Nossos Vídeos

segunda-feira, 1 de março de 2010

Brasil oferece bolsas de estudo para cientistas do mundo todo

Última semana para inscrições no curso de pós-graduação que distribui cem bolsas para cientistas do mundo todo


São Paulo receberá entre os dias 19 e 30 de abril a elite do conhecimento científico mundial, que discutirá os avanços e aspirações para os próximos anos em oncologia, imunologia, neurociências e genômica. Promovido pelo Hospital A.C.Camargo com apoio da Fapesp, o A.C.Camargo Global Meeting of Translational Science reunirá cientistas do M.D.Anderson Cancer Center, universidades da Califórnia, Harvard, Cornell, Ohio State, Princeton, UFRJ, USP, Instituto Ludwig, IARC/OMS, entre outras instituições de renome internacional. Serão distribuídas cem bolsas para mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, sendo metade deles de fora do país. Inscrições online podem ser feitas até o dia 7 de março.

Seguindo sua tradição de ser a única instituição do país com pós-graduação privada reconhecida pelo Ministério da Educação, o Hospital A.C.Camargo, com apoio da Fapesp, promoverá entre os dias 19 e 30 de abril de 2010 o A.C.Camargo Global Meeting of Translational Science, em São Paulo, curso que reunirá cientistas de todas as partes do mundo para discussão dos mais recentes avanços, futuro e aplicação clínica do conhecimento nas áreas de oncologia, neurociências, imunologia e genômica.

O curso possui o reconhecimento acadêmico de instituições nacionais e internacionais conveniadas com a CAPES/MEC, sendo assim uma oportunidade única para que os cientistas utilizem as 96 horas-aula como créditos oficiais para os cursos de mestrado e doutorado das respectivas faculdades, incluindo as internacionais.

De acordo com o cientista Ricardo Brentani, que preside a Fundação Antônio Prudente - mantenedora do Hospital A.C.Camargo - este curso surge como o mais importante acontecimento da área científica do país. "Ele tornou-se viável porque traz a assinatura do hospital privado que é responsável pela formação de três em cada dez oncologistas em atividade no Brasil, além de ter a maior produção científica em câncer, com mais de mil trabalhos publicados em revistas internacionais nesta década", destaca Brentani, que coordena os trabalhos ao lado dos cientistas Emmanuel Dias-Neto (A.C.Camargo), David Lyden (Weill Cornell Medical School), Renata Pasqualini e Wadih Arap, ambos do M.D.Anderson Cancer Center.

Serão oferecidas cem bolsas para mestrandos, doutorandos, pós-doutores, pesquisadores e professores (50% de fora do país), que irão interagir com mais de 40 docentes das universidades de Harvard, California, Princeton e institutos como o M.D.Anderson Cancer Center (principal centro oncológico mundial, com sede na Universidade do Texas), Memorial Sloan-Kettering, de Nova York, Cornell, IARC/OMS, de Lyon, além das brasileiras USP, Unicamp, UFRJ, UFRGS e muitas outras no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália, Portugal e Suécia.

Critérios de seleção - Para candidatar-se à bolsa é necessário ser estudante de mestrado, doutorado ou pós-doutorado ou ser professor universitário ou pesquisador abaixo dos 40 anos. As inscrições, que estão abertas, podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário de inscrição publicado no site www.schoolscienceaccamargo.org.br até o dia 7 de março. Os participantes selecionados serão notificados por e-mail no próximo dia 16. Pede-se que o candidato tenha fluência em inglês (leitura, fala e escrita) e submeta currículo científico para avaliação do comitê organizador. Metade das vagas será distribuída para fora do país e todos receberão bolsas que incluem custeio integral de despesas com passagem, traslado, hospedagem e alimentação.

Sobre o Hospital A.C.Camargo - O Hospital A.C.Camargo é uma instituição filantrópica e atua, desde sua criação por Antônio e Carmen Prudente em 1953, no atendimento especializado a pacientes com câncer. Realiza de forma integrada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em 36 especialidades, sempre baseado na assistência multidisciplinar.

Mantido pela Fundação Antônio Prudente, em 2008 totalizou em torno de 850 mil atendimentos (internações, tratamento ambulatorial e diagnóstico por imagem). Seu corpo clínico é fechado e composto por uma equipe de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A interação desses profissionais em atividades multidisciplinares resulta em índices de cura de 65% em adultos e 80% em crianças, semelhantes aos observados nos melhores centros de oncologia internacionais.

Na área de ensino e pesquisa, o A.C.Camargo criou a 1ª residência oncológica, em 1953, e é responsável pela formação de 1/3 dos oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1996, é a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina, segundo avaliação da CAPES / Ministério da Educação nos triênios 2001-2003 e 2004-2006. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. Também este ano foi eleita pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações: www.accamargo.org.br
Siga-nos no twitter: http://twitter.com/haccamargo

1º Fórum da Frente Parlamentar Contra a Fome acontece em São Paulo nos dias 3 e 4 de março

Com o objetivo de combater a situação dos famintos na América Latina e Caribe por meio do fortalecimento da legislação dedicada ao tema, a Frente Parlamentar Contra a Fome realizará seu primeiro fórum nos dias 4 e 5 de março, na Assembléia Legislativa de São Paulo, situada à Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 São Paulo – SP. Em razão da última crise mundial, o problema se agravou consideravelmente. Prova disso é o número de pessoas que passam fome na América Latina e no Caribe, que havia involuído para 47 milhões e voltou para os atuais 51 milhões. Os dados são da FAO, entidade apoiadora do evento ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Entre os trinta parlamentares e representantes de organizações da sociedade civil já confirmados para dialogar acerca do tema, estão Michel Temer, presidente da Câmara; Serys Slhessarenko, vice-presidente do Senado; o senador Eduardo Suplicy; e José Graziano, representante da FAO na América Latina e Caribe. A Frente, formada em setembro do ano passado, é composta por parlamentares de 22 países. Os dois representantes no Brasil, país que encabeça a iniciativa, são o deputado estadual Simão Pedro (PT-SP) e o deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI).

Confira a programação do Fórum
Dia 4/3
8h15 – Credenciamento dos parlamentares
9h – Abertura
9h45 – Cúpula Mundial de Alimentação 2009 / Antecedentes e projeções da Frente Parlamentar contra a Fome
10h45 – Pausa para o café
11h – Fala por país
12h45 – Pausa para o café
12h55 – Fala por país (continuação)
14h – Almoço
15h30 – Funcionamento da Frente Parlamentar contra a Fome: linhas prioritárias para 2010
17h – Fechamento do documento de acordo
Dia 5/3
8h15 – Credenciamento dos participantes
9h – Ato de inaguração
10h – Painéis por eixo temático I e II
12h – Pausa para café
12h30 – Painéis por eixo temático III e IV
14h30 – Almoço
15h30 – Plenária Geral
17h – Declaração do Fórum
17h30 – Coquetel
Eixos Temáticos:
I – Direito a alimentação: elementos chave para um marco legal
II – Programas de segurança alimentar e compra da agricultura familiar
III – Estratégia de combate à fome: participação cidadã
IV – Cooperação Sul-Sul: O que podem fazer os parlamentares?

Teste do Olhinho: exame precisa ser feito

Problemas registrados no Espírito Santo são fatos isolados, exame não coloca a saúde do bebê em risco


Foi um susto para as famílias de Vitória o fato de doze bebês terem passado mal, após a realização do teste do olhinho, no Espírito Santo, no início deste ano. As crianças foram encaminhadas para hospitais da Grande Vitória, apresentando os mesmos sintomas: corpo mole, falta de ar e queda na frequência cardíaca, após a realização do exame. Todos receberam atendimento médico apropriado e nenhum dos bebês ficou com seqüelas. Segundo os responsáveis pela direção do Hospital das Clínicas, o colírio usado para dilatar a pupila dos bebês apresentou problemas e os exames foram suspensos até que a situação se normalize.
“O episódio, apesar de assustar alguns, precisa ser esclarecido devidamente, pois o teste do olhinho é um exame essencial, que pode resguardar muitas crianças da cegueira ou do desenvolvimento de doenças oculares como a catarata, o glaucoma, o retinoblastoma e a ambliopia”, afirma o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares, IMO.

Como é feito o teste
O teste do olhinho é um exame indolor e rápido, demora menos de cinco minutos para ser realizado. O único equipamento necessário é um oftalmoscópio direto. Mais do que o reflexo vermelho, é preciso que o profissional - neonatologista, pediatra ou oftalmologista - examine o olho da criança e tudo o que o envolve. “O ‘teste do reflexo vermelho’ recebe esse nome porque quando o oftalmologista projeta a luz do oftalmoscópio no olho de um bebê sadio, um reflexo vermelho ou amarelo-avermelhado pode ser visto, proveniente da retina”, explica a oftalmopediatra do IMO, Maria José Carrari.
O reflexo avermelhado ocorre porque os meios oculares - córnea, cristalino, vítreo - encontram-se transparentes. A cor se deve à própria cor da retina. “A ausência do reflexo vermelho ou a presença de reflexos diferentes em um ou nos dois olhos podem significar a presença de alguma alteração congênita ou neonatal. Nestes casos, a criança deve ser encaminhada imediatamente ao oftalmologista”, explica Maria Carrari.
Após o nascimento, o teste também pode ser realizado nas consultas rotineiras em crianças maiores, de qualquer idade, pois muitas doenças passíveis de diagnóstico pelo método podem aparecer mais tardiamente.

O que pode ser diagnosticado por meio do teste do olhinho:

• Catarata congênita - estima-se que atualmente 0,4% dos recém-nascidos sejam portadores da moléstia. A doença pode ser detectada pelo teste do olhinho, quando este apresenta um reflexo vermelho que não é visto de maneira clara ou uniforme. “O diagnóstico precoce desse tipo de catarata é de extrema importância para o bom desenvolvimento da criança, pois quanto mais precoce for o diagnóstico e o subseqüente procedimento cirúrgico, menor será o dano à acuidade visual provocado pela doença”, afirma Maria José Carrari;

• Glaucoma congênito - é outra doença que pode ser diagnosticada por meio do teste do olhinho. Sua incidência é de 1 em cada 10 mil recém-nascidos vivos, aproximadamente. “O glaucoma congênito é resultado do aumento da pressão intra-ocular que provoca rupturas no endotélio corneano, levando ao edema de córnea. O edema de córnea impede a entrada normal de luz para dentro do olho”, explica Carrari;

• Retinoblastoma - quanto aos tumores malignos intra-oculares, o retinoblastoma é o mais freqüente na infância e também pode ser diagnosticado precocemente por meio do teste do olhinho. Se não for tratado com urgência pode levar a criança ao óbito. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, no Brasil, 60% dos retinoblastomas são diagnosticados tardiamente, quando já não é possível salvar o olho e, às vezes, nem a vida da criança;

• Retinopatia na prematuridade - é uma condição que afeta os prematuros, os bebês considerados de risco (menos de 1500 gramas ou 32 semanas de gestação). Trata-se de um processo fibroso patológico que compromete a retina dos dois olhos da criança prematura. “Normalmente, a doença está associada ao uso prolongado de oxigênio e baixo peso ao nascimento. Se não for detectada no início, pode levar ao deslocamento da retina e causar cegueira”, explica a oftalmopediatra.

CONTATO:
http://www.imo.com.br/
imo@imo.com.br
http://twitter.com/clinicaimo

BELEZA SUSTENTÁVEL 2010

INOVAÇÃO: SÃO PAULO SEDIARÁ A 1ª EDIÇÃO DO BELEZA SUSTENTÁVEL 2010

Rosana Braga, Nuno Cobra, Monja Coen, Marco Antonio Tommaso, Gustavo Cerbasi, Juliana Garçon e mais 11 especialistas brasileiros em comportamento humano farão parte do Primeiro Evento Mundial de Desenvolvimento Integral do Ser para a Sustentabilidade, que acontece na capital paulista

O Primeiro Evento Mundial de Desenvolvimento Integral do Ser para a Sustentabilidade - Beleza Sustentável 2010 - ocorrerá durante a Semana Internacional da Mulher, nos dias 10 e 11 de março, no espaço HSBC Brasil, na capital Paulista e receberá em torno de 2 mil pessoas de todo o Brasil. Portanto, de forma inédita, Rosana Braga, Monja Coen, Marco Antonio Tommaso, Gustavo Cerbasi, Juliana Garçon e mais 11 especialistas brasileiros em comportamento humano apresentarão ensinamentos para a melhoria da qualidade de vida no que se diz respeito à vida Mental, Emocional, Física, Espiritual e Financeira. Amor, Saúde, Alimentação, Riqueza, Vida Profissional, Autoconhecimento, Beleza e Emoções são temas-chave do encontro que promete mudar o nosso jeito de entender a vida. Além de palestras, o público presente terá acesso a tendas que oferecerão cinco métodos de terapias alternativas durante os dois dias de evento.

A missão desse encontro é apresentar as informações para que mulheres e homens possam trilhar um caminho satisfatório em direção à sua própria sustentabilidade, desenvolvendo-se integralmente como Ser, conquistando resultados plenos e satisfatórios em todas as suas dimensões. Beleza Sustentável 2010 vai além do conceito de beleza aos aspectos da juventude e beleza física e mostrará um caminho concreto para que cada Ser possa trilhar um caminho satisfatório em todas as suas dimensões.

NO DIA 10 DE MARÇO TEREMOS A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:


BELEZA ESPIRITUAL

Das 9h15 às 9h45. A palestra “A Essência da Beleza” será ministrada por Monja Coen. Ela explicará sobre a beleza interior de cada pessoa e como é possível encontrarmos o caminho para nos sentirmos “belo” por toda a vida. Segundo Monja, a beleza vem de dentro e reflete-se na parte exterior e tem total influencia em relação às nossas atitudes entre as mais diversas situações. Ela relata que o conteúdo que será apresentando é um “manual” sobre a maneira como podemos nos tornar realmente belos. Não aquela beleza efêmera que os anos podem desfazer, mas a beleza profunda e verdadeira, que se revela naqueles que são capazes de manter o coração puro e dedicado a cuidar ternamente de todos os seres. Uma pessoa bonita é aquela que sabe reconhecer, em cada instância da vida, o Caminho Iluminado. Monja Coen é missionária oficial da tradição Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, autora de vários livros.

Das 9h45 às 10h30 – “A Âncora do Sucesso” é um tema que será apresentado por Rosana Beni. Segundo ela, o alicerce do Amor, do Perdão e da Gratidão é a base para o êxito pessoal e profissional, assuntos que têm sido constantemente abordados em suas palestras pelos palcos do Brasil. Desta forma, Rosana Beni explicará como a espiritualidade pode influenciar as nossas vidas e como ela pode contribuir para o sucesso de nossas vidas em diferentes aspectos. Ela é escritora, apresentadora de TV e Rádio.


Das 11h às 11h30 – A palestra “Eneagrama, uma ferramenta milenar” será conduzida por Fátima Caldas. O objetivo de sua palestra é proporcionar ao público presente uma ampliação da consciência individual, por meio do Eneagrama, que é considerado uma ferramenta que busca o autoconhecimento para melhorar os relacionamentos no âmbito pessoal e profissional. Sua apresentação proporcionará informações para que cada pessoa tenha conhecimentos sobre o seu próprio Ser. Fátima Caldas é Médica especializada em neurologia (com residência no depto. de Neurociência do Hospital das Clínicas da USP), é psicoterapeuta com atuação em diversos segmentos da Psicologia Humana. Faz parte da equipe autorizada por Claudio Naranjo para a aplicação do Curso de Eneagrama no Brasil.



BELEZA MENTAL


DAS 11H30 ÀS 12H – “Nutrologia Cerebral – Empoderamento da Mente” será o tema abordado pelo médico Alexander Azevedo. Durante sua apresentação, ele explicará como utilizar alimentos para obtermos melhores resultados para o funcionamento da mente, responsável pelo controle de todo o corpo. Alexander Azevedo é médico nutrólogo especializado em alimentação e nutrição que vem se preocupando com a prevenção e com o tratamento de todas as doenças relacionadas com o erro alimentar. É diretor técnico internacional da ALAN (Academia Latino-Americana de Nutrologia médica).


DAS 14 ÀS 14H30 – “Hiperconsciência” é o tema escolhido por De Rose. Além disso, De Rose explicará como podemos utilizar ferramentas como a Yôga para a busca consciente integral do Ser entre corpo e mente. Ele é Mestre de Yôga e Fundador da Escola União Nacional de Yôga em 64, começou a lecionar no ano de 1960. Publicou o seu primeiro livro em 1969 aos 25 anos de idade.


BELEZA EMOCIONAL


DAS 14H30 ÀS 15H – Aldo Novak falará sobre “O Segredo para Realizar seus Sonhos”. Aldo Novak, um dos representantes responsável pela Lei da Atração citada no filme o Segredo, trará informações importantes sobre como ter bons relacionamentos no meio empresarial e como essas relações podem contribuir para o sucesso de cada pessoa. Ele é autor e apresentador da Coleção “Pessoa Melhor, Empresa Melhor”; apresentador e co-roteirista do filme “Você Atrai o que Transmite”.

DAS 15H30 ÀS 16H – “Faça o Amor Valer a Pena” será o tema abordado por Rosana Braga. Ela relatará suas experiências para que tenhamos conhecimento sobre como é possível encontrar ou identificar o amor da nossa vida. Apresentará também sobre a importância de nos amarmos primeiramente para que possamos amar as outras pessoas também. Ela lembra que a única pessoa que ficará conosco até o final de nossas vidas será nós mesmos. Isso quer dizer que cada pessoa tem que se amar e entender-se da melhor maneira possível para que os seus relacionamentos possam ser cada vez mais felizes. Rosana Braga é reconhecida como uma das maiores especialistas em relacionamento & comunicação do país, desenvolve um trabalho considerado inspirador e eficaz, promovendo mudanças no âmbito profissional e pessoal.


DAS 16H30 ÀS 17H – “Psicoterapia da Boa Forma” será o tema relatado por Marco Antônio Tommaso. Ele comentará sobre mulheres que são muito bonitas, mas que ao mesmo tempo se sentem feias e por isso fazem plástica sem necessidade. Desta forma, ele destaca a importância da beleza interior que está dentro de cada um de nós, responsável para que cada pessoa sinta-se satisfeita e realizada. Portanto, Tommaso trará seus ensinamentos sobre como as pessoas podem identificar isso dentro do seu intimo. Marco Antonio Tommaso é psicólogo das Agências Elite e L’Equipe de Modelos, Consultor da Unilever - Dove na Campanha pela Real Beleza e já gravou palestra para o Fantástico (TV Globo), no quadro "Garota Fantástica" sobre o tema Transtornos Alimentares.

NO DIA 11 DE MARÇO TEREMOS A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO:

BELEZA FÍSICA


DAS 9H ÀS 9H45 – “Interação Corpo, Mente, Espírito e Emoção” será o caminho apresentado por Nuno Cobra. Ele mencionará sobre a Interação do Corpo, Mente, Espírito e Emoção e como os exercícios físicos interferem de uma forma positiva no nosso corpo afetando diretamente nossas relações pessoais e profissionais. Nuno Cobra é autor do best-seller “A Semente da Vitória” foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz, entre outros.

DAS 9H45 ÀS 10H30 – “Rumo aos 120 anos”, com O Dr. Alexandre Kalache. O palestrante trará informações inovadoras sobre envelhecimento com qualidade de vida a longo prazo com realizações positivas. Ele é médico, ex- diretor dos programas de envelhecimento da Organização Mundial de Saúde, criador das cidades Amigas do Idoso, em parceria com várias universidades e instituições intergovernamentais.

DAS 11H ÀS 11H45 – “Plástica & Beleza” é tema escolhido por Carla Sallet. Durante sua apresentação, Carla Sallet falará como é possível, as mulheres identificarem mudanças necessárias em suas vidas para melhorar os seus relacionamentos, e como cada uma delas pode identificar e valorizar suas características positivas ao invés de simplesmente realizarem uma plástica modificando apenas sua aparência, elevando também sua autoestima. Carla Sallet é escritora, apresentadora de TV e Rádio. Consultora médica da linha de cuidados pessoais, consultora científica, autora do Best Seller Grávida e Bela.


