Nossos Vídeos

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lei Maria da Penha precisa de revisão

Para especialista, algumas decisões preconceituosas contrariam a Lei que deveria agir na violência contra a mulher

A Lei Maria da Penha, instituída para proteger a mulher contra a violência doméstica e familiar, possibilitou que agressores fossem presos em flagrante ou tivessem sua prisão preventiva decretada. Pela Lei, eles também não podem ser punidos com penas alternativas, terão aumento no tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, além de medidas vão desde a saída do agressor do domicílio até a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.


Ultimamente, a Lei tem sido motivo de polêmicas, principalmente, no que tange sua aplicação a casos em que a união não é estável. O último exemplo foi o caso de Eliza Samudio, que teve negada as medidas de proteção previstas na Lei, em que o agressor seria Bruno, goleiro do Flamengo. O motivo foi “sob pena de banalizar a finalidade da Lei Maria da Penha”.
De acordo com Pedro Lessi*, especialista em Direito de Família, a Lei Maria da Penha precisa ser revista, pois algumas decisões não tem sido favoráveis às mulheres vítimas de agressão. Ele acredita, por exemplo, que a juíza errou em ter negado proteção no caso de Eliza. "A interpretação da Lei tem sido de maneira subjetiva. Talvez, com outra interpretação a garota poderia ter recebido algum tipo de orientação no intuito de evitar o pior. Acho que houve certo preconceito, pois foi negada a proteção sob alegação de que a garota seria apenas uma ‘ficante’ do goleiro. 'Ficante' também é mulher e ser humano”.

Lessi acredita que a Lei necessita de mudanças, pois algumas condenações que supostamente deveriam coibir a violência contra a mulher não estão sendo feitas. Para ele, a aplicação da Lei é pelo princípio da especialidade, legal e de igualdade na defesa da mulher em qualquer circunstância. “A Lei Maria da Penha deve ser aplicada em todos os casos de violência contra a mulher. Não é necessário morar cinco ou dez anos com a pessoa para se caracterizar uma união afetiva e justificar a aplicabilidade da Lei”, finaliza.

* Pedro Lessi é formado em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito de Família, Civil, Processual Civil, Tributário e Imobiliário, Empresarial, pela Columbus University, em Ohio, EUA. Lecionou na PUC-SP. Fundou o Lessi e Advogados Associados; o IDELOS - Instituto Brasileiro de Defesa dos Lojistas de Shopping; a ANDEFAC - Associação em Defesa das Famílias Carentes,
O escritório Lessi e Advogados Associados é composto por especialistas e parceiros de todas as áreas do Direito: do Comercial ao Civil, do Administrativo ao Internacional, atuando, também, nas áreas: Trabalho, Familiar, Ambiental, Agrobusiness, Direito Bancário e Empresarial, Penal, Ambiental e Humanitária.

EVENTO COMEMORA O 22o. ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES

Ação comemorativa criada por estilista da Bahia e escolhida através de Edital acontecerá na Casa das Caldeiras em São Paulo, dia 18 de agosto


Através da moda, da música e de imagens de comunidades negras pelo mundo, a Fundação Cultural Palmares comemorará 22 anos de atividade num grande evento no dia 18 de agosto, quarta-feira, às 20 horas, na Casa das Caldeiras, em São Paulo. O evento será gratuito e aberto para a população, e contará com o desfile de moda afro do estilista Rodnei Costa, da marca Costa & Ribeiro, com a apresentação do vídeo de tribos africanas e comunidades afrodescendentes, além dos shows da cantora Mariella Santiago e da banda Eletropercussiva.

O evento será uma das atividades comemorativas do aniversário da Fundação Cultural Palmares, que em junho lançou um edital nacional para projetos de eventos com a temática da cultura negra. O vencedor do edital foi o estilista Rodnei Costa, da Bahia, que idealizou a grande festa onde a moda, a música e as imagens do cotidiano das comunidades afrodescendentes atuam ao mesmo tempo para reforçar a beleza da cultura negra e elevar a autoestima dessa população.

