FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Shopping Penha apóia campanha de doação de sangue

A ação, “Bombeiro Sangue Bom” realizada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, terá um posto de coleta no Shopping Penha nos dias 15 e 16 de julho

Com o objetivo de estimular a doação de sangue entre os moradores da zona leste, o Shopping Penha apóia o 3º Grupamento de Bombeiros na 6a edição da Campanha Bombeiro Sangue Bom, organizada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, entre os dias 1° a 31 de julho. Para incentivar a doação, o Shopping Penha vai abrigar nos dias 15 e 16 de julho, um posto de coleta do Hemocentro da Santa Casa. Neste período, uma equipe da Santa Casa, juntamente com bombeiros do 3°GB da Mooca, estará disponível das 12h às 18h, para atender todos os interessados.
De acordo com o Tenente Rodrigo Otavio Barelli, em 2009 foi possível arrecadar, somente na região Leste de São Paulo, mais de 3800 bolsas de sangue. “Para este ano, a nossa estimativa é que o número de doadores ultrapasse 4 mil. Para isso contamos com a colaboração de toda a comunidade da região ”, ressalta Barelli.

Durante toda a campanha o Shopping Penha será ponto de encontro entre os interessados em fazer a doação e a equipe do Corpo de Bombeiros, que ficará responsável por transportá-los à um dos quatro hemocentros da capital paulista, participantes da ação.
As doações serão destinadas aos hospitais: - Santa Marcelina (Itaquera); Hospital Municipal Carmino Carriccio (Tatuapé), Hospital Municipal Tide Setubal (São Miguel Paulista); Hospital Municipal Ermelino Matarazo (Ermelino Matarazzo).

SERVIÇO – Posto de Coleta “Bombeiros Sangue Bom” no Shopping Penha
Data: Dias 15 e 16 de julho
Horário: Das 12h às 18h
Local: Piso Antônio Lobo, em frente ao elevador B
Informações: 4003-7201

MCs Dede, Bomba e Miudico vencem o 3° Festival de Funk em Cidade Tiradentes

Canção que fala sobre o abandono de um garoto de 3 anos, sensibiliza jurados e vence a terceira edição do Festival de Funk em Cidade Tiradentes, que só aceita canção “do bem”

MC Bomba (óculos) e MC Miúdico – música Abandonado

MCs Bomba e Miudico, com a música Abandonado categoria A, e MC Dede, com Fecha banca, na categoria B, conquistam o primeiro lugar da terceira edição do Funk Festival – Canta Cidade Tiradentes, promovido pela Subprefeitura Cidade Tiradentes, no último sábado, dia19, com apoio do Red Bull Funk-se Tour, CET, Sabesp, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Cerca de 10 mil pessoas acompanharam, durante oito horas, o som do funk consciente, com composições elaboradas por garotos e jovens do bairro apresentadas durante o Funk Festival - Canta Cidade Tiradentes. É a primeira iniciativa do poder público municipal de apoiar o funk e incentivar os funkeiros a compor letras voltadas para os temas sociais, em contraposição aos “proibidões”, assim chamados em função das letras que fazem apologia ao crime, drogas e promiscuidade sexual.
Os 24 finalistas, escolhidos numa pré-seleção, em que concorreram 63 inscritos, travaram uma disputa acirrada, diante de um som de base de um tremendo batidão, comandada pelo DJ Maguinho. Os concorrentes promoveram um encontro eletrizante para o publico, com propósito de mostrar o comprometimento com as questões sociais, por meio de composições que retratavam a dança, música, esporte, religião, lazer, amizade e também a curtição dos bailes funks.

Os jurados analisaram os funks segundo os critérios letra, música, interpretação e desenvoltura de palco. Os responsáveis pela tarefa para categoria B (acima de 17anos) foram integrantes de um júri eclético, formado por Marcello Silva, vocalista da Banda Dughettu do Rio de Janeiro; Marcelo Fernandes, Dj e empresário do Funk; Douglas Drumond, presidente do Casarão Brasil e empresário da noite. Já para categoria A (de 10 a 16 anos), os jurados foram John Rock – produtor musical; a cantora Giselle Vergna; Fernando Leite, professor de canto; Alexandre Nascimento, produtor e músico; e o DJ Gustavo, da Estação da Juventude.

A canção vencedora da categoria infanto-juvenil, Abandonado, retrata a vida do compositor MC Bomba, que foi abandonado aos três anos pela mãe. Aos cuidados de sua tia, que priorizou sua educação, MC Bomba, de 14 anos, reconhece que a escola foi a saída para não seguir o mundo da marginalidade.

Para os funkeiros acima de 17 anos, Mc Dede, vencedor do primeiro festival de Funk em 2008, voltou com tudo e faturou o bi-campeonato, com a música “Fecha a banca”. A letra fala da presença de Deus em sua vida e a força guerreira que cada um tem que ter para conquistar a felicidade.

Na categoria A, o 2º lugar foi para MC Kinha e as mais da categoria infanto-juvenil s novas Mcs, com o funk A realidade da ZL –(Zona Leste); e em 3º lugar, MC Wesley, com a música Amor de mãe. Para a categoria B, o 2º lugar ficou com o Bonde TNT – com música Curtição; e o 3 º foi para Jê bolado, com a música Ideia consciente.
A premiação para os primeiros lugares será a gravação de uma coletânea do CD do 3º Festival, com inclusão de cinco músicas, com direito a 200 cópias, sendo que a produção fica sob a coordenação do DJ Sany Pitbull, reconhecido como o mestre da arte do MPC Live ou “montagens” ao vivo. Para o 2º lugar, gravação de três músicas, no CD com direito a 100 cópias; e para o 3º lugar, gravação de duas músicas no CD, com direito a 100 cópias. Todos os participantes receberam certificados de participação.

- Show à parte -

Após a apresentação dos vencedores, o festival recebeu os ícones do funk, com as atrações especiais do Red Bull funk-se Tour, que promoveu um encontro de estilo, batida, entre o funk carioca e o paulista.
Com isso, o palco foi dominado, primeiramente, pelos MCs Bio G3 e Backi Di, funkeiros de destaque na cena paulista, que estouraram definitivamente com Bonde da Juju, e tiveram quase 1 milhão de acessos no You Tube.
Depois o chão tremeu com DJ Sany Pitbull, presente no mundo do funk desde 1986, reconhecido como o mestre da arte do MPC Live. Maestro Pitbull também é o curador do Red Bull Funk-se Tour.

O público recebeu com entusiasmo o Menor do Chapa, funkeiro carioca que invadiu as pistas do Brasil com a música Salgueiro é o Caldeirão. Os artistas foram acompanhados pelos DJs Phabyo, consagrado no mundo do funk como produtor de Mc Catra e Mc Serginho, e Dj Cabide, que comanda a mixagem dos bailes tradicionais do funk dos Rio de Janeiro.

Serviço:

O quê é? Vencedores do 3º Funk Festival- Canta Cidade Tiradentes
Quando? 19/06/2010 – sábado
MC DEDE – Josley Caio Faria
MC Bomba – Rulian Henrique Raymundo
MC Miúdico – Gabriel Leonardo

Zona Leste de São Paulo terá guia de turismo

Roteiro será lançado neste sábado, dia 26 de junho, e destaca festas típicas, monumentos, espaços culturais e gastronômicos

Será lançado neste sábado, dia 26 de junho, um guia de cultura e lazer da Zona Leste de São Paulo. Serão 65 páginas com dicas sobre festas típicas, monumentos, espaços culturais e gastronômicos, parques, cinemas e bibliotecas.

As informações estão organizadas por bairros. Aricanduva, Brás, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel, Tatuapé e Vila Prudente possuem um capitulo cada.

Há mapas de localização, informações sobre transporte público, história dos bairros, além de curiosidades como o número de habitantes, a extensão e o significado dos nomes de cada região.

Um dos destaques do guia é a sessão que relaciona os patrimônios tombados, como a sede do sítio Mirim, construída no século XVIII em Ermelino Matarazzo, e a Capela de Biacica e Chácara das Fontouras, em São Miguel, que é mantida pela Ordem de Nossa Senhora do Carmo desde 1621.

O roteiro reúne ainda pontos de visitação como o Museu da Imigração, no Bresser, o Museu da Casa do Tatuapé e as igrejas Nossa Senhora dos Homens Pretos, na Penha, e a Capela de São Miguel.

O guia de cultura e lazer da Zona Leste de São Paulo é uma produção da Associação Cultural Beato José Anchieta e tem como objetivo destacar a existência de espaços importantes na região, que raramente são divulgados.

O material foi financiado com recursos do orçamento do estado a partir de uma emenda parlamentar do deputado estadual Simão Pedro. Morador há 30 anos da região, o petista é autor de um projeto de lei que propõe a criação de uma Agência de Desenvolvimento do Turismo da Zona Leste.

“Acredito que o guia irá mostrar a possibilidade de geração de emprego e renda pelo viés do turismo e do lazer em nossa região, além de elevar a auto-estima da população, que conhecerá melhor esse lado bonito e histórico da Zona Leste”, afirma Simão Pedro.

Lançamento do guia de cultura e lazer da Zona Leste
Quando: dia 26 de junho, às 19h
Onde: Capela de São Miguel Arcanjo – Praça Padre Antônio Monteiro Mafra

domingo, 27 de junho de 2010

Limpurb realiza a 3º palestra sobre resíduos sólidos na cidade de São Paulo

O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) realizará, no dia 28, a terceira palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos na cidade de São Paulo. O evento debaterá as medidas de desenvolvimento sustentável necessárias para a melhoria do meio ambiente na metrópole paulistana. A palestra será realizada no auditório do Limpurb, rua Azurita, 100, 3º andar, das 9h30 às 11h00. As vagas são limitadas.
A apresentação será desenvolvida ao público adulto para transmitir informações e conhecimentos sobre a funcionalidade da gestão de resíduos sólidos na Cidade, desde sua coleta até seu destino final.
A Divisão Técnica de Educação e Divulgação do Limpurb abordará também o tema desenvolvimento sustentável, muito discutido atualmente. O debate proporcionará a reflexão sobre o princípio dos três R's: reduzir, reutilizar e reciclar.
Após o evento, os participantes terão a oportunidade de visitar um acervo que reúne curiosidades e objetos históricos descartados pelas pessoas. O conhecimento dos assuntos ambientais leva à conscientização e influencia o comportamento para que a sociedade comece a participar. Por causa do grande interesse pelo tema, as palestras serão realizadas mensalmente.

Serviço:
Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb)
Horário: 9h30 às 11h00
Endereço: Auditório do Limpurb - Rua Azurita, 100 - 3º andar
Inscrições pelo telefone 3397-1758/59 - vagas limitadas

Grupo discute o ensino de Educação Física na rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Orientação Técnica (DOT) realizam a partir de amanhã, dia 24, os encontros do Grupo Referência de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Ensino. O projeto piloto criará um espaço de discussão entre professores para que reflitam sobre os conteúdos dados em sala de aula. Participarão da atividade os educadores de Ensino Fundamental II e Médio de educação física selecionados no encontro com professores de educação física, realizado em abril deste ano.
A idéia é que os professores apresentem suas experiências e tragam elementos que melhorem as aulas e o desempenho dos alunos nas atividades da disciplina educação física. O primeiro encontro está marcado para o Memorial do Ensino Municipal, localizado na rua Estado de Israel, 509, Vila Clementino. Nos dias 19 de agosto, 16 de setembro, 21 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro o grupo se reunirá na DOT/SME, na rua Diogo de Faria, 1.247 - sala 301-B, Vila Clementino.

