre o tema. Ainda no evento, a comunidade receberá orientação jurídica, poderá emitir documentos pessoais, acessar um banco de empregos e redigir currículos com o auxílio de um juizado itinerante da Universidade. "Esta Jornada da Cidadania com a UNIBAN / Polícia Militar ilustra, em primeiro lugar, como o público privado pode se unir para servir melhor a sociedade. Em segundo, traz benefícios diretos a esta comunidade em forma de promoção do esporte, lazer, saúde, educação, arte e apoio jurídico", afirma Ellis Brown, vice-reitor da UNIBAN.

A Polícia Militar, por sua vez, será representada pela banda da corporação, fará uma exposição de seu canil e do regimento de cavalaria, bem como palestras educativas. Já a comunidade local contribuirá com diferentes apresentações. A expectativa é beneficiar cerca de 5 mil pessoas em todas as atividades até o fim do sábado. Para isso, mais de 100 voluntários atuarão nas áreas de saúde, educação, orientação jurídica e recreação.


Serviço: Jornada da Cidadania
Data: 26/06/2010
Horário: das 9h às 17h
Local: Parque Jacuí - Rua Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacuí (altura do km 23 da Rodovia Ayrton Senna - SP 070, na pista sentido Rio de Janeiro)

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES NO EVENTO:

EDUCAÇÃO

Oficina de Português
Oficina de Matemática
Oficina de História
Oficina de Artes

JURÍDICA E SOCIAL

Orientação Jurídica (juizado Itinerante)
Assistência Social (redação de currículos, banco de empregos)
Palestras

SAÚDE

Limpeza de Ouvido
Aferição de Pressão Arterial
Teste de Glicemia
Circunferência Abdominal
Balança IMS
Orientação Nutricional
Sorridentes - Odontomóvel
Exames Oftalmológicos
Centro de Zoonose - vacinação de animais

ATIVIDADES DESPORTIVAS E ENTRETENIMENTO

Ginástica Aeróbica
Recreação
Exposição do Canil da Policia Militar
Regimento de Cavalaria
Oficinas de Pintura Infantil e Balões Decorativos
Banda da Polícia Militar
Palestras do Corpo de Bombeiros (Prevenção de Acidentes Domésticos)
Posto de Saúde Fidelis Ribeiro
Escola de Cabeleireiro Teruya
Instituto Embelezze

Agenda de Eventos da Prefeitura - 19 a 21 de junho de 2010

Agenda da Prefeitura

OPERAÇÃO CATA-BAGULHO PERCORRERÁ 12 SUBPREFEITURAS NESTE SÁBADO
Data: 19 de junho
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295

Neste sábado (19/6), 12 subprefeituras de São Paulo realizarão operação cata-bagulho para a remoção de objetos que não têm mais utilidade pelos moradores das áreas atendidas, como móveis e colchões velhos, pneus, madeiras e eletrodomésticos danificados, entre outros. Confirma os horários e roteiros das operações deste sábado.

Aricanduva: das 10h às 16h
Onde: a equipe percorre a região da Vila Formosa, entre as ruas e avenidas Guaxupé, Pretória, Aracê, São Ticiano, Angá, Renata, Planeta, Sapopemba, Luiz Ferreira da Silva, Antonio Gomes, Miranda Jordão, Abel Ferreira, Guandu, da Meação, Maria Otilia e Emilio Marengo.

Butantã: das 9h às 15h
Onde: nos bairros Colombo II (ao lado do estádio do Morumbi) e Fazenda Morumbi.

Cidade Tiradentes: das 8h às 13h
Onde: o caminhão percorrerá vias entre as ruas Alfonso Asturaro, Andréas Clamer, Nicolas Arista, Pauline Caro, Tomás Cerqueira e travessas Baltazar Grassiano, Jean Barrieri, Luis Egídio Menendez, Michel Lambert e Pasqual.

Ermelino Matarazzo: das 7h às 10h
Onde: nas ruas dos Mamonas, Palmeira, Arlindo Bétio, Lucas Gonçalves, Salesópolis, Maria Lucia Pettit, Feira de Santana, Vale do Amanhecer, Cândida Rosa, Paulo Fonteles e avenida Helenira de Resende.

Freguesia/Brasilândia: das 8h às 14h
Onde: nos bairros Vilas Serralheiro, Nina, Áurea, Isabel, Portuguesa e Zulmira Maria e Jardins Iracema e dos Guedes.

Ipiranga: das 8h às 11h
Onde: o caminhão percorrerá vias do Jardim São Savério, passando pelas ruas Raimundo Nina Rodrigues, Menino do Engenho, Giovanni Carnovali, Paulo Roberto Trivelli, Canção do Exílio, Lino dos Verdes Anos, José Souza Azevedo, François Brunel, Jorge de Morais, José Pereira Cuz, Giacomo Cozzarelli, Doutor Benedito Tolosa, Jena Defreg, Giovanni da Coneglianoe avenidas Memorial de Aires e dos Ourives.

Jaçanã/Tremembé: das 8h às 15h
Onde: nos bairros Jardim Jaçanã, Vila Germinal, Vila Nelson, Jardim Guapira e Vila Mimosa.

Lapa: das 10h às 17h
Onde: a operação acontece na Lapa, Lapa de Baixo e Vila Anastácio, entre as avenidas Embaixador Macedo Soares (Marginal Tietê), Santa Marina e ruas Venancio Aires, Clélia, Barão de Jundiaí, Brigadeiro Gavião Peixoto, Monte Pascal, além do Viaduto Domingos de Morais.

Pinheiros: das 7h às 15h
Onde: no perímetro formado pelas avenidas Brasil, Nove de Julho, Cidade Jardim, das Nações Unidas e Eusébio Matoso.

Santana/Tucuruvi: das 7h às 13h
Onde: na região do Tucuruvi, entre as avenidas Antonio Maria de Laet, Coronel Sezefredo Fagundes, Tucuruvi e rua Manoel Gaya.

Sé: das 9h às 16h
Onde: entre as avenidas 23 de Maio, Prefeito Passos, do Estado, Mercúrio e ruas Antônio de Sá, da Figueira e Mauá, além dos viadutos Jaceguai e Glicério.

Vila Maria/Vila Guilherme: das 8h às 13h
Onde: no bairro Jardim Brasil, entre as avenidas Jardim Japão, Edu Chaves, Júlio Buono e a rua Itamonte.

SEMINÁRIO TRILHAS URBANAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE PREVIDÊNCIA
Data: 19 de junho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Neste sábado (19/6), das 8h30 às 12h30, será realizado o IV Seminário Trilhas Urbanas de Educação Ambiental, com o tema Urbanização, Água e Mudanças Climáticas: Os desafios da Educação Ambiental no Século XXI. O programa Trilhas Urbanas, em parceria com o Núcleo de Gestão Descentralizada Centro Oeste e o Laboratório de Educação e Ambiente (TEIA-USP), promove um debate sobre os principais desafios da Educação Ambiental de nosso tempo, com participação do professor Aziz Ab'Saber, Nídia Pontuschka, Pedro R. Jacobi, Hélia Pereira e Marcos Buckeridge. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório do Parque Previdência (Rua Pedro Peccinini, 88, Butantã). Com vagas limitadas, as informações podem ser obtidas pelo site http://www.equipetrilhasurbanas.pro.br.

SÍTIO DA RESSACA RESGATA TRAJETÓRIA DE FIGURA DO ABOLICIONISMO
Data: 19 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Entra em cartaz gratuitamente a partir de sábado (19/6), às 11h, a mostra 'Luís Gama e o Abolicionismo paulistano', na Casa do Sítio da Ressaca (Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara), integrando uma série de exposições sobre temas ligados à cultura negra na cidade. A exposição conta a história de Luís Gonzaga Pinto da Gama, uma das mais importantes figuras do movimento abolicionista, um ex- escravo que conseguiu a liberdade e dedicou-se aos estudos e tornou-se advogado, jornalista e poeta. A visitação da mostra pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

PARQUE ESPORTIVO DOS TRABALHADORES PROMOVE DIA DA AÇÃO VERDE
Data: 19 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Parque Esportivo dos Trabalhadores (Rua Canuto de Abreu, s/nº, Tatuapé), da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente organizam um evento Ação Verde neste sábado (19/6), a partir das 9h. A iniciativa gratuita contará com exposições e palestras com profissionais da saúde, destacando a importância e os cuidados com o meio ambiente, esporte e alimentação. Haverá atividades e palestras, que necessitam de inscrição antecipada, que podem ser feitas até sexta-feira (18/6). Mais informações pelo telefone 3396-6527.

ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COMEMORAM ANIVERSÁRIO COM FESTA
Data: 19 de junho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Neste sábado (19/6), das 10h às 22h, será realizada uma festa gratuita para comemorar o quarto aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia. A iniciativa envolve a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Conselhos Gestores, SPTuris e as subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro, que promovem atrações musicais, oficinas de educação ambiental, passeio ciclístico e barracas de comidas típicas. A abertura das atividades vai ocorrer às 16h, no CEU Parelheiros (Estrada da Colônia esq. com Rua Terezinha do Prado Oliveira). Para participar do passeio ciclístico é necessário se inscrever pelo telefone 3396-3212.

TELECENTRO MALBA TAHAN ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS CURSOS
Data: 19 de junho
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

Até o próximo dia 19 de junho, estarão abertas as inscrições para os novos cursos de informática no Telecentro Malba Tahan (Rua Bras Pires Meira, 100, Jardim Suzana). Nessa fase, além de cursos de introdução à informática para aqueles que não têm noções básicas de computação, serão oferecidos cursos avançados para o editor de textos word. Confira a programação completa. Mais informações pelo telefone 5521-0940.

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE APRESENTA PEÇA SEIOS
Data: 19 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Prossegue neste sábado (19/6), às 18h, o espetáculo Seios, com enredo de autoria de Walcyr Carrasco, que tem desdobramentos surpreendentes a partir do momento em que uma mulher vê o ex-marido com seios. A peça será reapresentada no teatro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha). O espetáculo integra o evento especial CCJ Drag Contest 2010 e tem apresentação gratuitas, para maiores de 14 anos.

PROSSEGUE O FESTIVAL DE BOCHA DOS JOGOS DA CIDADE 2010
Data: 19 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Neste sábado (19/6), acontecerá a continuidade do 7º Festival de Bocha dos Jogos da Cidade, que será realizado das 8h às 18h, no CDC Serra Morena (Rua Araguaia, 749, Canindé). A competição será disputada na etapa municipal com duplas masculinas, femininas ou mistas. Os interessados deverão consultar as Supervisões de Esportes das subprefeituras, apresentando RG dos atletas. Os campeões e vice do Festival de Bocha receberão troféus e medalhas dos Jogos da Cidade 2010. Mais informações sobre a competição em www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br.

JARDIM CELESTE É PALCO DO 1º DIA DA ATITUDE AMBIENTAL
Data: 19 de junho
Secretaria da Habitação
3397-3400 / 3397-3401

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Habitação de São Paulo promove no próximo sábado (19/6), no Jardim Celeste, o 1º Dia da Atitude Ambiental, com mutirão de limpeza e coleta seletiva de lixo eletrônico, que será realizado das 9h às 15h, na Praça Jardim São Savério (Rua Memorial de Aires, 480, Ipiranga). Estão programadas atividades como oficinas para ensinar a confeccionar vasos antidengue, exposições de trabalhos feitos a partir de materiais recicláveis, mutirão de limpeza e coleta de lixo eletrônico (como lâmpadas, baterias e pilhas).

ESCOLA DE ASTROFÍSICA REALIZA MOSTRA DE FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Data: 19 de junho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

No próximo dia 19 de junho, das 12h às 18h15, o Grupo de Ficção Científica Alpha promoverá gratuitamente a segunda mostra de filmes de ficção científica com temas ligados a Astronomia seguidos de palestras e debates, na Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera). Haverá exibições de documentários científicos, especialmente os que enfocam a Astronomia, episódios de séries de ficção científica, entrevistas com atores, dubladores e pessoas ligadas ao universo do cinema e da ficção fazem parte da programação destes encontros. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, com a retirada de ingressos. Confira a programação.

ENCONTRO DE JUVENTUDE AGITARÁ CENTRO ESPORTIVO OSWALDO BRANDÃO
Data: 19 de junho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

No próximo sábado (19/6), das 13h às 20h, o Centro Esportivo Oswaldo Brandão - Espaço Criança Esperança (Rua Michiisa Murata, 120, Brasilândia) será palco de um evento gratuito com várias atividades voltadas para os jovens. A programação prevê a realização de jogo de basquete, graffiti, teatro, além de apresentações musicais e da peça "Bola da Vez", do projeto Paz Encena, do Instituto Sou da Paz. O objetivo da segunda edição desse encontro é motivar os jovens da região para ocupar o espaço e dar mais opções de lazer para as pessoas que freqüentam aquele equipamento público. Informações pelo telefone 3978-8954.