Para Rodnei Costa "a maneira como nos vestimos é uma das formas que temos para dizer ao mundo, quem somos. A música que ouvimos expressa rítmica e verbalmente todos os nossos sentimentos, e quando nossa imagem é mostrada, acreditamos que fazemos parte desse mundo, que somos importantes e que junto a outras culturas, tornamos um mundo mais igual e feliz."

A cantora Mariella Santiago já gravou com Sting, cantou com Gilberto Gil e Carlinhos Brown. Seu primeiro CD foi lançado em 2002, Brasken de Cultura e Arte, tem as participações como Hermeto Pascoal, Carlinhos Brown e Dj Dolores. Nos últimos anos, além de dedicar-se ao trabalho solo, colaborou com vários artistas, dentre eles Gilberto Gil e Carlinhos Brown, como vocalista. Seu novo trabalho traz Calunga Exuberante, um baião-trance, feito com o amigo Chico César.

Nascida em Salvador, a banda Eletropercussiva é a junção de referências de blocos afros com a linguagem contemporânea do Hip-Hop. Este gênero apresenta-se como uma leitura inovadora atrelada a influência de outros ritmos como o reggae, samba, ragga, funk e dub. O som do grupo é uma mistura dos elementos analógicos e digitais como os tambores, as pickups, samplers, baixo e guitarra comandados pelos cantores e MC's. A Eletropercussiva já lançou dois cds desde a sua criação: o ´Eletropercussiva´ (de 2005) e ´O Universo Coletivo´ (de 2007).


Sobre a Fundação Cultural Palmares

A Fundação Cultural Palmares é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura, que formula e implanta políticas públicas que têm o objetivo de potencializar a participação da população negra brasileira no processo de desenvolvimento, a partir de sua história e cultura. Tem a missão de promover a preservação, a proteção e a disseminação da cultura negra visando à inclusão e ao desenvolvimento da população negra no Brasil.


SERVIÇO:

EVENTO DE COMEMORAÇÃO DOS 22 ANOS DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES
Local: Casa das Caldeiras - Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca - Tels.: (11) 3873.6696
Data e horário: 18 de agosto, 20 horas
Serão três desfiles: moda praia, street wear e alta costura. Mariella Santiado e a banda Eletropercusiva sobem juntos ao palco para encerrar o evento.

ENTRADA GRATUITA E LIVRE
Acesso para deficientes
Informações para público: (11) 3873.6696

“Nosso Lar” é uma superprodução do cinema nacional



O filme Nosso Lar chega aos cinemas em 3 de setembro como a maior produção cinematográfica nacional já realizada. Em seu processo de filmagem, registrou números expressivos tanto na quantidade de pessoas envolvidas como na montagem de uma locação e no figurino. Somente para a cena “Segunda Guerra”, cerca de mil pessoas foram mobilizadas no set. A locação das cenas do Umbral foram realizadas em uma pedreira no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que possuía 10 mil metros quadrados (duas vezes o tamanho do Estádio do Maracanã), onde foram utilizados oito quilômetros de cabo e as luzes foram erguidas a mais de 50 metros de altura. Para adequar o figurino dos atores ao desenrolar da trama, 1.500 peças sofreram transformações. Baseado no livro de Chico Xavier, o longa tem direção de Wagner de Assis, com Iafa Britz (“Se Eu Fosse Você 1”) à frente da produção. Ingressos antecipados para o filme já podem ser adquiridos no site http://www.nossolarofilme.com.br/  

A vida após a morte é o tema central desse drama sobre a transformação de um homem em sua surpreendente experiência no plano superior. Com uma direção de arte grandiosa e efeitos especiais jamais vistos em produções locais, o longa leva às telas a mais importante obra do médium mineiro Chico Xavier que, através de relatos do espírito do médico André Luiz, descreve em detalhes a vida em “Nosso Lar”. A trilha sonora é de Philip Glass, fotografia de Ueli Steiger e efeitos visuais da canadense Intelligent Creatures. O elenco é formado por Renato Prieto como André Luiz, Fernando Alves Pinto, Rosanne Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schünemann, Clemente Viscaíno, Ana Rosa, Othon Bastos e Paulo Goulart.