BELEZA FINANCEIRA

DAS 14H ÁS 14H45 - “A Energia do Dinheiro” será a palestra ministrada por Glória Pereira. Ela explicará sobre a energia do dinheiro e como o conhecimento integral do Chakras alinhado à educação financeira pode promover resultados financeiros positivos na vida de cada pessoa. Glória Pereira é socióloga, consultora de riqueza, especialista em Economia e Marketing, certificada em Andragogia ( Educação para Adultos) pela OISE – Universidade de Toronto/Canadá, é autora de vários livros, entre eles: “A Energia do Dinheiro”.


DAS 14H45 ÀS 15H30 – “Investimento Consciente” é o caminho que Juliana Garçon, editora do site Mulheres em Ação, da BMF Bovespa. Ela relatará quais são os investimentos mais eficientes no Brasil e como o planejamento na área financeira pode contribuir para o sucesso financeiro a longo prazo de cada pessoa. Ela é jornalista especializada em economia e finanças. Editora. Colaboradora das revistas Exame e Você SA.


DAS 16H ÀS 16H45 – “Tempo & Dinheiro”, com Gustavo Cerbasi. Cerbasi falará sobre a relação do Tempo X Dinheiro e nos trará informações preciosas sobre opções de investimentos conscientes. Enfim, dicas para otimizar o nosso tempo em relação a resultados financeiros positivos serão as novidades dessa apresentação. Gustavo Cerbasi é escritor, consultor financeiro e professor. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Ficha Técnica – Beleza Sustentável 2010
Primeiro Evento Mundial de Desenvolvimento Integral do Ser para a Sustentabilidade
Dias: 10 e 11 de março de 2010
Local: HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281 – São Paulo/SP
Mais informações acesse o site http://www.belezasustentavel.com.br/

Planos de saúde também irão cobrir transplante de medula óssea

Planos de saúde também irão cobrir transplante de medula óssea

Beneficiários terão direito a 70 novos procedimentos

Se você tem plano de saúde, fique atento às novidades. A partir de 7 de junho de 2010, os usuários deste sistema terão a lista de coberturas médicas e odontológicas ampliada. Novos 70 procedimentos serão abrangidos. A atualização foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Diário Oficial da União do último dia 12 de janeiro, através da Resolução Normativa (RN) nº. 211, que garante o direito às pessoas que contrataram planos médicos ou odontológicos após janeiro de 1999 - quando passou a vigorar a Lei nº 9.656/98 que regulamenta o setor de saúde suplementar.
Entre as mudanças previstas, estão a atenção multiprofissional e tratamento especial aos obesos mórbidos, estímulo ao parto natural, direito a cirurgias de vasectomia, colocação e custos do Dispositivo Intra Uterino (DIU), mamografia digital, mamotomia, videolaparoscopia e exames de DNA para tratamento de doenças genéticas.
Também consta na lista de novos procedimentos obrigatórios o transplante alogênico de medula óssea, ou seja, de uma pessoa para outra, que é indicado principalmente para tratar o câncer nas células do sangue, a leucemia. Este procedimento custa ao governo entre R$60 mil e R$80 mil.
O Hospital Amaral Carvalho de Jaú, referência no tratamento e prevenção do câncer, é um dos hospitais mais especializados em transplante de medula óssea da América Latina. Para o diretor de Planejamento e Controle, José Antônio Barata de Almeida Bueno, a entrada em vigor da RN-211 com a inclusão de procedimento de TMO alogênico não trará nenhum tipo de custo extra para o HAC, já que o hospital realiza este tipo de procedimento há muitos anos. "O que deve ocorrer é um aumento na demanda por nossos serviços. Quanto ao aspecto financeiro certamente haverá uma melhora, embora pequena, já que estamos trabalhando no nosso limite", diz.
A Resolução Normativa prevê também a inclusão de alguns tipos de exames na área de genética e outros feitos por vídeo. Um deles é o PET-Scan, sofisticado exame capaz de detectar câncer pulmonar de células não-pequenas e linfomas. "Essa normativa confirma o que nós, médicos nucleares, já sabíamos. O PET-CT é imprescindível para a oncologia. Na verdade, não importa o número de equipamentos, que tenderão a crescer sim, mas a qualidade e a seriedade dos serviços de medicina nuclear, que é nossa marca registrada há 40 anos. Nosso departamento ficou extremamente feliz com essa normativa, pois provamos mais uma vez que estamos sempre um passo à frente. Investimos nesse equipamento antes mesmo de ter sido incluso no SUS ou nos convênios", diz o médico nuclear, Alexandre Brandão.

Novas regras vêm com ampliação do atendimento
Além da lista de novas coberturas, a RN nº 211 traz também uma série de mudanças, que ampliarão o atendimento ao consumidor. Uma dessas é a cobertura pelos planos coletivos aos acidentes de trabalho e aos procedimentos de saúde ocupacional.

NEW BALANCE PATROCINA NOVOS TRI-ATLETAS

A marca New Balance aposta no triathlon em 2010

A tradicional marca de calçados esportivos investirá, em 2010, em um dos esportes que mais cresce no mundo: o Triathlon, que consiste na união da natação, corrida e ciclismo.

Os atletas possuem um forte treinamento e a New Balance, seguindo a tendência mundial, apostará em alguns nomes, como:

• Guto Antunes, nascido em São Paulo, iniciou no esporte ainda muito jovem praticando natação, futebol, karatê e ciclismo. A partir de então seu interesse pelo mundo esportivo cresceu. Em 1999 começou a praticá-los profissionalmente e em 2004 suas aptidões para multi-esportes vieram a tona, quando passou a competir em circuitos profissionais, com distâncias olímpicas.


• Ciro Violin, formado em engenharia e residente no interior de São Paulo, Ciro apresenta bons resultados nas competições realizadas em todo o Brasil, sejam elas de curta ou longa distância. Em 2009, o atleta fez um excelente resultado em sua estréia no IronMan Brasil, em Florianópolis, e se classificou para o campeonato mundial no Hawaí. Com o patrocínio da New Balance-Brasil, Violin tem como maior objetivo, em 2010, tentar mais uma vez a classificação para a prova hawaiana.

• Rodrigo Cury, vindo de uma excelente temporada de estréia nas corridas de rua no ano de 2006, ingressou no triathlon em 2007, ano em que começou a competir, e em 2009 o atleta já era presença constante nos pódios das mais importantes provas do país, em diversas distâncias. Em 2009 os maiores destaques ficaram por conta de sua estréia no Ironman Brasil 2009, com o tempo de 10h21min15seg, chegando em menos de 10% geral da disputa.

• Flávio Duarte José, formado em Engenharia da Computação, é residente na cidade de São Caetano do Sul e desde 2005 é atuante no Atletismo e em Corridas de rua, iniciando sua trajetória na Corrida de São Silvestre do mesmo ano. Teve seu início no Triathlon em março de 2007, na 1ª. Etapa Troféu Brasil.

Para finalizar, a New Balance desenvolve novos uniformes e capacetes para que os atletas possam utilizá-los em treinos e provas, além de apostar na vitória de seus pupilos e na divulgação de um dos maiores esportes do mundo.

ExpoBelta: intercâmbio com estágio e trabalho

ExpoBelta terá presença de países que permitem ao estudante de intercâmbio trabalhar e fazer estágio

O intercâmbio no exterior ensina muito mais do que a fluência em alguma língua estrangeira. Desenvolve as habilidades de se relacionar com pessoas em um ambiente internacional, de viver dentro de uma cultura totalmente diferente e de resolver sozinho os problemas que aparecem no dia a dia. Para incrementar ainda mais a experiência e o currículo, uma opção é a escolha por destinos que possibilitam ao estudante trabalhar ou estagiar na área de atuação. Mais do que uma remuneração que, em alguns casos, ajuda no sustento do estudante, é uma excelente oportunidade de crescimento profissional. "Com certeza esta experiência terá reflexos positivos, especialmente quando o aluno se inserir no mercado de trabalho", defende Maria Alice Ancona Lopez, do Instituto Brasil-Irlanda. A Irlanda é um dos países onde o visto permite que o estudante, independentemente do curso, trabalhe 20 horas semanais durante o período de aulas e 40 horas nas férias.

Outra opção é a Austrália, que permite que o estudante também trabalhe legalmente 20 horas semanais, desde que o emprego não atrapalhe os horários de aula. "A permissão ajuda o estudante com as despesas no país e na vida social. Também amplia a convivência com a cultura e melhora o inglês. Quando o programa é um estágio na sua área, ele desenvolve a parte prática do profissional e traz um diferencial importante para o currículo no retorno ao Brasil", explica Priscila Trevisan, do departamento de educação do consulado australiano.

Na África do Sul é possível estagiar em áreas específicas sem remuneração com um visto simples de estudante ou, então, trabalhar com remuneração, quando o curso é superior e o estudante tem de 18 a 25 anos. "No estágio não remunerado, dentro da área específica, o aluno tem a experiência de trabalhar em uma empresa de língua inglesa, sob a supervisão de um profissional, e, ao final, recebe um relatório ou carta de apresentação que comprova a experiência", explica Maria Barreto, representante da EduSA - associação sul-africana de escolas de idioma. "A vantagem é que o estudante tem contato diário com nativos e pratica o inglês em situações semelhantes ou até mais difíceis do que nos empregos no Brasil, atendendo ao telefone, participando de reuniões, respondendo emails. Assim, ele adquire a fluência e o vocabulário próprios da sua área de atuação", completa. O Canadá também oferece uma série de programas que permitem os estudantes internacionais trabalhar durante os cursos de graduação, em áreas de sua formação ou não.

Há muitos países que permitem a combinação de cursos de idioma, superiores ou de especialização com a experiência de trabalho. Para conhecê-los, visite a ExpoBelta - a principal feira de educação internacional do Brasil - que traz entre os expositores representantes dos governos dos países parceiros, instituições de ensino e operadoras nacionais especializadas, prontos para responder a todas as perguntas dos estudantes brasileiros.

A ExpoBelta 2010 acontecerá em 20 e 21 de março, das 14h às 19h, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca. O endereço é Rua Frei Caneca, 589, 5º andar - Bela Vista. A entrada é gratuita. Os Estados Unidos serão os convidados especiais do evento.

Sobre a Belta
Criada há 18 anos, a Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association - é a primeira associação latino-americana do segmento de educação internacional. Com o objetivo de ampliar o mercado de educação internacional no Brasil, a Belta investiu na promoção do segmento e na qualidade e confiabilidade dos programas internacionais oferecidos por suas associadas. A Belta avalia e credencia operadoras de intercâmbio. Possui mais de 70 empresas-membro entre operadoras no Brasil e organizações internacionais. A qualidade destas empresas é atestada pelo selo Belta, que faz com que sejam consideradas as melhores do País, dando credibilidade tanto no Brasil quanto no Exterior.