Prefeitura abre votação para o consurso "Melhor Pastel de Feira de São Paulo"

A Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras abriu dia 22, a votação para a eleição do "Melhor Pastel de Feira de São Paulo". Até o dia 11 de julho o paulistano poderá votar em seu pastel de feira preferido, durante a primeira fase de classificação do concurso, denominada Votação Popular.
Mais de 230 feiras estão no concurso, que distribuirá R$ 11 mil em prêmios aos três primeiros colocados. O vencedor receberá R$ 8 mil, o segundo colocado ficará com R$ 2 mil e o terceiro, R$ 1 mil. A final será em agosto, na praça Charles Miller.
O concurso terá três etapas: Votação Popular; Júri Secreto e Final, com voto de chefs de cozinha, jornalistas, críticos de gastronomia, entre outros. Durante a fase de Votação Popular, os consumidores darão notas para a barraca e poderão experimentar todos os sabores. Na grande final, como ocorreu na primeira edição do concurso, apenas o pastel de carne será analisado.
Os critérios que serão avaliados no pastel durante a fase de Votação Popular são o recheio e a massa, além do sabor. Quanto à barraca, será avaliado o atendimento, a higiene das instalações e os manipuladores, se usam uniforme e luvas, e como manipulam o dinheiro. A higiene dos molhos, que devem vir em embalagens individuais, receberá atenção especial.
A lista completa das feiras livres que possuem barracas de pastel concorrendo neste concurso pode ser obtida no site da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras .
Neste ano, a edição vem com novidades. Os 50 mais bem definidos pelas notas populares serão visitados pelos juízes sem identificação, que farão visitas surpresa para testar a qualidade do alimento, a higiene da barraca e o bom atendimento.
A consciência ambiental também será valorizada nesta edição do concurso. O feirante que comprovar que faz uma destinação correta do óleo de fritura terá bônus na nota.
Além da premiação em dinheiro, os mais bem colocados de cada região ganharão placas de apresentação e certificados e terão direito a comercializar pastéis durante a Virada Cultural de 2011.
Mais informações podem ser obtidas na Supervisão Geral de Abastecimento, telefone 3313-2444 (ramal 232), ou no Sindicato dos Feirantes, telefone 3227-4555.

Calendário do concurso do melhor pastel de feira em 2010
Etapa Data Onde/Como
Votação Popular 22 de junho a 11 de julho Feiras livres - nas barracas concorrentes
Divulgação dos 50 classificados 13 de agosto e-mail e telefones
Convocação dos classificados 17 e 18 de agosto e-mail e telefones
Final 23 de agosto Praça Charles Miller

ISO 10015 - DIRETRIZES DO TREINAMENTO


Norma  ISO 10015 - Diretrizes para treinamento - Por: Sebastião Guimarães

“... as  empresas  inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus  estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios.” - Mário Sergio Cortella - Professor de pós-graduação em Educação da PUC-SP 


A ASSOCIAÇÃO AMERICANA PARA O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (ASTD) IDENTIFICOU EM 1996, COMO UMA DAS QUESTÕES CHAVE PARA O NOVO MILÊNIO, A NECESSIDADE DE MEDIR A MELHORIA NO DESEMPENHO DECORRENTE DA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO.   


A maioria dos gerentes não sabe como calcular e avaliar o retorno do investimento em treinamento, nem estão equipados  com  ferramentas de gestão, para subsidiar o processo  da tomada de decisão de tal investimento.

Como saber se o dinheiro aplicado na equipe  treinada retornará, seja na forma de  um trabalho  mais eficiente, seja em termos de produtos ou serviços mais competitivos ? 

Como medir os benefícios do treinamento e como amortizar os investimentos feitos no capital humano? Como uma empresa pode estar segura de que não perderá sua nova equipe treinada, atualmente o bem mais precioso no mundo empresarial?

O investimento em treinamento não é analisado da mesma forma que os investimentos em outros setores. Por que? Seria porque o treinamento continua a ser tratado mais como despesa do que  investimento, destinado a ampliar a  capacidade da companhia  de competir e inovar?

Grandes empresas, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, gastam mais de 2% a 3% do total da folha de pagamento em treinamento, o que pode representar milhões de dólares.

Numa pesquisa  de 1200 empresas da Irlanda, o treinamento representou,  em média, 3.01% da folha de pagamento em 2001, o que  explica, em parte, o dinamismo da economia irlandesa.

AS EMPRESAS DO MUNDO TODO DESEJAM CONHECER O RETORNO QUE OBTÊM DOS MILHÕES DE DÓLARES ANUALMENTE GASTOS EM TREINAMENTO.

Para desenvolver um negócio sustentável, as companhias necessitam, mais do que nunca, investir em pessoas. Somente a qualidade do capital humano da empresa pode assegurar a vantagem da competitividade a longo prazo.

O gestor de RH precisa atuar a nível estratégico. Precisa responder à pergunta: “Qual é o retorno do investimento em treinamento ?”

Se treinamento é investimento, precisa ter seu retorno relacionado com os objetivos estratégicos da empresa, conforme as diretrizes da norma ISO 10015 que é uma ferramenta nova de gestão tendo por objetivo “ ... assegurar que o treinamento requerido seja orientado para satisfazer as necessidades da organização.”

Workshop: ISO 10015

Dar, ao participante, diretrizes para implementar programas de treinamento que atendam as reais necessidades da organização.
O participante terá, também, a oportunidade de conhecer processos eficazes para avaliar resultados e o retorno do investimento em treinamento.
Interpretar o conteúdo da norma NBR ISO 9001:2008 e de outras normas de gestão sob a ótica do RH
Ao final do workshop, o profissional de RH estará orientado para atender aos requisitos exigidos nas auditorias de certificação da Qualidade.

Norma ISO 10015: Diretrizes para treinamento
DNT - Definição das Necessidades de Treinamento
Projeto e planejamento do treinamento
Execução do treinamento
Monitoração e melhoria do processo de treinamento
Avaliação dos resultados de treinamento
Avaliação de Reação
Avaliação de Aprendizagem
Avaliação de mudança de comportamento
Avaliação de Resultados Qualitativos e Quantitativos
Avaliação do retorno do investimento em treinamento
Indicadores para avaliar resultados
ROI – Retorno do investimento.
O RH Estratégico e a norma ISO 10015
A ISO 10015 como auxiliar das outras normas de Gestão
Processo de implementação da norma ISO 10015
As normas de gestão e a correlação com a ISO 10015
Qualidade requerida X realidade
Análise e interpretação dos requisitos da ISO 9001:2008
Objetivo e aplicação, no RH, da ISO 9001 e de outras normas de gestão.
Abordagem da norma por processo
Mapeamento de Processos
Estrutura da documentação
Sistema de gestão da qualidade
Requisitos do sistema
Responsabilidade da direção e a atuação do RH Estratégico
Gestão de recursos
Realização do produto X capacitação necessária
Medição, análise e melhoria

PÚBLICO ALVO

Diretores e Gerentes de RH, Analistas de Treinamento, Consultores internos, Tecnólogos de RH, Instrutores, Facilitadores e Profissionais que atuam na área de Gestão da Qualidade. Destina-se, também, aos Empresários, Diretores, Gestores, Consultores, Auditores e demais interessados na obtenção de resultados mensuráveis na gestão de pessoas.

FACILITADORES:

Sebastião Guimarães
Consultor titular da T&G Treinamento. Autor de diversos livros didáticos e técnicos publicados pelas editoras: Ática e Saraiva. Vivência profissional como Professor de curso de pós-graduação e de extensão da Universidade São Judas e da Fea/Unicamp, Orientador de Ensino do Senac-SP, Coordenador de Treinamento Empresarial do CCESP, Gerente de Divisão de Treinamento da Mercedes Benz do Brasil eGerente do Programa de Gestão da Qualidade Total do Sebrae – SP.

Jorge de Paiva Campos
Atua em Engenharia de Produção há mais de vinte anos, tem Mestrado em Gestão da Qualidade Total pela FEM-Unicamp,, possui Especialização em Total Productive Maintenance - TPM e em Ferramentas Básicas da Qualidade pela FCAV – POLI / USP. É Professor Universitário, Pedagogo, Consultor "Ad hoc" habilitado pelo CNPq, Consultor do Sebrae-SP para o Programa Rumo à ISO e Diretor de Cursos da Ábaco Engenharia, Assessoria e Consultoria Empresarial.

DATA E LOCAL:
26 e 27 de Julho de 2010
das 8h30 às 17h30
Tulip Inn Paulista Convention Flat
Rua Apeninos, 1070 São Paulo/SP
Próximo ao Metrô Paraíso e à Av Paulista

INVESTIMENTO:
Valor: 1.550,00
(inclui material didático, almoço, estacionamento e certificado)

INSCREVA-SE AQUI
http://www.tgtreinamento.com.br/

A empresa T&G Treinamento, está disponibilizando gratuitamente para os profissionais de Recursos Humanos, artigos on-line que podem ser impressos e utilizados livremente em seus treinamentos e publicações. Estes artigos são dirigidos para as empresas que pretendem atingir excelência em suas gestões e buscam o conhecimento da Norma ISO 10015 que determina as melhores diretrizes para o Treinamento.
A T&G - Tedeschi & Guimarães Treinamento, é uma empresa sólida no mercado há mais de 20 anos, que vem desenvolvendo as melhores soluções e consultoria empresarial nas áreas de Recursos Humanos, qualidade, marketing e vendas, o que faz com que seja a escolhida pelas maiores empresas brasileiras quando o assunto é Consultoria em RH.

Para ler e imprimir os seus artigos gratuitos on-line, acesse:
http://www.paper4web.com/www/Search.aspx?type=2&keyword=tgtreinamento


CURSOS DO MÊS DE JULHO:
25/07 - COMÉRCIO ELETRÔNICO: Visão Estratégica e Operacional do Negócio
26 E 27/07 - WORKSHOP ISO 10015
26/07 - ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
27/07 - COMO REALIZAR REUNIÕES EFICAZES
Inscrições: http://www.tgtreinamento.com.br/

Curso: Administração do Tempo

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos!"
Albert Einstein

Cada vez mais reclamamos da falta de tempo, da agenda eternamente lotada e do excesso de atividades. Os dias passam voando. Quando se vê já é sexta feira. Olhe outra vez e já é final de ano.

Administrar o tempo com eficácia é um desafio diário que exige método e disciplina. É a busca do equilibrio entre produtividade e qualidade de vida.

PROGRAMA:

O Relógio e a Ampulheta: O que é o Tempo?
Por que administrar o tempo?
Quem governa o seu tempo? Chronos ou Kairós?
Por que temos a sensação, cada vez maior, de que falta tempo?
Tempo é dinheiro? Características do Tempo
Quais são seus papéis?
Tempo para você: o papel do EU
O Tempo e o Cronômetro: A Doença da Pressa
Comportamento Tipo A
Desacelerar e controlar a ansiedade
O Tempo e a Bússola: Primeiro o mais Importante
Declaração de Missão e Visão
Objetivos SMART
Dicas de planejamento pessoal
Urgente e Importante: critérios para identificação e definição de prioridades
Desperdiçadores de tempo
Desperdiçadores de tempo: auto-diagnóstico
Identificação dos desperdiçadores de tempo: ações preventivas e corretivas
O Tempo e o Despertador: Disciplina
Ferramentas de Administração do Tempo
Qual a agenda mais adequada para você?
Trabalho Colaborativo: O Tempo na empresa
O tempo do lider e o tempo da equipe
Como enfrentar os desafios da administração do tempo na empresa: reuniões improdutivas, excesso de e-mails e de informações, interrupções constantes, delegação ineficaz, entre outros...