SEBRAE MÓVEL chega ao Sapopemba

Nesta sexta-feira (20/08), a unidade móvel do Sebrae estará atendendo no Mercado Municipal do Sapopemba, no 7.911 da Av. Sapopemba, e voltará nos dias 26 e 27. Numa parceria entre a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), o objetivo é trazer atendimento gratuito e qualificado aos pequenos comerciantes, formais e informais da região, ao trazer próximo de centros comerciais, um escritório montado em uma van customizada que irá orientar os empreendedores em como formalizar seu empreendimento, e àqueles que estão pensando em abrir um negócio, como devem fazer, quais os passos a seguir. Com a consultoria especializada de analistas do próprio Sebrae-SP, e uma rede informatizada na van, conectada com o escritório central, e TV para apresentações, há orientação também sobre o aprimoramento na gestão de negócios já estabelecidos e até informações sobre abertura de crédito.



Segundo a organização do Sebrae, uma das maiores procuras dos empreendedores, é sobre o sistema MEI (Microempreendedor Individual), que facilita a formalização de negócios sem sócios com faturamento de até R$ 36 mil ao ano.



Depois do período no Sapopemba, a unidade móvel do Sebrae-SP estará na região de Vila Prudente, nos dias 30 e 31/08.



Serviço:
Sebrae Móvel no Sapopemba
Quando: dias 20, 26 e 27/08, das 9h às 17h.
Local: Mercado Municipal Antonio Gomes (Sapopemba) - Av. Sapopemba, 7.911
E dias 30 e 31/08, no estacionamento do Banco Santander - R. Orfanato, 80.

Centro de Combate a Homofobia comemora quatro anos de atendimento

O Centro de Combate a Homofobia (CCH), inaugurado em 2006 por iniciativa da Secretaria de Participação e Parceria, completou no dia 28 de junho quatro anos de atendimento à população LGBT vítima de violência e ou discriminação. O CCH funciona por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads) e a Comissão Municipal de Direitos Humanos.

O objetivo do centro é dar orientação e prestar atendimento às vítimas que sofreram qualquer forma de intolerância, discriminação, exclusão e desrespeito por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. As denúncias são encaminhadas, de acordo com a competência, para diversos órgãos. Para quem não tem condições de arcar com o custo de um advogado particular, o centro possui uma parceria com a Defensoria Pública do Estado para atendimento gratuito.

O atendimento multidisciplinar abrange as áreas jurídica, social e psicológica. Existe também a possibilidade de encaminhar as demandas via internet e telefone. Os profissionais do Centro auxiliam na mediação e resolução de conflitos em parceria com a rede de direitos humanos. No ano de 2009 foram registrados mais de 250 atendimentos.

No ano de inauguração do centro foram atendidos 48 casos, sendo que a metade foi na área jurídica. O centro procura atender as pessoas das mais diversas formas, oferecendo serviços como o de inclusão em programas sociais. As questões psicológicas e sociais envolvidas não são deixadas de lado. Em 2007 a freqüência dos atendimentos cresceu significativamente, chegando a 111 casos atendidos. Até a metade deste ano foram registrados 134 casos.



Prevenção
A prevenção da homofobia também é foco do trabalho realizado pelo CCH. Gustavo Menezes, coordenador do centro explica que alguns casos de discriminação acontecem por falta de conhecimento da sociedade com relação à diversidade sexual. Por isso, o centro possui um importante trabalho de sensibilizar, principalmente os equipamentos da Prefeitura, para compreender a população LGBT e suas especificidades. "A partir do momento que se entra em contato com o assunto, ele deixa de ser tabu, e as pessoas passam a lidar com ele de maneira mais natural", afirma Menezes.

Este trabalho realizado ao longo de quatro anos produziu o conteúdo para a construção do Mapa da Homofobia, desenvolvido pelo núcleo de informação da Cads. O estudo vai pautar as ações e intervenções necessárias para a proteção da população em áreas de risco, apontadas pelo mapa, bem como monitorar a eficácia de políticas públicas para os munícipes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais propostas pela Prefeitura.



