Nossos Vídeos

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Curso Teórico-Prático sobre Espermograma

Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo promove Curso Teórico-Prático sobre Espermograma


A análise seminal não é um teste de fertilidade, é a pedra fundamental da avaliação do fator masculino de infertilidade, pois é capaz de prover informações sobre a produção testicular, algumas propriedades funcionais dos espermatozóides e ainda sobre a função secretora das glândulas acessórias.


A análise do sêmen é um dos primeiros exames solicitados para avaliar a fertilidade masculina. Por razões de padronização e para que resultados obtidos em locais diferentes sejam comparáveis e confiáveis, os testes que envolvem o sêmen devem ser realizados de acordo com diretrizes, como as estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta análise deve ser realizada com cuidado, pois é essencial para fornecer dados sobre a espermatogênese e a permeabilidade do trato reprodutivo masculino.
O espermograma é importante para verificar, inicialmente, se o volume do esperma, o pH (acidez), a viscosidade, a cor e a liquefação do sêmen apresentam-se normais. Em seguida, determina-se o número de espermatozóides e a motilidade dos mesmos, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo. A contagem do número de espermatozóides e a avaliação da motilidade são realizadas no microscópio, com auxílio de câmaras especiais, especialmente desenvolvidas para este fim. “O espermograma inclui ainda a avaliação da morfologia dos espermatozóides e a determinação do número de leucócitos presentes no sêmen”, destaca o Prof° Dr. Joji Ueno, ginecologista, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo.
Para realizar esta bateria de testes, solicita-se a abstenção da atividade sexual por um período de 48 a 72 horas. A coleta da amostra de sêmen é realizada no próprio laboratório. O frasco para a coleta deve ser de boca larga e de material previamente testado quanto à toxicidade para a motilidade espermática. “Situações especiais podem ser contornadas, como a coleta durante o ato sexual, utilizando-se preservativos atóxicos, vibroestimulação ou eletroejaculação nos homens com trauma de medula espinhal e ejaculação retrógrada”, explica Joji Ueno.
Principais parâmetros obtidos por meio do espermograma
1. Volume do sêmen: é a quantidade de líquido no ejaculado, que provém das vesículas seminais e da próstata (menos de 5% do ejaculado é composto por espermatozóides). O volume considerado normal é maior ou igual a 2 mL;
2. Concentração de espermatozóides: mede a capacidade de produção dos testículos, devendo ser maior ou igual a 20 milhões de espermatozóides por mL;
3. Motilidade dos espermatozóides: a motilidade progressiva é aquela que produz deslocamento. No mínimo 50% dos espermatozóides devem ter motilidade progressiva;
4. Morfologia dos espermatozóides: é a porcentagem de espermatozóides de forma normal no líquido seminal. Para reprodução, a morfologia utilizada é a de KRUGER, para a qual 14% dos espermatozóides (no mínimo) devem ter forma normal (chamada oval normal).
Sobre o curso
O Curso Teórico-Prático sobre Espermograma será promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo, nos dias 26 e 27 de fevereiro. Tem como público-alvo embriologistas, biomédicos, biólogos e profissionais ligados à reprodução humana. Mais informações e inscrições podem ser obtidas por meio do site: http://medicinareprodutiva.wordpress.com
CONTATO:
www.clinicagera.com.br
http://medicinareprodutiva.wordpress.com
http://twitter.com/jojiueno
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0