FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ExpoBelta: Cresce procura por graduação no exterior

Mercado externo responde à altura e apresenta ao Brasil as oportunidades do setor

O aquecimento da economia brasileira e o fortalecimento da moeda em relação ao dólar fizeram com que muitos estudantes procurassem oportunidades de fazer um curso de graduação, ou uma parte dele, no exterior. A maioria dos destinos mais procurados no país para intercâmbio registrou um aumento significativo no número de matriculados - como os Estado Unidos, Canadá, França e Austrália. Uma das justificativas é a de que, ao estudar fora, o mercado recebe melhor o profissional, já que tem experiência internacional, fluência em uma ou mais línguas estrangeiras e curso de qualidade no currículo. "Além do mais, no exterior há muitas opções de cursos e oportunidade de dar continuidade para uma pós-graduação", explica Maura Leão, presidente da Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association).
Em resposta à demanda, órgãos e institutos ligados à educação de diversos países resolveram investir e divulgar aos brasileiros as oportunidades de graduação para estrangeiros. As opções são muitas: bolsas de estudos, parcerias com universidades brasileiras, universidades públicas em vários países e especializações que não existem no Brasil. A ExpoBelta, único evento de educação internacional no Brasil feito em parceria com as instituições oficiais dos países, é o lugar ideal para quem quer conhecer todas as oportunidades oferecidas, tirar dúvidas e escolher, dentro da área de interesse, o melhor destino possível. "Na ExpoBelta deste ano, teremos a oportunidade de conhecer as opções de graduação em países como Dinamarca, EUA, França, UK, Espanha, Holanda e República Tcheca, entre outros. Os representantes das instituições e as associadas Belta estão capacitadas para ajudar no processo", diz Maura Leão.
Como convidados deste ano, todas as áreas do Consulado dos Estados Unidos no Brasil estão mobilizadas para divulgar as oportunidades de estudo. "As universidades americanas têm vindo ao Brasil apresentar seus programas aos estudantes e muitas vezes com algumas possibilidades de ajuda financeira", diz Thais Burmeister, coordenadora do EducationUSA da Associação Alumni - organização certificada e autorizada pela Embaixada dos Estados Unidos para divulgar cursos e intercâmbios nos EUA. O país é um dos primeiros em qualidade de ensino superior do mundo.
Com participação maciça de grandes organizações internacionais e das principais operadoras de intercâmbio brasileiras, a ExpoBelta tem por objetivo levar ao estudante todas as informações necessárias para que ele possa se planejar e realizar o sonho de estudar no exterior. Além de saber sobre cursos de graduação, o visitante também encontrará oportunidade de pós, mestrado, MBA, cursos de aperfeiçoamento de idioma, High School, preparatórios para exames, cursos combinados e muito mais.
Números oficiais
"Segundo o Open Doors, uma publicação anual do IIE (Instituto de Educação Internacional dos EUA), em 2009, o Brasil mudou do 17º lugar para o 13º no ranking dos países que mais enviam estudantes para graduação e pós aos EUA. O número significa a um aumento de 15,7% de estudantes que ingressaram no país", explica Thais Burmeister. Segunda ela, os estudantes procuram os EUA por ser um país que tem uma sólida formação acadêmica com muitas opções de carreira, inclusive alguns cursos de áreas que ainda não existem no Brasil. "Sem falar na experiência internacional, fluência total no inglês (e muitas vezes com a oportunidade do aprendizado de uma terceira língua) e aumento significativo do networking profissional internacional", completa ela.
A Austrália, outro destino bastante procurado por brasileiros, também registrou um aumento significativo. "No último ano, o número de brasileiros que se matriculou em cursos de graduação e pós na Austrália cresceu em torno de 20%", diz Priscila Trevisan, do Consulado da Austrália. Para ela, o aumento é explicado porque a Austrália além de oferecer belas paisagens, também tem universidades de ponta. "Elas são reconhecidas mundialmente pela qualidade de seus programas e avanços tecnológicos. Além disso, o estilo de ensino desenvolve a independência e pensamento crítico, ao estimular debates entre alunos e professores", diz.
Outro país que teve grande destaque na área foi a França, que, em seis anos, registrou um aumento de 78% no número de brasileiros que vão ao país para fazer parte do curso superior. "Em 2009, mais de 2600 brasileiros obtiveram visto de estudante com este fim. Cerca de metade desses estudantes participa de algum programa de intercâmbio oferecido em parceria por universidades brasileiras e francesas", explica Carla Ferro, Coordenadora do CampusFrance no Brasil - a agência oficial do Governo Francês que informa e orienta sobre estudos superiores e pesquisa na França. "A excelência do ensino e da pesquisa na França atrai naturalmente os estudantes brasileiros", completa Carla.
A ExpoBelta 2010 acontecerá em 20 e 21 de março, das 14h às 19h, no Centro de Convenções Frei Caneca. O endereço é Rua Frei Caneca, 589, 5º andar - Bela Vista. A entrada é gratuita.
Sobre a Belta
Criada há 18 anos, a Belta - Brazilian Educational & Language Travel Association - é a primeira associação latino-americana do segmento de educação internacional. Com o objetivo de ampliar o mercado de educação internacional no Brasil, a Belta investiu na promoção do segmento e na qualidade e confiabilidade dos programas internacionais oferecidos por suas associadas. A Belta avalia e credencia operadoras de intercâmbio. Possui mais de 70 empresas-membro entre operadoras no Brasil e organizações internacionais. A qualidade destas empresas é atestada pelo selo Belta, que faz com que sejam consideradas as melhores do País, dando credibilidade tanto no Brasil quanto no Exterior.
A ExpoBelta 2010, organizada pela Belta e patrocinada pela Brastel, é feita em parceria com as seguintes organizações internacionais: ALPHE Workshops, Australian Education International / Study in Australia, Consulado Geral da Austrália / Austrade, British Council, Education UK, Consulado Britânico, UK Border Agency, Consulado Geral do Canadá, CampusFrance / CenDoTec, Atout France, Consulado da Nova Zelândia, Education New Zealand, FAUBAI - Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais, ICEF - International Consultants for Education and Fairs, IIE - Institute of International Education, Departamento do Comércio dos EUA, Serviço Comercial dos EUA, Education USA, EduSA - Education South Africa, Enterprise Ireland, Instituto Brasil Irlanda, Nuffic - Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education, Centro Oficial de Turismo Espanhol / Turespaña São Paulo.

"ExpoBelta: Por um mundo sem fronteiras"
http://www.expobelta.org.br/
*
*
*
PUBLICIDADE:
Estoque e preço por tempo limitado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.