A ExpoBelta 2010 é organizada pela Belta e feito em parceria com as seguintes organizações internacionais: ALPHE Workshops, Australian Education International / Study in Australia, Consulado Geral da Austrália / Austrade, British Council, Education UK, Consulado Britânico, UK Border Agency, Consulado Geral do Canadá, CampusFrance / CenDoTec, Atout France, Consulado da Nova Zelândia, Education New Zealand, FAUBAI - Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais, ICEF - International Consultants for Education and Fairs, IIE - Institute of International Education, Departamento do Comércio dos EUA, Serviço Comercial dos EUA, Education USA, EduSA - Education South Africa, Enterprise Ireland, Instituto Brasil Irlanda, Nuffic - Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education, Centro Oficial de Turismo Espanhol / Turespaña São Paulo.

O evento é patrocinado pela Brastel Telecom e pelo Banco Rendimento e Cotação.

"ExpoBelta: Por um mundo sem fronteiras"
http://www.expobelta.org.br/

4º CONCURSO AVISTAR ITAÚ BBA DE FOTOS DE AVES BRASILEIRAS BATE RECORDE COM 10,5 MIL FOTOS INSCRITAS

Cerca de 3,2 mil pessoas concorrem este ano; prêmio especial “Vox Populi” já alcança 2 milhões de votos pela internet; internautas podem escolher seus cliques preferidos até 31 de março no site www.avistarbrasil.com.br/concurso/2010/voxpopuli; exposição com vencedores será durante o Avistar 2010, de 14 a 16 de maio próximo no Parque Villa-Lobos, em SP

O 4º Concurso Avistar Itaú BBA de fotos de aves brasileiras encerrou as inscrições no último dia 22 (segunda-feira) com cerca de 10,5 mil cliques inscritos. No total, cerca de 3,2 mil pessoas se inscreveram. “Um recorde. Estamos muito satisfeitos e felizes”, diz Guto Carvalho, organizador do concurso e birdwatcher.

Embora as inscrições tenham terminado, o concurso, que em pouco tempo já ganhou repercussão nacional, continua agitado com a votação pela Internet para o prêmio especial “Vox Populi”. Carvalho revela que praticamente 93% das fotos inscritas foram colocadas pelos seus autores para votação eletrônica. Até o momento, a organização registra 2 milhões de votos para este prêmio, de R$ 4 mil. O vencedor será escolhido pelo júri do concurso e sairá de uma lista dos dez cliques mais votados.

Os prêmios do 4º Concurso Avistar Itaú BBA de fotos de aves brasileiras em liberdade somam R$ 62 mil. Participam fotógrafos amadores ou profissionais, adultos ou crianças, sejam brasileiros ou estrangeiros.

Com patrocínio do Banco Itaú BBA, o concurso Avistar Itaú BBA de fotos de aves brasileiras inovou este ano com o prêmio “Vox Populi”. “Acredito que até dia 31 de março, último dia para votação pela Internet, serão 3 milhões de votos eletrônicos”, antecipa Carvalho.

O concurso recebeu inscrições de fotos de 25 de novembro de 2009 a 22 de fevereiro último (segunda-feira). A votação para o prêmio especial “Vox Populi” é ininterruptamente e vai até as 24 horas do último dia de março próximo. Internautas que quiserem participar podem fazê-lo através do site www.avistarbrasil.com.br/concurso/2010/voxpopuli.

O 4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia - “Aves Brasileiras” tem três categorias: “Melhor Fotografia” (escolhida pela qualidade fotográfica), “Melhor Registro” (serão considerados a raridade da espécie e o momento especial da foto) e “Primeiras Aves” (específica para iniciantes). Há prêmios para “Menção Honrosa” e mais dois “Prêmios Especiais” do júri.

As fotos vencedoras irão ser expostas durante o Avistar 2010, 5º Encontro de Observação de Aves, feira e congresso que vai acontecer de 14 a 16 de maio próximo no Parque Villa-Lobos, zona oeste de São Paulo.

O júri para o 4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografias “Aves Brasileiras” é formado, entre outros, pelo brasileiro Roberto Linsker, publisher da editora Terra Virgem, especializada em natureza, e o editor espanhol Josep Del Hoyo, publisher da “Handbooks of the Birds of the World”, enciclopédia de aves do mundo da Lynx Edicions, de Barcelona, além do norte-americano Arthur Morris, mundialmente reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de aves.

Com patrocínio do Banco Itaú BBA, realizado pela AvistarBrasil, o concurso tem apoio da BirdLife/SAVE Brasil e do site O ECO.

4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia - “Aves Brasileiras”:
* Aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros ou não;
* Tema: ave(s) brasileira(s) em liberdade fotografada(s) em qualquer lugar do Brasil;
* As fotos devem ter até 2 Mb, em cores, resolução mínima de 3,6 Mpixel e ser enviadas em arquivos na extensão jpg;
* Os escolhidos para premiação deverão apresentar o arquivo original.
* Inscrições: até 22 de fevereiro de 2010 no site www.avistarbrasil.com.br/concurso
* Votação para o prêmio “Vox Populi”: www.avistarbrasil.com.br/concurso/2010/voxpopuli
* Categorias: “Melhor Fotografia”, “Melhor Registro”, “Primeiras Aves” (iniciantes);
* Patrocínio: Banco Itaú BBA

Prêmios:
“Melhor Fotografia” e “Melhor Registro”:
1º lugar R$ 8 mil
2º lugar R$ 5 mil
3º lugar R$ 2 mil

"Primeiras Aves" (Iniciantes):
1º lugar R$ 5 mil
2º lugar R$ 2 mil
3º lugar R$ 1 mil

Menção honrosa: R$ 500

Prêmios Especiais a critério do Júri: R$ 4 mil
Prêmio “Vox Populi” : R$ 4 mil

Comissão julgadora:
* Arthur Grosset, fotógrafo escocês especializado em aves reconhecido internacionalmente;
* Arthur Morris, fotógrafo norte-americano mundialmente reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de aves;
* Edson Endrigo, fotógrafo brasileiro especializado em aves e autor de livros sobre pássaros;
* Josep Del Royo, editor e criador do Handbook of Birds of the World e integrante do Conselho Mundial da BirdLife International;
* Luiz Fábio Silveira, professor do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo e curador associado do Museu de Zoologia da USP;
* Pedro Ferreira Develey, biólogo e diretor de conservação da BirdLife/SAVE Brasil;
* Roberto Linsker, fotógrafo e publisher da Terra Virgem Editora, premiado com o “Picture of the Year 2002”, da revista National Geographic, e com 31º Prêmio Abril de Jornalismo na Categoria Cultura (2006).

CÉLULAS-TRONCO OBTIDAS DE FLUIDO MENSTRUAL

Evento médico discute pesquisa com células-tronco obtidas de fluido menstrual

Especialista norte-americana vem ao Brasil para falar sobre desenvolvimento de terapias celulares para incontinência urinária a partir da análise do sangue menstrual. Em São Paulo, o evento acontece no dia 2/3, na unidade Itaim do Hospital São Luiz.

Fonte de células-tronco adulta identificada no fluido menstrual e terapia celular na incontinência urinária. Esse é o tema da conferência internacional que acontece na próxima terça-feira, 2 de março, a partir das 19h30, no Centro de Estudos da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz.
O evento trará a vice-presidente de operações de laboratório e P&D da Cryo-Cell International, Julie G. Allickson. A empresa norte-americana é criadora e detentora do primeiro e único serviço que coleta o sangue menstrual para extração de linhagens de células-tronco, no mundo, chamado de tecnologia CELLE (www.celle.com). A executiva apresentará os resultados de pesquisas e estudos que demonstram a multipotencialidade das células-tronco obtidas do fluido menstrual.

Após a conferência, especialistas médicos brasileiros convidados debaterão o tema. “Trata-se da discussão de um importante avanço tecnológico que também poderá representar o desenvolvimento de novas terapias celulares. Entre as que são de interesse da Ginecologia estão o diagnóstico precoce e o tratamento da endometriose, e o tratamento da incontinência urinária feminina. Estas células obtidas do sangue menstrual podem ser armazenadas e abrem caminho para o diagnóstico e uso terapêutico no futuro, caso sejam confirmados os estudos”, enfatiza o ginecologista e obstetra Soubhi Kahhale, coordenador da Clínica Obstétrica e do Centro de Estudos da unidade Itaim do Hospital São Luiz.

A incontinência urinária atinge 25% da população feminina. Uma vez estabelecido o diagnóstico correto, os tratamentos indicados podem ser farmacológicos, fisioterápicos ou cirúrgicos. “Além de desagradável, a incontinência urinária interfere com as atividades diárias e compromete a qualidade de vida. Embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido, do ponto de vista médico e tecnológico, o desenvolvimento de uma técnica tão inovadora poderá beneficiar milhões de mulheres, em todo o mundo”, afirma a coordenadora clínica da unidade Itaim da Maternidade São Luiz, Marcia Maria da Costa.
No Brasil, a Cryo-Cell mantém parceria com a Cryopraxis Criobiologia, líder latino-americana em coleta e tecnologia de células-tronco e uma das responsáveis pela organização do evento. A empresa brasileira é a responsável pelo desenvolvimento tecnológico para o uso da CELLE no diagnóstico da endometriose.
A conferência é parte integrante do ciclo de Cursos e Protocolos 2010 em Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Estudos da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz e direcionada a especialistas médicos.