Serviço:

CCH - Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia
Local: Pátio do Colégio, 5 - Centro - 1º andar
Tel.: (11) 3105-4521/3106-8780/3115-2616
E-mail: cch@prefeitura.sp.gov.br
Horário de atendimento: das 9h às 18h

Curta metragem faz nevar em viela do Parque do Carmo

Em plena tarde de sol da última quinta-feira, 12/08, nevou no distrito do Parque do Carmo. A neve era de mentira, lançada por máquinas de fazer espuma, mas não se tratava de nenhuma brincadeira. A Subprefeitura Itaquera acompanhou e apoiou a equipe de filmagem que gravava o curta metragem "A Grande Viagem", iniciativa que quebrou a rotina dos moradores da Rua Toledo Castelanos. Os vizinhos ficaram impressionados ao ver o muro da Viela 4 todo grafitado com desenhos e palavras em alemão e inglês, que faziam parte da representação do muro de Berlim, cidade por onde viajavam os protagonistas da película.

A diretora e roteirista Caroline Fioratti conta que a locação apareceu por acaso. "Viemos filmar dentro do Parque do Carmo, que eu não conhecia e achei incrível. Para aproveitar o dia de filmagem procuramos um muro próximo ao parque e descobrimos essa viela bem propícia ao dar uma volta pela região." relata. O curta retrata a história de um avô que vendeu guias de viagem durante sua vida inteira, mas nunca viajou. Após ser diagnosticado com mal de Alzheimer inicia uma incrível viagem através da imaginação ao lado de seu neto. A história é contada do ponto de vista da criança, mostrando aspectos comuns da infância e da terceira idade. É bonito, pois, não se trata de um filme sobre a doença, é mais sobre a imaginação do netinho", comentou o ator Abrahão Farc, que vive o idoso no curta.

Moradores curiosos pararam tudo o que estavam fazendo e ficaram olhando o cenário que quebrou a calma rotina da região. "Estou achando o máximo, nem tive coragem de levar minha filha na escola ainda para não deixar de ver a neve", comenta animada a dona de casa Maria José Gomes ao lado dos filhos. O que mais impressionava era a quantidade de sal grosso sobre o chão imitando neve e a névoa que caía apesar do sol forte. Muitas frases como "Einegro Reise be" e "Save our planet", respectivamente em alemão e inglês reforçavam a sensação de se estar diante do maior símbolo da Guerra Fria. Assuntos sérios como memória, perda, sonho e morte estão presentes na produção, concretizada após o roteiro ser premiado em um concurso do Ministério da Cultura.

Subprefeitura Itaquera coordena corte emergencial de árvores

Nesta terça-feira, 17/08, equipes da Supervisão de Áreas Verdes da Subprefeitura Itaquera acompanhados da Defesa Civil, Guarda Ambiental e Corpo de Bombeiros foram acionadas em caráter de emergência para realizar corte de dois eucaliptos que ameaçavam cair sobre moradias na Rua Jerônimo de Abreu do Vale no Jardim Nossa Senhora do Carmo.

A operação de remoção começou logo pela manhã, pois ambos exemplares estavam com os troncos inteiramente danificados por machadadas. A população, preocupada com a situação de risco, ficou aliviada ao ver que o problema foi resolvido. “Isso poderia ser uma tragédia. O medo da gente é que caiam sobre nossas casas. Agora que eles estão removendo, o perigo vai embora”, relatou preocupada, a moradora Gildete F. Souza.

O trabalho coordenado entre os diversos órgãos foi de grande importância para realizar o corte dos eucaliptos e garantir segurança aos moradores. “Não corremos o risco de retirar as árvores através do processo de queda livre. Extraímos pedaço por pedaço”, afirma o Tenente Jairo Zapata, do Corpo de Bombeiro de Itaquera.

A Vida com ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica

A trajetória de quem viveu por nove anos com esclerose lateral amiotrófica.

A cada 90 minutos alguém é diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A Doença de Neurônio Motor (DNM), como também é chamada, é uma doença neurológica que causa paralisia progressiva em praticamente todos os músculos esqueléticos, comprometendo a motricidade dos membros, a fala e, até mesmo, a respiração.


