FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DIA DO VOLUNTARIADO

Evento inédito que reúne ONGs no Brasil tem programação especial no Dia Internacional do Voluntariado

Com o objetivo de estimular ações de voluntariado em todo o mundo, a ONU (Organizações das Nações Unidas) instituiu, em 1985, o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. Por conta disso, a ONG Brasil, feira inédita no País dedicada ao Terceiro Setor, preparou uma programação especial para comemorar a data. Organizada pela Secretaria de Participação e Parceria de São Paulo e pela UBM Brazil, subsidiária brasileira da United Business Media, empresa líder global em mídias de negócios, o evento reúne cerca 300 expositores entre ONGs, institutos e fundações ligadas ao governo e à iniciativa privada.

Às 9 horas, haverá a apresentação do Banco de Voluntariado das organizações não governamentais envolvidas na ONG Brasil, que contará com o depoimento de voluntários. Haverá a participação de Silvia Maria Louzâ Naccachi, do Centro do Voluntariado de São Paulo, entidade que ajuda organizações sociais a aperfeiçoar a mobilização e o gerenciamento de voluntários e identificam oportunidades criativas de participação solidária. O centro ainda contribui para a consolidação da cultura do voluntariado, como expressão de uma ética de solidariedade e responsabilidade social.

Às 11 horas, acontece o debate “A Inclusão do Jovem e da Família nos Serviços Sociais”, que terá a mediação de Ricardo Montoro e a participação de José Paulo de Freitas, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional da NET; Doris Souza, do Protejo Arrastão; e Antonio Augusto Telles Machado, do Projeto de Inclusão Social Urbana - Nós do Centro. Em seguida será realizado o encerramento dos trabalhos de debates, mini-cursos e seminários, mas os estandes e apresentações culturais continuarão até às 20 horas.

Compras de Natal
O Dia Internacional do Voluntário também é uma boa oportunidade para se comprar produtos originais e de qualidade confeccionados por membros, voluntários e alunos das principais organizações não governamentais do País. Os estandes ficarão abertos até às 20 horas. É uma oportunidade única e inédita para se comprar presente de Natal diferente, personalizado e carregado de forte valor social.

Universidade da Água
O casal de mascotes da Universidade da Água, Gotilde, a gotinha limpa e Pingote a gotinha poluída, estarão no estande 264 da ONG para receber as crianças e jovens que comparecerem ao último dia da ONG Brasil. Os personagens da Turma da Água foram criados e pensados pedagogicamente para educação ambiental sobre a questão da água para crianças a partir da educação infantil.

A Gotilde, por exemplo, representa a gotinha de água limpa, tratada.
Pronta para beber. Adora frutas, verduras, legumes, mãos limpas, de filtro d'água, banho. Bastante higiene. Mas detesta desperdício de água.
Vovó Gota diz que no tempo dela a Gotilde não precisaria ser tratada, pois quase todas as gotinhas eram limpas. O Pingote é a gotinha vítima da Poluição. Ele mora num um rio onde vivem atirando lixo e despejando esgoto. Ele adora a Gotilde mas ela diz que só aceitaria o namoro se ele passasse por um rigoroso tratamento de água. Afinal o Amor é puro.
Criada em setembro de 1998, sob a liderança do ex-governador de São Paulo, Dr. André Franco Montoro, Ricardo Montoro, um grupo de ambientalistas, profissionais e empresários do setor, a Universidade da Água, (www.uniagua.org.br) uma organização não governamental, nasceu com a missão de promover a proteção, a preservação e a recuperação da água (essencial à vida no planeta), através da educação ambiental.

Apresentações artísticas
As apresentações artísticas do Dia Internacional do Voluntário começam às 11h com a apresentação de dança de rua Black White Crew, da Zulu Nation Brasil. Em seguida, a partir do meio-dia, a International Youth Fellowship (IYF) apresentará danças étnicas. A programação é a seguinte: Come So Far e Ces´t La vie, ao meio-dia; as danças africanas “Umoja – União de Tribos” e “La bone nouvelle” (boa notícia da chuva), às 12h15; a partir das 12h30, Soramushi (Dança dos Pescadores) do Japão, Bum Bum Bolle (Japão), demonstração de Taekwondo e Dança do Leque da Coréia do Sul; e Hao Jun Gwo (dança com luzeiros) da China; às 13 horas, será a vez das danças Buleria (similar ao tango), Dança do Vuelo (Bolívia) e Olodum (Brasil). O programa da IYF se encerra às 13h15 com apresentação do Coro Africano à Capela.

Às 13h30, o Coral de Crianças da LBV começa sua apresentação que terá no repertório as músicas “Mérito a Solidariedade” e “Jesus, o Pão Nosso de Cada Dia”, de Nilton Duarte, e “Noite Silenciosa (Noite Feliz)”, de Franz Gruber e Joseph Nohr. Às 14 horas A Cia Brasileira de Musicais, grupo que leva à comunidade e instituições carentes novas formas de expressão, encena dois trechos da produção “Mogli - O Musical” , Balu e Macaco Rei Lu. Às 18h30, a Sociedade Benfeitora Jaguaré apresenta o espetáculo de dança Diversidade Cultural.

E, encerrando a ONG Brasil, às 19h45, a Associação Bombeiro Mirim Juvenil Voluntário coordenará um grupo de 500 voluntários que, empunhando placas, formará a bandeira do Brasil.

Sobre a ONG Brasil
A ONG Brasil é organizada pela Secretaria de Participação e Parceria de São Paulo e pela UBM Brazil, subsidiária brasileira da United Business Media, empresa líder global em mídias de negócios, e, além dos expositores, oferece mini-cursos e mesas-redondas com especialistas e com profissionais que vivem o cotidiano de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Sou da Paz, Instituto Dorina Nowil, Fundação Gol de Letra, Fundação Aprendiz, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Nossa São Paulo, Universidade da Água, entre outros. A programação completa da feira está em www.ongbrasil.com.br.

Sobre a UBM Brazil
A United Business Media Limited (UBM) é a empresa líder global em mídia de negócios. Sediada em Londres e presente em mais de 30 países, é provedora de negócios para diversos mercados. O grupo, que conta com 6,5 mil funcionários, aproxima compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e mídias impressas e eletrônicas. No Brasil, iniciou sua operação em 1994, sendo a primeiro multinacional de feiras a entrar no mercado, e conta com uma equipe com mais de 15 anos de experiência no setor. A UBM é responsável por eventos como a CPhl South America, a Intermodal South America, a Food Ingredients South America, a Health Ingredients South America Summit e a Busworld South America e Informex Latin America. O site da empresa é www.ubmbrazil.com.br.

Serviço
ONG Brasil – Feira e Congresso Internacional para ONGs Brasileiras
Quando: 03 a 05 de Dezembro de 2009
Horário: Sábado, das 10h às 20 horas
Onde: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme/SP
Informações: ongbrasil@ubmbrazil.com.br ou (11) 4689-1935.
Site: www.ongbrasil.com.br
*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.