SUBPREFEITURA PREPARA REALIZAÇÃO DO FESTIVAL DE FUNK DA PAZ
Data: 19 de junho
Secretaria das Subprefeituras
3105-6295

Neste sábado (19/6) será realizado o Festival de Funk da paz de Cidade Tiradentes. A iniciativa é da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura de Cidade Tiradentes. Podem disputar os inscritos nas categorias grupo, dupla, bonde ou MC, na sede da Subprefeitura (Estrada do Iguatemi, 2.751, Cidade Tiradentes) ou na Estação da Juventude (Rua Pedro Iovine, 161, Iguatemi). É necessário apresentar ficha de inscrição e cópia das letras das músicas, de autoria dos concorrentes e sem incentivo à violência ou às drogas e palavras de baixo calão. Cada participante poderá concorrer com três músicas. Haverá premiação melhores músicas.

ATLETAS DE SÃO PAULO DISPUTARÃO JOGOS DA JUVENTUDE BRASIL ITÁLIA
Data: 19 e 20 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Neste sábado (19/6) e domingo (20/6), será realizada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a disputa dos Jogos da Juventude Brasil Itália, que tem como objetivo promover a integração cultural e esportiva entre jovens de diferentes estados. A promoção é do Comitê Olímpico Nacional Italiano - CONI Brasil, que convidou 76 atletas do Programa Clube Escola e do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, para representar o estado de São Paulo. Também participarão atletas de 11 e 13 anos na maioria de descendentes de italianos, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

FESTA DO ROSÁRIO 2010 ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA
Data: 19 e 20 de junho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Neste sábado (19/6) e domingo (20/6), a partir das 9h, será realizada a Festa do Rosário (Largo do Rosário, s/nº, Penha de França). A celebração resgata a trajetória negra e acontece ao longo deste mês, com destaque para a Noite de Homenagem a Personalidades Negras, shows musicais e Missa Afro, que ocorrem durante o evento. O evento integra o Programa de Ações Afirmativas da CONE, que exerce papel diferenciado tanto em sua parceria efetiva como na questão educativa. São esperadas cerca de três mil pessoas.

SAMBÓDROMO DO ANHEMBI RECEBERÁ FESTA JUNINA 'SÃO JOÃO EM SÃO PAULO'
Data: 19 e 20 de junho
São Paulo Turismo
2226-0400

Neste sábado (19/6) e domingo (20/6), a cidade de São Paulo promoverá pela primeira vez uma festa junina oficial de São João, que terá uma cidade cenográfica de 30 mil metros quadrados construída no Sambódromo do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). Denominada "São João em São Paulo", a festa terá 9 estados do Nordeste representados por meio do artesanato e da culinária típica. A estimativa é que 30 mil pessoas passem por dia pelo Anhembi. Haverá shows de atrações importantes da música popular, como Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Alceu Valença, Zezé di Camargo & Luciano, entre outros. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) para pista; R$ 240 (inteira) e R$ 120 (meia) para camarote. Quem adquirir passaporte para os três dias terá 10% de desconto. Os convites já estão à venda pelo telefone 4003-1212 ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PREPARA CONFERÊNCIA DA CIDADE
Data: 19 e 20 de junho
Secretaria de Educação
3396-0600

O processo de construção do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo prossegue com a realização da próxima etapa, que será a Conferência de Educação da Cidade de São Paulo, que ocorrerá neste sábado (19/6) e domingo (20/6). O Plano de Educação vai orientar o planejamento, a avaliação e o controle social das políticas educacionais para os próximos dez anos, por meio de um processo amplo e participativo que envolve escolas, comunidade e diferentes setores da sociedade. O encontro ocorre no grande auditório do Palácio das Convenções do Anhembi (Avenida Milton Rodrigues, s/nº, Santana).

ARRAIAL DA COPA NESTE FINAL DE SEMANA NO TENDAL DA LAPA
Data: 19 e 20 de junho
Subprefeitura da Lapa
3396-7500

Neste sábado (19/6) e domingo (20/6), das 14h às 22h, está programada a realização da festa junina gratuita do Espaço Cultural Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1.000, Lapa). Além das comidas e brincadeiras típicas, a festa terá um telão para a transmissão ao vivo do jogo Brasil x Costa do Marfim, às 15h30 de domingo. A programação cultural prevê a exibição de seresta de violeiros do Tendal, quadrilha de crianças, dança indiana e apresentações de teatro. Nos intervalos haverá exibição de filmes sobre temas da cultura caipira e futebol, entre outros. Mais informações pelo telefone 3862-1837.

DISTRITO DE SAPOPEMBA FAZ 100 ANOS COM ATIVIDADES VARIADAS
Data: 19 e 26 de junho
Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba
3397-0803/2211-6488

Neste sábado (19/6), começam as ações e festividades para comemorar o centenário de fundação do bairro de Sapopemba. A comissão de festejos do aniversário do distrito e a Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba definiram a programação de diversas atrações, além da tradicional festa musical. Haverá casamento comunitário e religioso na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Av. Sapopemba, 8.022, Sapopemba), apresentação do canil da PM, desfile cívico, grupos folclóricos e show com bandas da região. A criançada terá brinquedos infláveis, palhaços e arte circense. O encerramento das festividades está programado para o próximo dia 26, das 9h às 20h, no Parque da Integração Zilda Arns (Av. Sapopemba, 6.950, Sapopemba).

CORRIDAS DE RUA MOVIMENTAM MANHÃ DESTE DOMINGO
Data: 20 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Neste domingo (20/6), às 7h, com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação será realizada a corrida de rua "10K Caixa Brasil", em homenagem à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento faz parte do calendário dos principais atletas do país e do exterior e deve reunir cerca de 5mil participantes. Os 10 quilômetros são a prova principal e contará ainda com a opção da corrida de 5 quilômetros e uma caminhada de 4,3 quilômetros. A largada acontecerá na Av. Pedro Álvares Cabral, junto ao Parque do Ibirapuera. Outra prova está marcada para o mesmo dia, em Pirituba, com largada do Parque Toronto, às 8h.

ÔNIBUS BRINCALHÃO LEVARÁ ALEGRIA À REGIÃO DE GUAIANASES
Data: 20 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Neste domingo (20/6), a partir das 10h, o bairro de Guaianases receberá mais uma vez o Ônibus Brincalhão, numa promoção da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a Supervisão de Esportes da Subprefeitura de Guaianases. A comunidade beneficiada será a de Lajeado, na praça da Paz (Rua Itaberaba-Açu, s/nº, Lageado). Esse projeto faz parte do Programa Ludicidade, que tem objetivo de valorizar a espontaneidade, incentivar a criatividade e a imaginação de todos que passarem pelo Ônibus Brincalhão. Monitores educadores estarão no local para orientar os visitantes na tenda de fantasia e na minibiblioteca.

CEUS OFERECEM EXPOSIÇÕES E OFICINAS CULTURAIS DURANTE A COPA DO MUNDO
Data: até 20 de junho
Secretaria de Educação
3396-0345

Prossegue até domingo (20/6), a 1ª Exposição de Futebol do CEU Butantã (Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1.870, Jardim Esmeralda). O evento oferecerá diversas atrações voltadas às crianças da comunidade, adultos e alunos do CEU. O CEU Casa Blanca (Rua João Damaceno, 85, Vila das Belezas) realizará, até o fim do Mundial, a exposição África na mente e Hexa no coração. A mostra tem quadros expostos com os mapas, bandeiras e curiosidades de todos os países participantes. Já o CEU Uirapuru (Rua Frei Claude Alberville, s/nº, Jardim João XXIII) desenvolve o projeto Brasil nas Copas, que mostrará história do futebol e vitórias do Brasil no Mundial. O CEU Caminho do Mar (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241, Jabaquara) realiza a exposição Copas do Mundo. Confira a programação gratuita dos CEUs pelo site www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br.

ETAPA FINAL DA 3ª EDIÇÃO DO DRAG CONTEST 2010 ACONTECE DOMINGO
Data: 20 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Neste domingo (20/6), às 15h, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) realizará a 3ª edição do CCJ Drag Contest, evento gratuito que elegerá rainha e princesa drag queens, dentro das comemorações do mês do orgulho LGBT. Além disso, haverá uma peça de teatro, show de Daniel Peixoto e uma mostra de cinema com temas sobre a diversidade sexual. Mais informações pelo telefone 3984-2466.

PASSAGEM LITERÁRIA DA CONSOLAÇÃO TEM NOVA MOSTRA DE OBRAS DE ARTE
Data: 20 de junho
Subprefeitura Sé
3397-1204/1300

Até o próximo dia 20 de junho, a Passagem Literária (Rua da Consolação esquina com Av. Paulista) apresentará gratuitamente a exposição de telas inspirada nos conceitos artísticos do século XIX, Família Arrrruda, grafia que elucida a sonoridade da fala da época, do desenhista André Rodrigues. A mostra realizada com apoio da Subprefeitura da Sé, apresenta 24 trabalhos do artista feitos com as técnicas de pintura a óleo, de grafite e cor a lápis. As obras fazem releitura do século 19, utilizando a arte contemporânea. A exposição pode ser vista das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 22h, aos sábados, domingos e feriados.

SEMANAS DE DANÇA NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Data: 20 de junho
Centro Cultural São Paulo
3397-4002

Até 20 de junho, o Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso) promove a "Semanas de Dança - Diálogos". As salas Jardel Filho, Paulo Emílio Salles Gomes e o Espaço Cênico Ademar Guerra sediarão 25 espetáculos, uma instalação coreográfica e 160 apresentações, envolvendo aproximadamente 450 profissionais, entre produção e artistas, numa programação que totalizará 225 horas de propostas de dança em zona de troca (com literatura, artes plásticas, circo e teatro), além de outras formas de apropriação da dança e do espaço. A organização estima um público de 10 mil pessoas durante as oito semanas do evento. O Semanas começa na véspera do Dia Mundial da Dança, data instituída em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança (CID), órgão ligado à Unesco. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento do bailarino Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do balé moderno. Confira a programação completa.

VILA MADALENA GANHA DOMINGO CULTURAL COM CIRCO, TEATRO E MÚSICA
Data: 20 de junho
Subprefeitura de Pinheiros
3095-9595

Com apoio da Subprefeitura de Pinheiros, a Vila Madalena passa a ter um domingo cultural, com apresentações populares gratuitas de circo, teatro, dança, música e hip hop. É a 1ª Mostra Mangue Cultural, organizada pela Associação Raso da Catarina. Haverá 22 apresentações em todos os domingos, de junho a outubro, das 16h às 18h, na praça Éder Sader (Rua Fidalga, 800, Vila Madalena). Neste domingo (20/6), o Circo Delírio mostrará malabarismo, acrobacias, equilíbrios e comédia física. A programação completa da mostra cultural pode ser conferida no site www.rasodacatarina.com.br.

INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO SELECIONAM 417 PROFISSIONAIS PELOS CATS
Data: 21 de junho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Começa nesta segunda-feira (21/6), nas unidades de atendimento do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, a seleção para 417 vagas em pequenas e grandes indústrias de confecção têxtil. Os salários oferecidos variam de R$ 764 a R$ 2 mil, conforme a função e a empresa contratante. Além do salário, são oferecidos benefícios como vales refeição e transporte. Há 375 vagas para costureiras, 24 auxiliares de costura, 13 passador de roupa, 4 cortadores e uma para modelista. Para participar, o interessado deve comparecer a um dos postos de atendimento do CAT, com Carteira de Trabalho, RG, CPF e comprovantes de cursos que tenha realizado no segmento têxtil. As unidades do CAT funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.

SEMANA MUNICIPAL DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA VAI ATÉ 2ª FEIRA
Data: 21 de junho
Subprefeitura da Lapa
3396-7500

Termina nesta segunda-feira (21/6) a 4ª Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea, que pretende incentivar o cadastro voluntário para a doação. Embora no Brasil existam cerca de 1,5 milhão de cadastrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), mais de 2.500 pacientes não encontram doador compatível na família e, para o sucesso no tratamento, dependem de um doador voluntário. Para ser um doador voluntário é necessário ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde; comparecer a um hemocentro de sua região e cadastrar-se no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea); apresentar RG e CPF originais, e fornecer os dados de identificação e localização; coletar uma simples amostra de sangue para a realização do exame de compatibilidade, conhecido como Tipagem HLA. Confira mais informações.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PROJETO DE MÚSICA NA GALERIA OLIDO
Data: 21 de junho
Secretaria de Educação
3396-0345

A Secretaria de Educação abre inscrições para o projeto Música para as Escolas - Pequeno Dicionário Musical. Oferecido pela Orquestra Experimental de Repertório, sob regência do maestro Jamil Maluf, o projeto possibilitará conhecer melhor o universo musical. Podem participar os estudantes da rede a partir do Ciclo I do Ensino Fundamental. Por meio de visitas monitoradas os alunos aprenderão sobre diversos instrumentos musicais. Para participar as escolas interessadas deverão entregar na Diretoria Regional de Educação a que pertencem, até segunda-feira (21/6). O evento será realizado na Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro). Confira o cronograma completo.

PRORROGADA INSCRIÇÃO PARA ELEGER MELHOR PASTEL DE FEIRA DA CIDADE
Data: 21 de junho
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3101-5050

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras prorrogou o prazo para a inscrição de interessados em participar do concurso "O Melhor Pastel de Feira da Cidade". Assim, o pasteleiro que quiser disputar tem até segunda-feira (21/6) para se inscrever. O concurso será formado pelas etapas de Votação Popular, Júri Secreto e Final, com voto de chefs de cozinha, jornalistas e críticos de gastronomia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da ABAST, no Mercado da Cantareira (Rua da Cantareira, 216, Centro). Para se inscrever a banca precisa estar em dia com a matrícula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3313-2444.