CURSOS E PROTOCOLOS 2010 EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: Fonte de células-tronco adulta identificada no fluido menstrual e terapia celular na incontinência urinária – Dra. Julie G. Allickson, PhD, MS, MT (ASCP) vice-presidente de operações de laboratório e P&D da Cryo-Cell International – Florida/EUA.
Data | 2 de março (terça-feira)
Horário | 19h30 horas
Endereço | Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 211- 2º. Andar - Itaim

Sobre o Hospital e Maternidade São Luiz
Um dos mais avançados e maiores hospitais do país, o São Luiz é composto por três unidades (Itaim, Morumbi e Anália Franco) e é referência nacional como hospital geral, pronto-atendimento, diagnósticos e maternidade. A rede tem 803 leitos, 11 mil médicos credenciados e 4,5 mil funcionários. Por mês, realiza 4,4 mil internações, 3,4 mil cirurgias, 50 mil pronto-atendimentos e 69 mil exames através de seus centros de diagnósticos, além de 13 mil partos ao ano. A maternidade está entre as principais do país e a UTI Neonatal é referência na América Latina. A rede foi a primeira do Brasil a implementar o conceito de hotelaria hospitalar e possui avançado centro cirúrgico, referência em cirurgias neurológicas, urológicas, cardiovasculares e torácicas. Desde 2001, é o hospital oficial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O Hospital ainda conta com programas de Gestão da Qualidade e três Centros de Estudos, um em cada unidade.
http://www.saoluiz.com.br/  

Cursos de Atualização Profissional na área de Gestão

Metodista oferece Cursos de Atualização Profissional na área de Gestão e Negócios
A Universidade Metodista de São Paulo está com as inscrições abertas para Cursos de Atualização Profissional na área de Gestão de Negócios.

Entre as opções disponíveis estão:
* Atualização para Secretárias
* Balanced Scorecard: Gerindo a Estratégia
* Como ajudar sua empresa a reduzir despesas e melhorar o resultado operacional
* Como falar em público - Técnicas de Apresentação
* Como inovar pode garantir sucesso e crescimento da organização
* Educação Financeira: como cuidar de seu dinheiro, seus investimentos, suas dívidas e seu patrimônio
* Etiqueta Empresarial e Social
* Gestão das Operações Empresariais para Vantagem Competitiva
* Gestão de Eventos Empresariais e Sociais, Legislação Urbanística
* Liderança e TeamWork
* O Desafio da Liderança: Assertividade e Foco em Resultados
* Percepção da Paisagem: Arte, Cultura, Lazer, Esporte, e Turismo
* Trabalhando com Humor: as HQs na Comunicação Organizacional

Os cursos serão realizados no Campus São Paulo. Também há opções de Cursos de Atualização Profissional nas áreas de Comunicação e Saúde. Para conferir os prazos de inscrição de cada curso e outras informações, acesse: http://www.metodista.br/cursos-de-atualizacao-profissional

Rede Metodista de Educação - Criada oficialmente em 2006, a Rede Metodista de Educação é um sistema integrado entre instituições de Ensino Metodistas de todo o País. São escolas centenárias, pioneiras na aplicação de inovações pedagógicas, e também as mais novas, todas comprometidas com princípios e valores cristãos e com a busca de qualidade em todos os níveis. Atualmente, são mais de 50 instituições educacionais em dez estados brasileiros, chegando a mais de 60 mil alunos na educação básica, ensino técnico e educação superior, no ensino presencial e a distância. Mundialmente, a educação metodista está presente em mais de 60 países.

BANCO PANAMERICANO LUCRA R$ 171,5 MI EM 2009

O Banco PanAmericano, instituição financeira do Grupo Silvio Santos, divulga o balanço de suas operações em 2009. De setembro a dezembro, o Banco lucrou R$ 55,3 milhões, acumulando em 2009 um lucro de R$ 171,5 milhões. Esses resultados representaram um crescimento de 16,2% no último trimestre e de 82,1% no ano passado em relação a 2008. A carteira de crédito total consolidada do Banco Panamericano e suas controladas, considerando as cessões de crédito, manteve seu crescimento, atingindo R$ 9,97 bilhões no 4.º trimestre de 2009, uma evolução de 7,2% em comparação ao mesmo período anterior e um aumento de 12,4% em relação ao mesmo período de 2008.

Em 31/12/2009, o Patrimônio Líquido (PL) chegou a R$ 1,57 bilhão, um aumento de 1,4% em relação ao 3.º trimestre (R$ 1,55 bilhão) e de 8,5% em relação à mesma data em 2008 (R$ 1,47 bilhão). A qualidade da carteira melhorou 1,2 ponto percentual em relação ao 3.º trimestre, atingindo 87,8% em créditos classificados nos níveis de AA a C. A margem líquida anualizada chegou a 25,4% (contra 17,8% no período anterior), sendo superior à média de mercado. O Banco, em 31/12/2009, contava com 2,1 milhões de clientes ativos, e uma base com 16,9 milhões de clientes cadastrados.

No 4.° trimestre de 2009, a capacidade de geração de ativos continuou a apresentar uma recuperação gradativa em relação ao trimestre anterior, alcançando a média de R$ 806 milhões, sendo que no mês de dezembro atingiu R$ 878 milhões. Fora a expansão do volume de negócios no Middle Market, o segmento que mais cresceu foi de automóveis (46,4%). O consignado apresentou crescimento de 21,3% do total. O índice de eficiência atingiu 48,9%, uma melhora de 1,1% em relação ao trimestre anterior e 5,8% em relação ao mesmo período de 2008.

Segundo Wilson de Aro, diretor financeiro e RI do Banco PanAmericano, “as medidas de redução de custos e busca de qualidade de carteira tomadas para nos adaptarmos a turbulência financeira internacional nos deixaram mais preparados para o novo ciclo de crescimento que se apresenta”. O executivo ressalta que a parceria com a CAIXA firmada em dezembro deve impulsionar os negócios do banco em 2010. “A CAIXA é um parceiro estratégico sob vários aspectos: temos um público semelhante (formado basicamente por consumidores da base da pirâmide), sinergias (existe pouca sobreposição na venda de produtos) e o grande filão do financiamento imobiliário, o qual vamos operar”, afirma Wilson de Aro. As instituições aguardam a aprovação do Banco Central e paralelamente estudam o desenvolvimento de ações conjuntas.

Captação

A volta gradativa da liquidez propiciou a recuperação e o crescimento das captações em Depósitos à Prazo que evoluíram 19,1% no período. Dessa forma, o banco pôde reduzir o volume de Cessões de Crédito, que recuaram 9,3%. Em 31/12/2009, os Depósitos à Prazo (CDB) e DPGE respondiam por 43,5%, cessões de crédito a outras instituições financeiras, 12,2%, captações através de FIDCs, 19,4%, e demais fontes de recursos 22,9%.

Títulos Emitidos no Exterior

Em outubro de 2009, o Banco Panamericano lançou com sucesso uma nova emissão de Eurobonds com prazo de 3 anos no valor de US$ 200 milhões. Banco Bradesco BBI, Banco Espírito Santo de Investimento e Banco Itau BBA atuaram como bancos Lead-managers e Bookrunners da oferta. Esta foi a maior oferta de um banco médio brasileiro em 2009 e representou o retorno do Banco Panamericano, após 1,5 ano, ao mercado de captações internacionais. Os recursos serão utilizados para financiar a carteira de crédito ao consumo do Banco Panamericano.

AUDIOLIVRO Editora inaugura sistema de Franquia virtual

A primeira Editora de Audiolivros do Brasil está lançando um sistema de Franquias virtuais onde qualquer pessoa pode ter um e-commerce personalizado para venda de centenas de audiolivros pela internet.

O comércio eletrônico no Brasil cresce mais de 50% ao ano. Para se ter uma idéia do crescimento, em 2001 o faturamento do comércio eletrônico foi de 549 milhões e já em 2009, o faturamento foi de mais de 10 bilhões de reais. Boa parte disso foram vendas de livros que lideram o ranking de produtos comprados pela internet. Os sites estão cada vez mais profissionais, os atendimentos de pré-venda e pós-venda estão melhorando a cada dia, mas ainda existe muito amadorismo na internet, o que acaba afugentando uma boa parte dos clientes.
Apesar de hoje em dia ser fácil montar um site de comércio eletrônico, ainda assim é preciso um grande investimento em estoque, logística, recursos humanos. Pensando nisso, a AUDIOLIVRO Editora criou um sistema de Franquia Virtual. O interessado paga uma pequena taxa de R$2.000,00 para se tornar um franqueado e recebe uma loja virtual com o logotipo dele e um layout novo totalmente personalizado. Todo o trâmite do comércio eletrônico fica por conta da AUDIOLIVRO Editora, desde o recebimento do pedido, faturamento, expedição, atendimento. A única preocupação do franqueado é divulgar o seu site e esperar os lucros entrarem. O franqueado fica com 20% de tudo o que for vendido pela sua loja virtual, valor esse que é pago mensalmente. "O audiolivro, por ser um produto novo no Brasil, ainda é muito pouco explorado pelas lojas virtuais", revela Marco Giroto, diretor da AUDIOLIVRO Editora.
Enganam-se os que acham que o site só irá comercializar produtos da própria Audiolivro Editora, a loja é completa, com produtos de todas as editoras que publicam livros em áudio. Além disso, o franqueado pode optar por revender outros produtos, desde que estejam relacionados ao produto principal. Livros em papel, e-books, aparelhos de Mp3, Leitores de e-book, tudo pode ser vendido pela loja virtual. É uma boa opção para sebos e livrarias terem uma loja virtual completa bem como para pessoas que querem ter o seu próprio negócio e não possuem muito dinheiro para investir. Os interessados na Franquia Virtual podem entrar em contato pelo e-mail franquia@audiolivroeditora.com.br ou através do site http://www.audiolivro.net.br/.

Primeira-Dama com os Jovens Embaixadores Brasileiros

Brasília, 27 de fevereiro de 2010 - A Casa Branca enviou as fotos do encontro da primeira-dama Michelle Obama e os Jovens Embaixadores, realizado no dia 13 de janeiro de 2010. A reunião, que durou 25 minutos, foi o destaque da passagem do grupo pela capital norte-americana. Bruna Lobato, Jovem Embaixadora do Rio Grande do Norte, disse que viveu a realização de um sonho. “Nem acredito que estou na Casa Branca ao lado da primeira-dama”!
Os estudantes conversaram com a primeira-dama sobre o papel que ela desempenha e também sobre educação, alimentação saudável e a importância de prestar serviços à comunidade. Eles também disseram que esperam ansiosamente a visita dela ao Brasil.
Marina Dalmass, do Paraná, entregou à primeira-dama uma escultura de argila feita artesanalmente em Minas Gerais e Aline Pinto, do Pará, deu dois pares de chinelos brasileiros rosa e lilás para suas filhas, Sasha e Malia. Em seguida, o grupo visitou parte das dependências da Casa Branca e acabou conhecendo o cachorro da família Obama, Bo.
Os jovens são alunos de escolas públicas e participam de um programa de intercâmbio de três semanas durante o qual aprendem sobre os Estados Unidos e ensinam sobre o Brasil. O programa é uma iniciativa de responsabilidade social do Departamento de Estado e da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e conta com o apoio de empresas brasileiras e norte-americanas.
O intercâmbio foi criado no Brasil em 2002 e hoje já é replicado em outros 16 países. Desde que foi lançado, 212 brasileiros já foram beneficiados.

