Nossos Vídeos

domingo, 26 de julho de 2009

REVISÃO GERAL NO AUTOMÓVEL PARA APROVEITAR AS FÉRIAS TRANQUILO

Affinia dá dicas para manutenção segura nas férias

Durante as férias escolares, muitas famílias pegam a estrada para pequenas viagens. Com o aumento de circulação de carros e a falta de manutenção de alguns, o resultado é um trânsito cada vez mais caótico nas rodovias brasileiras. Para evitar surpresas no meio da viagem, uma revisão completa do veículo é essencial. Jair Silva, Supervisor de Serviços, da Affinia Automotiva, empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva, levantou os principais itens de manutenção que devem ser verificados antes do motorista pegar a estrada.

- Filtro de ar
De forma geral, filtros sujos podem causar diversos problemas para o automóvel. Por isso, de forma preventiva, a Affinia recomenda sempre a troca do filtro de ar nas revisões periódicas, independente se veículo utiliza injeção eletrônica, que afeta o desempenho, ou carburador, que eleva o consumo de combustível e aumento o nível de emissões. Ou seja, não trocar o filtro preventivamente vai gerar algum tipo de prejuízo ao proprietário do veículo.

- Filtro de óleo
A função do óleo é lubrificar, resfriar e, principalmente, limpar o motor graças à função detergente. Por isso, é muito importante a cada troca de óleo substituir também o filtro, em geral a cada 10 mil km. Do contrário, o resíduo de óleo sujo na caneca do filtro vai contaminar o óleo novo. Existe a falsa idéia de que o filtro de óleo deve ser trocado a cada duas trocas de óleo, mas não é o recomendado, pois pode acarretar diminuição da vida útil do motor. Lembrando que o melhor óleo, bem como o intervalo correto de troca é o indicado pela montadora no manual do proprietário. Comprou um carro seminovo ou usado e tem dúvidas sobre a qualidade do óleo? O ideal é remover todo o óleo e o filtro, substituindo-os pelo recomendado pela montadora.

- Filtro de combustível
Não há uma data ou quilometragem padrão para troca. O importante é seguir a recomendação de substituição da montadora. Em razão da baixa qualidade de combustíveis, o filtro pode ter o processo de saturação acelerado. Um filtro de combustível saturado pode provocar desde danos à bomba de combustível até a parada total do motor. Ou seja, a suposta economia no abastecimento pode trazer sérios prejuízos no sistema de alimentação do veículo, e também do bolso. Na hora da substituição do filtro deve-se levar em conta o combustível, álcool, gasolina ou flex. Existe um filtro para cada tipo de combustível.

- Carburador
Os veículos fabricados com carburador passaram por um processo de substituição pela injeção eletrônica que durou de 1989 até 1996 quando os motores com carburador não atendiam as leis de emissões de poluentes vigentes no país. Estudos feitos com combustíveis, em especial de alguns postos sem bandeira, revelaram que a má qualidade do produto atinge diretamente o carburador, principalmente os componentes à base de borracha nitrílica. Por isso recomenda-se a manutenção preventiva, ou seja, limpeza ou regulagem, a cada seis meses ou 10 mil km, conforme o uso do veículo, em geral veículos com mais de 15 anos.

- Bomba d’água
Não existe substituição preventiva. Mas recomenda-se tomar certos cuidados para a manutenção. É muito importante a manutenção do sistema de arrefecimento, mantendo-o sempre com a proporção adequada de aditivo e substituir todo o líquido uma vez por ano. As causas mais comuns de danos na bomba d’água são aquelas que comprometem a vedação do selo mecânico, desgaste por tempo de uso ou falta de manutenção no sistema de arrefecimento. A vida útil de uma bomba d’água, tanto original de fábrica quanto a de reposição, está diretamente ligada à manutenção prestada. Lembre-se, os veículos atuais possuem o sistema de arrefecimento selado, a necessidade de reposição periódica de água indica vazamento, fique atento, pois o nível do líquido abaixo do mínimo pode provocar superaquecimento e sérios danos ao motor.