FACILITADOR:

Sérgio Guimarães

Publicitário e designer instrucional especializado em Administração do Tempo e Produtividade Pessoal.

Idealizador e gestor do portal Academia do Tempo especializado em administração do tempo, produtividade e qualidade de vida (em construção)

Desde 1991 atua como palestrante e facilitador em programas de desenvolvimento profissional para empresas como Sabesp, Unimed, Porto Seguro, Johnson & Johnson, Aon Affinity, PUC, MasterCard, Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa, Banco ABN AMRO Real, Ely Lilly, Nissan, Volvo, Citroen, Ford, BMW, Porsche, Honda, Clube Pinheiros, Sotreq, IBM, HP, Accenture, Vivo, Telefônica, Louis Dreyfus, Phelps Dodge e Leroy Merlin.

LOCAL E DATA:
São Paulo, 26 de julho de 2010
das 8h00 às 17h00

INVESTIMENTO:

Valor: 675,00
(inclui material didático, almoço, estacionamento e certificado)

INSCRIÇÕES AQUI
http://www.tgtreinamento.com.br/

Comércio Eletrônico: Visão Estratégica e Operacional do Negócio

O comércio veio para ficar em não para de crescer. Segundo pesquisas em 2009 o comércio eletrônico movimentou no Brasil mais de R$ 10 bilhões de reais. A estimativa para 2010 é que este volume cresça em pelo menos 40%. O que antes era apenas uma nova alternativa de distribuição e promoção agora é, para muitas empresas, o principal canal de vendas.

PROGRAMA

Módulo I: Cenário Atual e Perspectivas
Porque é preciso atuar no Comércio Eletrônico
O Mercado Comércio Eletrônico no Brasil: conjuntura, perspectivas e tendências
Mercado Físico X Mercado Virtual
Módulo II: O Ambiente de Comércio Eletrônico
Entenda seu Cliente: Quem é, Onde está, Necessidades e Receios
Definição do Mercado de Atuação: Regional, Nacional ou Internacional
Definição da Marca para o Comércio Eletrônico: manter atual ou criar uma nova
Definição das Regras de Negócio: Desconto, Frete, Parcelamento e Política de Preço
Análise de Fraude: como ela ocorre, como se prevenir, soluções de mercado
Logística: Estoque, Armazenagem e Troca e Empresas Especializadas
Design: Identidade Visual e Foto de Produto
Usabilidade, Arquitetura de Informação e Busca Interna
Integração com as Instituições Financeiras
Fluxo de Pedidos: Etapas do Processo
Segurança: Políticas, Processos, Tecnologia e Empresas
Infraestrutura Tecnológica: Hardware, Software e Hospedagem
Integração da Loja Virtual com ERP, Análise de Fraude, Logística e CRM
Módulo III: Marketing Aplicado ao Comércio Eletrônico
Blog e Twitter
Email Marketing
SEO
Links Patrocinados e Sites de Comparativo de Preço

FACILITADOR:


Eduardo Gomes dos Santos

Graduado em Tecnologia da Informação pela FIT e pós-graduado em Marketing pela FAAP.

Docente universitário em e-Business e Marketing Digital.

Atua no segmento de tecnologia e negócios pela internet desde 1998.

Participou da implantação de, aproximadamente, 50 projetos de Comércio Eletrônico.

É consultor de negócios da VERTISNET (Destacada empresa brasileira de Consultoria e Tecnologia para Comércio Eletrônico B2C e B2B.)

DATA E LOCAL:

25 de julho de 2010
das 8h30h as 17h30
Tulip Inn Paulista Convention Flat
Rua Apeninos, 1070 - Paraíso
Próximo ao Metrô Paraíso e a Av Paulista

INVESTIMENTO:

Valor: 675,00
(inclui material didático, almoço, estacionamento e certificado)

INSCRIÇÕES AQUI
http://www.tgtreinamento.com.br/

Remuneração Por Performance

Remuneração Estratégica e Programa de Participação nos Resultados
São Paulo, 26 e 27 de Julho de 2010
Objetivos:
• Apresentar a remuneração como estratégia para retenção de talentos;
• Apontar as principais tendências do mercado em remuneração;
• Informar as vantagens da implementação de benefícios flexíveis;
• Viabilizar a implementação do plano;
• Transmitir a importância da pesquisa salarial e como fazer.
Público-Alvo:
• Profissionais de Recursos Humanos que estejam envolvidos em projetos de remuneração ou desejam implantar
• Líderes envolvidos no processo de implantação
• Profissionais que queiram iniciar na área, bem como acadêmicos.
Programa:
Parte I – Aspectos Jurídicos da Remuneração por Performance
- Legislação consolidada sobre o tema
- Isonomia
- Salário substituição
- Regras gerais das remunerações
- Os cuidados com sistemas de:
* Cooperativa de trabalho
* Cessão de mão de obra
* Terceirizações ou quarteirizações
* Pessoa jurídica
Parte II – Organização da Estrutura de Salário Fixo
- Tabelas
- Crescimentos faixas e níveis
- Avaliação de performance
- Equilíbrio interno
- Equilíbrio externo
Parte III – Sistematização da Remuneração por Performance
- Remuneração por habilidades
- Remuneração por competências
- Indicadores para composição de remuneração de vendedores
- Indicadores para composição de remuneração de gerentes e diretores
- Indicadores para composição de remuneração de grupos operacionais
- Estratégias de remuneração de curto prazo
- Estratégias de remuneração de médio e longo prazo
- A importância da pesquisa salarial no Processo de gestão estratégica do negócio.
Parte IV – Simulação de Implantação do PPR (Plano de Participação em Resultados) baseada no Balanced Scorecard (BSC)
1. Conceito da PLR/PPR;
2. Identificando as prioridades e definindo indicadores de resultados;
3. Lucros e resultados: vantagens e desvantagens de cada modalidade;
4. Impactos da implantação de programas de PLR/PPR nas empresas;
5. Como a PLR/PPR pode alavancar os resultados das empresas;
6. Pontos críticos e práticas que devem ser evitadas;
7. A importância a manutenção do plano após ser implantado;
8. Indicadores através do Balanced Scorecard, com simulação prática de uma implantação.
Parte V – Sistemas de Remuneração Indireta
- Benefícios
- Vantagens
- Utilidades
Curso 100% Prático com Exercícios, Estudos de Casos e Dinâmicas
Sobre o Instrutor: Marcelo Antonio da Silva
• Formação Acadêmica em Análise de Sistemas e Direito
• Especialista em Direito do Trabalho e Auditoria Trabalhista
• Pós-graduado em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas
• Mestrando em Ciências Jurídicas
• Com 27 anos de experiência na área trabalhista atuou, desenvolveu e implantou projetos em várias empresas de pequeno, médio e grande porte, como: Móveis Gazin, Coca-Cola, Parque Tecnológico Itaipu, Coamo, Cocari, Ambev, Centro Integrado de Ensino Superior, Facinor, Dudony, Hospital e Maternidade Maringá, Construtora Sanches Tripoloni, Chevrolet Zacarias, Unimed, BJ Santos, Noma do Brasil, RM–Sistemas, Kamatsu Publicidade, Perfileve Alumínio, Cesumar, Visolux, Leilões Serrano, Sicredi, entre outras
• Atuou como Gerente e Consultor de Empresas nas áreas trabalhista e RH
• Implantou sistemas de Remuneração Estratégica e programas de Cargos e Salários em diversas empresas
• Ministra vários cursos técnicos na área trabalhista, gestão de pessoas e remuneração, nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul
• Diretor da Alvo Consultoria Jurídica e Empresarial
• Consultor Jurídico do Ibrade-Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal
• Professor de Graduação nas disciplinas de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Capacitação e Desenvolvimento e Cargos e Salários
• Professor de Pós-Graduação nas disciplinas de Direito do Trabalho, Flexibilização Trabalhista, Aplicação prática de Rotinas Trabalhistas e Cálculos Trabalhistas
Datas e local:
26 e 27 de Julho de 2010
Golden Tulip Paulista Plaza
Alameda Santos, 85
São Paulo - SP
Horário: 8:30 às 17h30.
Investimento: R$ 1.800,00.
Faça parte da torcida rumo ao HEXA!
Nos meses da COPA participe dos nossos cursos e ganhe uma camisa oficial da Seleção Brasileira Personalizada (com seu nome)*
*válido somente para novas inscrições com pagamento antecipado e sem desconto.

- Os pagamentos podem ser efetuados por depósito, boleto bancário ou cartão de crédito.
- Os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento estão inclusos na inscrição.
Informações e Inscrições:
H&B Treinamentos e Soluções Empresariais
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GDF inaugura mais um hospital 100% paperless

A rede de saúde do GDF inaugurou nesta quarta-feira (23), mais um hospital 100% paperless. O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), agora conta também com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), desenvolvido pela InterSystems. O sistema abrange todos os processos de gestão clínica, desde a entrada do paciente no hospital até a prescrição médica.

O HRAN é o quinto hospital da rede pública de saúde do Distrito Federal que utiliza o sistema, já implementado nas regionais de Samambaia, Gama, Brazlândia e Guará. O projeto prevê a introdução da plataforma em 14 hospitais, com 4170 leitos, além de 63 centros de saúde do GDF até maio de 2011, atendendo a cerca de 2,5 milhões de habitantes.

Implementado em apenas 75 dias, o prontuário eletrônico garante mais eficiência no atendimento ao paciente, além de redução de custos e melhorias na gestão de materiais hospitalares e medicamentos.

Atualmente o sistema é acessado por mais de 7 mil profissionais da saúde e possui 1,7 milhão prontuários registrados em Brasília.

Quote:

Fernando Vogt, diretor de saúde da InterSystems do Brasil:

"Nas demais Regionais reduzimos em 50% o desperdício de medicamentos, além do número de exames realizados sem necessidade, o que gerou uma boa economia de recursos e tempo."

Sobre a InterSystems

A InterSystems Corporation é uma companhia mundial de software, líder na conexão de redes de saúde. Com sede em Cambridge, Massachusetts (EUA), possui escritórios em 24 países, a InterSystems fornece produtos inovadores, que permitem o rápido desenvolvimento, distribuição e integração de aplicativos em nível empresarial.

InterSystems TrakCareT é um avançado sistema de informação de saúde do paciente que rapidamente entrega os benefícios dos registros eletrônicos dos pacientes. InterSystems Ensemble® é uma plataforma de integração rápida, que enriquece aplicativos com novas funcionalidades e permite sua conexão. InterSystems CACHÉ® é um banco de dados orientado a objetos de alta performance, que torna os aplicativos mais rápidos e escalonáveis.