ESCOLA DE JARDINAGEM COMEMORA 35 ANOS COM NOVOS CURSOS E PALESTRAS
Data: 21 de junho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Em junho, a Escola de Jardinagem (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera) comemora 35 anos, oferecendo uma programação com novos cursos e palestras gratuitas à população. Prossegue até o dia 21 de junho, das 9h às 12h, acontece o minicurso Pragas e Doenças que ocorrem em jardins. Além disso, entre outros temas estão noções de cultivo de hortaliças, montagem e manejo de minhocário, cultivo de ervas aromáticas, preparo de mudas, cultivo de plantas em ambientes internos, poda de floreiras, plantas em vasos e arbustos em jardins. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 5539-5291, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, ou pelo e-mail oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br.

CAAP IPIRANGA ABRE INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO DE JOVENS
Data: 21, 22 e 23 de junho
Subprefeitura do Ipiranga
2808-3613

O Caap - Centro de Apoio ao Aprendizado Profissional do Ipiranga (Rua Professor Vilalba Júnior, 330, Moinho Velho) está com inscrições abertas para o programa de formação profissional, nesta segunda (21/6), terça (22/6) e quarta-feira (23/6), das 9h às 15h. Os jovens interessados deverão se inscrever na sede da entidade. O Caap é uma entidade filantrópica dirigida por membros dos Rotary Clubes da região do Ipiranga e da Associação Comercial de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 2215-4086.

SEBRAE MÓVEL DARÁ ATENDIMENTO NA REGIÃO DO JAÇANÃ/TREMEMBÉ
Data: 21 a 24 de junho
Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé
3397-1003/1002

Entre segunda-feira (21/6) e quarta (24/6), a Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé estará disponibilizando um espaço diante da Praça de Atendimento (Avenida Luis Stamats, 300, Jaçanã) para receber uma unidade do Sebrae Móvel. Assim, os empreendedores que passarem pela subprefeitura poderão obter informações sobre como montar um negócio, formalizar um empreendimento ou como melhorar a gestão de empresas. O Sebrae Móvel é um escritório itinerante montado em veículo especialmente adaptado, onde analistas do Sebrae-SP darão consultoria especializada gratuita a empreendedores e futuros empresários. O atendimento é feito das 10h às 17h30.

CAT MÓVEL PRESTARÁ SERVIÇOS NA VILA NOVA CACHOEIRINHA
Data: 21 a 25 de junho
Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão
2813-3252

Entre os dias 21 e 25 de junho, das 8h às 17h, uma unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) estará na Vila Nova Cachoeirinha, sediada na EMEF Professor Gilberto Dupas (Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.671, Vila Nova Cachoeirinha). A unidade do CAT Móvel irá oferecer vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e habilitação de seguro desemprego para os cidadãos da região.

CAT MÓVEL ATENDE MORADORES DO JARDIM NORDESTE
Data: 21 a 25 de junho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Entre segunda (21/6) e sexta-feira (25/6), uma das unidades de atendimento do CAT Móvel estará na no Centro Social da Paróquia Santa Luzia (Rua da Padroeira, 83, Jardim Nordeste), na zona leste da cidade. Quem procurar a unidade móvel do CAT poderá se cadastrar e participar da seleção de emprego para mais 15 mil vagas ofertadas. Para fazer o cadastro são necessários Carteira de Trabalho, RG e CPF. Entre os serviços prestados no local estão a emissão de Carteira de Trabalho, habilitação do seguro desemprego, e outros.

IPIRANGA RECEBE CAT MÓVEL NA AVENIDA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
Data: 21 a 25 de junho
Subprefeitura do Ipiranga
2808-3613

A região da Subprefeitura do Ipiranga receberá o CAT Móvel entre segunda (21/6) e sexta-feira (25/6). O posto será instalado na Avenida Nossa Senhora das Mercês, 1.463, Ipiranga e vai funcionar das 8h às 17h. Entre os serviços prestados estão a seleção para emprego, emissão da primeira via da Carteira de Trabalho, pagamento de seguro-desemprego e cursos gratuitos de capacitação profissional. Para se inscrever, o interessado deve ser residente do município de São Paulo, estar desempregado e em situação de vulnerabilidade social. É necessário apresentar Carteira de Trabalho e cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovantes de escolaridade e residência.

TEMPORADA DA MODA CONTINUA EM SÃO PAULO
Data: 21 a 26 de junho
São Paulo Turismo
2226-0400

Ainda neste mês serão realizados diversos eventos importantes do setor de moda, como a Fenit - Feira Internacional da Indústria Têxtil, que será realizada entre os próximos dias 21 a 26 de junho, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana); além do Encontro da Moda, que acontece entre os próximos dias 21 a 24 de junho, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme).

UMAPAZ SEDIARÁ CURSO SOBRE PEIXES EM COLEÇÕES HÍDRICAS URBANAS
Data: 22 de junho
Secretaria do Verde e de Meio Ambiente
3396-3000

A Secretaria do Verde e de Meio Ambiente, por meio da parceria entre a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre (DEPAVE-3) e a UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz), irá promover gratuitamente o curso Peixes em coleções hídricas urbanas, que será realizado até o próximo dia 22 de junho. O objetivo do curso é capacitar profissionais a reconhecer e buscar soluções para o manejo de lagos, lagoas e represas. É dirigido a funcionários da secretaria, profissionais da área ambiental e estudantes. As vagas excedentes serão abertas para o público em geral. O curso acontecerá na sede da UMAPAZ (Av. IV Centenário, 1.268, Ibirapuera). Inscrições pelo e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. Confira a programação completa.

CURSOS GRATUITOS DE CAPACITAÇÃO OFERECEM 1,6 MIL VAGAS
Data: 22 de junho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Av. São João, 473, Centro) promoverá até o próximo dia 22 de junho, o preenchimento de 1.635 vagas em oito cursos gratuitos de capacitação profissional. A qualificação integra o projeto Jovens Paulistanos e beneficiará pessoas acima de 16 anos. Os cursos têm carga de 80 horas.

CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ APRESENTA LEITURA DE TEXTO TEATRAL
Data: 22 e 29 de junho
Subprefeitura do Butantã
3397-4600

A Casa de Cultura do Butantã (Rua Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri-Peri) apresenta na próxima terça-feira (22/6), às 20h, a leitura semi-encenada da peça Homosex.com. O projeto faz parte do 3º Ciclo de Leituras Públicas de Textos Teatrais, que promove gratuitamente obras de autores renomados e novos talentos da dramaturgia. A peça será reapresentada também no próximo dia 29, às 20h, na Escola Municipal Ibrahim Nobre (Rua Coronel Salvador de Moya, 263, Jardim Esmeralda). Após a leitura, haverá um bate-papo entre autor, elenco e platéia.

CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ TERÁ CICLO DE LEITURA EM JUNHO
Data: 22 e 29 de junho
Subprefeitura do Butantã
3397-4600

A Casa de Cultura do Butantã (Rua Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri-Peri) apresentará no próximo dia 22 de junho, às 20h, a leitura semi-encenada da peça dramática Homosex.com. Trata-se de evento integrante do 3º Ciclo de Leituras Públicas de Textos Teatrais, que promove gratuitamente obras de autores renomados e novos talentos da dramaturgia. Na ocasião, será exibido o texto João Antunes Rodrigues. Após a apresentação, haverá bate-papo entre autor, elenco e platéia. A leitura será reapresentada no dia 29 de junho, às 20h, na Escola Municipal Ibrahim Nobre (Rua Coronel Salvador de Moya, 263, Jardim Esmeralda).

SUBPREFEITURA DE ARICANDUVA MOSTRA PLANOS DE AÇÃO PARA DEFESA CIVIL
Data: 23 de junho
Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão
3396-0800

A Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão realiza nesta quarta-feira (23/6), às 17h, uma reunião para apresentação de relatórios parciais do Plano Preventivo para minimizar os efeitos gerados pelo período de outono e inverno na cidade. Além das baixas temperaturas, também a questão da umidade do ar será tratada no plano de ações preventivas. O encontro está previsto para ocorrer no auditório da subprefeitura (Rua Eponina, 82, Vila Carrão). Deverá ser discutida a possibilidade de nova fase de treinamento dos funcionários e voluntários da Defesa Civil, visando melhorar o desempenho nas ações de socorro, prevenção, emergência e recuperação, orientados pelo Corpo de Bombeiros.

PLATAFORMA DOS CENTROS URBANOS REALIZA AÇÃO EM DISTRITO DE PERUS
Data: 23 de junho
Subprefeitura de Perus
3396-8600 / 3917-0706

No próximo dia 23 de junho, das 13h às 15h, na Emef do Jardim Monte Belo (Praça Florestan Fernandes, s/nº, Jardim Monte Belo), acontece a primeira ação do Grupo Articulador Local do Distrito Anhanguera, que integra a Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa da Unicef. Trata-se da criação de grupo de sexualidade, que promoverá palestra sobre prevenção e métodos contraceptivos, com participação de médica ginecologista. O trabalho tem por objetivo orientar os jovens, diante do alto índice de gravidez na adolescência no bairro.

OFICINA DE CINEMA GRÁTIS NA SUBPREFEITURA DE FREGUESIA/BRASILÂNDIA
Data: 23 de junho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5000

As subprefeituras de Freguesia/Brasilândia e da Casa Verde firmaram parceria com a Buriti Filmes para oferecer a população acesso gratuito a técnicas de roteiro, produção, direção, áudio e filmagem. As aulas acontecerão no auditório da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia (Av. João Marcelino Branco, 95, Vila Nova Cachoeirinha), até o próximo dia 23 de junho, de segunda a sexta, das 19h às 23h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. As informações estão disponíveis pelo site www.telabr.com.br. Confira a programação e endereços.

CENTRO OLÍMPICO REALIZA CAMPANHA DO AGASALHO 2010
Data: 23 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Até o próximo dia 23 de junho (dia olímpico), a Coordenadoria de Gestão do Esporte de Alto Rendimento, por intermédio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, promove a campanha do agasalho deste ano. O núcleo das modalidades esportivas irá receber peças de roupas em boas condições de uso, que serão arrecadadas para doação. A meta é receber 1.500 peças de roupas. Para os interessados em colaborar com a campanha, os postos de arrecadação estão localizados nas entradas do Centro Olímpico (Rua Pedro de Toledo, 1.651, Moema).

PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA PREPARA ENTREVISTA DE SELECIONADOS
Data: 23 e 24 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nesta quarta (23/6) e quinta-feira (24/6), serão realizadas as entrevistas com os candidatos selecionados para a primeira fase do Programa de Iniciação Artística, na sede da Secretaria de Cultura (Avenida São João, 473, Centro). No total, foram inscritos 465 concorrentes, sendo 156 de teatro, 68 de dança, 113 de música e 128 de artes visuais. O Programa de Iniciação Artística existe há 1 ano e meio e atende a mais de 1.500 crianças de 5 a 14 anos em CEUs e Bibliotecas Públicas, com aulas de iniciação artística baseadas na metodologia utilizada na Escola Municipal de Iniciação Artística, há 30 anos.

NO MÊS DOS NAMORADOS, CINE OLIDO TEM MOSTRA 'COMÉDIAS ROMÂNTICAS'
Data: 24 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 24 de junho, o Cine Olido da Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro) seguirá apresentando a primeira parte da mostra Comédias Românticas, trazendo alguns clássicos desse gênero, marcando as comemorações pelo Dia dos Namorados, que transcorre neste sábado. Nesta primeira fase, serão exibidos 10 filmes, como Luzes da Cidade, da década de 30, com Charles Chaplin e Virginia Cherril; e Sintonia de Amor, com Tom Hanks e Meg Ryan, rodado na década de 90. Entre outros filmes da mostra aparecem Noivo neurótico, noiva nervosa; Aconteceu naquela noite; e Harry e Sally - feitos um para o outro. O ingresso tem valor de R$1. Confira a programação.

IGREJA NO SUMARÉ SEDIARÁ ENCONTRO DE CORAIS DA MELHOR IDADE
Data: 24 de junho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-9755/9685

A Secretaria de Participação e Parceria, através da Coordenadoria do Idoso, em parceria com a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, realizará a 19ª Edição do Encontro de Corais da Melhor Idade. O evento para promover a confraternização musical vai acontecer no próximo dia 24 de junho, das 14h às 18h, no salão de eventos da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Av. Dr. Arnaldo, 1.831, Alto do Sumaré). Poderá participar um coral por entidade com até 50 integrantes. São esperadas 800 pessoas para assistir as apresentações de cerca de 13 corais pertencentes a entidades da terceira idade de todas as regiões da cidade. Mais informações pelos telefones 3871-4690 e 3862-8665.

FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS ABRE INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA EDIÇÃO
Data: 24 de junho e 15 de julho
Comissão de Direitos Humanos
3397-1400

A terceira edição do Festival de Curtas-Metragens Entretodos, promovida pela Comissão de Direitos Humanos, será realizada entre os dias 12 e 19 de setembro, quando haverá projeção dos filmes selecionados e premiação dos melhores trabalhos. Uma parte importante do concurso são as mostras itinerantes, que ampliam o alcance dos curtas e da discussão sobre os direitos humanos. Entidades interessadas em projetar os filmes e ser parceiras do festival podem se inscrever e enviar propostas para avaliação até o próximo dia 24 de junho para o e-mail info@entretodos.com.br. Para participar, os trabalhos deverão ser remetidos até o dia 15 de julho para a Secretaria Especial de Direitos Humanos (Pateo do Collegio, 5, Centro). Confira detalhes do festival.

INSCRIÇÃO PARA CURSO DE BAIXA VISÃO DEVERÁ SER FEITA DIA 24 DE JUNHO
Data: 24 e 26 de junho
Secretaria de Educação
3396-0345

Será realizado no próximo dia 26 de junho, das 9h às 18h, o seminário Educação sem limites - ampliando a visão do professor na educação de crianças com baixa visão, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Rua Cândido Mota Junior, 112, Vila Buarque). Podem participar coordenadores pedagógicos e professores de todos os níveis das Diretorias Regionais de Educação de Capela do Socorro, Freguesia do Ó, Jaçanã/Tremembé e São Miguel Paulista. As inscrições deverão ser realizadas na respectiva DRE no dia 24 de junho, das 8h às 16h, pelo diretor de escola ou representante, com relação nominal e RF dos educadores interessados.

BIBLIOTECA MOSTRA CURSO, FILMES E SHOW SOBRE OBRA DE WOODY ALLEN
Data: 24 e 26 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

A Biblioteca Viriato Corrêa (Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana) receberá no próximo dia 24 de junho, diversas atividades em homenagem ao ator e diretor de cinema americano Woody Allen. Entre as iniciativas está o curso O fantástico Woody Allen, coordenado por Neusa Barbosa, autora do livro Woody Allen, apenas. Serão apresentadas ainda duas mostras com obras realizadas pelo cineasta. No dia 26 deste mês, haverá um espetáculo musical com repertório de canções de jazz, que formam o estilo preferido do diretor que toca saxofone e clarinete.

BIENAL DE ARTE ABRE ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Data: 24 e 29 de junho
Secretaria de Educação
3396-0345
24/06 - 19h às 22h
29/06 -

Nesta quinta-feira (24/6), das 19h às 22h, e na próxima terça (29/6), das 14h às 17h, a Bienal de São Paulo 2010 dará prosseguimento à realização de cursos de formação para educadores da Rede Municipal de Ensino. Serão discutidos aspectos sobre a produção artística contemporânea, a história da Bienal de São Paulo, a relação entre arte e política e os conceitos que estruturam a 29ª edição do evento, que ocorrerá de 25 de setembro a 12 de dezembro. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail educativo@fbsp.org.br, citando nome da escola e do participante, telefone de contato e data do curso. Confira o calendário dos cursos.

BOLSAS OFERECIDAS PELO GOVERNO DO JAPÃO TÊM INSCRIÇÕES ABERTAS
Data: 25 de junho
Secretaria de Relações Internacionais
3113-8564

Estão abertas inscrições das Bolsas MEXT de Graduação, Escola Técnica Profissionalizante e Curso Profissionalizante, concedidas pelo Governo do Japão. Os interessados podem se inscrever para o processo seletivo até o próximo dia 25 de junho. Entre os requisitos para pleitear a bolsa estão a nacionalidade brasileira, idade de 17 até 21 anos, ensino médio completo, e fluência na língua inglesa ou japonesa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail. cgjcultura5@arcstar.com.br.

INSCRIÇÕES PARA O 4º EDITAL DE COPATROCÍNIO PARA PRIMEIRAS OBRAS
Data: 25 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até 25 de junho, serão recebidas propostas de projetos para serem desenvolvidos com apoio do edital de copatrocínio para primeiras obras, cujo objetivo é dar apoio a profissionais iniciantes. O edital criado em 2007 pela Secretaria de Cultura receberá as propostas e os projetos a serem inscritos deverão ser apresentados no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) de terça-feira a sábado, das 13h às 17h horas, até o dia 25 de junho de 2010. O valor máximo a ser concedido a cada proponente selecionado como pessoa jurídica é de R$ 50 mil Para o caso de pessoa física, o valor é de R$ 25 mil. Ao total, serão escolhidos sete projetos no máximo, sendo até 2 (dois) para pessoas físicas e até 5 (cinco) para pessoas jurídicas. Confira o edital completo.

SUBPREFEITURA DO IPIRANGA PROMOVE CURSO VERDE EM AÇÃO
Data: 25 de junho
Subprefeitura do Ipiranga
2808-3600

Acontece até o próximo dia 25 de junho o curso Verde em Ação, que vai tratar de educação ambiental na Subprefeitura do Ipiranga. O objetivo é levar conceitos e ferramentas de educação ambiental que possam ser utilizados na busca de alternativas de desenvolvimento para maior interação entre as pessoas e o meio ambiente. As aulas serão realizadas às terças e sextas-feiras, das 8h às 12h. São 70 vagas para as aulas, ministradas por profissionais da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), na Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 70, Ipiranga).

CCJ IRÁ SELECIONA ROTEIRO PARA ANIMAÇÃO SOBRE MÁRIO DE ANDRADE
Data: 25 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 25 de junho, estarão abertas as inscrições para interessados em criar um filme curta-metragem de animação, produzido no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha), a partir da figura do modernista e criador da Secretaria de Cultura, o poeta Mário de Andrade. O selecionado receberá R$ 10 mil e os direitos patrimoniais do roteiro serão transferidos ao CCJ Ruth Cardoso. Qualquer técnica de animação será considerada, como computação gráfica, desenho feito à mão, stop-motion ou quatro a quadro. As inscrições podem ser feitas, pessoalmente, no Centro Cultural da Juventude, entre terça e sexta-feira.

ARICANDUVA RECEBERÁ CIRCUITO POPULAR DE CORRIDA DE RUA 2010
Data: 25 de junho e 4 de julho
Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão
3396-0800

A Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e a Associação de Cultura e Esporte Social - Rede Acesso, programou para a região a 12ª prova do Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2010. A prova será realizada no Parque Esportivo dos Trabalhadores (Praça Canuto de Abreu, s/nº, Tatuapé), no próximo dia 4 de julho. Serão abertas 300 vagas. Para participar basta se inscrever na Supervisão de Esportes da Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão até o dia 25 de junho e doar 1kg de alimento não perecível. O Circuito Popular é constituído de 23 provas, com 192 quilômetros de corrida e caminhada, que deve beneficiar 96 mil pessoas.

FESTA JUNINA PARA FAMÍLIA NO CENTRO ESPORTIVO OSWALDO BRANDÃO
Data: 26 de junho
Subprefeitura de Freguesia/ Brasilândia
3981-5006

No próximo dia 26 de junho, das 16h às 21h, um arraial gratuito será realizado no Centro Esportivo Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança (Av. Michihisa Murata, 120, Freguesia do Ó). A festa junina, já tradicional no equipamento, reunirá elementos desse tipo de festa, com brincadeiras, quadrilhas, apresentações musicais e comidas típicas. É um evento de caráter comunitário e visa promover momentos de lazer, entretenimento e integração para toda a família, com participação da equipe do espaço, em parceria com a Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia. Mais informações pelo telefone 3978-8954.

SARAU POÉTICO MUSICAL NA CASA DE CULTURA TREMEMBÉ
Data: 26 de junho
Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé
3397-1003/1002

A Casa de Cultura Tremembé (Av. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190, Tremembé) realizará no próximo dia 26 de junho, das 17h às 19h, o sarau poético musical. O evento será aberto ao público e terá coral Vozes da Natureza, apresentação de violão com destaque para músicas juninas, cinema com dança cigana e dança country com o professor Felipe da casa de cultura. A Casa de Cultura Tremembé é um espaço cultural administrado pela Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, que oferece programações gratuitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Informações pelo telefone 2991-4291 ou pelo e-mail casaculturatrem@ig.com.br.

CIDADANIA LEVA POUPATEMPO, ELETROPAULO E SABESP À BRASILÂNDIA
Data: 26 de junho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

Até o próximo dia 26 de junho, moradores do Jardim Vista Alegre, no distrito da Brasilândia, irão receber unidade móvel do Poupatempo, caminhões da Sabesp e da Eletropaulo, que estarão na praça entre as ruas Araripira e Apaiari. A unidade do Poupatempo atenderá das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, no sábado, para prestação de serviços como emissão de RG, Carteira de Trabalho e Atestado de Antecedentes Criminais, entre outros. A Sabesp prestará serviços de ligação de água ou esgoto e emissão de segunda via de contas, três vezes por semana, das 9h às 15h. No dia 25 de junho, das 10h às 17h, haverá posto de atendimento da AES Eletropaulo, para orientar a comunidade sobre consumo consciente de energia.

FESTA JUNINA NA BRASILÂNDIA
Data: 26 de junho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

No próximo dia 26 de junho, das 16h às 21h, um grande arraial será realizado o Centro Esportivo Oswaldo Brandão - Espaço Criança Esperança (Rua Michiisa Murata, 120, Brasilândia). A festa junina já é tradicional no equipamento e neste ano reunirá elementos, com destaque para brincadeiras, quadrilhas, apresentações musicais e comidas típicas. Trata-se de evento de caráter comunitário e gratuito e visa promover momentos de lazer, entretenimento e integração para toda a comunidade. A festa tem participação da equipe do Espaço Criança Esperança, em parceria com a Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia. Mais informações pelo telefone 3978-8954.

PROFESSOR TERÁ CURSO DE MÓVEIS DE PAPELÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Data: 26 de junho
Secretaria de Educação
3396-0345

Até o próximo dia 26 de junho, será promovida uma oficina de confecção de recursos acessíveis e mobília de papelão para pessoas com deficiência, voltada para professores que atuam nas unidades de Educação Infantil da Rede de Ensino. O curso gratuito resulta de parceria entre Secretaria de Educação e Associação Educacional para Múltipla Deficiência com objetivo de criar materiais e equipamentos para alunos com deficiência e ampliar as possibilidades para uso. As atividades serão realizadas na sede da entidade (Rua Baltazar Lisboa, 212, Vila Mariana), das 8h às 13h e das 13h às 19h40. Interessados nas 30 vagas disponíveis deverão comparecer ao DOT - Educação Especial (Rua Dr. Diogo de Faria, 1.247, Vila Clementino), com documentos pessoais e cópia do demonstrativo de pagamento.

FESTIVAL DE BASQUETE PARA DIVULGAR A PRÁTICA DO ESPORTE
Data: 26 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Até o próximo dia 26 de junho, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação realizará o festival de basquete na Universidade São Judas (Rua Taquari, 546, Mooca). O objetivo é divulgar a prática do basquete entre jovens e adolescentes. Podem se participar meninos e meninas das categorias sub-11 e sub-13. Além disso, equipes dos Clubes Escola e convidados poderão participar. Cada equipe poderá ter até 18 atletas em cada categoria. Os interessados devem entrar em contato com Kátia de Araujo pelos e-mails karaujo@prefeitura.sp.gov.br ou cgpeesportes@prefeitura.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone 3396-6489.

PROGRAMA PREPARA ESTUDANTES PARA EXAMES NAS UNIVERSIDADES
Data: 26 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

O Programa "A hora e a vez do vestibular", promovido pela Secretaria de Cultura em diversas bibliotecas e no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, retorna o ciclo de palestras neste primeiro semestre e as atividades se estendem até 26 de junho. O objetivo do projeto é preparar os candidatos aos principais vestibulares do país que exigem a leitura de uma relação de livros com diferentes gêneros literários. Por isso, são organizadas palestras que abordam um livro específico que consta da relação de leituras obrigatórias das principais instituições de ensino superior. Confira o cronograma completo das palestras.

SÃO PAULO RECEBERÁ FESTIVAL PAULISTANO DE SKATE
Data: 26 e 27 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Nos próximos dias 26 e 27 de junho, a partir das 9h, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação realiza a primeira etapa do Festival Paulistano de Skate, no CEU Butantã (Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1.770, Butantã), que reúne os melhores skatistas da modalidade vindo de vários estados do país. As quatro etapas previstas da competição serão banks, em junho; street, em julho; solo/freestyle, em agosto; e mini ramp, em setembro, valendo para o ranking brasileiro 2010. A entrada para o evento e as inscrições para os interessados são gratuitas.

CLUBES ESCOLA DO IPIRANGA PROGRAMAM ATIVIDADES GRATUITAS
Data: 26 e 27 de junho e 1º de julho
Subprefeitura do Ipiranga
2808-3613

No próximo sábado (26/6), das 10h às 15h, o Clube Escola Vila Independência (Rua das Municipalidades, 10, Ipiranga) irá promover gratuitamente sua tradicional festa junina. Por sua vez, o Clube Escola Ipiranga (Praça Nami Jafet, 45, Ipiranga) realiza sua festança no próximo dia 1º de julho, das 8h30 às 12h, com a presença dos alunos e professores do Balneário Carlos Joel Nelli. Essa unidade oferece no próximo dia 27, das 11h às 16h, um torneio de dominó, que é promovido pelos próprios frequentadores do equipamento.

JOGO DO BRASIL NA COPA MUDA DATA DA FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Data: 27 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Foi adiada para o próximo domingo (27/6), das 10h às 15h, no Parque Santo Dias (Estrada de Itapecerica, 4.800, Capão Redondo) a Feira de Troca de Livros e Gibis, que deveria ocorrer neste domingo (20/6). A mudança de data se deve à realização do jogo do Brasil na Copa do Mundo da África, que ocorre na mesma data. Esse projeto gratuito proporciona oportunidade para que o público possa renovar a biblioteca pessoal sem custo. Os livros não podem ser didáticos e cada volume deve estar em bom estado. As trocas podem ser feitas entre frequentadores e entre os temas estão literatura geral e infanto-juvenil, gibis e troca com a mesa.

CAMPEONATO DE JIU-JITSU AGITA REGIÃO DA CASA VERDE
Data: 27 de junho
Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão
2813-3252

A Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, em parceria com a Federação Paulista de Jiu-Jitsu, promoverá no próximo domingo (27/6), a partir das 9h, o Campeonato Paulistano de Jiu-Jitsu de 2010. O certame será realizado na Escola Estadual Padre Manuel da Nóbrega, conhecido como Colégio do Matão (Rua Santa Prisca, 122, Casa Verde). O evento contará com a presença do boxeador Maguila e do competidor do UFC Daniel Roberts, além de atrações para o público infantil e apresentações de grupos de capoeira. As inscrições seguem abertas e mais informações podem ser obtidas pelo site www.jjsp.com.br ou pelos telefones 6745-7804 e 7032-1161.

PREFEITURA REALIZA FEIRA CULTURAL INCLUSIVA NO TATUAPÉ
Data: 27 de junho
Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8741

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Subprefeitura da Mooca promovem no próximo dia 27 de junho, das 10h às 17h, a Feira Cultural Inclusiva no bairro do Tatuapé (praça Silvio Romero, s/nº, Tatuapé), com o objetivo de promover a cidadania, inclusão social e combater o preconceito. A festa gratuita terá atrações artístico-culturais, como capoeira, balé adaptado, música e teatro com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com audiodescrição para o público com deficiência auditiva e visual, além de demonstração do serviço de equoterapia. Haverá transporte adaptado gratuito até o local do evento pelo serviço Atende, no período das 9h às 17h, com saída e chegada na estação Tatuapé do Metrô.

CASA DO BANDEIRANTE RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE GUERRA DOS EMBOABAS
Data: 27 de junho
Subprefeitura do Butantã
3397-4600

Até o próximo dia 27 de junho, Casa do Bandeirante (praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã) apresenta a exposição Guerra dos Emboabas - 300 anos depois. A mostra gratuita traça um painel sobre o conflito ocorrido no Brasil, entre 1707 e 1709, que contrapôs interesses de portugueses e bandeirantes paulistas na disputa pelo direito de explorar as jazidas de ouro descobertas em Minas Gerais. O episódio histórico ficou conhecido como Guerra dos Emboabas. O visitante pode conferir temas sobre o conflito, como aspectos do território, da fauna e flora, os caminhos para Minas, os tipos de mineração, os confrontos mais significativos e os próprios emboabas. A exposição fica aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

PROJETO MUSICAL DE ARNALDO ANTUNES PARA CRIANÇAS É DESTAQUE NO CCJ
Data: 27 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

No próximo dia 27 de junho, das 18h às 19h30, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha) irá apresentar gratuitamente o espetáculo Pequeno Cidadão, que é um projeto de Arnaldo Antunes, Antonio Pinto, Edgard Scandurra e Taciana Barros só com músicas para crianças. O estilo vai do pop ao forró e os temas vão do sapo-boi à lagartixa, chupeta, leitinho e uirapuru. Do cruzamento entre chupeta&guitarra, sapo-boi&baixo elétrico e outras criaturas encantadas, nasceu o CD Música Psicodélica para Crianças. Os ingressos serão distribuídos a partir das 17h na recepção do CCJ.

BIBLIOTECAS TERÃO MOSTRA DE FILMES MUDOS COM TRILHA SONORA AO VIVO
Data: 27 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 27 de junho, as bibliotecas públicas Roberto Santos - Temática em Cinema (Rua Cisplatina, 505, Ipiranga) e Cassiano Ricardo - Temática em Música (Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé) vão abordar o cinema mudo e sua evolução, por meio de exibições e várias atividades. Entre elas está a mostra O Áudio no visual - Uma breve história do som no cinema, que pretende levar ao público as primeiras experiências dessa arte, relembrando a fase onde a música acontecia ao vivo, fora das telas, com o acompanhamento das trilhas sonoras realizado por diversos músicos. O atendimento das bibliotecas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 9h às 16h. Confira a programação completa.

CRIANÇAS APRENDEM ARTE NO PARQUE DAS BICICLETAS
Data: 27 de junho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Até o próximo dia 27 de junho, aos sábados e domingos, das 10h às 13h, o Parque das Bicicletas (Alameda Iraé, 35, Moema) receberá uma oficina de arte do escultor paulistano João Monteiro que irá ensinar crianças a partir de 12 anos a arte do desenho e da pintura clássicos. O projeto faz parte do Programa Ludicidade, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, que oferece todo o material e suporte para o artista poder desenvolver a técnica das crianças. O objetivo do trabalho é resgatar os fundamentos do desenho e da pintura clássicos para o desenvolvimento de técnicas de escultura.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE CURSO PARA APERFEIÇOAR CRAS
Data: 28 de junho
Secretária de Assistência Social
3291-9666

O ESPASO - Espaço Público do Aprender Social (Rua Pedro de Toledo, 1.529, Vila Clementino), equipamento da Secretaria de Assistência Social, realiza no próximo dia 28 de junho o curso "Os Espaços Lúdicos dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS". É destinado a técnicos e estagiários dos Centros de Referência da Assistência Social e tem objetivo é aperfeiçoar ações dos profissionais dos CRAS, possibilitando melhor acolhimento ao usuário. Informações pelo telefone 5908-6500.

ABERTA INSCRIÇÃO PARA 8.072 VAGAS EM CURSOS GRATUITOS DE CAPACITAÇÃO
Data: 28 de junho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Até o próximo dia 28 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho estará com as inscrições abertas para 8.072 vagas em cursos gratuitos de capacitação por meio do Plano Territorial de Qualificação Profissional, com recursos do FAT - Fundo de Apoio ao Trabalhador. As matrículas serão realizadas nas unidades do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho para cursos de auxiliar de escritório, operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista e atendente de lanchonete. Para efetuar a inscrição, basta comparecer em uma das unidades do CAT espalhadas pela cidade e apresentar Carteira de Trabalho e cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovantes de escolaridade e residência.

CURSO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAPOPEMBA
Data: 29 de junho
Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba
3397-0803

A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, em parceria com a ONG Projeto Casa do Pão e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, realizará um curso de alimentação e nutrição no próximo dia 29 de junho, das 8h às 12h. A oficina, dirigida à comunidade local, acontecerá na rua José Lourenço Figueiredo, 79, Vila Tolstoi (altura do 5.100 da Av. Oratório, ao lado do supermercado Bem Barato).

REDE DE ENSINO SE PREPARA PARA 2º CONCURSO DE CAPAS DE CADERNO
Data: 30 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Escolas da rede de ensino têm prazo até o próximo dia 30 de junho para enviar os desenhos feitos por seus alunos à Diretoria Regional de Educação, visando participar do segundo concurso para capas de caderno. Nesse prazo, os alunos das escolas estarão participando do concurso O melhor lugar do mundo é...¸realizado para a escolha dos desenhos que ilustrarão as capas dos cadernos distribuídos na rede oficial em 2011. Os trabalhos selecionados serão encaminhados às DREs, que deverão julgar os desenhos até 14 de julho, nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. Serão selecionados 20 desenhos, sendo cinco por categoria.

ENCONTRO SOBRE DISCRIMINAÇÃO E PSIQUIATRIA DISCUTE PRECONCEITO
Data: 30 de junho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

No próximo dia 30 de junho, a partir das 19h, a Secretaria de Participação e Parceria, por intermédio da Coordenadoria de Assuntos da População Negra, promove um encontro sobre Discriminação e Psiquiatria, para discutir questões sobre o preconceito e a discriminação sob o ponto de vista da psiquiatria. O evento será realizado no auditório do CREMESP (Rua Domingos de Morais, 1.810, Vila Mariana). As inscrições serão feitas pelo telefone 3113-1446 ou pelo e-mail combateaoracismo@prefeitura.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

JOVENS TERÃO 60 VAGAS EM CURSO GRÁTIS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Data: 30 de junho
Secretaria das Subprefeituras
3105-6295

Até o próximo dia 30 de junho, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura de Perus, estará com inscrições abertas para 60 vagas destinadas a jovens e adolescentes interessados em se preparar para o mercado de trabalho. Em parceria com o Senac,
haverá curso gratuito de 330 horas/aula sobre nove áreas fundamentais para bom desempenho profissional. O início das aulas está previsto para 3 de julho. Para se inscrever é necessário comparecer à Subprefeitura de Perus com RG, CPF, comprovante de residência e foto 3X4. Os interessados devem ter entre 15 e 21 anos; cursar a partir do 8ª ano do Ensino Fundamental, estar matriculados ou ser egresso de instituições públicas de ensino e/ou de programas de Educação de Jovens e Adultos e ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

CEU JAGUARÉ TEM PROGRAMAÇÃO PARA TODA FAMÍLIA
Data: 30 de junho
Subprefeitura da Lapa
3396-7502

O CEU Jaguaré (Av. Kenkiti Shimomoto, 80. Lapa) preparou uma programação especial para este mês de junho, com atrações de cinema, esporte, teatro, música e dança destinadas para todas as idades. Além das atividades recreativas o espaço também oferece cursos de informática, leitura e orientação para pesquisas. Confira a programação completa. Mais informação pelos telefones 3719-2250 e 3719-2343.

"PROJETO PENTE FINO" FARÁ RECUPERAÇÃO DA AVENIDA SEZEFREDO FAGUNDES
Data: até 30 de junho
Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé
3397-1003/1002

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, realiza até o próximo dia 30 de junho um mutirão para recuperar a avenida Coronel Sezefredo Fagundes, na zona norte. O "Projeto Pente Fino" realiza serviços de tapa-buraco, corte e poda de mato e retirada de resíduos às margens da via, por meio de oito equipes, totalizando 48 homens para execução da limpeza e mais 20 trabalhadores no serviço de tapa-buraco. A previsão de investimento é de R$ 50 mil.

FÉRIAS DE JULHO TERÃO OFICINA DE TEATRO NO CLUBE ESCOLA SANTANA
Data: 30 de junho e 6 a 27 de julho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Entre os próximos dias 30 de junho e 2 de julho, das 14h às 18h, estarão abertas as inscrições para uma oficina de teatro para adolescentes que irá acontecer no Clube Escola Santana (Avenida Santos Dumont, 1.318, Santana). Os interessados podem retirar ficha de inscrição no local. A atividade será gratuita e voltada para adolescentes de 11 a 17 anos, mesmo sem experiência prévia em teatro. As aulas serão ministradas por atrizes e educadoras no período entre os dias 6 e 27 de julho, as terças-feiras, das 14h às 16h. Mais informações pelo telefone 2221-5214.

OLIMPÍADAS ESTUDANTIS 2010 AGITAM A REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Data: 30 de junho a 30 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0359

A 4ª edição das Olimpíadas Estudantis reunirá até dezembro atletas de onze modalidades representando as escolas da cidade. Até 30 de junho, as equipes disputarão provas de atletismo, basquete, handebol, futsal, vôlei, ginástica e natação, entre outras. A partir de agosto começam as competições individuais, por alunos de 10 a 17 anos. A expectativa é que 70 mil jovens participem de cerca de 7 mil jogos, disputando 33.500 medalhas e 1.800 troféus.Os jogos acontecerão nos CEUs, SESCs, Clubes Escolas, ginásios, estádio do Pacaembu e na pista do Centro Olímpico, local da final de atletismo. A novidade desta edição é a realização da 1ª paraolimpíada da rede de ensino.

BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO TERÁ ENTRADA GRATUITA PARA ESCOLAS
Data: 2 de julho e 12 a 22 de agosto
São Paulo Turismo
2226-0400

São Paulo vai realizar a edição 2010 da Bienal do Livro no período entre os dias 12 a 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). Esse evento pretende receber muitos estudantes, entre crianças e adolescentes para aproveitarem a feira, por meio do programa gratuito de visitação escolar programada. Assim, até o próximo dia 2 de julho, as escolas que quiserem participar deverão fazer sua inscrição no site do evento www.bienaldolivrosp.com.br. Os grupos contarão com a ajuda de orientadores para fazer a visita. Para receber esse público específico a Bienal do Livro buscou atrações e atividades de diversas áreas como, cultura e educação. Um dos pontos fortes é a união entre entretenimento e leitura.

TEATRO CACILDA BECKER MOSTRA LENDA ROMANA EM VERSÃO TEATRO INFANTIL
Data: até 7 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 7 de julho, o Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) será palco para a encenação da peça infantil A incrível batalha pelo tesouro do Laduê, de Ivan Ribeiro. Com direção de Marcelo Gianini, a montagem uniu as companhias Estrela D'Alva e Lona de Retalhos. Trata-se de uma história contada por diversas mãos, vozes e idéias, sobre a trajetória de Horácio, o herói que venceu seus inimigos por meio da astúcia e fez Roma reinar sobre Alba. As apresentações ocorrem aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone 3864-4513.

