FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Câncer bucal: diagnóstico precoce e prevenção são temas de curso

O Centro de Diagnóstico Odontológico do CETAO disponibiliza uma equipe clínica capacitada para diagnosticar as lesões que acometem a cavidade bucal

A falta de higiene e de cuidados essenciais com a limpeza dos dentes e de toda a cavidade bucal são os principais responsáveis pelo aparecimento de doenças bucais. Traumas e outros agentes externos causam problemas também, além de dentes quebrados ou mal posicionados, restaurações dentárias em excesso, próteses e dentaduras que machucam a boca. “No Curso de Diagnóstico Bucal ao Alcance do Clínico Geral, que ministramos no CETAO, nosso objetivo é oferecer ao dentista noções sobre as principais doenças que acometem a cavidade bucal, destacando a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer bucal”, diz a Profª Dra. Renata Tucci, coordenadora do CEDOC - Centro de Diagnóstico Odontológico do CETAO - e do Curso de Diagnóstico Bucal ao Alcance do Clínico Geral, voltado para dentistas que necessitam de mais informações sobre o campo da estomatologia.
O câncer de boca - que inclui os tumores malignos de lábios e da cavidade oral - é a quinta neoplasia mais freqüente em homens e a sétima neoplasia mais freqüente em mulheres no Brasil. O tratamento é feito por meio de cirurgia para retirada do tumor, podendo ser empregadas também a radioterapia e/ou a quimioterapia. “O diagnóstico da doença é de responsabilidade do dentista, devendo ser realizado precocemente. A rapidez do diagnóstico implica em uma maior taxa de sobrevida dos pacientes. Sendo a cavidade bucal um órgão que permite a visão direta, supõe-se que existiria uma maior probabilidade de diagnósticos precoces de lesões bucais, diferentemente de outros órgãos como mama, intestino e pulmão, por exemplo. Mas ainda observamos muitos casos de câncer bucal diagnosticados tardiamente no Brasil. Muitos pacientes apresentam-se na primeira consulta com lesões em estágios avançados. Outros visitam vários profissionais de saúde até a conclusão do diagnóstico”, observa a coordenadora do Curso de Diagnóstico Bucal ao Alcance do Clínico Geral.
Renata Tucci explica que 95% dos tumores na boca desenvolvem-se na forma de carcinoma epidermóide. "Ou seja, aparecem como uma ferida que nunca cicatriza e que cresce progressiva e rapidamente, infiltrando-se nos tecidos vizinhos. Esta ferida não indica necessariamente a presença de câncer, mas é preciso investigar. Ao notar qualquer lesão suspeita na boca do paciente, o dentista deve ser orientado a encaminhá-lo a um estomatologista", explica a dentista.
O CEDOC - Centro de Diagnóstico Odontológico do CETAO - disponibiliza uma equipe clínica capacitada para diagnosticar as lesões que acometem a cavidade bucal. Além do atendimento clínico, o CEDOC conta com patologistas bucais que analisam biópsias, citologias esfoliativas, punções aspirativas e qualquer outro procedimento realizado no consultório do dentista que necessite de avaliação histopatológica. Saiba mais sobre este trabalho em : http://www.cetao.com.br/image/cedocnovo

Informações sobre o Curso
Data: 08 e 15 de maio - sábado (8 h/a)
Horário: 8h00 às 12h00
Informações e inscrições: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=76&idc=19

SERVIÇO: O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 12 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior.
http://www.cetao.com.br/
http://carreiraodontologica.wordpress.com/
http://twitter.com/cetao
*
*
*
Publicidade:
FIQUE POR DENTRO DAS OPORTUNIDADES:
Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.