Quando Mauricio Cukierkorn, então com 62 anos de idade, recebeu o diagnóstico de ELA, sua família se mobilizou para oferecer a melhor qualidade de vida possível ao paciente e para buscar informações sobre as melhores opções de tratamento para a doença.



De natureza fatal, o engenheiro viveu nove anos com a doença, muito mais do que a estimativa - os pacientes frequentemente vivem de três a cinco anos após o início da dos sintomas. Vivendo cada dia com disposição e força de vontade, Maurício não 'abandonou' o trabalho totalmente e as horas de lazer foram valorizadas, tudo com o apoio da família que foi fundamental durante todo o tratamento. A experiência de cuidar do pai e dedicar carinho e apoio para com ele resultou em um livro, em que a filha, Flora Cukierkorn Diskin descreve toda a trajetória de suas vidas desde o momento que descobriram a doença na família.



O objetivo de 'Viver sem Morrer - a vida com ELA - esclerose lateral amiotrófica' não é contar a história de vida de uma pessoa com a doença, mas sim explicar as diferentes fases da doença, como ela interage com o corpo do paciente, seus mistérios e como tratá-la, e o mais importante. A autora também mostra como o carinho e cuidado com quem tem ELA é essencial e renovador para o doente.



Dentre os principais sintomas de ELA, os mais comuns são: fraqueza ou cãimbra muscular nos membros, contrações musculares espontâneas no corpo, enrigecimento dos membros, fala comprometida e dificuldade para deglutir. "Meu pai passou por tudo isso e a família procurou proporcionar bons momentos a ele, estando ao seu lado durante o tratamento, ressaltando a importância do amor dado ao doente e a necessidade de mostrar que cada dia a mais na vida vale a pena", explica Flora.



De acordo com a autora, a obra demonstra que o carinho e os cuidados adequados auxiliam de forma decisiva no tratamento, amenizando o sofrimento do paciente. "Quando deixamos um doente isolado, ele acaba desistindo de viver, por isso os cuidados são importantes para encorajá-lo em busca da cura", afirma.



Outro destaque da história fica por conta da força de vontade de Maurício, o que permitiu superar as expectativas dos médicos. Flora diz que "nos nove anos de tratamento do meu pai houve dor, sofrimento, mas também oportunidade de vivenciar conquistas, aprendendo muito a seu lado em momentos importantes."



Ao longo dos capítulos, médicos que auxiliaram no tratamento de Maurício falam da doença e relatam um aprendizado bilateral, explicando ELA nos seus detalhes por meio de uma linguagem simples e direta. "O livro traz um grande aprendizado, expondo as particularidades da doença que para alguns ainda é desconhecida", ressalta Dr. Acary Souza Bulle Oliveira, neurologista que acompanhou toda a trajetória de Maurício, e diretor fundador da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (ABrELA).



'Viver sem Morrer' é um lançamento da Editora Manole. Parte da renda do livro será revertida para a Abrela.





Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA

Doença rara (com incidência ao redor de 1,5 caso/100.000 pessoas por ano), a esclerose lateral amiotrófica - ELA, também chamada por Doença de Lou Gehrig ou doença do neurônio motor (DNM), é uma condição neurodegenerativa progressiva, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores do cérebro (neurônio motor superior - NMS) e da medula nervosa (neurônio motor inferior - NMI). O termo esclerose lateral refere-se ao 'endurecimento' do corno lateral da medula espinhal, no qual se localizam fibras nervosas oriundas de neurônios motores superiores, formando o trato cortico-espinhal lateral. A condição é de etiologia desconhecida e, até o momento, não há cura. O estágio final da doença é dramático: os pacientes ficam no leito, sem movimentos, com respirador artificial, com alimentação via sonda e comunicação comprometida, muitas vezes só conseguida por meio de movimentos oculares.

Sobre a Autora:

Flora Cukierkorn Diskin - Formou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seguida, em 1990, estudou decoração de interiores. Inspirada no pai, Mauricio Cukierkorn, engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), especializou-se nas áreas de construção e reformas, bem como de decoração de imóveis comerciais e residenciais. Obteve reconhecimento por trabalhos em arquitetura de interiores em diversas publicações.