- Amortecedor
Muitas pessoas acreditam que os amortecedores servem apenas para o conforto interno do veículo, mas a função vai além. O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo. É comum ouvir que o motorista perdeu a direção do carro. Numa curva, por exemplo, caso os amortecedores estejam desgastados, o carro pode perder a trajetória devido à falta de equilíbrio, ficando ‘solto’. A troca preventiva dos amortecedores pode ser feita por volta dos 40 mil km. Alguns tipos de veículos, ou modo de condução ou ainda condição do solo, podem ter esta média alterada, para mais ou menos. Porém, estudos comprovam que o recomendado para os carros que rodam no Brasil é que, preventivamente, a troca seja feita, em média, com 40 mil km. Os amortecedores da Affinia, fabricados sob a marca Nakata, por exemplo, possuem dois anos de garantia e quilometragem livre.

- Discos e pastilhas de freio
O mesmo carro, ano e modelo, que trafega por uma pequena cidade do interior tem o desgaste de pastilhas e discos completamente diferente daquele que anda-pára no trânsito das grandes cidades. Estes são itens de extrema atenção. O que muitos motoristas não levam em consideração, é que a placa sinalizadora no início da serra com a mensagem “desça engrenado” não é à toa. O objetivo é fazer com que o carro utilize o freio-motor e evite o superaquecimento das pastilhas e freios. O contrário também é verdadeiro. Numa enchente, por exemplo, pastilhas de má qualidade podem absorver água comprometendo a resposta adequada dos freios nas próximas frenagens. Pode-se fazer só a troca das pastilhas de freio e a retífica do disco, se a espessura mínima ainda permitir. No entanto, preventivamente, recomenda-se trocar discos e pastilhas juntos, pois, com a proibição do amianto na composição das pastilhas, passou-se a utilizar elementos metálicos que aceleram o desgaste do disco.

Sobre a Affinia:
Com vendas globais de US$ 2,1 bilhões por ano, 9.500 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia é voltada para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil conta com sete marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios e suspensão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força), Perfect Circle (componentes de motor) e Victor Reinz (sistemas de vedação). A Affinia Automotiva em parceria com o DENATRAN, CET e SENAI-SP lança a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Escola Panamericana abre cursos de Moda

História da Moda, Desenho de Moda, Design Têxtil e Coleção de Moda
A moda se desenvolve em ritmo acelerado no Brasil e, com sua evolução, cada vez mais jovens sonham em se tornar estilistas. A arte de desenhar, recortar e criar tendências exige técnica e atenção ao comportamento social. Nesse sentido, uma formação escolar de qualidade faz a diferença na hora de entrar nesse mercado de trabalho tão competitivo.

Na Panamericana Escola de Arte e Design há cursos de curta duração, com 36h, que fornecem aos alunos uma formação teórica e prática extremamente completa, englobando não apenas sua execução em situações reais, mas também resgatando a história da moda, essencial para uma compreensão maior do trabalho desse profissional.

Disponível na unidade Angélica (Av. Angélica, 1900/ SP), o curso de História da Moda tem como objetivo examinar a história da moda em suas relações com as manifestações artísticas e da cultura em diversos períodos, discutir as relações sócio culturais relacionadas ao uso das roupas desde a segunda metade do século XIV até a contemporaneidade e evidenciar as ligações entre a moda contemporânea e os diversos períodos históricos.

No curso Coleção de Moda, o aluno conhecerá as principais etapas percorridas pelo designer de moda, desde o planejamento até o desenvolvimento de uma coleção. Também saberá desenvolver a capacidade de pesquisa para um público-alvo ou marca específica. As aulas são ministradas na unidade Groenlândia (R. Groenlândia, 77/ SP).

Os cursos de Desenho de Moda e Design Têxtil são destinados àqueles que pretendem dar os primeiros passos ou aprimorar seus conhecimentos, como estudantes de moda, design e comunicação. Prevê o ensino de técnicas e ferramentas atuais, pesquisa de tendência, cores, desenvolvimento de elementos e composição, projeto e criação. Interessados no curso de Desenho de Moda podem fazer aulas nas duas unidades da instituição de ensino (Angélica e Groenlândia), já os de Design Têxtil, apenas na unidade Angélica.