InterSystems HealthShareT é uma plataforma que alavanca aplicativos existentes do setor de saúde para criar registros eletrônicos de saúde em nível regional ou nacional de forma rápida. InterSystems DeepSeeT é um software que possibilita a utilização de sistemas de business intelligence em tempo real para os operações transacionais, permitindo melhores decisões operacionais.

Para mais informações visite www.intersystems.com.br

InterSystems é a número um do mundo em vendas de tecnologias de base de dados e de integração para aplicações de saúde. Os produtos de InterSystems são usados por milhares de hospitais e de laboratórios, incluindo todos os 21 melhores hospitais dos Estados Unidos avaliados pelo U.S News and World Report.

Secretaria amplia em 40% o atendimento do primeiro estúdio público - Ciadade Tiradentes

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Cidade Tiradentes, ampliou 40% o atendimento do primeiro estúdio público para gravação de CDs musicais. Desde o dia 29 de maio, o estúdio, que fica na Estação Juventude, em Cidade Tiradentes, passou a abrir também nos fins de semana, oferecendo dois dias mais para os músicos iniciantes da Capital.
O estúdio da Estação Juventude já promoveu a gravação gratuita de mais de 120 novos artistas, que ganham, até mesmo, capa para a produção. Além da ampliação de atendimento, a secretaria passou a direcionar os ensaios musicais para a praça multiuso da Estação, espaço desenvolvido para receber os artistas e eventos, liberando a agenda do estúdio para gravações.
"Com a mudança, quem trabalha passa a ter a chance de usar o estúdio aos sábados e domingos", explica o subprefeito de Cidade Tiradentes. "É um ganho importante, que irá incentivar a cultura paulistana e os músicos iniciantes".
O estúdio conta com estrutura de isolamento acústico de pisos e paredes e porta acústica maciça revestida de lã de rocha. Para auxiliar na gravação do CD das bandas, a subprefeitura disponibiliza um técnico de som que acompanha a produção e é responsável pela edição das músicas. O salão principal é usado para a organização de saraus e ensaios abertos ao público.
"O estúdio oferece novas oportunidades aos jovens carentes que sonham com um futuro no cenário musical, mas não têm locais para ensaiar e muito menos condições de bancar uma gravação", diz o subprefeito.
Para utilizar tanto o estúdio quanto a praça - que também pode ser reservada para outros eventos -, é preciso agendar um horário, entre 9h e 17h, na Subprefeitura Cidade Tiradentes.
As gravações no estúdio - e o funcionamento da Estação Juventude - ocorrem das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No intervalo das 12h às 13h30h é servida alimentação.

Subprefeitura Cidade Tiradentes oferece oportunidades de estágio para novos DJs

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura Cidade Tiradentes, procura novos parceiros para incentivar os alunos do curso de DJ da Estação Juventude a alcançar o objetivo de entrar para o mundo da música. O projeto Adote um DJ vai procurar casas noturnas que ofereçam uma oportunidade de estágio para esses jovens carentes.
O Clube Caravaggio, localizado no centro da Cidade, foi o primeiro a aderir à iniciativa. O DJ Gustavo vem tocando nas festas semanais, que ocorrem às quartas-feiras e domingos.
Ainda há cerca de 20 alunos procurando estágio e a Subprefeitura Cidade Tiradentes está aberta para atender os interessados e promover o acordo entre os jovens e os estabelecimentos. O clube que tiver interesse em oferecer estágio a um DJ deve ligar para o telefone 2559-0460, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Estação da Juventude
Inaugurado no fim do ano passado, o espaço Estação da Juventude é destinado aos jovens de 15 a 24 anos, residentes no distrito de Cidade Tiradentes, nos bairros de média, alta ou altíssima vulnerabilidade social. A intenção da subprefeitura é propiciar a formação dos jovens em conceitos de cidadania, apoio educacional e capacitação com habilidades profissionais e repertório cultural nas áreas de produção musical, comunicação e expressão.
Na área de 245m² são realizadas oficinas de Arte; Cidadania e Expressão; DJ e Produção Musical; Comunicação, Leitura, Análise e Produção - Inglês/Português (Clap); Cidadania e Orientação Profissional; Capoeira; Teatro e Dança.
O local possui ainda o primeiro estúdio de som público de São Paulo com estrutura de isolamento acústico de pisos e paredes, porta acústica maciça revestida de lã de rocha.
O projeto ocorre de segunda a sexta-feira em dois períodos: o matutino, das 8h30 às 12h, e o vespertino, das 13h30 às 17h. No intervalo, das 12h às 13h30h, é servida alimentação.

Casamento Comunitário inicia o 100º Aniversário de Sapopemba

Quinze casais consolidaram sua união no último sábado

A primeira parte das comemorações do centenário do bairro de Sapopemba aconteceu em 19 de junho. Quinze casais do bairro uniram-se formalmente na cerimônia comunitária realizada pela Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba na tradicional Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A cerimônia foi presidida pelo Frei Católico Gérson da Silva Mercês e pelo Bispo Tavares da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, e contou com a participação dos casais e de seus amigos e familiares convidados, gratuitamente. Os casais ainda receberam um edredom de presente das Lojas Pernambucanas.

A emissão da certidão e a efetivação dos casamentos foram feitas no Registro Civil do Distrito de Sapopemba. Mesmo no cartório, os casamentos foram gratuitos, previstos em lei para pessoas de baixa renda.

Foi realizada  em 23 de Junho, uma sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo na Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba e no dia 26, a Festa do Centenário no Parque da Integração Zilda Arns.

As comemorações do 100º Aniversário do Bairro do Sapopemba teve o apoio da Sabesp, da CET e da GCM, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, dos Brinquedos Bandeirante, da Rádio Transcontinental e da SPTuris, e realização da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba.

Inscrições na Subprefeitura para cursos de capacitação gratuitos

Até o dia 28 de junho, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba estará com um profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - Semdet a postos na praça de atendimento da subprefeitura, para realizar as inscrições para os cursos de capacitação gratuitos da Semdet.

São 8.072 vagas, para cursos de Operador de Telemarketing (mínimo de 18 anos), Auxiliar de Escritório (18 anos), Vendedor de Comércio Varejista (16 anos) e Atendente de Lanchonete (16 anos), lembrando que todos os inscritos devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à Subprefeitura ou a uma unidade do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador) portando cópias de: RG ou Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência com menos de três meses, CPF, Comprovante de Escolaridade e Carteira de Trabalho.

Assim que começarem, as aulas vão de 1º de Julho a 30 de Agosto, de segunda a sábado para turmas pela manhã e à tarde e de segunda à sexta para turmas à noite. Durante este período os alunos recebem vale transporte, lanche, material didático e kit escolar.

Serviço
Inscrição para cursos gratuitos
Até 25 de junho, das 8h às 17h
Local: Praça de Atendimento da Subprefeitura de V. Prudente / Sapopemba - Av. do Oratório, 172 (alt. do 2.500 da Av. Anhaia Mello)

FAATESP está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre

A FAATESP - Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo - está com inscrições abertas para o vestibular de segundo semestre. Para consultar a lista de cursos disponíveis e escolher a data mais adequada para a realização prova basta acessar o site www.faatesp.edu.br.
As inscrições vão até o dia 29 de julho e a taxa é de R$ 20,00 ou duas latas de leite em pó, que serão doadas para uma entidade beneficente. Os alunos que tiveram nota superior a 60 no ENEM estão dispensados da prova.
Há vagas disponíveis para os cursos Superiores de Curta Duração de Gestão de Recursos Humanos, Automação Industrial e Redes de Computadores. As mensalidades são a partir de R$ 297,00.
Também estão abertas as matrículas para os cursos técnicos de enfermagem, eletrotécnica e eletrônica para o segundo semestre de 2010. As aulas começam no dia 02 de agosto.
Sobre a FAATESP - Recentemente adquirida pela CETEC Educacional mantenedora da ETEP Faculdades e Faculdade Bilac, ambas situadas no Vale do Paraíba, a FAATESP oferece cursos Técnicos e Superiores que formam profissionais qualificados para atender as demandas atuais do mercado de trabalho.
Visando facilitar o acesso dos alunos à educação de qualidade a FAATESP participa de diversos programas de crédito e financiamento estudantil. Além disso, ela também oferece descontos aos alunos e mantém convênios com grandes empresas da região.
Serviço
Vestibular FAATESP - Segundo Semestre de 2010
Informações: (11) 2181-0700
Inscrições: http://www.faatesp.edu.br
Endereço: Rua Gil de Oliveira, 91 - Vila Matilde - São Paulo - SP (a 50 metros do Metrô Vila Matilde)
Datas das provas: 19/06 das 9h às 11h, 29/06 das 19h às 21h, 06/07 das 19h às 21h, 17/07 das 9h às 11h, 20/07 das 19h às 21h, e 31/07 das 9h às 11h.

Deficientes auditivos serão atendidos por webcans em Cidade Ademar e Perus

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Mobilidade Reduzida, está instalando, nas Praças de Atendimento das subprefeituras Cidade Ademar e Perus, equipamentos para que os deficientes auditivos tenham acesso a todos os serviços oferecidos pelas subprefeituras e possam fazer suas solicitações. O serviço estará disponível a partir da próxima semana. As praças de atendimento das subprefeituras passam a contar com webcams que possibilitam a conversa dos cidadãos com deficiência auditiva com profissionais capacitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de um computador.
Os profissionais capacitados estarão na Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes (Celig), da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e promoverão o contato entre o cidadão e o funcionário da subprefeitura responsável pela demanda. O atendimento será feito das 8h às 17h.
Com o atendimento em Perus e Cidade Ademar, 11 subprefeituras passam a ter a nova ferramenta de atendimento e todas as regiões da cidade passam a ser contempladas pelo serviço. Munícipes de Ermelino Matarazzo, Ipiranga, Itaim Paulista, Lapa, Mooca, Penha, São Miguel Paulista, Sé e Vila Mariana já dispõem do atendimento especializado. Após a instalação do serviço em todas as 31 subprefeituras, o projeto deve ser implantado em outras unidades públicas, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

Duplicação de pontos de ônibus pretende melhorar o tráfego no corredor Rebouças

Entrou em operação no sábado, 19, a ampliação das faixas de parada do ponto de ônibus localizado no cruzamento das avenidas Rebouças e Faria Lima. Com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento aos usuários na parada do Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, os coletivos vão parar para embarque e desembarque dos dois lados da plataforma, duplicando a capacidade de atendimento nos dois sentidos da via.
Anteriormente, três ônibus cruzavam o semáforo depois de realizar o atendimento na parada. Com a duplicação da área de parada dos ônibus, entre seis e oito veículos conseguirão cruzar a avenida Faria Lima, diminuindo o tempo de viagem dos cerca de 350 mil usuários que circulam no corredor diariamente.

Cronograma da obra
O grande volume de chuva que atingiu a Cidade entre o fim de 2009 e março deste ano afetou o andamento das obras. Isso fez com que, embora as plataformas estejam sendo entregues, a segunda etapa da obra permaneça em andamento, contemplando a troca da cobertura do ponto. A estrutura atual, de 30 metros, será substituída por uma de 42 metros, aumentando a capacidade de atendimento aos usuários.

Pavimentação do Corredor Rebouças
Está em andamento na Secretaria Municipal de Transportes uma licitação para a execução de obras de requalificação do Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro. A intervenção prevê a aplicação de piso rígido (concreto) em quase toda sua extensão para eliminar as ondulações provocadas pela aceleração e freada dos coletivos nas proximidades das paradas. As obras devem começar no segundo semestre de 2010.
Informações sobre linhas e trajetos de ônibus podem ser obtidas no serviço consulte itinerários ou no telefone 156.