ABERTA INSCRIÇÃO PARA CORRIDA DE RUA NA FREGUESIA/BRASILÂNDIA
Data: 8 de agosto
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

No próximo dia 8 de agosto, a região da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia receberá mais uma edição do Circuito de Corrida de Rua, organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A corrida terá percurso de 5 quilômetros e terá a largada na avenida Inajar de Souza, próximo ao nº 6.700, às 8h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Supervisão de Esportes da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia (Av. João Marcelino Branco, 95, Vila Nova Cachoeirinha). Os primeiros colocados nas categorias masculina e feminina receberão troféus e os atletas que cruzarem a linha de chegada serão premiados com medalhas. Entrega dos kits será das 6h30 às 7h30 no dia e no local da corrida.

EDITAL DE FOMENTO AO TEATRO TEM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 8 DE JULHO
Data: até 8 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 8 de julho, estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. O valor total de recursos para este edital é de aproximadamente R$ 2 milhões e o máximo a ser concedido a cada projeto é R$ 665.876,50. Serão selecionados, no máximo, 10 projetos de pessoas jurídicas. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Expansão Cultural, na sede da Secretaria de Cultura (Avenida São João, 473, Centro), de segunda a sexta-feira, no período de 10h às 12h; e 14h e 17h.

FUTEBOL É TEMA DE GINCANA CULTURAL DE TELECENTROS
Data: 11 e 12 de julho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Até o próximo dia 11 de julho, a Secretaria de Participação e Parceria, por meio do programa Telecentro, da Coordenadoria de Inclusão Digital, em parceria com o Canal Kids, irá promover gratuitamente uma gincana cultural envolvendo as unidades dos Telecentros. O tema da competição é País do Futebol, visando oferecer informação e cultura. Serão disponibilizadas aos participantes perguntas diárias e perguntas-bônus lançadas aleatoriamente, que correspondem a pontos conquistados. Os vencedores serão aqueles que acumularem a maior quantidade de pontos. O resultado será publicado no site da gincana www.teleclubesaopaulo.com.br no próximo dia 12 de julho.

BIBLIOTECA TERÁ CURSO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS
Data: 13 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 13 de julho, a Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé) estará apresentando os trabalhos do curso básico de formação para contadores de histórias. As atividades são desenvolvidas sempre aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 2295-3447.

EXPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS CHEGA AO RIO
Data: 15 de julho e 28 de agosto
Secretaria da Habitação
3397-3400 / 3397-3401

O Rio de Janeiro recebe até o próximo dia 15 de julho a exposição "A Cidade Informal no Século 21", integrante da mostra de projetos de urbanizações de favelas da Secretaria de Habitação, que ocorre na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo). O evento, que pode ser visto de segunda a sexta, das 10h às 20h, terá ainda outros temas envolvendo a Habitação Popular. Com curadoria da arquiteta Marisa Barda, a exposição apresenta estudos de pós-graduandos de universidades americanas Harvard e Columbia e da Escola da Cidade de São Paulo. "A Cidade Informal no Século 21" terá dimensão internacional com a apresentação na Bienal de Veneza, no próximo dia 28 de agosto.

LAPA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETO ZELADORES DE PRAÇAS
Data: 16 de julho
Subprefeitura da Lapa
3396-7502

Até o próximo dia 16 de julho, a Subprefeitura da Lapa estará com inscrições abertas para o projeto Zeladores de Praça. São 50 vagas para pessoas que vão atuar nas áreas verdes da região. Todos os zeladores receberão bolsa auxílio mensal total de R$ 535,50 e curso de capacitação em jardinagem promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Os interessados podem preencher a ficha de cadastramento na Praça de Atendimento da Subprefeitura da Lapa (Rua Guaicurus, 1.000, Lapa) ou no CAT LAPA (Rua Monteiro de Melo, 342, Lapa). Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 10 de agosto e o curso de capacitação começará em 30 de agosto.

BIBLIOTECAS CREDENCIAM PROFISSIONAIS PARA ATIVIDADES NA REDE MUNICIPAL
Data: 20 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

A coordenadoria do Sistema de Bibliotecas recebe até o próximo dia 20 de julho as inscrições para seleção de interessados em apresentar propostas de oficinas, contação de histórias e RPG para a programação cultural desses equipamentos. O objetivo é estimular o desenvolvimento de ações de promoção de leitura, difusão e formação cultural. O cadastramento será feito nas modalidades de oficinas livres; oficinas do projeto "a hora e a vez do vestibular; projeto "fanzines nas zonas de sampa"; contação de histórias; e RPG, entre outras. Cada proponente poderá inscrever até três projetos diferentes. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br.

CURSO GRATUITO PREPARA JOVENS PARA MERCADO DE TRABALHO
Data: 20 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

Está prevista para o próximo dia 20 de julho a realização do curso gratuito de formação do Programa Educação para o Trabalho, que a Secretaria de Educação, em parceria com o SENAC São Paulo, no CEU Parelheiros (Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros). Os participantes selecionados devem ter entre 15 e 21 anos e cursar o Ensino Fundamental ou Médio. O curso está sendo preparado para ocorrer ao longo do próximo semestre e serão formadas turmas, nos períodos da manhã e da noite. O objetivo do Programa Educação para o Trabalho é preparar jovens para o mercado profissional. Mais informações pelo telefone 5926-0509.

CLARICE LISPECTOR INSPIRA PEÇA TEATRAL NA LAPA
Data: até 25 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

O Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) apresenta a peça Um dia a menos, da Cia. de Artes e Ofícios, que prossegue em temporada até o dia 25 de julho, com ingresso ao preço de R$10. Trata-se espetáculo adaptado da obra de Clarice Lispector, entre contos, romances e a própria vida da escritora. O projeto presta uma homenagem à escritora, que, nascida na Ucrânia veio criança para o Brasil, onde construiu uma carreira na literatura contemporânea. Apresentações ocorrem às sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.

AULAS DE DANÇA SÊNIOR E LIANG GONG NA SUBPREFEITURA DA CASA VERDE
Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão
2813-3252

Toda semana, um grupo de pessoas participa das aulas de dança sênior e da ginástica liang gong, ministradas pelas professoras Roseli e Cecília, na Subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão (Av. Ordem e Progresso, 1.001, Casa Verde). A dança sênior reúne coreografias de danças folclóricas e é adaptada às necessidades da pessoa idosa, com movimentos de baixo impacto. O lian gong é uma técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a movimentação natural. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h, na seda da subprefeitura. Para mais informações, entrar em contato com Roseli pelo telefone 3965-8881.

BIBLIOTECA CASTRO ALVES ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE QUADRINHOS
Subprefeitura do Ipiranga
2808-3613

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Quadrinhos, com o cartunista e ilustrador Edson Pelicer, na Biblioteca Castro Alves (Rua Abraão Mussa, s/nº, Jardim Patente). O curso gratuito terá duração de 4 meses e faz parte do projeto "Fanzines nas Zonas de Sampa", dirigido a jovens e adultos, a partir de 12 anos.A oficina vai ensinar técnicas para se fazer Histórias em Quadrinhos, utilizando linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura. As aulas são realizadas às sextas-feiras, das 14h às 17h. Até junho, serão ensinadas técnicas de desenho e redação e, em agosto, haverá a produção de histórias em quadrinhos.Mais informações pelo telefone 2946-4562.

CAPELA DO MORUMBI RECEBE INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
Data: 27 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 27 de julho será possível visitar, na Capela do Morumbi (Av. Morumbi, 5.387, Morumbi), a instalação Contra.céu, de Marcelo Moscheta. No projeto, ele construiu uma grande peça de 3,5 metros de altura por 5 metros de largura, montada em ferro, PVC, madeira e placas de aço inox polidas. A instalação representa um pedaço do céu que se projeta acima do espectador. O artista plástico explica que o nome da obra remete ao termo contrapiso (parte do solo antes de receber o acabamento final). Em razão desse conceito, o espaço da capela se torna fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois é possível criar esse diálogo "celestial" entre o motivo e o ambiente. Moscheta conta que a paisagem funciona como ponto contrário, o qual dá abertura a uma análise de si mesmo.

PREFEITURA LANÇA "ARTE NA CIDADE" INCENTIVANDO ARTES VISUAIS AO AR LIVRE
Data: 30 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 30 de julho, a Secretaria de Cultura (Av. São João, 473, Centro) estará com inscrições abertas para interessados em participar do edital "Arte na cidade", focado em artes visuais ao ar livre. A proposta é transformar espaços livres da cidade em cenário de intervenções artísticas. O objetivo do edital "Arte na cidade" é estimular artistas e curadores a promover intervenções criativas no espaço urbano. Trata-se de estimular a percepção da cidade pelos seus habitantes, assim como ampliar a noção de espaço público. Serão aceitos projetos de artistas, coletivos, curadores, brasileiros ou estrangeiros residentes no país O investimento total é de R$ 1,2 milhão, com limite de R$ 200 mil por projeto. Confira os termos do edital.

BIBLIOTECA LENYRA FRACCAROLI TERÁ OFICINA DE QUADRINHOS
Data: 5 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 5 de agosto, das 9h30 às 12h30, a Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Nova Manchester) vai desenvolver, sempre as quintas-feiras, o projeto Fanzines nas zonas de Sampa. A oficina gratuita será ministrada pelo artista Ezê, dentro do projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, que tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, escrita e para a leitura. A aula será oferecida para interessados com idade superior a 12 anos. As inscrições e maiores informações podem ser obtidas na biblioteca.

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS ÁRVORES DA CIDADE DE SÃO PAULO
Data: até 6 de agosto
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Está em andamento o V Concurso de Fotografia "Árvores da Cidade de São Paulo", promovido gratuitamente pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 16 anos. Poderão ser fotografadas apenas árvores localizadas na cidade de São Paulo. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, três fotos digitais. O destaque da competição é a categoria especial "biodiversidade", já que este ano foi declarado pela ONU o Ano Internacional da biodiversidade. Haverá premiação para as três melhores fotos. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo Correio até o dia 6 de agosto e não serão aceitas fotos entregues pessoalmente. Confira o regulamento do concurso.

CONPARES REALIZA OFICINA SOCIAL FRUTOS DA TERRA
Data: até 10 de agosto
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), segue realizando mais uma oficina social "Frutos da Terra, por uma cidade sustentável". As aulas, que têm duração até 10 de agosto, serão ministradas três vezes por semana na Unidade Parelheiros (Avenida Sadamu Inoue, 5.252, Jardim dos Álamos) e na Unidade Casa Verde (Avenida Brás Leme, 1.200, esquina com a Rua Tibães, Casa Verde), das 9h às 11h. O principal objetivo do curso é qualificar profissionalmente os alunos e difundir os conhecimentos de tecnologias do manejo e cultivo de hortaliças, plantas aromáticas e nativas.

SECRETARIA OFERECE FORMAÇÃO PARA PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Data: 19 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0600

A Secretaria da Educação coloca à disposição da Rede de Ensino, até o próximo dia 19 de agosto, o curso Formação de Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita nas esferas Jornalística e Literária. Podem participar um professor de português do Ensino Fundamental II de cada Emef e Emefm. O curso tem carga horária de 12 horas e dá direito a um certificado de acordo com a freqüência de cada professor. O objetivo é aproximar o educador das dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas. As inscrições serão feitas nas Diretorias Regionais de Educação até um dia antes do curso. Confira o cronograma de encontros por DRE.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONCURSO PROFESSOR ARTISTA
Data: 20 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0345

Até o dia 20 de agosto, profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo poderão se inscrever para participar da 2ª edição do concurso Professor Artista, nas categorias pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. A iniciativa integra o evento Valeu, Professor 2010, realizado pela Secretaria de Educação para os dias 22, 23 e 24 de outubro. Para participar, o interessado deve entregar a obra e ficha de inscrição no Memorial do Ensino Municipal (Rua Estado de Israel, 509, Vila Clementino), das 9h às 18h. Todas as produções devem conter o nome da obra, do autor, da unidade de lotação e exercício e da Diretoria Regional de Educação. Mais informações pelo site www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br.

PROFESSORES DE MATEMÁTICA TERÃO CURSO ESPECIAL
Data: 23 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0352/ 0353

A Secretaria de Educação (Rua Borges Lagoa, 1.230, Vila Clementino) promove até o próximo dia 23 de agosto o curso Discutindo a Resolução de Problemas em Diferentes Campos Numéricos. A formação é direcionada a professores de Matemática do Fundamental II, com prioridade para regentes de classe. Entre os conteúdos estão as teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática, procedimentos envolvidos nas avaliações, intervenções pedagógicas necessárias para o avanço dos alunos e análise das seqüências didáticas. Serão 12 horas de formação e cada grupo terá até 45 participantes. Confira o cronograma de encontros por Diretoria Regional de Educação.