As matrículas vão até o dia 30 de julho.
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

SESI-SP E FIESP LANÇAM HOTSITE COM ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA LEI ANTIFUMO

Material servirá de apoio para as indústrias paulistas se adequarem à lei 13.541, que entra em vigor no início de agosto. Lançamento será na quarta-feira (29/07), às 8h30, no Espaço Fiesp de Eventos.

Dados do Programa de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-SP revelam que dos 57 mil empregados da indústria paulista entrevistados, 16% são fumantes. No intuito de contribuir com a nova lei estadual antifumo, que entrará em vigor no próximo dia 7 de agosto, o Sesi-SP e o Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde (Comsaúde) da Fiesp lançarão na quarta-feira (29/07), às 8h30, hotsite com dicas e orientações sobre adequação das empresas e do público tabagista à nova legislação.

Durante o evento, 16 entidades da classe médica assinarão protocolo de intenções para divulgar o conteúdo integral do hotsite. Também foram convidados representantes de secretarias de saúde de 38 municípios da Grande São Paulo. “É uma campanha de apoio à política estadual para o controle do fumo”, explicou o coordenador do Comsaúde, Ruy Baumer. “As cartilhas esclarecerão dúvidas comuns de empresários e trabalhadores”, complementa a diretora da Divisão de Saúde do Sesi-SP, Silvia Helena Marchi.

De acordo com o texto, a nova lei proíbe o consumo do cigarro ou derivados de tabaco em ambientes de uso coletivo, nas esferas pública ou privada, total ou parcialmente fechados em qualquer lado por parede ou divisória. Entre os locais de proibição estão áreas internas de bares e restaurantes, casas noturnas, ambientes de trabalho, táxis e áreas comuns fechadas de condomínios. A lei prevê ainda que o responsável pelos recintos deverá advertir os eventuais infratores sobre a proibição nela contida, bem como sobre a obrigatoriedade.

Para auxiliar as indústrias e os trabalhadores a se adequarem à nova legislação, o hotsite terá, entre outros serviços, cartilhas para o trabalhador e para o empregador, além de sugestões de textos para e-mails marketing, filipetas, cartazes, intranet ou newsletter corporativo. “Temos também orientações jurídicas, um espaço para tirar dúvidas e lista de locais que são centros de referência para tratamento de dependentes, conforme previsto na lei”, explica Silvia.

A entidade sugere, ainda, que seja criada nas empresas uma comissão interna eclética formada inclusive com fumantes para discutir e elaborar estratégias de implantação da norma no ambiente de trabalho. A ideia é que seja realizada ampla campanha educativa visando conscientizar os funcionários sobre as novas regras adotadas pela empresa. Para reforçar esse trabalho, o SESI-SP disponibilizará profissionais da área da saúde para ministrar palestras de sensibilização dentro das indústrias interessadas.

A lei não prevê punição ao fumante infrator, mas os estabelecimentos podem ser multados por órgãos estaduais de vigilância sanitária com base no Código de Defesa do Consumidor, podendo ser interditados.

Serviço:
Lançamento do Hotsite de adequação à Lei Antifumo
Data e horário: 29 de julho, às 8h30.
Local: Espaço Fiesp de Eventos – 16º andar
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César.
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Mulheres buscam aprimoramento profissional na área automotiva

O público feminino também está apostando nas certificações do Instituto ASEBRASIL como uma ferramenta importante para seu crescimento profissional no segmento de reparação de veículos. Atualmente, há 49 mulheres certificadas pelo Instituto em todo o Brasil e outras 10 profissionais já estão inscritas para a próxima prova, marcada para o dia 16 de agosto. Dois temas são os mais procurados pelas mulheres: sistemas de freios e de suspensão/direção. A Associação Brasileira das Reparadoras Independentes de Veículos (ABRIVE), que criou o Instituto ASEBRASIL, reúne 110 mil empresas reparadoras de veículos que empregam mais de 1 milhão de trabalhadores na área automotiva em todo o País. “Cerca de 12% desses profissionais, atualmente, são mulheres”, diz o presidente da entidade, Vornes Simões.

A próxima prova do Instituto ASEBRASIL está marcada para o dia 16 de agosto. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de julho pelo site www.asebrasil.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 95,00 por teste.

*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Saiba mais sobre a rinite alérgica de forma divertida e interativa

O portal www.omeunariz.com.br traz informações sobre a doença, jogos, acesso a comunidades e muito mais

Para quem sobre de rinite alérgica e quer saber mais sobre o assunto, o site www.omeunariz.com.br é rico em informações sobre a doença que afeta cerca de 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Sapude (OMS). O portal vai além de simplesmente explicar o funcionamento da doença, seus mitos e verdades e tratamentos.

De maneira interativa e divertida, é possível conhecer outras pessoas que sofrem o mesmo problema, através de links para comunidades no Orkut, brincar com os jogos online (como o “espirro ao alvo”) e fazer o download de emoticons e papéis de parede exclusivos. A ideia é desmistificar a rinite alérgica e mostrar às pessoas que sofrem deste problema que é possível controlar a doença com os cuidados e o tratamento apropriados.

Parte do conteúdo foi elaborado pelo professor Dr. João Ferreira de Mello Júnior, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e chefe do Grupo de Alergia em Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
*
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Coletivo de mobilização para o Dia Mundial Sem Carro

O Movimento Nossa São Paulo convida você para a primeira reunião do coletivo de mobilização para o Dia Mundial Sem Carro, evento que ocorre anualmente no dia 22 de Setembro.
Todos sabemos que as condições de mobilidade e poluição na cidade vêm apresentando indicadores que revelam piora na qualidade de vida de todos que vivem e trabalham em São Paulo, com forte impacto na saúde pública.
O Dia Mundial Sem Carro é uma referência para debatermos propostas da sociedade civil junto aos poderes públicos, buscando a melhora do transporte público e da qualidade do ar, e visando uma cidade justa e sustentável. É também um momento de mobilização para ocuparmos as ruas e mostrar nossa indignação com a presente situação, além de expor propostas e soluções.
Queremos construir um coletivo inter-setorial para prepararmos nossa mobilização para o dia 22 de setembro. Por isso, participe e divulgue para seus amigos e para suas redes de contato este convite para a organização coletiva do Dia Mundial Sem Carro.
*
Local da reunião: SOS Mata Atlântica
Dia: 28 de Julho (terça-feira)
Horário: 19h30
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 456 - Paraíso
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Grifes “RICARDO ALMEIDA” e “UMA” presenteiam com estágio os vencedores do concurso de moda entre faculdades de São Paulo

Os finalistas do “1º Concurso de Moda e Saúde Accu-Chek”, que tem como proposta utilizar os conhecimentos dos universitários de moda de São Paulo para criar ao público jovem, que convive com o Diabetes, um acessório prático e moderno para transportar o medidor de glicemia, podem comemorar! O conceituado estilista Ricardo Almeida, referência nacional em moda masculina, oferecerá estágio ao vencedor da categoria masculino. E, a estilista Raquel Davidowicz da grife Uma, marca que é sucesso no visual “Cool & Chic”, premiará, com estágio, o primeiro lugar da categoria feminino.

Os futuros estilistas acompanharão o dia-a-dia da produção dessas duas grandes grifes, desde aprovação de design, tecidos, cortes, até a costura. Além disso, terão o direito de produzir o acessório idealizado com o próprio nome. “O objetivo é proporcionar aos estudantes, que se dedicaram na criação de um acessório prático e cheio de estilo para as pessoas com diabetes, a chance de conferir de perto o trabalho de grandes nomes da moda. Ricardo Almeida, o estilista que deixa o presidente Lula elegante, é referência por vestir o homem moderno apostando na individualidade. A grife UMA valoriza a sofisticação da alfaiataria, de maneira atemporal. Serão experiências únicas”, ressalta Fernanda Zamikhowsky Villalobos – gerente de produtos (linha varejo) da Roche Diabetes Care.