Disposição dos pontos após o desmembramento:
LADO DIREITO
Linhas:
577T/10 Jardim Miriam-Vila Gomes
857P/10 Terminal Campo Limpo-Paraíso
6206/10 Jardim D'Abril-Terminal Bandeira
715M/10 Jardim Maria Luiza-Largo da Pólvora
775P/10 Jardim Guaraú-Metrô Ana Rosa
857R/10 Terminal Campo Limpo-Aclimação
8700/10 Terminal Campo Limpo-Praça Ramos de Azevedo
8700/51 Terminal Campo Limpo-Estação da Luz

LADO ESQUERDO
Linhas:
702C/10 Jardim Bonfiglioli-Metrô Belém
702U/10 Butantã/USP-Terminal D. Pedro II
7411/10 Cidade Universitária-Praça da Sé
7454/10 Cohab Educandário-Terminal Princesa Isabel
7458/10 Jardim Boa Vista-Estação da Luz
7458/21 Estação da Luz-Butantã
7545/10 Jardim João XXIII-Praça Ramos de Azevedo
7545/21 CDHU Butantã-Praça Ramos de Azevedo
7598/10 Parque Continental-Anhangabaú
7598/41 Rio Pequeno-Anhangabaú
778R/10 Cohab Raposo Tavares-Terminal Princesa Isabel
778R/21 COHAB Raposo Tavares-Terminal Princesa Isabel
7903/10 Jardim João XXIII/Educandário-Praça Ramos de Azevedo

Terceira edição do Brincalendo acontece no dia 04 de julho

Contação de histórias, brincadeiras de rua, apresentação musical, oficina de pintura, livros e brincadeiras na brinquedoteca itinerante estão na programação da terceira edição do BRINCALENDO, que acontece no dia 04 de julho, das 13h às 18h, na Rua Lopes Chaves (entre as ruas Brigadeiro Galvão e Barra Funda), no bairro da Barra Funda. A idealização é do Instituto Brasil Leitor, organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação.

A programação
Com muita alegria e brincadeira, o Ato Cidadão abre a programação, às 13h, com a Brinquedoteca itinerante Batuta. O Ato Cidadão é uma associação sem fins lucrativos, que promove ações educativas e culturais com o propósito de estimular a cidadania, conscientizando que todos os indivíduos são agentes do processo de transformação social.

Das 13h às 18h, as crianças têm acesso ao Espaço da Leitura. Um mediador auxilia a brincadeira com 150 livros de literatura infantil.

Outra atividade acontece no Espaço das Artes, no mesmo horário, das 13h às 18h. Nele, as crianças têm à disposição cartolina, papel sulfite, cola, tesoura, papel crepon, celofone, canetinhas coloridas, lápis de cor, tintas e cavaletes de pintura para soltar a imaginação através de desenhos e pinturas.

Às 14h é a vez da contação de histórias com poemas, canções e números circenses com a Companhia Circo de Trapo. O palhaço-poeta Marcolino Antonio, a sua assistente Fabinha e a musicista Chicorita apresentam espetáculo inspirado nas obras “Limeriques” e “A aposta”, da escritora infanto-juvenil Tatiana Belinky. A trupe volta a se apresentar às 16h.

O Espaço do Brincar abre às 15h. As crianças se divertirão com brincadeiras de rua como esconde-esconde, pega-pega, gato-mia, pula-carniça, mãe-da-rua, corre-cotia, passa anel, amarelinha, entre outras.

Os instrumentistas (flauta, violão e bateria) do grupo MPB Trio apresentam show musical de MPB e bossa nova, às 17h.

Sobre o Instituto Brasil Leitor
O Instituto Brasil Leitor (IBL) idealizou o projeto “Ler é Saber”que mantém além da biblioteca Brincalendo, as bibliotecas para Primeira Infância, instaladas em hospitais, clínicas médicas e odontológicas, creches, escolas públicas e particulares e dez bibliotecas Comunitárias, que possuem um acervo muito rico e diversificado, o qual atende a um público específico onde estão instaladas.

Dentro do projeto “Ler é Saber” o IBL mantém ainda as bibliotecas em terminal de ônibus, nas estações de metrô e/ou trem. No total já são dez unidades, seis Embarque na Leitura localizadas em São Paulo (estações Luz, Tatuapé, Paraíso, Largo Treze e Santa Cecília do Metrô e estação Brás da CPTM), uma Livros & Trilhos no Rio de Janeiro (Estação Central), uma Livros sobre Trilhos no Rio Grande do Sul (Estação Mercado), uma Estação Leitura em Belo Horizonte (Estação Central) e por fim, uma “Leitura Integrada” no Terminal Integrado Pelôpidas Silveira, no município de Paulista, região metropolitana de Recife. Juntas, as bibliotecas somam 56.474 associados e já emprestaram 569.592 livros.

Serviço BRINCALENDO
Local: Rua Lopes Chaves, 229 (entre as ruas Brigadeiro e Barra Funda) - Barra Funda
Data: 04 de julho
Das 13h às 18h: Brincadeiras na Brinquedoteca Batuta
Das 13h às 18h: Mediação de leitura no Espaço da Leitura
Das 13h às 18h: Oficina de pintura no Espaço das Artes
Às 14h e às 16h: Contação de histórias com a Cia. Circo de Trapo
Das 15h às 16h: Brincadeiras de rua no Espaço do Brincar
Das 17h às 18h: Apresentação Musical com grupo MPB Trio

Tratamentos médicos buscam se aperfeiçoar no combate ao câncer ginecológico

A arma mais importante para ganhar a batalha contra o câncer é a detecção precoce

A experiência mostra que os progressos da Medicina, aliados à força do diagnóstico precoce, conseguem aumentar as chances de cura dos tumores que atingem exclusivamente a mulher.

Pergunte a uma amiga ou parente se conhece alguém que teve câncer. Dificilmente a resposta será negativa. Mas, a Medicina continua ganhando terreno na luta contra a doença, que é a segunda causa de morte no planeta. Atualmente, quatro em cada dez pacientes de câncer ficam completamente curados. Dez anos antes, apenas duas pessoas venciam essa batalha. A arma mais importante para ganhar a batalha contra o câncer é a detecção precoce.

Entre as mulheres, os tumores de maior incidência são os de mama, pulmão, colo do útero, intestino e estômago, sem contar os casos de câncer de pele. Em geral, o número de novos casos não varia muito em cada país, mostrando que essa doença não faz discriminação social. A grande exceção é o tumor de colo do útero, que diminui nos países mais desenvolvidos, mas permanece sendo o tipo que mais mata nas regiões pobres do Brasil. Nas grandes cidades, o câncer de mama está entre as principais causas de mortalidade feminina. Mas esperar que as mulheres se previnam é um desafio.

A ginecologista e mastologista Dra. Nara Mattia explica que, "O câncer é uma doença do gene responsável pela reprodução das células, o oncogene. Quando ele se torna defeituoso, as células começam a se multiplicar de maneira descontrolada, formando tumores".

Se a doença progredir, as células escapam para outros lugares do corpo, originando as metástases. Os genes podem se alterar por fatores hereditários, por mutações na divisão celular, ligadas ao processo de envelhecimento, fatores químicos, pelo ataque de alguns vírus como o HPV (relacionado ao câncer de colo do útero), pela ação de radiações (como ultravioleta, proveniente do sol e associada ao câncer de pele) ou de agentes cancerígenos como o cigarro. Não existe comprovação de que os fatores emocionais estimulem os tumores.

Quando atinge os órgãos, como as mamas, útero ou ovários, o câncer mexe nas profundezas da alma feminina. A cirurgia da mama, realizada sempre que possível com técnicas que preservam ao máximo sua forma, pode abalar a auto-imagem e a noção de feminilidade. A histerectomia (retirada do útero) elimina a possibilidade de experimentar a gestação e pode provocar alterações da vida sexual (como o encurtamento de vagina e falta de orgasmo). A remoção das partes atingidas pelo câncer do colo do útero (conização) pode interferir na lubrificação e até modificar a viscosidade do muco vaginal.

Já a extração dos ovários significa tirar as glândulas produtoras dos principais hormônios femininos (o estrógeno e a progesterona), reguladores do ciclo fértil e da menstruação.

Os ovários também fabricam pequenas quantidades de testosterona, o hormônio masculino essencial ao impulso sexual. Sua falência ou retirada antecipa a menopausa.

A alternativa para regular novamente o organismo após essas cirurgias seria adotar a terapia hormonal (TH), avaliada caso a caso e com acompanhamento rígido.

"O fato é que a idéia de "Prevenção" precisa começar a ser introduzida desde cedo na vida da mulher, do mesmo modo que hoje ela é estimulada a pensar em questões que, décadas atrás, pertenciam ao universo masculino. Ainda que não haja sintomas, visitar o ginecologista todo ano é o mínimo que uma mulher pode fazer por sua saúde. Há de se considerar que, com o aumento da expectativa de vida da população, o mesmo universo feminino que abraça o mundo, vive mais de um terço de sua existência depois da menopausa. Cuidar-se no presente, portanto, determina mais que a longevidade, mas em que condições a mulher chegará à terceira idade para desfrutar as conquistas, o respeito e, sobretudo, a independência por que sempre batalhou", finaliza a especialista.

Dra. Nara Mattia CRM 83.867, médica ginecologista, mastologista com destaque na área de prevenção de câncer de mama, com vasta experiência clinica e cirúrgica na ginecologia endócrina, valorizando a prevenção do câncer como fundamental na qualidade de vida e longevidade de seu pacientes.



Clínica Nara Mattia
Endereço: Rua Manoel de Atouguia, 16 - Tatuapé
Telefone: (11) 2659-5339
http://www.naramattia.com.br/

É na boca que começa!

Como uma boa saúde bucal ajuda a prevenir doenças graves e que podem levar à morte

Cuidar da saúde bucal não é só uma questão de estética. Manter a boca, dentes e língua limpos pode, inclusive, evitar doenças do coração. Quem conta mais detalhes sobre essa relação é a Dra. Fátima Caldeira, diretora do SPA Dental, localizado no Tatuapé, São Paulo.

Segundo a profissional, o comprometimento da saúde bucal pode estar diretamente associado à endocardite infecciosa. “A doença afeta o coração e pode afetar as funções vitais. A endocardite é responsável por uma alta morbidade e por significativas taxas de mortalidade”, diz Dra. Fátima.

A endocardite de origem bucal surge tanto por infecções espontâneas, provenientes de dentes ou gengivas que não tem a higiene adequada ou quando a área infectada precisa passar por tratamento odontológico. Nestes casos, o que provoca a doença é a bactéria Streptococus Viridans, que habita normalmente a boca sem provocar qualquer dano. Mas ao entrar em contato com a circulação, esta bactéria vai parar no coração e pode provocar a endocardite. Em indivíduos saudáveis, a bactéria chega ao coração, mas não causa infecções. O principal grupo de risco são os portadores de doenças ou lesões da válvula cardíaca e cardiopatias congênitas.

De acordo com o Incor, Instituto do Coração, além do coração, a Streptococus Viridans, pode chegar a outras partes do organismo, como rins, aparelho digestivo, articulações e olhos, causando infecções.