Fotos da primeira-dama e os jovens embaixadores estão disponíveis para download no seguinte site:
http://www.flickr.com/photos/embaixadaeua-brasil/

Mais informações sobre o Programa Jovens Embaixadores:
http://www.jovensembaixadores.org/  

50 ANOS DE SENNA

Instituto Ayrton Senna realiza eventos e desenvolve linha de produtos para marcar o ano em que o piloto completaria 50 anos

O Instituto Ayrton Senna vai realizar, no decorrer deste ano, diversas ações e lançar produtos em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que, em 21 de março de 2010, completaria 50 anos.

Dentro do cronograma de eventos, já estão confirmadas homenagens na festa de premiação da 10ª Edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo e na maratona de revezamento Ayrton Senna Racing Day, que acontecem, em São Paulo, no segundo semestre.

A festa é do piloto, mas seus fãs também serão presenteados na 50ª Edição do Salão do Automóvel de São Paulo, organizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. O Salão, que acontece de 28/10 a 07/11, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, terá Senna como um dos temas e para isso está reservando algumas surpresas aos mais de 600 mil visitantes que prestigiarão o evento.

Entre os produtos já confirmados que chegarão ao mercado está a versão do capacete Ayrton Senna 50 anos, da autoria de Sid Mosca, que também criou todos os capacetes usados por Ayrton em sua trajetória. A edição especial e limitada, de 50 peças em escala natural, será lançada em março.

Outra novidade é o lançamento, em setembro, de uma linha de produtos da McGregor, grife de moda patrocinadora da escuderia Williams, com venda para Brasil, Inglaterra, Holanda, Espanha, Japão e Bélgica.

Durante a Feira de Brinquedos – ABRIN, de 06/04 a 09/04, no Expo Center Norte, serão lançadas a Estátua de 18 centímetros (7') de Ayrton Senna e a miniatura da McLaren com o piloto segurando a bandeira do Brasil.

Para marcar o ano, a agência JWT desenvolveu um logo comemorativo, fazendo uma releitura da já consagrada marca Ayrton Senna. Usou o número 5, dividido em duas partes, para ilustrar graficamente a imagem pela qual Senna imortalizou suas vitórias: o capacete e a bandeira brasileira. A logomarca possui 4 opções de cores que relembram as equipes de Fórmula 1 nas quais Ayrton Senna correu.

“Ayrton está presente no coração dos brasileiros pelos valores que seguia na vida e nas pistas: motivação, dedicação, determinação, perfeição e superação. Em um ano como este, de celebração, tudo isso vem à tona, relembrando a trajetória vitoriosa de meu irmão. Sobretudo, essas homenagens resgatam, em cada um de nós, aquilo que ele simbolizava quando levava a nossa bandeira ao pódio: o lado luminoso do País. Um Brasil campeão!", afirma a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna.

Alem dos valores do piloto, seu outro legado é o Instituto Ayrton Senna, criado em 1994. O Instituto desenvolve programas educacionais em todo o País. Desde sua fundação, foram atendidos 11.640.930 crianças e jovens, em 1.372 cidades, de 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Para mais informações sobre o Instituto, acesse http://www.senna.org.br/

É tempo de contratação de estagiários

Panorama positivo na geração de empregos do país impulsiona ainda mais o mercado de estágio.

Mal começou o ano e já estamos em março. Portanto, não há mais tempo a perder. Estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho devem aproveitar a reta final da temporada de estágios. Há 175 mil vagas em todo o país para esse trimestre inicial, estando disponível ainda 70 mil oportunidades para o terceiro mês, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres).

O panorama nacional para criação de empregos também está positivo. Em janeiro, o Brasil abriu mais de 181 mil vagas formais, para 415 mil postos fechados em dezembro do ano passado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado é o melhor desde maio de 2000.

Se o ritmo continuar assim, a previsão do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, feita durante passagem por São Paulo em evento para falar sobre os rumos da nova Lei do Estágio no final do ano passado, pode se concretizar. Ele previu 2 milhões de empregos com carteira assinada para 2010.

"O ideal é o estudante saber aproveitar esse momento para conquistar uma colocação profissional", avalia Seme Arone Junior, presidente da Abres. O motivo para o aumento da oferta nos três primeiros meses é em razão de muitos alunos se formarem no final do ano e serem efetivados ou rescindidos.

De acordo com Ariane Traversim, gerente de negócios da Total IP Comunicações, houve efetivação de um estagiário de suporte técnico em novembro de 2009. "Com isso, três vagas de estágio foram abertas somente nessa área", explica ela.

Os jovens interessados em estagiar podem acessar o site da Abres (http://www.abres.org.br/), onde terão acesso aos agentes de integração de várias partes do país. "Basta se cadastrar, gratuitamente, nas empresas da sua região para concorrer às oportunidades", explica Arone.

Somente o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) estima ter 18 mil vagas abertas para a temporada de 2010. Dessas, mais da metade se concentra em São Paulo, com 10.800, sendo 8.500 para o nível superior e 2.300 para o ensino médio e médio técnico. "Os estudantes que se adiantaram, já estão estagiando", afirma Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.

No entanto, para quem não conseguiu um estágio até o momento, março é promissor. "Ainda dá tempo, pois a economia está a favor, com as empresas abrindo muitos postos", conclui Mencaci.

Cuide-se Bem tem novos sabonetes

Linha lançada no ano passado é incrementada com dois produtos e um refil

Os consumidores da linha Cuide-se Bem, do Boticário, ganham novos produtos - Sabonete Perfumado Camomila e Malva e Sabonete Cremoso para Mãos Erva Doce, o último com opção de refil. Tanto o produto em barra quanto o cremoso contam com o Complexo Fruto Sinérgico, combinação de ingredientes ativos conhecidos pelas propriedades hidratantes, antioxidantes e suavizantes.
O Sabonete Perfumado Camomila e Malva foi elaborado com base 100% vegetal. A barra promove uma espuma cremosa que limpa a pele, deixando-a delicadamente perfumada e com uma agradável sensação de maciez. A novidade conta, ainda, com extratos de Camomila e Malva, apontadas pelas propriedades suavizantes e emolientes.
Desenvolvido especialmente para ajudar a equilibrar o pH das mãos, o Sabonete Cremoso para Mãos Erva Doce mantém a hidratação da pele, proporcionando uma sensação de frescor e suavidade. O item contém erva-doce na formulação, reconhecida por sua propriedade purificante e calmante.
Cuide-se bem
Lançada no segundo semestre de 2009, a linha, que conta com opções para o corpo, rosto e banho, alia praticidade e qualidade, além de opções de consumo responsável com a oferta de refis para a maioria dos itens. Sob o mote “acredite no poder dos dois minutinhos”, a linha foi desenvolvida para mulheres que querem ficar bonitas, mas não têm tempo a perder.

Os produtos
• Sabonete Perfumado Camomila e Malva – caixa com duas unidades de 80 g cada
Preço sugerido: 9,90

• Sabonete Cremoso para Mãos Erva Doce - 250 ml
Preço sugerido: R$ 20,90
• Refil Sabonete Cremoso para Mãos Erva Doce - 250 ml
Preço sugerido: R$ 15,90

Sobre O Boticário
Maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo, o Boticário começou sua história em 1977, como uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba (PR). Hoje, são 2.810 lojas no Brasil. No exterior está presente em 13 países, com 70 lojas e mais de 1.000 pontos de venda. A linha de produtos do Boticário possui cerca de 600 itens divididos em perfumaria, maquiagem, cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, desodorantes, sabonetes e shampoos. Aproximadamente 300 itens, entre produtos de linha e edições limitadas, são lançados pela marca todos os anos. A Responsabilidade Social permeia todos os negócios do Boticário. A empresa trabalha, também, com Investimento Social Privado, mantendo a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, além de ações de educação ambiental e projetos culturais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Relacionamento com o Cliente O Boticário – 0800-413011 (chamada gratuita) – ou pelo site http://www.boticario.com.br/ .

“Tá chovendo hamburguer” é a nova animação da Sony

Disponível no varejo desde o dia 10 de fevereiro, em DVD e Blu-Ray, o filme garante boas gargalhadas, levando você às alturas!

A Sony Pictures Home Entertainment acaba de lançar Tá Chovendo Hamburguer, sucesso nos cinemas e que agora pode ser levado para a sua casa.
O filme conta a história do inventor Flint Lockwood, que acredita ter chegado ao fim de sua carreira quando vê sua mais recente invenção, acidentalmente, destruir a praça da cidade e partir em disparada rumo às nuvens.
Mas algo incrível acontece, e uma deliciosa chuva de hambúrgueres começa a cair do céu. A partir daí, o que antes era apenas um sonho se transforma em uma gostosa realidade. A máquina de Flint funciona!
Porém, quando o equipamento sai de controle, cabe a ele encontrar uma maneira de desligar a engenhoca e salvar a pátria. Para isso, Flint conta com a importante ajuda de Sam Sparks, a garota da previsão do tempo.
Gênero: Animação
Direção: Phil Lord, Chris Miller
Duração: 90 min.
Ano de produção: 2009
Classificação indicativa: Livre

FBG no combate das infecções alimentares

Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) dá dicas de como evitar infecções alimentares durante o verão

Enfim chegou o momento mais esperado: as suas férias. Mas antes de colocar o pé na estrada para viajar, é necessário ficar de olho em alguns cuidados com a alimentação para evitar infecções muito comuns nessa época do ano.

Segundo Ricardo Barbuti, médico gastroenterologista e secretário geral da FBG, a maioria das infecções gastrintestinais, conhecidas como GECA (gastroenterocolite aguda), aparecem mais no verão. “Devido a alta temperatura, o crescimento bacteriano nos alimentos é muito maior, favorecendo as infecções bacterianas por contaminação alimentar”, completa Barbuti.

