FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 1 de março de 2010

FBG no combate das infecções alimentares

Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) dá dicas de como evitar infecções alimentares durante o verão

Enfim chegou o momento mais esperado: as suas férias. Mas antes de colocar o pé na estrada para viajar, é necessário ficar de olho em alguns cuidados com a alimentação para evitar infecções muito comuns nessa época do ano.

Segundo Ricardo Barbuti, médico gastroenterologista e secretário geral da FBG, a maioria das infecções gastrintestinais, conhecidas como GECA (gastroenterocolite aguda), aparecem mais no verão. “Devido a alta temperatura, o crescimento bacteriano nos alimentos é muito maior, favorecendo as infecções bacterianas por contaminação alimentar”, completa Barbuti.

Outro fator contribuinte é a aglomeração populacional no litoral, o que leva às piores condições de saneamento básico, contribuindo com o aparecimento da GECA. Além disso, é necessário também ficar atento com os alimentos que são vendidos na praia.

Para evitar esses tipos de transtornos e aproveitar as férias com muito mais saúde, basta seguir algumas dicas fornecidas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia:

• Não ingerir, sob hipótese alguma, água que não seja filtrada (em filtro adequado e novo) ou fervida;

• Dar preferência a água mineral vinda de empresa segura, estar sempre atento com o lacre da garrafa;

• Evitar comprar sucos ou mesmo "drinks" na praia, já que o gelo pode estar contaminado;

• Evitar consumo de frutos do mar (a não ser que as fontes sejam conhecidas e os alimentos estejam frescos);

• Evitar alimentos de fonte duvidosa como pastéis, coxinhas, empadinhas, entre outros. Prefira sempre a ingestão de frutas, sucos feitos em casa ou industrializados e refrigerantes (sempre tomando cuidado com as pedras de gelo);

• Se possível, dar preferência para férias em locais com menor densidade populacional, pois as infecções virais são mais comuns onde existe maior aglomeração populacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.