Pesquisas recentes têm associado às infecções, inflamações e outras afecções de gengiva com a arteriosclerose, que podem comprovar a correlação da saúde bucal com a ocorrência de infarto. Se confirmadas estas pesquisas, pessoas portadoras de doenças periodontais estarão mais sujeitas a desenvolverem a arteriosclerose. Outra doença que é provocada por bactérias encontradas na cavidade bucal é o reumatismo infeccioso.

Um trabalho da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, provou a relação entre uma limpeza mal feita das gengivas e a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Esta mesma universidade tem outro dado alarmante. Segundo estudiosos de lá, uma vez na circulação as bactérias que vivem no sorriso mal conservado disparam reações químicas que apressam o parto. Se os cálculos forem precisos, uma gengivite aparentemente simples consegue aumentar em até sete vezes as chances de uma mãe ganhar um bebê prematuro.

Estudos divulgados pela Academia Americana de Periodontologia mostram que a gengivite agrava a osteoporose, os micróbios prejudicam os ossos da face que sustentam a arcada dentária.

A Dra. Fátima alerta para os cuidados que devem ser tomados em pacientes cardíacos. “Durante procedimentos clínicos que induzem o sangramento gengival ou da mucosa bucal em pacientes com condições de risco, recomenda-se que seja administrado antibiótico de forma profilática. Contudo os antibióticos não são totalmente eficazes na prevenção da bacteremia após procedimentos odontológicos, mesmo quando as bactérias são susceptíveis ao antibiótico usado. O paciente deve ficar atento a qualquer sintoma clínico incomum (febre, fraqueza, letargia) e procurar um médico”.

Dra. Fátima Caldeira
(11) 2293-9113
http://www.spadental.com.br/

Circuito de Corrida de Rua chega à etapa Aricanduva

A Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo e a Associação de Cultura e Esporte Social - Rede Acesso, leva para a região o Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2010.
A prova será realizada no Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET), antigo Ceret, localizado na praça Canuto de Abreu s/nº, Tatuapé, no dia 4 de julho. A entrega dos kits será às 7h e o início da prova, às 8h. O circuito terá 8 quilômetros, com saída e chegada dentro do PET.
Serão abertas 300 vagas. Para participar, basta se inscrever na Supervisão de Esportes da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão até o dia 25 de junho e doar 1kg de alimento não-perecível. A partir do dia 26, as inscrições só poderão ser feitas pelo site Ativo.com.
O projeto tem como objetivo incentivar a prática de esportes e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com mobilizações em massa, tornando este evento a corrida de rua mais popular da cidade de São Paulo. O Circuito Popular é constituído de 23 provas, com 192 quilômetros de corrida e caminhada.

Serviço
Etapa Aricanduva do Circuito de Corrida de Rua de São Paulo
Data: 4 de julho
Horário: 8h
Inscrições
Data: pessoalmente, na subprefeitura, até o dia 25 de junho. A partir do dia 26, apenas pelo site Ativo.com
Local: Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão
Endereço: Rua Eponina, 82, Vila Carrão

Prefeitura promove Feira Cultural Inclusiva no Tatuapé

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura Mooca promovem dia 27 de junho (domingo), das 10h às 17h, a Feira Cultural Inclusiva, na Praça Silvio Romero - Tatuapé. A expectativa dos organizadores é que seja repetido o sucesso da primeira edição, realizada na Praça Benedito Calixto (Pinheiros), em novembro de 2009, que reuniu mais de 2 mil pessoas.
A cidade de São Paulo tem cerca de 1,2 milhão de habitantes com algum tipo de deficiência. O evento pretende promover a cidadania, a inclusão social e combater o preconceito.
Atrações
A festa terá atrações artístico-culturais, como capoeira, balé adaptado, música e teatro com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com audiodescrição para o público com deficiência auditiva e visual.
Haverá ainda demonstração do serviço de equoterapia, área de alimentação, feira de artesanato e presença de instituições de assistência voltadas à população com algum tipo de deficiência.
Serviços públicos
O público que comparecer ao evento poderá esclarecer ainda dúvidas sobre os serviços públicos voltados à pessoa com deficiência na Cidade, como a Central de Intérpretes e Guia Interpretes de Libras (Celig), o Bilhete Especial Gratuito, autorizações para estacionamento em vagas reservadas, núcleos de reabilitação, táxis adaptados, programas para inserção no mercado de trabalho, entre outros.
Haverá transporte adaptado gratuito até o local do evento pelo serviço Atende, no período das 9h às 17h, com saída e chegada na estação Tatuapé do Metrô.
Serviço:
Feira Cultural Inclusiva
Local: Praça Silvio Romero - Tatuapé
Data: 27 de junho de 2010
Horário: das 10h às 17h
Entrada franca

Palestras e cuidados para os frequentadores


No dia, 17/06, o Clube Escola Parque do Carmo recebeu o programa Saúde no Esporte com profissionais que ministraram palestras gratuitas focadas no aprimoramento das atividades esportivas, de lazer e também na expressão corporal e preservação da saúde física e mental. O programa é uma parceria das Secretarias Municipais da Saúde, do Esporte e do Verde e Meio Ambiente que, juntos com a Associação Paulista para Desenvolvimento de Medicina, prepararam uma programação completa para atender os 54 clubes da cidade de São Paulo.

Os frequentadores aproveitaram as palestras sobre consumo inteligente de açúcar e prevenção dermatológica desenvolvidas pela equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, dentista e auxiliares de enfermagem. Além de aprenderem a importância da escovação dentária, ganharam kits com escova e pasta de dente. Também houve explicações sobre os cuidados dermatológicos com a aplicação de filtro solar e a atenção à saúde com medição de pressão arterial. Vale lembrar que no domingo, 27/6, os frequentadores do Parque do Carmo serão beneficiados pelo programa.

SESC ITAQUERA: PROGRAMAÇÃO DE JULHO 2010

TEATRO
espetáculos

CIRANDEIROS
Com a Cia Centopéia. Um espetáculo recheado de lembranças e emoções, que tocam profundamente o coração de crianças e adultos com experiências e recordações da nossa vida. O fascínio das cirandas e saias rodando, das bagunças organizadas, das cores e texturas, das rendas que lembram a casa da vovó, das músicas de ninar, das paqueras na praça, do primeiro amor. Auditório.
04/07. Domingo, às 13h.

O CIENTISTA E A LUA
Com a Cia Suno de Arte. Inspirado nas tantas histórias em que a Lua é madrinha de amores sublimes e desvairadas paixões, o espetáculo traz a história de um singelo amor entre o cientista e a lua, através de um belo adágio acrobático. Auditório.
07/07. Quarta, às 13h.

DIA DE FESTA
Com a Cia Suno de Arte. De um sonho dos faxineiros do circo nasce o espetáculo, com números de clown, acrobacias, mágica, malabarismos, mímica e música. Auditório.
08/07. Quinta , às 13h.

O DIA EM QUE ROUBARAM O VENTO
Com Prana Teatro de Animação. Pequeno conto fantástico que narra a história da Cidade dos Moinhos, um lugar animado pelo vento. Até que um dia os moinhos e os cataventos pararam, as pipas e os balões não voaram mais e as cortinas deixaram de balançar nas janelas abertas. O vento havia desaparecido. O desfecho dependerá de uma chave perdida que abre corações. Auditório.
09/07. Sexta, às 13h.

BALONÁRIO (O BALÃO IMAGINÁRIO)
Com a Cia Navega Jangada de Teatro. Um balão caído em uma ilha, o dono, um caranguejo, uma borboleta azul, uma gaivota e um coqueiro... Zé Gabriel e três amigos desvendam segredos da noite, descobrem amizades e paixões entre humanos e animais, e ainda tentam sobreviver com muito humor tendo apenas estes simples elementos. Auditório.
11/07. Domingo, às 13h.

ESTRIPULIAS NO CIRCO
Com a Cia Suno de Arte. A narrativa se desenrola contando a história da "Família Suno", passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. Auditório.
14/07. Quarta, às 13h.

CONTOS EM CANTOS
Com a Cia Suno de Arte. Com pretexto de contar uma história, dois clowns estimulam a platéia a criar o cenário da história, auxiliar na trilha sonora e até mesmo interferir na construção física dos personagens. Auditório.
15/07. Quinta, às 13h.

A BAILARINA E O PALHAÇO
Com a Cia Suno de Arte. O espetáculo traz a história narrada pela trilha inspirada na obra "O Grande Circo Místico", de Chico Buarque e Edu Lobo. O singelo amor entre o Palhaço e a Bailarina é representado através de um belo adágio acrobático. Auditório.
16/07. Sexta, às 13h.

ARRELIANDO (HOMENAGEM AO RISO)
Com a Cia Navega Jangada de Teatro. O espetáculo traz ao público de todas as idades uma volta aos tempos dos sonhos de criança. Quatro irmãos, entre brigas e brincadeiras discutem um sonho em comum: trabalhar em um circo, como trapezista, malabarista, mágico e músico. Auditório.
18/07. Domingo, às 13h.

EM RIOS E FLORESTAS
Com a Cia Luzes e Lendas. A montagem utiliza a técnica do teatro de sombras e de objetos para contar 4 histórias ambientadas em Rios e Florestas... Os três Porquinhos, um clássico infantil, A Lenda dos Diamantes, uma lenda indígena, A Ponte Quebrada, uma história tradicional do Teatro de Sombras, escrita originalmente por Seraphin e O Pescador, criada pelo diretor Valter Valverde. Auditório.
25/07. Domingo, às 13h.

MÚSICA

shows
SOM EM SINTONIA
Apresentação de orquestras sinfônicas com repertório erudito e a participação especial de renomados artistas da música popular brasileira. Uma fusão de estilos musicais para promover a diversidade musical e as transversalidades. Além de criar espaço para a formação de platéia.

Sinfônica Heliópolis e Rappin Hood
Um encontro inusitado. De um lado a Sinfônica Heliópolis. Do outro, o convidado, Rappin Hood. O resultado é um espetáculo cujo repertório especialmente arranjado para este show, representa um marco na história do projeto Som em Sintonia. É o encontro da cultura erudita e urbana, em atitude de plena afirmação da capacidade de que a arte, através da música como veículo, é dotada de caráter emancipatório e cidadão. 75min. Palco da Orquestra Mágica.
18/07. Domingo, às 15h.

TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

Trio La Dolce Vita
Com Tatiana Paciello (Violino), Guilherme Faria (Violão) e Miranda Bartira (Contrabaixo). No programa o cinema dos anos 30 aos 50 do século XX; o Trio interpreta temas de Luzes da Ribalta e Tempos Modernos, Casablanca, O Mágico de OZ, A Ponte do rio Kwai, A estrada da Vida, Folhas mortas, entre outros. 60min. Café Aricanduva.
04/07. Domingo, às 15h.

Tempos Modernos Trio
Com Edu Malta (baixo), Joab Augusto (sax e flauta) e Hércules Gomes (piano). No repertório dedicado a músicas do cinema das décadas de 30, 40 e 50 do século XX, estão presentes: Smile (Tempos Modernos, 1936); Marian e Robin Love Theme (As Aventuras de Hobin Hood-1938); When You Wish Upon A Star (Pinocchio-1940); Night and Day (Night and Day -1946), Alice in Wonderland (Alice no Pais das Maravilhas-1951), entre outras. 60min. Café Aricanduva.
09/07. Sexta, ás 15h.