TABELA DOS JOGOS DA CIDADE NA INTERNET
Data: 29 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação,
3396-6400

As disputas do futebol de campo e do futsal dos Jogos da Cidade vão até 29 de agosto. Trata-se da competição que é considerada o maior torneio esportivo amador de São Paulo, e vai reunir neste ano 4.168 equipes distribuídas em nove modalidades. Os jogos envolvem as 31 subprefeituras da cidade que disputam entre si a fase regional da competição. As demais modalidades terão início em junho. O campeão de cada subprefeitura representará seu bairro na disputa municipal, que terá início em 11 de setembro e vai até 12 de dezembro. Os participantes podem acessar a tabela completa das partidas por meio do site www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br.

PACET ESTENDE ATENDIMENTO PARA MAIS UNIDADES DO CAT
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet) será implantado em todas as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho até o final do ano. Até agora o trabalhador pode realizar consulta no SCPC e o agendamento das conciliações na Luz e Lapa. O serviço é gratuito e auxilia os trabalhadores com restrições cadastrais a limpar o nome, facilitando acesso a crédito e emprego. No dia 7 de abril, a unidade de Santana começou a fazer o agendamento das conciliações. O Pacet é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Governo do Estado de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura e Associação Comercial de São Paulo.

PAVILHÃO DO IBIRAPUERA RECEBE A EXPOSIÇÃO PURAS MISTURAS
Data: até 12 de setembro
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 12 de setembro, o Pavilhão das Culturas Brasileiras (Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Nova Conceição) recebe a exposição "Puras Misturas". A exposição celebrará a riqueza e diversidade da cultura do Brasil, apresentando um diálogo entre variadas formas de criação artística produzidas em diferentes tempos e lugares. Ocupando uma área de cerca de 2.500 m² contínuos, sem divisórias, a exposição se desdobrará em quatro módulos. A entrada franca.

PROFESSORES RECEBEM CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Data: 21 de setembro
Secretaria de Educação
3396-0600

A Secretaria de Educação promove até o próximo dia 21 de setembro o curso Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem - Ciências Naturais, voltado aos professores de Ciências do Ensino Fundamental II. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 13h , com uma carga horária final de 12h.A metodologia do curso pretende incentivar a reflexão diária dos professores com as práticas que são ensinadas aos alunos. Durante o curso, os professores vão analisar as práticas desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de mostrar que a ciência é um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana. Confira o cronograma de encontros.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÕES DO MAMULENGO
Secretaria de Educação
3396-0600

As escolas da Rede Municipal de Ensino já podem se inscrever para as apresentações da peça "A Bela e a Fera", que serão realizadas pelo grupo de Teatro de Bonecos "Mamulengo" no teatro do CEU Jaçanã (Rua Antonio Cezar Neto, 105, Jardim Guapira). As unidades interessadas deverão fazer a inscrição na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, pelo telefone 3396-5677, das 9h às 17h. Serão duas apresentações por dia, às 10h e 13h, totalizando 2.500 vagas. Cada grupo deve ser formado por 40 alunos e acompanhado de, no mínimo, um educador e um representante da escola/comunidade. O transporte até o CEU Jaçanã ficará a cargo das escolas interessadas.

SUBPREFEITURA DE VILA PRUDENTE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS
Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba
3397-0800

A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba (Av. do Oratório, 172), através de sua Supervisão de Cultura, informa que estão abertas as inscrições para as turmas de maio dos seguintes cursos: Artesanato em Cartonagem, História da Arte, Origami e Violão. Em 2009, os cursos e eventos de Cultura atenderam mais de 6.000 pessoas. Este ano, 14 cursos estão sendo oferecidos em diversos dias da semana, todos dentro da Subprefeitura, no auditório e no salão anexo, como Teatro, Dança, canto, Espanhol, e Yoga. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3397-0896.

PARQUE DO TROTE TEM OFICINA GRATUITA DE ARTESANATO
Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
2967-8100

Para os amantes de artesanato, estão abertas as inscrições para a Oficina de Cestaria, promovida pelo Centro de Convivência e Cooperativa do Parque do Trote. As aulas são gratuitas e acontecerão todas as terças-feiras, às 9h, no Parque do Trote (Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/nº, Vila Guilherme). Antes de participar é preciso inscrever-se através do e-mail ceccovmariavguilherme.trote@gmail.com. O processo recicla jornais e revistas que, após passarem pelas técnicas adequadas, se transformam em bolsas, sacolas, cestas para pães e frutas, revisteiros, caixas, chapéus, badejas, guirlandas e uma infinidade de objetos que são desenvolvidos a partir da criatividade do artesão.

CCM GRAJAÚ DÁ ORIENTAÇÃO JURÍDICA PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Subprefeitura da Capela do Socorro
3397-2700

Todas as quintas e sextas-feiras no Centro de Cidadania da Mulher (CCM) do Grajaú (Avenida Professor Oscar Barreto Filho, 350, Parque América), no período da manhã, um advogado da Defensoria Pública dá consultas e orientações gratuitas a mulheres que sofreram violência doméstica. O objetivo é fazer com que estas mulheres levem à diante as ocorrências registradas destes casos, abrindo processos que garantam a preservação de seus direitos. No CCM ela é orientada sobre a legislação vigente, com destaque para a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres vitimadas por seus parceiros e também tomam conhecimento de outras historias semelhantes à dela e que redundaram em tragédias, porque a vítima não levou adiante as denuncias contra estes parceiros.

CEE OSWALDO BRANDÃO OFERECE CURSO DE PRODUÇÃO MUSICAL
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5000

Será realizado nos meses maio e junho, no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança (Rua Michihisa Murata, 120, na Vila Brasilândia) um curso de Produção Musical voltado a jovens, de 16 a 24 anos, da comunidade da Brasilândia interessados em aprender como gravar, mixar e editar suas músicas. Um dos atrativos do curso são os convidados, Slim Rimografia, Edi Rock, Dj Nato Pk e Devasto Prod, todos produtores musicais atuantes no universo da música. Para participar do curso, basta fazer a inscrição no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança. As vagas são limitadas e o curso é gratuito, assim como todas as atividades desenvolvidas no clube.

CEUS OFERECEM PRÁTICA DE IOGA À COMUNIDADE
Secretaria de Educação
3396-0600

Os Centros Educacionais Unificados Azul da Cor do Mar, Casa Blanca, Parque Anhanguera, Perus, Rosa da China e Vila Atlântica oferecem, gratuitamente, aulas de ioga, que melhoram a saúde física e emocional e rejuvenesce. Cada aula tem em média 45 minutos de duração. Confira os locais e horários das aulas.

CDM CECÍLIA MEIRELLES PASSARÁ POR REFORMAS
Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
2967-8100

Nos próximos 90 dias, o Clube Desportivo Municipal (CDM) Cecília Meirelles (Rua Soldado Anésio Antão Ferreira, 31, Jardim Japão) passará por reformas que devem garantir a segurança e a diversão dos usuários do espaço. O entorno do campo receberá um alambrado totalmente novo. Além disso, será colocada a grama sintética, que também contará com um sistema de drenagem que impedirá alagamentos. Para aqueles que vão além do futebol, será instalada uma pista de atletismo. Estima-se que todas as intervenções fiquem prontas no mês de julho.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRAÇA VICTOR CIVITA
Subprefeitura de Pinheiros
3095-9595

Todos os domingos, às 17h, na Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580), com muita criatividade e interação, a atriz Kiara Terra transporta os espectadores para o mundo da literatura, narrando o conteúdo das obras que divertem crianças e adultos.. A atividade é gratuita e aberta ao público. Confira a programação para o mês de maio.

OPERAÇÃO BAIXAS TEMPERATURAS ATENDE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA NO FRIO
Data: 31 de outubro
Secretaria de Assistência Social
3291-9758

Até o próximo dia 31 de outubro, a Secretaria de Assistência Social (Rua Líbero Badaró, 561, Centro) dará continuidade aos trabalhos da Operação Baixas Temperaturas, que visa proteger e abrigar os moradores em situação de rua durante o período de inverno na cidade. A iniciativa coloca à disposição dessa população carente os 41 Centros de Acolhida e os 15 Centros de Referência da Criança e do Adolescente. A população também pode ajudar moradores em situação de rua pela Central de Atendimento Telefônico Ininterrupto ao Munícipe (3228-5668/3228-5554); Cape (3397-8864/3228-2092); Defesa Civil (199); SAMU (192); GCM (153); e Serviço de Atendimento ao Cidadão (156).

"OLHAR JOVEM" CAPACITA JOVENS NO SETOR AUDIOVISUAL
Data: até 6 de dezembro
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a organização social Aldeia do Futuro, deu início ao curso "Olhar Jovem", que objetiva a formação de jovens empreendedores em Produção de Vídeo e Fotografia, utilizando a linguagem audiovisual e a comunicação como meio de transformação social. O curso ocorre de segunda a sexta no prédio da Aldeia do Futuro (Rua Jorge Rubens Neiva de Camargo, 228, Americanópolis), durante um período de 6 meses, se encerrando no dia 6 de dezembro. Contará com 40 alunos do bairro de Americanópolis e o processo de formação é dividido em operação de câmera, produção audiovisual, iluminação, edição, roteiro, computação gráfica, entre outros.

CURSOS GRATUITOS DE GASTRONOMIA NOS MERCADOS DA CANTAREIRA E DA LAPA
Data: 4 de dezembro
Secretaria das Subprefeituras
3105-6295

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com o Senac São Paulo, vai promover cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, lazer e eventos. Durante os próximos seis meses, até o próximo dia 4 de dezembro, serão oferecidas 700 vagas para pessoas inscritas previamente, em oficinas que ocorrerão no espaço gourmet do Mercado da Cantareira (Rua da Cantareira, 306, Parque Dom Pedro II) e na cozinha pedagógica do Mercado da Lapa (Rua Herbart, 47, Lapa). O objetivo é promover a interação da população com esses locais que integram os roteiros gastronômicos da cidade. Os interessados devem fazer inscrição pessoalmente antes de cada oficina. Entre os cursos previstos estão Culinária Japonesa e Cozinha Italiana, além de Sopas e Cremes, Harmonização de Queijos e Vinhos, entre outros. Confira a programação.

Trânsito

FESTIVAL DO FUNK ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS NA ZONA LESTE NESTE SÁBADO
Data: 19 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude do 3º Festival do Funk, que será realizado neste sábado (19/6), entre 7h e 23h, na Cidade Tiradentes, a SPTrans alterará os itinerários de 11 linhas de ônibus que trafegam pela região durante a realização do evento em diferentes horários. Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

CIDADE AE CARVALHO PROMOVE FESTA JUNINA E ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS
Data: 19 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude da festa junina realizada neste sábado (19/6), das 12h às 22h, na Av. das Alamandas entre as Ruas Caxinguele e Eira, na região da Cidade A. E. Carvalho, a SPTrans informa a alteração no itinerário de quatro linhas de ônibus que circulam na região. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

CET MONITORA TRÂNSITO EM PARELHEIROS PARA PASSEIO CICLÍSTICO
Data: 19 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas vias no entorno do CEU Parelheiros, na Zona Sul, das 9h às 12h deste sábado (19/6), para a realização de Passeio Ciclístico. A largada será na Rua Teresinha do Prado Oliveira e seguirá pela Estrada da Colônia, Estrada da Vargem Grande, Avenida das Orquídeas, Rua Miguel Rocumback e Rua Nossa Senhora Aparecida, entre outras.

EVENTO ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS NO PARQUE EDU CHAVES
Data: 19 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude da realização do evento VI Jornada da Cidadania, neste sábado (19/6), das 8h às 16h, que interditará a Praça Comandante Eduardo de Oliveira, no Parque Edu Chaves, a SPTrans informa que quatro linhas de ônibus que atendem às imediações terão os seus itinerários alterados durante o evento. Juntas, as linhas transportam em média 18.772 passageiros aos sábados. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

FESTA JUNINA NA ZONA LESTE ALTERA ITINERÁRIO DE ÔNIBUS NESTE SÁBADO
Data: 19 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em consequência de festa junina que será realizada na Avenida dos Ipês, entre a Avenida Marechal Tito e a Rua Folha Prateada, na zona leste, neste sábado (19/6), das 9h às 21h, a SPTrans informa a alteração no itinerário da linha de ônibus 2628/22 Jardim Nazaré-Terminal São Miguel, que trafega na região. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

ANIVERSÁRIO DE BAIRRO SÃO NICOLAU ALTERA ITINERÁRIOS DE LINHAS DE ÔNIBUS
Data: 19 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Devido às comemorações do 58º aniversário do Bairro de São Nicolau, neste sábado (19/6), das 9h às 22h, o cruzamento da rua Sonho Gaúcho com a rua Raimundo Lulio, na zona leste, será interditado para a realização das festividades do evento. Com isso, a SPTrans informa a alteração no itinerário de cinco linhas de ônibus que trafegam nas imediações. Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

CET MONITORA TRÂNSITO NA ZONA SUL PARA FESTA EM PARELHEIROS
Data: 19 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai montar esquema especial de trânsito na rua Teresinha do Prado Oliveira e suas principais vias de acesso, na região Sul, das 8h às 22h deste sábado (19/6), para a realização da festa da comunidade de Parelheiros. Como alternativa de trânsito à rua Teresinha do Prado Oliveira, os motoristas deverão utilizar a Rua Sergino Ignácio Ferreira.