Outro fator contribuinte é a aglomeração populacional no litoral, o que leva às piores condições de saneamento básico, contribuindo com o aparecimento da GECA. Além disso, é necessário também ficar atento com os alimentos que são vendidos na praia.

Para evitar esses tipos de transtornos e aproveitar as férias com muito mais saúde, basta seguir algumas dicas fornecidas pela Federação Brasileira de Gastroenterologia:

• Não ingerir, sob hipótese alguma, água que não seja filtrada (em filtro adequado e novo) ou fervida;

• Dar preferência a água mineral vinda de empresa segura, estar sempre atento com o lacre da garrafa;

• Evitar comprar sucos ou mesmo "drinks" na praia, já que o gelo pode estar contaminado;

• Evitar consumo de frutos do mar (a não ser que as fontes sejam conhecidas e os alimentos estejam frescos);

• Evitar alimentos de fonte duvidosa como pastéis, coxinhas, empadinhas, entre outros. Prefira sempre a ingestão de frutas, sucos feitos em casa ou industrializados e refrigerantes (sempre tomando cuidado com as pedras de gelo);

• Se possível, dar preferência para férias em locais com menor densidade populacional, pois as infecções virais são mais comuns onde existe maior aglomeração populacional.

NA COMPRA DE PNEU, PESA CUSTO POR KM

Por: Carlos Panzan (*)

Entre os critérios aplicados na manutenção e compra de pneus para a frota de uma empresa, é importante destacar que pneu é um dos custos mais expressivos do segmento.
Na Transportadora Americana, a gestão de pneus é terceirizada. Com este modelo, conseguimos otimizar os recursos aplicados. Isto, porque os profissionais envolvidos no processo são todos especialistas, garantindo a qualidade e, principalmente, a segurança.
Na hora de reformar ou decidir pela compra de nova safra de pneus, o produto é avaliado por técnicos qualificados, que decidem se o mesmo pode ser reformado ou sucateado. Se a decisão for sucatear, é feita somente a reposição deste pneu. No caso de ser reformado, o melhor método adotado é a recapagem a frio, porque agride menos a carcaça.
Um ponto importante a destacar é que Transportadora Americana faz o descarte adequado do pneu, destinando-o a empresas qualificadas para fins ecologicamente corretos.
No que diz respeito ao fator “segurança”, e considerando-se que os veículos de transporte de carga são dotados de alta tecnologia de bordo, mesmo assim os pneus ainda refletem diretamente na segurança não só do motorista, mas também da carga transportada. Embora todos os fabricantes de pneus invistam em novas tecnologias, aprimorando seus produtos, a questão da segurança está mais ligada à qualidade das recapagens e, principalmente, à qualidade das estradas.
A melhor maneira de garantir a segurança do transporte, sob o ponto de vista dos pneus empregados na frota, é investir sempre em qualidade, treinamentos e ter como parceiros empresas sérias e responsáveis no trato com o pneu.
Mesmo garantindo que os fabricantes de pneus e recapagens, bem como seus parceiros na gestão terceirizada de manutenção dos pneus de sua frota o mantém atualizado sobre esse mercado, é necessário ampliar o debate para potencializar a difusão de informações.
Uma das atrações da PneuShow - Recaufair 2010 – Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços é a 2ª Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos, que se traduz em um fórum de debates, e trará em sua programação especialistas para ministrarem palestras temáticas.
Entre os temas que considero importante estarem no centro de debates, destaco a terceirização da gestão de pneus e ressulcagens de pneus, que normalmente geram muita divergência de opiniões; como difundir entre os borracheiros de beira de estrada os reparos corretos em pneus sem câmara; e descarte adequado. Essas são minhas sugestões para ampliar o debate!
Uma das alternativas para os profissionais dos setores de Transporte e Borracha se reciclarem e manter-se sempre atualizados é participar de eventos setorizados, que promovem a troca de informações e geram novos negócios. De 13 a 16 de Abril, no Expo Center Norte-SP, acontecem simultaneamente a PneuShow - Recaufair 2010 – 9ª Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos - Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços e a EXPOBOR 2009 – 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, promovidas pela Francal Feiras. Não perca!

(*) O empresário Carlos Panzan, além de comandar a Transportadora Americana, é Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região – Sindicamp. Há 68 anos atua no segmento de transporte rodoviário de carga nas regiões Sul e Sudeste.

Ministro Sérgio Rezende empossa novo presidente do CNPq

A solenidade ocorreu na manhã em 27/1 na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em Brasília e foi conduzida pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. O físico Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho é o 23º presidente da agência e substitui o médico Marco Antônio Zago, que desempenhou a função por dois anos e meio .


Sergio Rezende agradeceu a contribuição de Zago durante sua gestão na presidência do CNPq e ressaltou as qualidades que nortearam a escolha de Aragão para sucedê-lo. "Procuramos uma pessoa de grande respeitabilidade na comunidade científica, experiência nesse tipo de gestão e entrosamento com a nossa administração". Outro ponto destacado foi a importância do CNPq para o desenvolvimento do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia. "Em 2010 o CNPq conta com o maior orçamento de sua história em termos gerais, um total de R$ 1,5 bilhão. Ano que vem completará 60 anos de um inestimável trabalho, já que nesse momento temos o grande desafio de fazer com que o conhecimento resulte em produtos úteis para a nação".


Marco Antonio Zago disse que sai em um momento muito bom para o CNPq, e destacou algumas das ações implementadas em sua gestão que têm contribuído fortemente para o desenvolvimento e o fortalecimento da pesquisa nacional: "Hoje o CNPq concede cerca de 80 mil bolsas que atendem desde alunos da Iniciação Científica Júnior ao pós-doutorado, e o resultado disso é o aumento substancial da nossa produção científica. Programas como o Pronex, Casadinho e Primeiros Projetos, este último para recém-doutores, estão consolidados graças a parceria com os Estados. O Edital Universal aprovou quase três mil propostas e vai investir este ano cerca de R$ 120 milhões. E foram criados os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, num total de 122, com recursos de mais de R$ 600 milhões, que estão desenvolvendo pesquisas em todas as regiões do país e em todas as áreas do conhecimento".
Em seu discurso de posse, Carlos Alberto Aragão afirmou que dará continuidade à gestão do professor Zago e implantará novas ações para promover o crescimento do CNPq e sua atuação como agência fomentadora da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. "Nosso país emergente finalmente decidiu emergir de vez. Apesar do Brasil ocupar 13º posição no ranking dos países que fazem pesquisas cientificas, ainda precisa avançar na inovação. Estamos engatinhando ainda, pois temos potencial para muito mais. Já não nos basta a competência, precisamos criar, inovar, para, eventualmente, liderar. Em 2009, o Brasil formou em torno de 11 mil doutores e 35 mil mestres, mas esses números podem e devem aumentar muito mais".


Aragão afirmou ainda que buscará aumentar as verbas para C&T e o consequente incentivo no desenvolvimento de tecnologia de ponta nas empresas brasileiras, aumentando a competitividade em nível internacional. O presidente apontou ainda o incentivo à produtividade em pesquisa como um dos principais focos do CNPq. A meta, segundo disse, é ampliar ainda mais o número de bolsas para viabilizar pesquisas no País até o final de 2010.
Participaram da cerimônia de posse, entre outros, o presidente do IPEA, Márcio Pochman, o presidente do INMETRO, João Alziro Herz jornada, o presidente da AEB, Carlos Ganem, o secretário de tecnologia industrial do MIDIC, Francelino Grando, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da USP, Mayana Zatz, a reitora da UEA, Marilene Coirrêa da Silva Freitas, o presidente da FINEP, Luis Manuel Rebelo Fernandes, o diretor da COPPE da UFRJ, Luis Pinguelli Rosa, o secretário de C&T do Distrito Federal, Izalci Lucas, o reitor da UNICAMP, Fernando Ferreira Costa, os presidentes da ABC e SBPC, Jacob Palis e Marco Antonio Raupp, o presidente da CAPES e representante do MEC, Jorge Almeida Guimarães, o representante do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, e o representante do CENPES, Carlos Tadeu Fraga.


O físico
Aragão é g raduado e mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutorou-se pela Universidade de Princeton (EUA) e fez pós-doutorado no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear na Suíça e na Universidade de Paris XI, em Orsay, todos em física das partículas elementares e campos. Foi diretor de desenvolvimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) no biênio de 2005 a 2007 e atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Pesquisador 1A do CNPq é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciência de Países em Desenvolvimento (Twas) e acaba de deixar a secretaria geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para acontecer no mês de maio, em Brasília. Entre seus títulos honoríficos está a Ordem Nacional do Mérito Científico nas categorias Grã-Cruz e Comendador.

Influência dos padrões de beleza pode causar doenças

Atuais padrões estéticos podem aumentar riscos de crianças apresentarem distúrbios alimentares quando chegarem à adolescência
Psiquiatra afirma que desde muito cedo meninas são bombardeadas com culto à magreza.
A 28ª edição da São Paulo Fashion Week mal terminou e já recebeu críticas devido ao excesso de magreza exibido pelas modelos durante o desfile. Encerrado na última sexta-feira (22/01), o principal evento de moda da América Latina teve não só desaprovação por parte dos profissionais de saúde, como da própria organização do evento, que expressou, através de um comunicado, sua preocupação com as meninas muito magras e solicitou que “os atuais padrões estéticos sejam revertidos”.
Influenciados pelas imagens de modelos que exibem principalmente pelo e osso, crianças e adolescentes tornam-se obcecados por um porte físico que beira ao esquálido e deixam de se alimentar a fim de manterem-se com baixíssimos níveis de gordura no corpo. Em conseqüência desse pensamento, muitos deixam de comer adequadamente e adotam dietas à base de água e bolacha.
De acordo com a psiquiatra Angélica Claudino, da Comissão Técnica de Transtornos Alimentares da Associação Brasileira de Psiquiatria, estudos mostram que existe um impacto gerado sobre as imagens veiculadas na mídia nas quais a magreza representa símbolo de beleza. Além disso, a especialista aponta os graves prejuízos dessa influência. “Esses padrões favorecem o surgimento de insatisfação com a imagem corporal e causam baixa auto-estima no jovem, gerando um cenário propício para o desenvolvimento de transtornos alimentares”, revela a médica.
Doenças como anorexia e bulimia nervosa são exemplos de transtornos alimentares, que podem surgir em decorrência do impacto deste “culto à magreza” e de uma alimentação inadequada, em indivíduos vulneráveis. Quando não diagnosticadas e tratadas corretamente, levam a consequências fatais. “Em casos de desnutrição grave ocasionados por uma anorexia nervosa, pacientes não tratados podem cronificar a doença e há sérios riscos de morte por complicações médicas, como arritmias cardíacas, infecções etc.”, alerta Angélica Claudino.

Projeto do Portal Educacional

Projeto do Portal Educacional terá participação de renomados atores da nova geração

Max Fercondini, do elenco da novela Viver a Vida, e Amanda Richter, da temporada 2009 de Malhação, gravaram nesse final de semana, em Curitiba, cenas do projeto Luz! Câmera! Ação!

No ano em que o Portal Educacional completa dez anos, muitas novidades serão implementadas para acrescentar ainda mais conteúdo e dinamismo a esse que já é o maior portal de educação do país e conta com o mais completo conteúdo em Língua Portuguesa. Entre as atrações, está o projeto Luz! Câmera! Ação!, uma oficina de vídeo que vai agitar os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas usuárias do Portal Educacional. Para se ter ideia do fôlego dessa iniciativa, até renomados atores da nova geração estão envolvidos. Max Fercondini, o médico Ricardo na novela Viver a Vida, e a atriz Amanda Richter, do elenco 2009 de Malhação, estiveram em Curitiba nos dias 23 e 24/01 gravando sua participação no projeto, que irá envolver os alunos em todas as etapas de produção de um vídeo, do roteiro à edição.

Alunos de Turismo da UnG irão integrar o programa “Olá, Turista!”

A iniciativa é do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Cursos on-line de inglês e espanhol são as primeiras ações


Os estudantes de Turismo da UnG já iniciarão o processo de preparação para os dois principais eventos que o Brasil sediará nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Além das aulas práticas e teóricas específicas ministradas na infraestrutura da Universidade, calouros e veteranos do curso poderão complementar sua formação de idiomas por meio de uma iniciativa inovadora, coordenada pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Roberto Marinho: o “Olá, Turista!”

O programa oferece 80 mil vagas para cursos on-line de inglês e espanhol aos profissionais e estudantes ligados ao setor de turismo no País. Para UnG, foram concedidas 230 vagas, número suficiente para contemplar todos os alunos da graduação. “Trata-se de uma grande oportunidade de aprimoramento ”, afirma a diretora de Turismo da Universidade, profa. Vera Biojone. “São capacitações de ótima qualidade, com bons professores e sem nenhum custo ao estudante”.

Os cursos oferecidos pelo “Olá, Turista!” são inteiramente gratuitos e flexíveis, pois podem ser acessados pela internet, no site http://www.olaturista.org.br/ , a qualquer hora do dia. Organizados pela escola de idiomas on-line Englishtown, foram divididos em três módulos: Básico, Profissional e Regional. O conteúdo é voltado para aplicações práticas, privilegiando situações típicas vividas pelos profissionais que atuam no setor.

São 80 horas de aula, que podem ser concluídas em 12 meses. Os estudantes poderão ter co ntato com alunos de outros países, participar de grupos de discussões, aprimorar e praticar o idioma. Quem tiver aproveitamento acima de 70% receberá certificado.

A meta do Ministério do Turismo é envolver o setor turístico e toda a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento para a recepção de turistas, especialmente nas épocas dos eventos esportivos.

Shampoo a Seco: a nova maneira de "lavar" o cabelo

A Timevision lança Shampoo a Seco Dry Clean que promete deixar os cabelos limpos sem precisar usar água

Na correria do dia a dia, cuidar dos cabelos não é uma tarefa fácil. O Shampoo a Seco Dry Clean veio para facilitar a vida das mulheres, pois é ideal para aqueles momentos em que não dá tempo de lavar as madeixas. Indicado para todos os tipos de cabelo, o produto possibilita limpeza instantânea, neutraliza os odores e retira a oleosidade em qualquer situação.

Com ele é possível diminuir a necessidade de lavar os cabelos diariamente, dispensar o uso do secador semanal e aumentar a durabilidade da escova por mais alguns dias. Além disso, não danifica os fios e o couro cabeludo, pois sua fórmula não contém substâncias agressivas e detergentes.

Em spray, o shampoo pode ser usado a qualquer momento. Basta aplicá-lo a jatos curtos sobre o cabelo a uma distância próxima, esfregar em uma toalha limpa e seca e escovar normalmente até remover todo o produto junto com a sujeira.

O Dry Clean está disponível na loja virtual http://www.timevision.com.br/  ao preço de R$ 149,90.

Saúde nos negócios

Edison Cunha *

Na agenda dos empresários do segmento de seguro-saúde, vários tópicos ocupam espaço para discussão: aumento da sinistralidade decorrente de procedimentos mais onerosos e recentes epidemias, conformidade com as exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde), portabilidade dos planos, geração de caixa, inadimplência, crescimento versus consolidação, dentre outros itens.
Todas estas questões merecem pelo menos o esclarecimento do que precisa ser feito para conviver com as mudanças que ocorrem no segmento e também no próprio sistema de gestão e comercialização do negócio. O fato é que a rapidez e eficiência nos diagnósticos de doenças crônicas e a assertividade dos tratamentos com medicamentos mais eficazes convivem agora com a escassez de recursos na área.
O atendimento às resoluções da agência reguladora cria um conflito de interesses entre os prestadores de serviços e os usuários finais, impactando diretamente no desempenho das empresas de menor escala de atendimento, que se veem obrigadas a abrir espaço para os competidores mais bem estruturados à nova realidade, tendendo, assim, a desaparecer do mercado de saúde inúmeros players.
Neste cenário de aparente indefinição no segmento, a dúvida que assola os empresários é crescer e adquirir musculatura para competir ou consolidar as operações a um nível adequado de sobrevivência.
Sem dúvida, o interesse maior de cada empresário é continuar crescendo de forma sustentável e, para tanto, planejar este crescimento se faz necessário. O exercício de reflexão estratégica passa por estabelecer uma visão externa do mercado e uma visão interna das competências que a organização deve ter para competir.
Começando pelo ambiente externo, é necessário monitorar os aspectos que impactam no desempenho do setor, tais como: perspectivas de crescimento, evolução da renda per capita da população abrangida, índices macroeconômicos e fatores inerentes à competição, incluindo a concorrência, política de preços, canais de venda, potenciais nichos de mercado e escopo de atuação geográfica.
De posse destas informações, alguns questionamentos deverão ser formulados para definir a estratégia a ser seguida. E isso passa pela definição dos mercados-alvo, os clientes potenciais em cada segmento, o tamanho do mercado, as tendências econômicas e tecnológicas, os competidores existentes no mercado-alvo, os players emergentes, dentre outras informações.
Com esta visão de mercado e demais variáveis, é possível a formulação de uma estratégia visando o aproveitamento das oportunidades ou na conquista de clientes insatisfeitos com os concorrentes.
Entretanto, a organização deve estar preparada para este crescimento e isto significa torná-la mais ágil, ter equipes preparadas para administrar a mudança, conhecer suas competências essenciais e alavancar seus pontos fortes quando as oportunidades surgirem.
Para tanto, deverá promover uma reestruturação nos processos de atendimento, agilizando as decisões, estabelecendo metas de desempenho alinhadas à estratégia, integrando as informações fazendo uso da tecnologia e automação, redimensionando recursos e atuando no controle e redução dos custos e despesas, principalmente no momento em que experimentar o crescimento.
Um ponto em comum em todas as organizações que vêm conseguindo bons resultados é a profissionalização de suas administrações, assunto que adquiriu importância no setor de saúde nos últimos anos.
As recompensas que advém de uma reflexão estratégica são várias e as empresas que não se sentem preparadas para conduzir este processo tem buscado apoio na consultoria para atuar como facilitadora, provedora de metodologias e integradora das idéias que fluem durante todo este exercício. Assim, quem pretende mudar uma organização deve procurar conhecê-la, descobrir sua identidade, sua cultura e seus valores, sem procurar impor modelos pré-concebidos.

* Edison Cunha é diretor de operações da Trevisan Consultoria.
E-mail: edison.cunha@trevisan.com.br

Projeto educacional promove reeducação alimentar

Muita gente já sabe e o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) comprova que a obesidade infantil é um problema que afeta 15% da população brasileira. A vida sedentária aliada aos maus hábitos alimentares são dois fatores que contribuem para agravar o problema. A reeducação alimentar é o único caminho que pode reverter esse quadro, devendo a escola e a família serem cúmplices nesse caminho.

Com a certeza do papel de relevância da escola neste processo, o Colégio Magister, zona sul de São Paulo, resolveu investir no projeto Saúde e Bem-Estar, organizado pela nutricionista em parceria com a coordenação do Departamento de Esportes. O trabalho envolve diversas frentes. A primeira ação já pôde ser notada no primeiro dia de aula. As cantinas das duas unidades do colégio não comercializam mais alimentos como pastéis, coxinhas ou qualquer tipo de fritura, assim como, salgadinhos industrializados e refrigerantes.

A escola pretende também dar mais visibilidade às frutas (tanto as in natura quanto as secas e liofilizadas) e aos alimentos saudáveis como: salgados assados, lanches naturais, barra de cereais, balas à base de algas, sucos naturais ou bebidas à base de soja. "No início do ano, a escola também enviou para as famílias um texto informativo sobre a importância de um hábito alimentar saudável e uma tabela de sugestões dos melhores alimentos para se colocar na lancheira dos filhos, incentivando lanches variados e ricos em nutrientes", comenta Viviane Nagano, nutricionista do Magister.

Os alunos do Período Complementar, que passam boa parte do dia na escola, terão um acompanhamento diferenciado. "Será feita uma avaliação biométrica no início do ano com pesagem e medição pela médica do ambulatório e as informações serão reunidas em um relatório semestral a ser enviado às famílias", conta a nutricionista. Um ciclo de palestras voltado a toda comunidade, pais, alunos e funcionários, também está previsto.

Segundo Ana Mota, coordenadora de esportes, todas as áreas de conhecimento podem estimular hábitos saudáveis e trabalhar no dia a dia este tema. "Nas aulas de Educação Física, os professores promoverão debates, orientando pesquisas, colocando em prática alguns conceitos relacionados à aptidão física e incentivando os alunos a praticarem atividades apropriadas também fora do ambiente escolar", comenta.