FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A fitoterapia no tratamento da Artrite Reumatóide

As plantas indicadas para o tratamento dessas doenças são Unha de Gato e Garra do Diabo.


Se antes muitos pensavam que tratamentos com plantas eram coisas da vovó, de gente do interior ou dos índios, hoje é bem diferente. Cada vez mais as pesquisas comprovam o efeito curador de algumas espécies da flora. A diferença é que hoje quem mora em grandes cidades não precisa colher as folhas, cascas, raízes ou flores no meio da mata para então usufruir do benefício da planta, os frascos com cápsulas de fitoterápicos já estão nas farmácias e são receitados pelos médicos.

Existem muitos estudos clínicos sobre o uso de plantas no tratamento de doenças e testes já comprovaram sua eficiência. “A Fitoterapia tem evoluído e o número estudos na área de fitomedicamentos também aumentou, comprovando a eficácia desses produtos. Esse fato aliado à regulamentação do setor que procura garantir a qualidade em toda cadeia produtiva, levou ao fortalecimento da confiança na eficácia e na segurança dos fitoterápicos, por parte da classe médica, aumentando assim a prescrição dessa classe de medicamentos.”, explica a Dr. Aparecida Rocha , gerente de garantia da qualidade do Laboratório Vitalab.
Entre as enfermidades que podem ser tratadas com plantas está a Artrite Reumatóide, uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres entre 30 e 40 anos duas vezes mais do que os homens. Os principais sintomas são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo.
O tratamento para Artrite Reumatóide varia de acordo com o estágio da doença, sua atividade e gravidade. Os antiinflamatórios são a base do tratamento seguidos de corticóides para as fases agudas e drogas modificadoras do curso da doença, a maior parte delas imunossupressoras. A fisioterapia e terapia ocupacional auxiliam também no tratamento. “Como uma opção de tratamento, encontramos na Fitoterapia, plantas indicadas para o tratamento dessas doenças. Entre elas temos a Uncaria tomentosa, conhecida popularmente como Unha de Gato, indicada para tratamentos dos processos inflamatórios articulares. Temos também o Harpagophytum procumbens, conhecida como Garra do Diabo devido ao formato da sua raiz, indicado para artrose, artrite, tendinites e auxiliar no tratamento da gota.”, detalha Rocha.
Para conhecer mais acesse http://www.vitahervas.com.br.


Sobre Aparecida Rocha - Formada em Farmácia Industrial e Bioquímica pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Experiência de 22 anos em Indústrias Farmacêuticas onde atua na área de Controle de Qualidade e Garantia da Qualidade. Atuou por 15 anos no gerenciamento de laboratório de Indústria de medicamentos alopáticos e atualmente é responsável pela área da Garantia e Controle da Empresa Vitalab – laboratório fitoterápico.
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.