Quarteto Imperador
Com Anderson Dubiniack (1º violino), Kéder Cândido (2º violino), Bel Rebello (viola) e Sueldo Francisco (violoncelo). Fruto da admiração pelo gênero camerístico, o quarteto é composto por instrumentistas de sólida formação, atuantes nas melhores orquestras e grupos de câmara do cenário musical brasileiro. No repertório o melhor da música para cinema. 60min. Café Aricanduva.
11/07. Domingo, às 15h.

Hercules Gomes Trio
Com Hércules Gomes (piano), Joab Augusto (sax e flauta) e Edu Malta (baixo). O trio apresenta arranjos modernos e adaptados para a formação de piano, sopros e baixo, que por sua vez, dão uma nova roupagem aos eternizados temas de filmes dessas três clássicas décadas do cinema (anos 30, 40 e 50 do século XX). No repertório: Tara' Theme (E o Vento Levou), As time Goes By (Casablanca) e Singn'in the Rain (Cantando na Chuva). 60min. Café Aricanduva.
25/07. Domingo, às 15h.

especial
TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

DJ Slick e MC Max DMN
Max Dmn é rapper da banda DMN. Dj Slick fundou o DMN, em 1989. Na performance musical, ambos mostram a agilidade e beleza da cultura urbana. 30min. Ginásio de Esportes.
07/07, 08/07, 14/07, 15/07, 16/07. Quartas, quintas e sexta, às 10h.

oficinas
TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

MC
A oficina de MC (Mestre de Cerimônia) ou cantor de Rap busca desenvolver a percepção musical por meio de atividades lúdicas e noções de composição. Além disso, por tratar-se de atividade de cunho sóciocultural e educacional, oferece aos participantes a possibilidade de se expressar, contar e cantar sua realidade, fomentando o protagonismo. 60min. Auditório.
07/07, 15/07. Quarta e quinta, às 11h.

Discotecagem
Com Dj Slick. A formação de grupos de hip-hop, iniciação à teoria musical: compasso, nome dos instrumentos, arranjos musicais e noções técnicas no manuseio dos equipamentos, mixagem e colagens; batidas, samplers, scraths e outros efeitos estão nos conteúdos desta oficina para iniciantes. 60min. Auditório.
08/07, 14/07, 16/07. Quarta, quinta e sexta, às 11h.

DANÇA

espetáculos
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Escola Palco da Vida
Direção: Homero Lopes. Com as Companhias So Fresh, Palmares Dreams Crew e Essência de Rua. Oriundo de um programa social e educacional que visa retratar a cultura hip hop como agente transformador da sociedade, o espetáculo tem como premissa possibilitar ao jovem o contato com diversas formas de expressão corporal através das danças sociais urbanas. 45min. Sala de Múltiplo Uso 2.
10/07. Sábado, às 13h.

Show Batalha de Crews
Direção: Homero Lopes. Com Palmares Dreams Crew e Gang Style Tradicional. A proposta desta batalha é apresentar ao público a dinâmica envolvente, contagiante e respeitosa com que a competição entre duas renomadas crews acontece. Espetáculo de dança de rara plasticidade que alia improviso com o conhecimento de técnicas apuradas e acrobacias. 120min. Sala de Múltiplo Uso 2.
17/07. Sábado, às 13h.

Batalha Aberta de Crews
Mediador: Rômulo (Palmares Dreams Crew). Jurados: Ricardo-Goga (Palmares Dreams Crew), Anderson- Catatau (Tisunami All Stars) e Douglas (Gang Style Tradicional). A proposta desta batalha é possibilitar a participação do público de forma individual a fim de ampliar a compreensão quanto ao universo da cultura urbana, mais especificamente, da dança. 120min. Inscrições no Local. Sala de Múltiplo Uso 2.
24/07. Sábado, às 13h.

aulas abertas

VEM DANÇAR!!!
Atividade que contempla diversos ritmos e estilos musicais: forró, samba rock, samba de gafieira, salsa, hip-hop, entre outros, que valorizam a participação, a inclusão e a vivência das várias possibilidades de atividade física através da dança. Praça de Eventos.
De 06/03 a 18/12. Sábados, às 14h.

CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Hip Hop 4
Aulas de estilos variados de dança tais como breaking, popping e locking com participação dos 4 elementos da cultura HIP HOP, simultaneamente: DJ, MC, B. Boying e Grafite. 60min. Ginásio de Esportes.
07/07, 08/07, 14/07, 15/07, 16/07. Quartas, quintas e sexta, às 12h.

oficinas
CORPO DEPOIMENTO
Espetáculos, diálogos e experimentos com foco na dança como forma de linguagem.

Dança de Rua
Com Ricardo (Goga). Aborda aspectos históricos da dança e do Movimento Cultural Hip Hop. A oficina é voltada para iniciantes e permite o contato introdutório com essa manifestação artística. 60min. Sala de Múltiplo Uso 2.
07/07, 08/07, 14/07, 15/07, 16/07. Quartas, quintas e sexta, às 11h.

MULTIMÍDIA E INTERNET
multimídia

MIXAGEM DE MÚSICAS
Princípios básicos para a criação de loops, samples, vinhetas e mixagens de áudio. 90 min. Internet Livre.
04/07, 11/07, 18/07, 25/07. Domingos, 13h às 14h30.

NOVAS MÍDIAS
Introdução e desenvolvimento básico de um site, focando em design, diagramação, criatividade, e linguagens multimídias. 90 min. Internet Livre.
06/06, 13/06, 20/06, 27/06, 04/07, 11/07, 18/07, 25/07. Domingos, às 14h e 16h.

HOJE É DIA D!
Criações multimídia sobre o universo da cultura digital.

HQ's - Historias em quadrinhos
Criação de histórias em quadrinhos, estimulando criatividade através de técnicas de roteiro. 60 min. Internet Livre.
01/07, 08/07, 15/07, 22/07, 29/07. Quintas, às 10h e 14h.

Games on Line
Interação real entre participantes dos games estabelecidos, focando em jogos de criatividade, raciocínio e estratégia. 60 min. Internet Livre.
02/07, 09/07, 16/07, 23/07, 30/07. Sextas, às 10h e 14h.

Animação - Stopmotion
Desenvolvimento de vídeos animados com captura de imagens quadro- a- quadro. 60 min. Internet Livre.
07/07, 14/07, 21/07, 28/07. Quartas, às 10h e 14h.

Game Cultura
Tecnologia Wii, promovendo interação entre os participantes, em diversos games tendo como foco o bem-estar físico.120 min. Internet Livre.
10/07, 17/07, 24/07. Sábado, às 14h às 16h.

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS
oficinas

GRAFFITI PARA CRIANÇAS
Com Antonio Duque de Souza (Tota). A oficina de graffiti ministrada por Tota (Membro do 5 Zonas) tem como objetivo sensibilizar e reforçar o fazer artístico de cada aluno. Utiliza-se do aspecto lúdico e educacional para transmitir as bases do graffiti: desenhos, cartela de cores, noções de ordem e espaço, estudo de letras (throw-up, wild style, piece e 3D) e os temas mais recorrentes da arte da rua. 120min. Sala de Múltiplo Uso 1. 25 vagas.
18/07, 25/07. Domingo, às 11h.

CINEMA E VÍDEO
filmes

LUZ, CÂMERA, CIDADÃO
Seleção de filmes cujos temas versam a respeito da relação entre cidadão, cidade e a cultura urbana. Sala de Múltiplo Uso 2.
De 03/07 a 31/07. Quartas, quintas e sextas, às 14h; sábados e domingos, às 15h.

vídeo
SESSÃO CURTA
Exibição de curtas-metragens, com posterior análise e debate sobre técnicas de produção e linguagens narrativas, utilizadas por cada diretor. No mês de maio, apresenta: Visões Brasileiras. Elucida diferentes pontos de vista, seja por meio de ficção ou de documentário, a respeito da verdade.

Em nome da lei
Brasil, 1986, animação, cor, 16mm, 4min, Direção: Rodrigo Guimarães. O curta apresenta um panorama sobre o autoritarismo e a opressão, a partir de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical. Internet Livre.
03/07, 04/07. Sábado e domingo, às 16h.

Roubada!
Brasil, 2000, animação, cor, 3min. Direção: Maurício Vidal, Renan de Moraes e Sérgio Yamasaki. Uma divertida e frenética perseguição de uma inusitada personagem ao seu vilão. Internet Livre.
09/07, 10/07, 11/07. Sexta, sábado e domingo, às 16h.

Viagem de Ônibus
Brasil, 1986, animação, cor, 16mm, 6min. Direção: Daniel Schor. A obra relata a viagem de uma jovem a caminho do trabalho. O cotidiano do Rio de Janeiro é observado a partir da janela de um ônibus que cruza a cidade, misturando-se ao sonho na imaginação da jovem. Internet Livre.
17/07, 18/07. Sábado e domingo, às 16h.

Presepe
Brasil, 1986, animação, cor, 16mm, 6min. Direção: Patrícia Alves Dias. Dois bonecos de mamulengo nordestino desembarcam em uma cidade grande. Sonho ou pesadelo? Internet Livre.
24/07, 25/07, 31/07. Sábado e domingo, às 16h.

INFANTIL
recreação
EQUILIBRIO NA PERNA DE PAU
Brincadeiras e desafios com o brinquedo popular perna de pau. Ginásio de esportes.
De 07/07 a 16/07. Quarta a sexta, das 11h às 14h.

MALABARES SEM COMPLICAÇÃO
Malabares de bolinhas, lacinho e pano chinês. Manobras e truques de lançamentos. Ginásio de esportes.
De 07/07 a 16/07. Quarta a sexta, das 11 às 14 horas.

MONOCICLO E BRINCADEIRA
Equilíbrio sobre uma roda só. Noções básicas de condução do aparelho. Ginásio de esportes.
De 07/07 a 16/07. Quarta a sexta, das 11 às 14 horas.

contação de histórias

O TIJOLO VERDE
Cia Navega Jangada de Teatro. Uma planta nascida dentro de um tijolo é o ponto inicial para dois contadores resgatarem histórias sobre Escarlete, uma minhoca cantora de ópera, Severino, um velho passarinho que não enxergava bem e D. Rosa, uma senhora que resolve transformar seu apartamento em uma horta. Sede Social.
03/07. Sábado, às 12h.

GUARDA CHUVA DE HISTÓRIAS
Com a Cia Atos. A narração é um convite para uma viagem divertida e inusitada, de onde surgem belas histórias, cheias de surpresas, aventuras e sentimentos. Uma seleção de contos narrados com recursos cênicos, música ao vivo, poemas e muita brincadeira. Sede Social.
10/07. Sábado, às 12h.

MEDO DE MONSTRO? EU?!?!
Com a Cia Luarnoar. Contação de histórias tratando do medo como algo normal para todos os seres vivos, até mesmo para os monstros! Sede Social.
17/07. Sábado, 12h.

EN-CANTANDO O CONTO
Cia Navega Jangada de Teatro. As malas de histórias são abertas e de lá um mundo imaginário surge, através de máscaras, bonecos, canções, tendo como partida três tradicionais contos "A princesa e a ervilha", "As doze princesas" e "A roupa nova do rei". Sede Social
24/07. Sábado, às 12h.