ÔNIBUS DA ZONA LESTE TEM PONTO INICIAL ALTERADO A PARTIR DESTE SÁBADO
Data: 19 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Tendo em vista propiciar maior segurança e acessibilidade aos usuários da linha 3161/10 - Jardim Colorado-Terminal Parque Dom Pedro II, o serviço terá seu terminal inicial alterado para a rua Luís Marin dos Santos, na zona leste, a partir deste sábado (19/6). A SPTrans informa que a linha operava nas imediações da Praça Francisco Mendes de Carvalho e o novo endereço não prejudicará os usuários e nenhuma parada foi suprimida. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

CET INTERDITA MARGINAL TIETÊ PARA OBRAS DA NOVA MARGINAL
Data: 19 e 20 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar parcialmente a pista expressa da Marginal Tietê (sentido Ayrton Senna), do Parque do Piqueri ao Parque São Jorge, das 7h de sábado (19/6) às 6h de domingo (20/6), bem como a transposição da pista expressa para a local naquele trecho, de meia-noite até 5h de domingo (20/6) , para dar continuidade às obras da Nova Marginal. A interdição se restringe à faixa da direita da pista expressa e o desvio será realizado pela pista local da Marginal Tietê (sentido Ayrton Senna). O usuário poderá retornar pela Ponte Aricanduva ou pelo Viaduto General Milton Tavares.

CET FAZ INTERDIÇÃO PARCIAL DA MARGINAL PINHEIROS PARA IÇAR EQUIPAMENTO
Data: 19 e 20 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar parcialmente a pista local da Marginal Pinheiros (sentido Interlagos), próximo à Rua Joapé, até 6h deste sábado (19/6) e no período das 6h de sábado (19/6) às 18h de domingo (20/6), para içamento de equipamentos no Shopping Cidade Jardim. Foi planejado um esquema especial de trânsito para manter o nível de atendimento que propicie conforto, informação, segurança e confiabilidade aos usuários.

SERVIÇO ATENDE PARTICIPA DE 21 EVENTOS NESTE FIM DE SEMANA
Data: 19 e 20 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

A SPTrans colocará à disposição da população cadastrada 143 veículos do serviço Atende para serem utilizados em 21 eventos neste sábado (19/6) e domingo (20/6). O Serviço Atende é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito, destinado às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público. Para mais informações sobre o serviço acesse www.sptrans.com.br.

CONFIRA AS LINHAS DE ÔNIBUS QUE SERVIRÃO À FESTA "SÃO JOÃO EM SÃO PAULO"
Data: 19 e 20 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude da Festa de São João do Nordeste em São Paulo no Pólo Cultural Esportivo Grande Otello (Sambódromo do Anhembi), na zona norte, neste sábado (19/6), das 13h às 3h de domingo (20/6); e no domingo (20/6), das 13h às 1h do dia 21 de junho, a SPTrans informa que será criada uma linha especial para atender ao público participante do evento. Trata-se da linha 179A/10 Terminal Tietê - Parque Anhembi. Confira as linhas de ônibus que servem a festa junina.

JARDIM MARÍLIA FAZ FESTA JUNINA ALTERANDO ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS
Data: 19, 20, 26 e 27 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em consequência da realização da festa junina do Jardim Marília, neste final de semana (19 e 20) e nos dias 26 e 27 de junho, das 17h às 23h, na Rua Senembi, entre as Ruas Pardal Mallet e Ernesto Paixão, a SPTrans informa alteração no itinerário de duas linhas de ônibus que trafegam nas imediações, durante a realização do evento. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

FESTA JUNINA ALTERA ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS NA ZONA LESTE
Data: 19, 20, 26 e 27 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em consequência da realização de festa junina na Praça Professor João de Lima Paiva Filho, neste sábado (19/6) e domingo (20/6), e no próximo fim de semana, dias 26 e 27 de junho, das 15h às 23h, na Rua Bartolomeu de Candia, entre as Ruas Gal. Otelo e Santa Estela, e em toda a extensão das Ruas Mto. Antonio Caparroz e Carmen Freire, a SPTrans informa alteração no itinerário de duas linhas de ônibus que trafegam na região. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ANHEMBI PARA FESTA "SÃO JOÃO EM SÃO PAULO"
Data: 19 a 21 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar as principais vias de acesso ao Sambódromo do Parque Anhembi, para a realização da festa junina "São João em São Paulo". Estima-se a presença de 30 mil pessoas por dia no evento, que ocorrerá neste sábado (19/6) e domingo (20/6), das 15h às 3h do dia seguinte. O Complexo Anhembi localiza-se entre a Avenida Olavo Fontoura e a Marginal Tietê, no trecho compreendido entre as pontes das Bandeiras e Casa Verde. As principais vias de acesso ao espaço são as avenidas Olavo Fontoura, Brás Leme, Santos Dumont e a Marginal Tietê. A Rua Professor Milton Rodrigues, sentido Marginal, será interditada até 5h de segunda-feira (21/6).

CET MONITORA TRÂNSITO NO EXPO CENTER NORTE PARA "NATAL SHOW"
Data: 19 a 22 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Expo Center Norte, neste sábado (19/6), segunda (21/6) e terça-feira (22/6), das 11h às 20h, e no domingo (20/6), das 9h às 20h, para a realização do "Natal Show". Estima-se a presença de cerca de 3.750 pessoas por dia durante o evento. O Expo Center Norte localiza-se na Rua José Bernardo Pinto, Vila Guilherme, Zona Norte, e tem como principais vias de acesso a Marginal Tietê (sentido Castello Branco) e as avenidas Otto Baumgart e Zaki Narchi. Os acessos aos estacionamentos estão localizados na avenida Otto Baumgart e nas ruas José Bernardo Pinto e Miguel Mentem.

CET INTERDITA ACESSO DA AVENIDA DO ESTADO À MARGINAL TIETÊ PARA OBRAS
Data: 20 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o acesso da Avenida do Estado à Marginal Tietê, neste domingo (20/6), das 7h às 14h, para dar continuidade às obras da Nova Marginal. Como alternativa, os motoristas poderão utilizar as ruas David Biggio e Matarazzo. A CET recomenda aos motoristas que, se possível, procurem caminhos alternativos, evitando trafegar pela região no período informado e mantenham a atenção na sinalização da pista.

CORRIDA DE RUA ALTERA 30 ITINERÁRIOS DE ÔNIBUS NESTE DOMINGO
Data: 20 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em decorrência da corrida de pedestres "10km Brasil" - Troféu Homenagem à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, neste domingo (20/6), das 4h às 11h, realizada na zona sul, a SPTrans informa a alteração no itinerário de 30 linhas de ônibus que trafegam nas vias interditadas para o evento. Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

SERÃO DISPONIBILIZADOS 500 TÁXIS PARA EVENTO DA COPA NO JOCKEY CLUB
Data: 20 e 25 de junho
Secretaria de Transportes
3396-6800

A Secretaria de Transportes, por meio do Departamento de Transporte Público, informa que 500 táxis estarão disponíveis para atender ao público do evento Parque da Copa, que será realizado no Jockey Club, das 8h às 23h, nos próximos dias 20 e 25 de junho, quando ocorrerão jogos do Brasil, durante a realização da Copa do Mundo. A área de embarque será na Rua Doutor José Augusto de Queirós, entre o portão 1 e a rua Itapé Açu, sendo que o acesso será feito somente pela Marginal Pinheiros.

CET MONITORA TRÂNSITO NO EXPO CENTER NORTE PARA "SALÃO DA MODA BRASIL"
Data: 21 a 23 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Expo Center Norte, de segunda-feira (21/6) a quarta-feira (23/6), das 13h às 20h, para a realização do "Salão da Moda Brasil". Estima-se a presença de 3 mil pessoas por dia, durante a realização do evento. O Expo Center Norte localiza-se na Rua José Bernardo Pinto, na Vila Guilherme, Zona Norte, e tem como principais vias de acesso a Marginal Tietê (sentido Castello Branco) e as avenidas Otto Baumgart e Zaki Narchi. Os acessos aos estacionamentos estão localizados na Avenida Otto Baumgart e nas ruas José Bernardo Pinto e Miguel Mentem.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ANHEMBI PARA EVENTO "QUÍMICA & PETROQUÍMICA"
Data: 21 a 24 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região do Pavilhão de Exposições do Anhembi, desta segunda (21/6) a quinta-feira (24/6), das 13h às 20h, para a realização da Feira Internacional dos Fornecedores da Indústria Química e Petroquímica. Estima-se a presença de 2 mil pessoas por dia ao evento. O Pavilhão de Exposições do Anhembi fica na Marginal do Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco, entre as pontes da Casa Verde e das Bandeiras. Os acessos ao estacionamento e os portões de entrada e saída do público estão localizados na Avenida Olavo Fontoura. As principais vias de acesso para o Pavilhão de Exposições do Anhembi são as avenidas Olavo Fontoura, Santos Dumont e a Marginal Tietê.

CET MONITORA TRÂNSITO PARA "FEIRA DA GESTANTE, BEBÊ E CRIANÇA"
Data: 22 a 25 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações do Expo Center Norte, desta terça (22/6) a sexta-feira (25/6), das 14h às 20h, e no sábado (26/6) e domingo (27/6), das 10h às 22h, para a realização da "Feira da Gestante, Bebê e Criança". Estima-se a presença de 1 mil pessoas por dia, durante a realização do evento. O Expo Center Norte localiza-se na Rua José Bernardo Pinto, Vila Guilherme, Zona Norte, e tem como principais vias de acesso a Marginal Tietê (sentido Castello Branco) e as avenidas Otto Baumgart e Zaki Narchi. Os acessos aos estacionamentos estão localizados na Avenida Otto Baumgart e nas ruas José Bernardo Pinto e Miguel Mentem.

CET TEM ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO PARA JOGOS DO BRASIL NA COPA
Data: 25 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará esquema especial de trânsito para a próxima sexta-feira (25/6), em virtude da realização do jogo do Brasil na 1ª fase da Copa do Mundo da África do Sul, quando realizado em dia útel. No próximo dia 25 de junho, quando a partida acontece às 11h, o horário previsto de maior movimento concentra-se entre 9h e 11h e, à tarde, entre 13h e 15h. A CET vai monitorar os principais eixos viários, especialmente em áreas que concentram bares, como bairros de Moema, Jardins, Vila Mariana, Pinheiros, Vila Madalena, Vila Olímpia, Santana, Tatuapé, Centro, entre outros.

CET LANÇA 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Data: 5 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

Até o próximo dia 5 de julho, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estará com inscrições abertas para o 2º Prêmio CET de Educação de Trânsito. Poderão participar estudantes, professores, terceira idade, condutores de veículos de 2 ou 4 rodas, cidadãos maiores de 18 anos, profissionais com atuação na área de trânsito/transporte que residam ou exerçam atividades profissionais em São Paulo e empresas/entidades. Os interessados deverão desenvolver trabalhos específicos aos temas da respectiva categoria, mediante inscrição no site da CET http://www.cetsp.com.br/ enviando o trabalho pelo correio para Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Av. Marquês de São Vicente, 2.154, Barra Funda). Confira o regulamento.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ENTORNO DO JÓQUEI CLUBE PARA PARQUE DA COPA
Data: 11 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito no entorno do Jóquei Clube de São Paulo, até o término da Copa do Mundo em 11 de julho, das 9h às 22h nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa, para a realização do Parque da Copa 2010. O evento acontecerá na área interna do Jóquei, no acesso junto à Rua Doutor José Augusto de Queiroz, 55, e tem a presença estimada de 9 mil pessoas. As intervenções da CET ocorrerão por ocasião dos jogos Brasil na Copa.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ENTORNO DO JÓQUEI CLUBE PARA CASA COR 2010
Data: até 13 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito no entorno do Jóquei Clube, até o próximo dia 13 de julho, das 12h às 22h, para a realização da Casa Cor 2010. O evento acontecerá na área interna do Jóquei, no acesso junto ao número 1.075 da Avenida Lineu de Paula Machado. Estima-se a presença de 3.000 pessoas no evento. Para evitar transtornos e melhorar a utilização das vias envolvidas pelos demais usuários, durante a realização do evento, a CET vai manter uma equipe operacional nos dias de maior contração e monitorar a região ao longo de todo o período de realização.

CET INTERDITA RUA NO IPIRANGA PARA OBRAS DO METRÔ
Data: 15 de agosto
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Rua Álvaro do Vale, entre as ruas Do Grito e Aída, até o dia 15 de agosto, para obras do metrô - linha 2, com duração prevista por um período de dois meses. A interdição é necessária para possibilitar a retirada do pontilhão provisório da Rua Álvaro do Vale. Em razão da interdição, os veículos que trafegam pela Rua Álvaro do Vale, serão deslocados para uma pista auxiliar à direita e retornarão ao seu trajeto normal após a Rua Aída.

OBRAS NA ZONA LESTE ALTERAM ITINERÁRIO DE ÔNIBUS
Data: 15 de agosto
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em consequência da continuidade das obras da ligação Jacú-Pêssego, no acesso entre a Av. Nova Conquista com a rua Pêra-Mirim, na zona leste, com duração prevista de 45 dias, a SPTrans informa que a linha de ônibus 4033/10 Jardim Guairacá-Nova Conquista terá seu itinerário alterado por motivos de bloqueios das vias.