A escolha dos dois vencedores do concurso, que tem como participantes as Faculdades Santa Marcelina, o Centro Universitário SENAC, Uni FMU e Universidade Anhembi Morumbi, será anunciada no dia 2 de setembro, pela comissão julgadora composta por personalidades da moda, colaboradores da Divisão Diagnostics da Roche e um membro da organização do evento. O segundo lugar de cada categoria também receberá uma premiação, um Curso de Extensão em Design de Acessórios na Faculdade Santa Marcelina e, também, um smartphone Palm Centro. E, o terceiro vencedor, escolhido por meio de votação pela internet (www.accu-chek.com.br), no período de 17 de agosto a 1º de setembro, ganhará um smartphone Palm Centro.

Os prêmios serão entregues no dia 02 de setembro, às 19h, no Auditório das Faculdades Santa Marcelina (Rua Dr. Emilio Ribas, 89, Perdizes, São Paulo). Para saber mais acesse: www.accu-chek.com.br
*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

MERCOSUL quer produzir vacina contra gripe H1N1

Presidente da República do Brasil pede para o próximo mês plano com demanda e capacidade técnica do bloco para a produção do insumo
O MERCOSUL deve se organizar para ter acesso e produzir a vacina contra a Influenza A (H1N1). O presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, quer que o bloco, no início do próximo mês, conclua um plano que contenha uma estratégia sobre a demanda e distribuição do insumo, assim como identificada a capacidade de produção dos países-membros. Para o ministro da Saúde brasileiro, José Gomes Temporão, que acompanhou o encerramento da Cúpula dos Presidentes dos Países do MERCOSUL e Estados Associados, em Assunção, no Paraguai, a ação proposta é um importante mecanismo para se colocar em prática medidas regionais contra a doença.

“Este documento assinado na reunião cobra uma ação mais firme e pragmática. Devemos discutir as reais necessidades e mapear as capacidades tecnológicas e industriais de nossos países”, disse Temporão. Os países decidiram promover a coordenação regional dos ministérios da Saúde com todas as instancias vinculadas a inovação, transferência tecnológica e capacidade produtiva, com o objetivo de incentivar a produção regional de vacinas, medicamentos e outros insumos contra o novo vírus.

Uma reunião, previamente marcada para 9 de agosto identificará a real necessidade de vacina dos países, a capacidade de produção do imunizante na região e as possibilidades de cooperação técnica entre as nações. Na tarde de quinta-feira, durante a reunião ordinária do Conselho do MERCOSUL, os ministros da Saúde e representantes do setor participantes reforçaram a importância manter o intercâmbio de informações entre os países-membros e associados do MERCOSUL sobre a evolução dos surtos da nova doença, o acompanhamento dos casos graves, a investigação de óbitos e as medidas de prevenção e controle.

A ministra da Saúde do Paraguai, Esperanza Martinez, enfatizou a necessidade de promover a equidade entre os povos, no acesso aos insumos de saúde para a nova gripe. “A declaração pleiteia que a Organização Mundial de Saúde coordene os esforços para ampliar a capacidade de produção de vacinas, antivirais e kits de diagnóstico para o vírus A(H1N1), que devem ser entendidos como bens públicos globais”.

A vice-ministra de Saúde do Chile, Janet Vega, falou da necessidade de apoiar a produção regional de uma vacina contra a nova gripe, destacando a importância do Brasil. O país, por meio do Instituto Butantan, e o único da região com capacidade tecnológica para produzir a vacina da gripe comum e também o imunizante para o A(H1N1). “[Chile] tem o interesse de apoiar mecanismos de intercambio regional relacionados aos vários aspectos da pandemia, como fortalecimento das redes de vigilância e assistência nos países. Precisamos nos articular para que isto não seja somente um projeto”.

Jose Gomes Temporão também defendeu a criação de uma secretaria técnica de saúde do MERCOSUL. A proposta será analisada pelos chefes de estado dos países do bloco e poderá ser apreciada na próxima reunião do MERCOSUL, que acontecerá no fim do ano, no Uruguai. “Do ponto de vista prático, esta secretaria será exemplo da necessidade de base estrutural permanente que permita implementar de maneira objetiva as decisões políticas”, avaliou o ministro brasileiro.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt