FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 1 de março de 2010

É tempo de contratação de estagiários

Panorama positivo na geração de empregos do país impulsiona ainda mais o mercado de estágio.

Mal começou o ano e já estamos em março. Portanto, não há mais tempo a perder. Estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho devem aproveitar a reta final da temporada de estágios. Há 175 mil vagas em todo o país para esse trimestre inicial, estando disponível ainda 70 mil oportunidades para o terceiro mês, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres).

O panorama nacional para criação de empregos também está positivo. Em janeiro, o Brasil abriu mais de 181 mil vagas formais, para 415 mil postos fechados em dezembro do ano passado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado é o melhor desde maio de 2000.

Se o ritmo continuar assim, a previsão do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, feita durante passagem por São Paulo em evento para falar sobre os rumos da nova Lei do Estágio no final do ano passado, pode se concretizar. Ele previu 2 milhões de empregos com carteira assinada para 2010.

"O ideal é o estudante saber aproveitar esse momento para conquistar uma colocação profissional", avalia Seme Arone Junior, presidente da Abres. O motivo para o aumento da oferta nos três primeiros meses é em razão de muitos alunos se formarem no final do ano e serem efetivados ou rescindidos.

De acordo com Ariane Traversim, gerente de negócios da Total IP Comunicações, houve efetivação de um estagiário de suporte técnico em novembro de 2009. "Com isso, três vagas de estágio foram abertas somente nessa área", explica ela.

Os jovens interessados em estagiar podem acessar o site da Abres (http://www.abres.org.br/), onde terão acesso aos agentes de integração de várias partes do país. "Basta se cadastrar, gratuitamente, nas empresas da sua região para concorrer às oportunidades", explica Arone.

Somente o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) estima ter 18 mil vagas abertas para a temporada de 2010. Dessas, mais da metade se concentra em São Paulo, com 10.800, sendo 8.500 para o nível superior e 2.300 para o ensino médio e médio técnico. "Os estudantes que se adiantaram, já estão estagiando", afirma Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.

No entanto, para quem não conseguiu um estágio até o momento, março é promissor. "Ainda dá tempo, pois a economia está a favor, com as empresas abrindo muitos postos", conclui Mencaci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.