FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 9 de março de 2010

Senhor Dodói, dos Doutores da Alegria, grátis no Sesc Consolação

Vencedor dos prêmios APCA (melhor direção musical – Fernando Escrich) e Coca-Cola FEMSA (melhor roteiro adaptado – Angelo Brandini), o espetáculo infantil “Senhor Dodói”, dos Doutores da Alegria, cumpre temporada no Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245) até o dia 27 de março.

A temporada no Sesc terá apresentações aos sábados e a entrada é grátis. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

A livre adaptação de Ângelo Brandini para a comédia O Doente Imaginário – última peça de Molière, escrita em 1673 – é entremeada por canções que caracterizam os personagens e apresentam a narrativa com irreverência e lirismo. E recorre também aos arquétipos criados pela chamada Commedia dell'Arte, que se baseia em um repertório de personagens pré-estabelecidos e um roteiro descritivo das cenas.

“Gosto de adaptar textos para este tipo de comédia utilizando a linguagem do palhaço, que é um descendente dessa comédia popular”, comenta Ângelo Brandini, que também assina a direção do espetáculo. Para ele, a temática de “Senhor Dodói” está presente no universo dos Doutores da Alegria. “O texto fala basicamente sobre a relação médico-paciente e, principalmente, na dependência do segundo em relação ao primeiro e a maneira como colocamos nosso destino nas mãos do médico”, explica.

O elenco é formado por Thaïs Ferrara (Senhor Dodói), Raul Figueiredo (Doutor Ganâncius), Nereu Afonso da Silva (Quase Doutor Tapadus), Claudia Zucheratto (Angélica), Sueli Andrade (Giselda), Roberta Calza (Amado) e Sandro Fontes (Jovêncius).

Sinopse – Dodói, certo de estar terrivelmente doente, se submete aos cuidados e desmandos do Doutor Ganâncius. Ardiloso e interesseiro, Ganâncius não hesita em prescrever muito extrato de gambá e pílulas de jiló com letra bem garranchuda para “curar” seu doente predileto.

Quando percebe que poderia economizar consideravelmente em honorários médicos se tivesse um médico na família, Dodói decide casar sua filha Angélica com o sobrinho de Ganâncius, o “quase doutor” Tapadus, apesar da bela jovem estar apaixonada por Amado.

Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil cuja missão é promover e experiência da alegria junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. A organização também conta com um núcleo de pesquisa dedicado à arte do palhaço, com foco na produção de conhecimento e criações artísticas, e com a Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, com cursos voltados a públicos diversos.

Com um elenco de cerca de 45 palhaços profissionais que atuam em hospitais públicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, os Doutores da Alegria são reconhecidos em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. A organização recebeu o Prêmio Criança 1997 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, foi incluída três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu também o Prêmio Cultura e Saúde, concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde.



DOUTORES DA ALEGRIA
www.doutoresdaalegria.org.br

DOUTORES DA ALEGRIA – SESC CONSOLAÇÃO
“SENHOR DODÓI” – FICHA TÉCNICA
Estréia: 06 de março
Temporada: até 27 de março
Dias e horários: 06/03, 13/03, 20/03, 27/03. Sábados, às 11h.

Texto e direção: Ângelo Brandini
Direção musical: Fernando Escrich
Elenco: Thais Ferrara (Senhor Dodói), Raul Figueiredo (Doutor Ganâncius), Nereu Afonso da Silva (Quase Doutor Tapadus), Claudia Zucheratto (Angélica), Sueli Andrade (Giselda), Roberta Calza (Amado) e Sandro Fontes (Jovêncius).
Duração: 60 minutos
Classificação etária: indicado para crianças a partir de quatro anos

Serviço

Local: Sesc Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 (Vila Buarque)
Telefone: (11) 3234-3000
Ingresso: Grátis. Retirar os convites com uma hora de antecedência.
Capacidade: 320 lugares
Duração: 60 minutos

Ar condicionado e acesso para deficientes físicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.