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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CHÁS REVIGORANTES PARA OS EFEITOS DO CARNAVAL

Existem inúmeros alimentos que, além de preservar a saúde, ajudam a manter a boa forma e resistência para os dias de folia.

Com a chegada do Carnaval certos cuidados com a saúde tornam-se indispensáveis e necessários, para curtir os dias de folia que vem por aí, com boa forma e resistência física. No cardápio nada melhor que sucos e chás, para enfrentar a maratona.

Os sucos tem efeito hidratante, refrescam, levantam o ânimo, acalmam, é antioxidante, desintoxicante e se constituem numa fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais. Para tanto, a união de frutas é fundamental:

O suco de maçã é extremamente benéfico à saúde, devido a grande quantidade de Antioxidantes. Ele pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumento o poder desintoxicante e alcalinizando o Ph do sangue;

O suco de uva também é um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, ajudando a circulação;
O suco de morango e melancia ajudam na circulação;

Os sucos de melancia, abacaxi e gengibre são considerados diurético, ou seja, ajudam a eliminar água do organismo quando há casos de edemas e água nos pulmões, entre outros.

Os sucos de abacaxi, figo e gengibre diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar;
Os sucos de pêra, banana e alface são recomendados para a insônia;
O suco de maracujá tem efeito calmante e o suco de mamão ajuda no bom funcionamento do intestino;
Os sucos de laranja e couve - devido a quantidade de ferro e vitamina C são indicados para a anemia.
É importante ressaltar ainda, que a água continua sendo a principal fonte de hidratação para a pele e fator primordial no bom desenvolvimento do organismo. "Para manter a beleza e corpos bonitos e esculturais no Carnaval, o consumo de bastante água é imprescindível, pois é ela que transporta nutrientes, eliminando as toxinas, corta a sensação de fome, elimina a fadiga repondo energia, melhora o sono e a memória, lubrifica o organismo, revitaliza os cabelos, diminui o aparecimento de cravos e espinhas e, ainda, hidrata a pele", explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia.

Chás: ótima opção, mas sem exageros!

Uma simples xícara de chá proporciona a manutenção da saúde contra as agressões de diversas doenças, tonificam o organismo, auxiliam na digestão, protegem o fígado e o sistema endócrino.

A maneira mais usual de preparação de chá é a infusão, onde se usa flores e talos das plantas. É um procedimento que conserva a maioria das propriedades químicas da planta. Outro método no preparo do chá é a decocção onde são utilizadas as partes duras das plantas, como as cascas, raízes e sementes.

Mesmo sendo muito utilizado tanto no Inverno como no Verão, os chás não devem ultrapassar 1 litro por dia e não se deve abusar de determinadas ervas, pois o efeito benéfico poderá se tornar maléfico. "Os chás são importantes, quando tomados de acordo com a necessidade de cada indivíduo e é fundamental ressaltar que não se deve fazer proveito das ervas sem o perfeito conhecimento de seus efeitos colaterais e da correta dosagem", adverte a naturóloga.

Como podemos então fazer bom proveito das ervas?
Elaboramos um roteiro de chás e suas funções no organismo.

Chá verde é interessante quando tomado morno, após as principais refeições (almoço e jantar). Estudos mostram que sua utilização ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo. Um coadjuvante quando se está fazendo tratamentos de gordura localizada e celulite. Atenção: o chá verde não deverá ser tomado após as refeições em casos de anemia. Nesses casos consumir nos intervalos das refeições;

Chá de hortelã, menta, camomila, orégano ou carqueja devem ser tomados próximo às refeições, pois ajudam a quem tem problemas estomacais ou difícil digestão. Um auxílio importante quando se exige tratamentos para diminuir a indesejável "barriguinha";

Chás calmantes só devem ser utilizados na hora de dormir. E sabemos que boas horas de sono, são importantes para a beleza da pele. Tomar sob orientação;

Chás estimulantes do apetite devem ser utilizados pelo menos 30 min. antes das refeições. Para quem precisa engordar;

Chá de melissa e cravo diminuem a ansiedade;

Chá de gengibre aumenta a atividade celular e imunológica, bom para perder peso. É também antibacteriano e fungicida. O chá deve ser feito com apenas 3cm da raiz em 1 litro de água, ferver por 10 minutos, abafar mais 10 minutos e estará pronto para tomar.

Existe eficácia nos tratamentos estéticos, quando a alimentação estiver presente e corretamente aplicada. Sem levar em consideração que o álcool, excessos de gorduras, de café, de peso, de sal, de açúcar e o fumo são denominados ladrões de energia e comprometem o bem estar, finaliza Rosana.

Ainda dá tempo de correr atrás da boa forma e fazer bonito no Carnaval, exibindo corpos esculturais, sarados e belos.

O Instituto Brasileiro de Naturologia está localizado na Av. Águas de São Pedro, 239 - Jd. São Paulo - SP - Telefones: (11) 3562-6844 e 3869-5402. http://www.institutodenaturologia.org.br/
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