CIRANDEIRO, CIRANDEIRO QUE FAZ CIRANDA O TEMPO INTEIRO
Com Lilian Marchetti. Três histórias permeadas com cirandas, as quais remetem ao universo da cultura popular das terras africanas. Os contos nos convidam a conhecer as lendas e a cirandar os encantos. Sede Social
31/07. Sábado, às 12h.

SERVIÇO: SESC Itaquera
Endereço: Av. Fernando do E.S. Alves de Mattos, 1000.
Entrada: R$ 1,50 a R$ 7,00 (acesso à unidade de Quarta a Domingo)
Estacionamento: R$ 7,00
Informações: 11 2523-9200
ou acesse: www.sescsp.org.br/sescitaquera

Orientação para o Trabalho dá dicas de como atingir as novas exigências de mercado

Na quarta-feira , dia 23, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) realizou mais uma oficina do Programa Orientação para o Trabalho nos Centros de Apoio ao Trabalho (CATs). A iniciativa tem por objetivo estimular o participante a se reciclar, se manter atualizado e qualificado, preparando-o para as novas exigências de mercado, aumentando, assim, as chances de quem está à procura de um emprego.
A oficina, que terá início às 9h, disponibilizará 180 vagas. Na primeira etapa haverá uma aula sobre empregabilidade. Os trabalhadores receberão orientações para se adequar às novas funções emergentes, empregados multitarefas, que estão antenados com as tendências de mercado, desenvolvem habilidades e são mais flexíveis às mudanças. A oficina trará dicas sobre planejamento de carreira, trabalhando com autoconhecimento, metas, estratégia, efetivação e acompanhamento das operações. Na segunda etapa, o participante fará o road map, uma forma de se planejar e atingir seus objetivos num determinado espaço de tempo, estabelecendo ligação entre presente e futuro.
A ação ocorrerá nos CATs Interlagos, Santana, Itaquera, Lapa, Luz e Itaim Paulista. Não é necessária a inscrição, apenas o comparecimento ao CAT no horário da atividade.

JORNADA DA CIDADANIA NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO

NO DIA MUNDIAL DE COMBATE ÀS DROGAS, POLÍCIA MILITAR E UNIBAN UNEM ESFORÇOS PARA LEVAR SERVIÇOS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E CIDADANIA À COMUNIDADE DA VILA JACUÍ E DO JARDIM PANTANAL

Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para a Polícia Militar e a UNIBAN, é tempo suficiente para ajudar na mudança do destino de centenas de pessoas. Juntas, as duas instituições promovem no sábado, dia 26 de junho, a 1ª Jornada da Cidadania no Parque da Vila Jacuí. Desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake, o parque destina 170 mil metros quadrados para atividades de esporte, lazer e cultura na zona leste da capital e atende parte da população atingida pelas enchentes no Jardim Pantanal.

O evento vai oferecer serviços para melhorar a qualidade de vida da comunidade que vive na região. Professores e alunos da UNIBAN estarão à frente de oficinas de artes, língua portuguesa, matemática, história e atividades recreativas. Na área da saúde, serão realizados atendimentos de aferição de pressão arterial, medição de níveis glicêmicos, orientação nutricional, limpeza de ouvido, entre outros.

A Jornada marca também o Dia Mundial de Combate às Drogas e o tráfico é um grave problema na região. O deputado estadual Fernando Capez fará uma palestra sobre o tema. A comunidade receberá ainda orientação jurídica, poderá emitir documentos pessoais, acessar um banco de empregos e redigir currículos com o auxílio de um juizado itinerante da Universidade. "Esta Jornada da Cidadania mostra, em primeiro lugar, como o ensino superior privado e uma instituição pública podem servir melhor a sociedade. Em segundo, traz benefícios diretos a esta comunidade pela promoção do esporte, lazer, saúde, educação, arte e apoio jurídico", afirma Ellis Brown, vice-reitor da UNIBAN.

A Polícia Militar, por sua vez, será representada pela banda da corporação, fará uma exposição de seu canil e do regimento de cavalaria, bem como palestras educativas. Já a comunidade local com o Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal contribuirá com diferentes apresentações. A expectativa é beneficiar cerca de cinco mil pessoas em todas as atividades até o final da tarde do sábado com a participação de uma centena de voluntários.


Serviço: Jornada da Cidadania
Data: 26/06/2010
Horário: das 9h às 17h
Local: Parque Jacuí - Rua Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacuí (altura do km 23 da Rodovia Ayrton Senna - SP 070, na pista sentido Rio de Janeiro)

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES NO EVENTO:

EDUCAÇÃO

Oficina de Português
Oficina de Matemática
Oficina de História
Oficina de Artes

JURÍDICA E SOCIAL

Orientação Jurídica (juizado Itinerante)
Assistência Social (redação de currículos, banco de empregos)
Palestras

SAÚDE

Limpeza de Ouvido
Aferição de Pressão Arterial
Teste de Glicemia
Circunferência Abdominal
Balança IMS
Orientação Nutricional
Serviço Odontológico
Exames Oftalmológicos
Centro de Zoonose - vacinação de animais

ATIVIDADES DESPORTIVAS E ENTRETENIMENTO

Ginástica Aeróbica
Recreação
Exposição do Canil da Policia Militar
Regimento de Cavalaria
Oficinas de Pintura Infantil e Balões Decorativos
Banda da Polícia Militar
Palestras do Corpo de Bombeiros (Prevenção de Acidentes Domésticos)
Posto de Saúde Fidelis Ribeiro
Escola de Cabeleireiro Teruya
Instituto Embelezze

1ª JORNADA DA CIDADANIA

POLÍCIA MILITAR E UNIBAN PROMOVEM JORNADA DE CIDADANIA NA ZONA LESTE

SÃO ESPERADAS 5 MIL PESSOAS DA VILA JACUÍ E JARDIM PANTANAL

UMA CENTENA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNIBAN VÃO OFERECER SERVIÇOS DE SAÚDE E ATIVIDADES RECREATIVAS

POLÍCIA MILITAR DARÁ ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS


Um único dia pode parecer pouco quando se quer mudar o mundo. Mas, para a Polícia Militar e a UNIBAN, é tempo suficiente para ajudar na mudança do destino de centenas de pessoas. Juntas, as duas instituições promovem no sábado, dia 26 de junho, a 1ª Jornada da Cidadania no Parque da Vila Jacuí. Desenvolvido pelo arquiteto Ruy Ohtake, o parque destina 170 mil metros quadrados para atividades de esporte, lazer e cultura na zona leste da capital e atende parte da população atingida pelas enchentes no Jardim Pantanal.

O evento vai oferecer serviços para melhorar a qualidade de vida da comunidade que vive na região. Professores e alunos da UNIBAN estarão à frente de oficinas de artes, língua portuguesa, matemática, história e atividades recreativas. Na área da saúde, serão realizados atendimentos de aferição de pressão arterial, medição de níveis glicêmicos, orientação nutricional, limpeza de ouvido, entre outros.

A Jornada marca também o Dia Mundial de Combate às Drogas e o tráfico é um grave problema na região. O deputado estadual Fernando Capez fará uma palestra sobre o tema. A comunidade receberá ainda orientação jurídica, poderá emitir documentos pessoais, acessar um banco de empregos e redigir currículos com o auxílio de um juizado itinerante da Universidade. "Esta Jornada da Cidadania mostra, em primeiro lugar, como o ensino superior privado e uma instituição pública podem servir melhor a sociedade. Em segundo, traz benefícios diretos a esta comunidade pela promoção do esporte, lazer, saúde, educação, arte e apoio jurídico", afirma Ellis Brown, vice-reitor da UNIBAN.

A Polícia Militar, por sua vez, será representada pela banda da corporação, fará uma exposição de seu canil e do regimento de cavalaria, bem como palestras educativas. Já a comunidade local contribuirá com diferentes apresentações. A expectativa é beneficiar cerca de cinco mil pessoas em todas as atividades até o final da tarde do sábado com a participação de uma centena de voluntários.


Serviço: Jornada da Cidadania
Data: 26/06/2010
Horário: das 9h às 17h
Local: Parque Jacuí - Rua Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacuí (altura do km 23 da Rodovia Ayrton Senna - SP 070, na pista sentido Rio de Janeiro)

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES NO EVENTO:

EDUCAÇÃO

Oficina de Português
Oficina de Matemática
Oficina de História
Oficina de Artes

JURÍDICA E SOCIAL

Orientação Jurídica (juizado Itinerante)
Assistência Social (redação de currículos, banco de empregos)
Palestras

SAÚDE

Limpeza de Ouvido
Aferição de Pressão Arterial
Teste de Glicemia
Circunferência Abdominal
Balança IMS
Orientação Nutricional
Sorridentes - Odontomóvel
Exames Oftalmológicos
Centro de Zoonose - vacinação de animais

ATIVIDADES DESPORTIVAS E ENTRETENIMENTO

Ginástica Aeróbica
Recreação
Exposição do Canil da Policia Militar
Regimento de Cavalaria
Oficinas de Pintura Infantil e Balões Decorativos
Banda da Polícia Militar
Palestras do Corpo de Bombeiros (Prevenção de Acidentes Domésticos)
Posto de Saúde Fidelis Ribeiro
Escola de Cabeleireiro Teruya
Instituto Embelezze

Zona Leste ganha mais três unidades de inclusão digital

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) inaugurou ontem, dia 23, mais três telecentros na Zona Leste de São Paulo. As unidades Cidade Kemel, Fórum Mutirões e Amei ficam nas subprefeituras de Itaim Paulista, Guaianases e Itaquera, respectivamente.
As novas unidades de inclusão digital dispõem de 20 computadores e atendem em média 180 pessoas por dia. A entrega dos equipamentos aumenta a capacidade da rede, que atualmente é de mais de dois mil computadores e cerca de dois milhões de munícipes cadastrados.
Os novos espaços estão conveniados com organizações sociais, que hoje contribuem com mais da metade do número de unidades em funcionamento na Cidade. Essas parcerias entre a SMPP e as Organizações Não-Governamentais (ONGs) garantem instrutores e coordenadores para promover cursos e gerenciar as unidades.
A SMPP também financia reformas estruturais nos prédios das unidades para a adaptação de salas e banheiros com rampas que garantem o acesso de cadeirantes.
As inaugurações fazem parte do Programa de Expansão de Telecentros. Com esses novos equipamentos de inclusão digital, a Cidade chega a 365 unidades. A intenção da SMPP é ampliar 33% a rede e chegar ao total de 400 unidades inauguradas até o fim deste ano.
O Telecentro Cidade Kemel integrará uma rede de 16 unidades na Subprefeitura Itaim Paulista. Na Subprefeitura Guaianases, o Fórum Mutirões será a 12ª unidade da região. O Amei é o 19º equipamento de Itaquera.
Gerido pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), o Programa Telecentro é parte da política de inclusão digital promovido pela Prefeitura que demonstra ser importante ferramenta para qualificação profissional, revitalização dos espaços públicos e democratização do acesso aos computadores e à internet. É considerado o maior projeto de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade.

Confira a localização das novas unidades:
Cidade Kemel - Rua Desembargador Flávio Torres, 40 - Itaim Paulista
Fórum Mutirões - Rua Navio Negreiro, 34 - Jardim Aurora
Amei - Rua Emilia Brasão, 110 - Conjunto José Bonifácio