FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CHÁS REVIGORANTES PARA OS EFEITOS DO CARNAVAL

Existem inúmeros alimentos que, além de preservar a saúde, ajudam a manter a boa forma e resistência para os dias de folia.

Com a chegada do Carnaval certos cuidados com a saúde tornam-se indispensáveis e necessários, para curtir os dias de folia que vem por aí, com boa forma e resistência física. No cardápio nada melhor que sucos e chás, para enfrentar a maratona.

Os sucos tem efeito hidratante, refrescam, levantam o ânimo, acalmam, é antioxidante, desintoxicante e se constituem numa fonte inesgotável de vitaminas e sais minerais. Para tanto, a união de frutas é fundamental:

O suco de maçã é extremamente benéfico à saúde, devido a grande quantidade de Antioxidantes. Ele pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumento o poder desintoxicante e alcalinizando o Ph do sangue;

O suco de uva também é um poderoso antioxidante, ajuda a diminuir o colesterol, ajudando a circulação;
O suco de morango e melancia ajudam na circulação;

Os sucos de melancia, abacaxi e gengibre são considerados diurético, ou seja, ajudam a eliminar água do organismo quando há casos de edemas e água nos pulmões, entre outros.

Os sucos de abacaxi, figo e gengibre diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar;
Os sucos de pêra, banana e alface são recomendados para a insônia;
O suco de maracujá tem efeito calmante e o suco de mamão ajuda no bom funcionamento do intestino;
Os sucos de laranja e couve - devido a quantidade de ferro e vitamina C são indicados para a anemia.
É importante ressaltar ainda, que a água continua sendo a principal fonte de hidratação para a pele e fator primordial no bom desenvolvimento do organismo. "Para manter a beleza e corpos bonitos e esculturais no Carnaval, o consumo de bastante água é imprescindível, pois é ela que transporta nutrientes, eliminando as toxinas, corta a sensação de fome, elimina a fadiga repondo energia, melhora o sono e a memória, lubrifica o organismo, revitaliza os cabelos, diminui o aparecimento de cravos e espinhas e, ainda, hidrata a pele", explica Rosana Batestusso, diretora do Instituto Brasileiro de Naturologia.

Chás: ótima opção, mas sem exageros!

Uma simples xícara de chá proporciona a manutenção da saúde contra as agressões de diversas doenças, tonificam o organismo, auxiliam na digestão, protegem o fígado e o sistema endócrino.

A maneira mais usual de preparação de chá é a infusão, onde se usa flores e talos das plantas. É um procedimento que conserva a maioria das propriedades químicas da planta. Outro método no preparo do chá é a decocção onde são utilizadas as partes duras das plantas, como as cascas, raízes e sementes.

Mesmo sendo muito utilizado tanto no Inverno como no Verão, os chás não devem ultrapassar 1 litro por dia e não se deve abusar de determinadas ervas, pois o efeito benéfico poderá se tornar maléfico. "Os chás são importantes, quando tomados de acordo com a necessidade de cada indivíduo e é fundamental ressaltar que não se deve fazer proveito das ervas sem o perfeito conhecimento de seus efeitos colaterais e da correta dosagem", adverte a naturóloga.

Como podemos então fazer bom proveito das ervas?
Elaboramos um roteiro de chás e suas funções no organismo.

Chá verde é interessante quando tomado morno, após as principais refeições (almoço e jantar). Estudos mostram que sua utilização ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo. Um coadjuvante quando se está fazendo tratamentos de gordura localizada e celulite. Atenção: o chá verde não deverá ser tomado após as refeições em casos de anemia. Nesses casos consumir nos intervalos das refeições;

Chá de hortelã, menta, camomila, orégano ou carqueja devem ser tomados próximo às refeições, pois ajudam a quem tem problemas estomacais ou difícil digestão. Um auxílio importante quando se exige tratamentos para diminuir a indesejável "barriguinha";

Chás calmantes só devem ser utilizados na hora de dormir. E sabemos que boas horas de sono, são importantes para a beleza da pele. Tomar sob orientação;

Chás estimulantes do apetite devem ser utilizados pelo menos 30 min. antes das refeições. Para quem precisa engordar;

Chá de melissa e cravo diminuem a ansiedade;

Chá de gengibre aumenta a atividade celular e imunológica, bom para perder peso. É também antibacteriano e fungicida. O chá deve ser feito com apenas 3cm da raiz em 1 litro de água, ferver por 10 minutos, abafar mais 10 minutos e estará pronto para tomar.

Existe eficácia nos tratamentos estéticos, quando a alimentação estiver presente e corretamente aplicada. Sem levar em consideração que o álcool, excessos de gorduras, de café, de peso, de sal, de açúcar e o fumo são denominados ladrões de energia e comprometem o bem estar, finaliza Rosana.

Ainda dá tempo de correr atrás da boa forma e fazer bonito no Carnaval, exibindo corpos esculturais, sarados e belos.

O Instituto Brasileiro de Naturologia está localizado na Av. Águas de São Pedro, 239 - Jd. São Paulo - SP - Telefones: (11) 3562-6844 e 3869-5402. http://www.institutodenaturologia.org.br/
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.