FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CDHU vai construir primeiro conjunto habitacional exclusivo para idosos de baixa renda

Legenda: (centro) O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, durante a assinatura do contrato para a construção do primeiro conjunto do Programa Vila Dignidade.


Companhia assinou hoje contrato com empreiteira e deu ordem de serviço para a construção imediata do primeiro conjunto do Programa Vila Dignidade, no município de Avaré

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) autorizou o início da construção do primeiro conjunto habitacional do Programa Vila Dignidade, desenvolvido pelo Governo do Estado para promover moradia digna e apoio social aos idosos de baixa renda. O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, assinou hoje o contrato para início das obras de um empreendimento com 22 casas no município de
Avaré. O condomínio terá infraestrutura completa e um centro de convivência. O investimento será de R$ 1,8 milhão.
O Programa Vila Dignidade prevê a construção de pequenas vilas, projetadas com base nos conceitos do Desenho Universal, com casas e infraestrutura urbana adaptadas às necessidades daquela população. Além disso, os moradores terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer. Trata-se de uma ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com as prefeituras paulistas. "Os problemas de São Paulo só podem ser resolvidos com o esforço conjunto de todas as secretarias", disse a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Solidariedade, Mônica Serra, durante o lançamento do Programa, em abril deste ano.
"O atendimento à população idosa é uma das prioridades do governador José Serra. O Programa Vila Dignidade é um dos projetos mais importantes do Governo do Estado", disse Lair Krähenbühl. O empreendimento de Avaré, na Rua João Manoel Fernandes, Bairro de Santa Cruz, será o pioneiro dos sete conjuntos desta fase piloto do programa. A Secretaria da Habitação vai investir inicialmente R$ 10 milhões na construção das primeiras 120 unidades que, além de Avaré, contemplam os municípios de Cubatão, Caraguatatuba, Itapeva, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Santos. Em seguida, o Governo deve expandir o programa para todo o Estado.
A obra de Avaré será realizada pela Construtora Sequência, vencedora da licitação. Além das moradias, inclui o espaço de convivência, terraplanagem, muros de arrimo, equipamentos de lazer, calçadas, pavimentação, instalações elétricas e de água, e outros serviços que completam a infraestrutura. "Nós construímos o primeiro conjunto habitacional de Avaré. Agora, será uma honra erguermos um empreendimento tão importante especialmente para os idosos", disse Aristides Mariutti Filho, diretor da Sequência.

Programa Vila Dignidade - Os empreendimentos do Programa Vila Dignidade serão todos horizontais, com até 24 unidades habitacionais, com sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Vários itens de segurança e acessibilidade foram introduzidos nos projetos, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.
Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. Os conjuntos terão projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contarão, ainda, com salão para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos, dentre outras.
As demandas serão indicadas pelos conselhos municipais de idosos. Os candidatos a participar do Programa Vila Dignidade devem ter 60 anos ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos
familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos no município.
Desenho Universal - Os imóveis são projetados segundo os parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.
O Programa Vila Dignidade visa também, atender às diretrizes do Plano Estadual para a Pessoa Idosa? Futuridade, do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, criado em razão do crescente envelhecimento da população paulista.
O objetivo é assegurar melhor qualidade de vida a pessoas nessa faixa etária. O "Futuridade" também busca sensibilizar governos municipais, idosos, famílias, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância da construção e fortalecimento de uma rede de atenção (com
ações e serviços) voltada para a pessoa idosa.
A população idosa somava 6% do total no Estado de São Paulo em 1980. Hoje, ultrapassa 10%. São mais de quatro milhões de pessoas com 60 ou mais.
O secretário de Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, explicou a necessidade de um programa específico para o idoso. "Enquanto a população total no Brasil cresceu 21% de 1997 a 2007, a população de idosos acima de 60 anos cresceu 47,8%, mais que o dobro. E as pessoas com mais de 80 anos representam um aumento de 86%. As pessoas estão vivendo mais, graças às melhorias das políticas públicas e precisam viver com qualidade", disse o secretário. "Este programa é uma ação pioneira no Brasil".
*
*
*
*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.