Nossos Vídeos

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ESPORTE RADICAL PARA DEFICIENTES EM SANTO ANDRÉ > 17/05

Domingo (17) tem esporte radical gratuito para deficientes em Santo André

Aberta ao público, a ação oferece atividades em equipamentos, como tirolesa, rapel, bungee trampolim e parede de escalada, para serem praticadas por crianças e adultos

A Prefeitura de Santo André e a Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Apolo) realizam neste domingo, 17 de maio, mais uma edição do Circuito Aventura, programa social gratuito que proporciona a prática de esportes radicais a crianças e adultos com deficiência. A ação é aberta, acontece das 10h às 17h, no Parque Regional da Criança, em Santo André, e conta com rapel, tirolesa, parede de escalada e outras atividades, além de dança e oficinas de pintura em tela e modelagem com argila. Toda pessoa com deficiência pode participar das brincadeiras, basta comparecer ao local, à avenida Itamaraty, 530, Parque Jaçatuba.

Na 10ª edição, o Circuito Aventura traz como novidade oficina de artes plásticas, que será agitada por Zeca Del Bueno, artista plástico e vice-presidente da Associação pela Cidadania das Pessoas com Deficiência (Acide), parceira na ação. Durante o evento, ao ar livre, Del Bueno vai ensinar a fazer esculturas com argila e pintura em tela.

“Assim como o esporte, a arte é um instrumento que ajuda, e muito, a melhorar a auto-estima das pessoas, ao permitir que elas percebam suas capacidades naturais”, explica Ivan Teixeira Cardoso, professor de Educação Física e coordenador do Programa de Educação Física Adaptada (Pefa).

O Circuito Aventura conta, ainda, com escoteirismo, pintura facial, bungee trampolim, cama elástica, pula-pula e três tirolesas - têm de 30 a 60 metros de extensão cada. As atividades são desenvolvidas com o apoio de 80 instrutores, entre profissionais e estudantes de Educação Física e integrantes do Grupo de Escoteiros de Santo André.

Além das atrações esportivas e artesanais, o público poderá conferir apresentações culturais, como exibição de dança do grupo de hip-hop formado por alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo André), e performance de balé, feita por ex-alunos do programa.

Limites - Em 2008, o Circuito Aventura atraiu 2 mil pessoas, entre deficientes, familiares e visitantes do parque. Para esta primeira edição do ano, a expectativa é reunir mais de mil participantes. “O que nos motiva a apoiar esta ação é poder propiciar aos participantes a oportunidade de experimentar e de encontrar novos limites, junto com seus familiares”, comenta Francisco Ruiz, presidente da Apolo.

O Circuito Aventura faz parte do Programa de Educação Física Adaptada (Pefa), da Prefeitura de Santo André, que tem como carro-chefe um curso de natação adaptada exclusivo para pessoa com deficiência. Ministrado pelo Núcleo de Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), o curso conta com 240 alunos matriculados e desde a criação, em 2002, formou 661 deficientes. A iniciativa tem o apoio, ainda, da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André), Shopping ABC Plaza, Alcoa Alumínio e Acide.

*Fotos: JB Ferreira


IX Circuito Aventura
Dia 17 de maio (domingo), das 10h às 17h.
Parque Regional da Criança - av. Itamaraty, 530, pq. Jaçatuba, Santo André.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

UNINOVE oferece acompanhamento nutricional

Atendimento é realizado no campus Memorial e é gratuito
A obesidade infantil tem aumentado de forma significativa, determinando várias complicações na infância e na idade adulta, e já é considerada um importante problema de saúde pública, que cresce no Brasil, aliada a globalização e ao progresso do país.
Na opinião da nutricionista e professora da UNINOVE, Fernanda Borges Carlucio da Silva, o sedentarismo e as dietas com alto índice de gordura e calorias, do tipo fast food, estão entre as principais causas do aumento do sobrepeso e da obesidade. “Em crianças e adolescentes, a obesidade também está associada à alteração de fatores de risco como aumento do colesterol, triglicerídeos, pressão arterial e glicemia que podem levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de contribuir para a baixa auto-estima e discriminação social”, explica.
A reeducação dos hábitos alimentares, segundo a nutricionista, é essencial para reduzir a obesidade e os riscos que ela gera à saúde. “Evitar doces, gorduras e ter disciplina no horário das refeições são os passos iniciais de quem pretende iniciar essa reeducação”, informa.
Para ajudar as pessoas que precisam emagrecer por problemas estéticos ou de saúde, a UNINOVE mantém junto ao seu Ambulatório Integrado de Saúde, um serviço de acompanhamento nutricional inteiramente gratuito. Os interessados devem entrar em contato pelo tel. 3665-9752 ou 9092. Os atendimentos são realizados no campus Memorial (Av. Adolfo Pinto, 109 – próximo à estação Barra Funda do Metro).
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Hipertensão arterial causa a diminuição da visão porque provoca lesões na retina

Apenas 6% dos paulistas sabem qual é a taxa considerada ideal para a pressão arterial, de 130 mmHg por 80 mmHg, popularmente: “13 por 8”...


A conclusão faz parte de um levantamento realizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Socesp, e pelo Datafolha em 2008. Foram ouvidas 2.096 pessoas, em 85 cidades do Estado.

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Justiça dá ganho de causa à Comgás no combate à fraude do GNV

Posto que desviava gás é condenado a pagar mais de R$ 863 mil em indenização
A decisão da 17ª Vara Cível de São Paulo, diante da primeira ação de cobrança proposta pela Comgás por desvio de Gás Natural Veicular (GNV), abre importante precedente na luta da companhia contra as práticas fraudulentas. O juiz Dr. José Paulo Camargo Magano condenou o Auto Posto Vila Monte Alegre Ltda. a pagar R$ 863.138,02, proferindo a seguinte sentença:
“Trata-se de ação ordinária alegando a autora, COMPANHIA DE GÁS DE SÃO PAULO – COMGÁS, ter a ré, AUTO POSTO VILA MONTE ALEGRE LTDA., infringido o contrato de prestação de serviços de distribuição de gás canalizado, ao manter em seu estabelecimento ligação clandestina, a gerar desvio de gás para utilização e revenda, justificando o pedido de condenação em dinheiro, nos termos da Portaria n.º 160 da ARSESP(...)”.
A interrupção dos serviços prestados pela Comgás ao posto ocorreu imediatamente após ficar confirmada a violação do contrato mantido com o estabelecimento desde novembro de 2005, o qual previa o fornecimento de 200.000m3 de gás natural por mês.
Em laudo técnico 26 de junho de 2007, elaborado pelo Instituto de Criminalística, ficou comprovada a existência de ligação clandestina, paralelamente às tubulações da Comgás, com objetivo de fazer com que o gás não passasse pelo sistema de medição instalado.
Diante do ato ilícito e da não-quitação dos débitos por parte do posto, a Comgás recorreu à justiça para receber o valor correspondente ao consumo de GNV não medido nos doze meses anteriores à constatação da ação danosa, conforme determina o artigo 44, inciso 1º, da Portaria n.º 160, de 20/12/2001, já que foi impossível identificar o período inicial da prática lesiva.
Ainda correm na justiça mais seis processos com matérias relacionadas a fraudes no GNV.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt