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terça-feira, 21 de abril de 2009

Programa da UNESCO qualifica escolas de educação infantil de SP

Cinco municípios do estado participam do Fundo do Milênio para a Primeira Infância
A tecnologia social inovadora, que já beneficiou 8,4 mil crianças de 87 instituições de educação infantil do Rio Grande do Sul e Santa Catarina está fazendo parte da rotina de escolas dos municípios paulistas de Araçariguama, Cotia, Guarulhos, São Caetano do Sul e São José dos Campos.
A iniciativa, uma parceria da Representação da UNESCO no Brasil, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Gerdau, chegou ao Estado no final do ano passado e propõe ações que contribuem para a promoção e a melhoria da qualidade na educação de zero a seis anos de vida. Um dos objetivos é qualificar o atendimento prestado nas instituições filantrópicas, municipais e comunitárias por meio da formação permanente de suas educadoras e gestores e da construção de habilidades e competências.
Independente do nível de escolaridade e da função desempenhada na escola de educação infantil, os profissionais se reúnem num espaço propício a reflexão e a troca de práticas docentes e de gestão. A iniciativa tem como objetivo promover a melhoria da qualidade na educação de zero a seis anos. Por este motivo investe na formação permanente em serviço e em rede de dirigentes, coordenadoras, zeladores, serventes, merendeiras, professoras e equipe administrativa.
Em cada município atendido, cinco instituições são convidadas a participar, formando uma rede interinstitucional, que permite aos participantes interagir e crescer com o outro. “Eu trago a realidade do meu cotidiano, da minha instituição, e posso partilhar com mais quatro comunidades, que possuem uma cultura e aprendizagens próprias. É uma formação que busca a construção de diferentes perspectivas de olhar e de novas práticas, por meio do desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências”, explica a assessora técnica sênior do Programa, Maria da Graça Paiva.
A Mesa Educadora, como é chamado o local onde acontecem os encontros, é semelhante a uma sala de educação infantil e possui cantos temáticos de “faz de conta”, teatro, artes, cantinho do bebê, jogos e “contação” de histórias. “A proposta é de ser um espaço onde acontecem as vivências, reflexões, narrativas e experiências individuais, criando possibilidades para brincar e recriar brincadeiras infantis, com o desafio de fazer aquilo que ainda não é, mas que pode vir a ser”, destaca Maria da Graça.
A Mesa Educadora é instituída e mantida por um Conselho Local disposto a apoiar o programa. A principal atribuição deste Conselho é participar da “co-gestão” municipal, acompanhando todo o desenvolvimento e articulando os diversos segmentos e atores sociais e a fim de promover uma mobilização em prol da educação infantil de qualidade no município. A proposta é reunir diferentes parceiros locais, entre eles, a Secretaria Municipal de Educação, organizações da sociedade civil, iniciativa privada, conselhos municipais e veículos de comunicação.
A presença do Programa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo beneficia mais de 20 mil crianças.


Por que investir na primeira infância?

Um estudo realizado em 2001 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Banco Mundial sobre o impacto da educação pré-escolar de qualidade no Brasil demonstra que seus efeitos são visíveis a curto, médio e longo prazo e que são mais significativos para filhos de pais de baixa escolaridade. Cada ano de freqüência na pré-escola por crianças cujos pais têm quatro anos de escolaridade diminui em 5% as chances de repetência. Já os filhos de pais analfabetos têm um aumento de sete meses na escolaridade final e 12,5% na renda futura.
A Assessora Técnica Sênior do Programa, Maria da Graça Paiva, explica que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na preparação dos alicerces das competências e habilidades emocionais e cognitivas futuras: “É nesta fase que a criança aprende com mais intensidade a partir de diferentes linguagens, a fazer, se relacionar, ser e incorporar valores nas suas relações dentro da família, da escola e da comunidade”.

Cidades onde o Programa está presente:

RS: Cachoeira do Sul, Charqueadas, Eldorado, Parobé, Porto Alegre, Sapucaia do Sul
SC: Chapecó, Lages, Itajaí, Joinvile, Biguaçu
SP: São Caetano do Sul, São José dos Campos, Guarulhos, Cotia, Araçariguama
MG: Divinópolis


Contexto no qual o Programa está inserido

Em março de 1990, sob liderança da UNESCO, os representantes dos países membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, reunidos em Jomtien, na Tailândia, aprovaram a Declaração Mundial de Educação para Todos, reconhecendo que todos os indivíduos têm o direito a oportunidades educativas que satisfaçam suas necessidades básicas de aprendizagem. Esta Declaração, adotada por 183 países (dentre eles o Brasil), inclui a educação e os cuidados na primeira infância como parte da educação básica, afirmando que “a aprendizagem inicia com o nascimento. Isso implica cuidados básicos e educação inicial na infância, proporcionadas por meio de estratégias que envolvam as famílias e comunidades ou programas institucionais, como for o caso”.
Pesquisas e experiências realizadas nas ultimas décadas ofereceram evidencias contundentes de que a educação e os cuidados de qualidade na primeira infância formam os pilares essenciais para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento do potencial de aprendizagem de crianças. Análises econômicas têm também demonstrado que é no início da vida que os investimentos públicos e sociais encontram melhor custo-benefício, para o aperfeiçoamento das habilidades humanas, sejam elas intelectuais, emocionais ou motoras.
Este reconhecimento levou as nações a assumirem, em Dacar, em 2000, entre os compromissos pela Educação para Todos, a meta de ampliar a oferta e melhorar a qualidade da educação e dos cuidados na primeira infância, com especial atenção às crianças em situação de vulnerabilidade. O Brasil é um dos signatários que tem entre suas atribuições a de liderar, em escala mundial, o alcance dessa meta.
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