Serviço:
Livro - 'Viver sem Morrer - A VIDA COM ELA - esclerose lateral amiotrófica'
Autora - Flora Cukierkorn Diskin
Minha Editora - Selo Editorial Manole, 2010
Páginas - 112 páginas
ISBN - 978 85 7868 013 8
Preço sugerido - R$27,00

Em cartaz: sustentabilidade

O filme Time Track, que narra a história da Terra desde a explosão do Big Bang até a formação de vida no planeta, será exibido gratuitamente durante a 3ª edição da Eco Business, feira de sustentabilidade que acontece no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo, de 31 de agosto a 02 de setembro. Em 3D, o curta de 23 minutos será transmitido em 10 sessões diárias. Não é necessário fazer agendamento. A dica também é conhecer a Biblioteca Sustentável, um acervo com mais de 500 títulos sobre o tema ao alcance de todos.

Sobre o filme

O narrador percorre as eras de formação de vida na Terra e aos passar dos séculos, chega às revoluções industriais e tecnológicas, dando início a uma rápida degradação do mundo. Produzido pela Full Entreteniment, tem como principal objetivo difundir a cultura da sustentabilidade e faz com que o público reflita sobre suas ações perante o meio ambiente, abordando uma mensagem de respeito aos recursos naturais.

Serviço:
Cinema 3D - Time Track
GRATUITO
Datas: de 31/08 a 02/09
Sessões 13h30 / 14h15 / 15h / 15h45 / 16h30 / 17h15 / 18h/ 18h45 / 19h30 / 20h

ECO Business 2010
Horário da Feira ECO Business: das 13 às 21 horas
Horário do Congresso ECO Business: das 9h às 17 horas
Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (SP)
Mais informações: www.ecobusiness.net.br

Última semana da peça "Cartas a um jovem poeta"



Última semana da peça "Cartas a um jovem poeta" em cartaz na Vila Formosa

O espetáculo "Cartas a um jovem poeta", em cartaz desde o dia 23 de julho no Teatro Zanoni Ferrite (Av. Renata, 163, dentro da Biblioteca Paulo Setúbal) está em sua última semana de apresentações, sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. Na próxima sexta-feira (20/08) haverá debate com o público e sorteio do livro no qual a peça é baseada.

Com adaptação e interpretação de Ivo Müller, direção de Cláudio Cabral e supervisão de Arieta Corrêa, a história é baseada no livro de Rainer Maria Rilke, um dos maiores autores do século XX. Através de cartas, poemas e trechos de romances do escritor, a peça trata de temas como a formação humana e a criação artística.

Serviço:

Espetáculo "Cartas a um jovem poeta" no Teatro Zanoni Ferrite
Endereço: Av. Renata, 163 (dentro da biblioteca Paulo Setúbal)
Horários: sextas e sábados às 21h e domingos às 19h
Ingressos: R$ 5 e R$ 10
http://www.cartasaumjovempoeta.com.br/

LUZ PIORA CRISES DE ENXAQUECA EM ATÉ 40% DOS CASOS

Pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cefaleia revela, também, que deficientes visuais são mais sensíveis a outros estímulos externos

A exposição prolongada ao barulho e a luz intensos, em especial a luz do sol foi relatado como desencadeador de crises de enxaqueca em 30% a 40% dos casos, segundo estudo coordenado pelo neurologista Dr. Elcio Juliato Piovesan , da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Pacientes com enxaqueca apresentam uma maior suscetibilidade a estímulos externos. No período entre as crises ou durante, esse perfil de paciente é mais suscetível a luminosidade. De acordo com o Dr. Piovesan, isso acontece porque os pacientes com enxaqueca apresentam um estado de sensibilidade maior. "A luz é um estímulo externo que acentua esta hipersensibilidade que o paciente apresenta e a região do cérebro que é mais sensível a estas alterações é o lobo occipital - responsável por processar os estímulos visuais", explica.

Algumas doenças no olho que levam a cegueira, principalmente o glaucoma agudo, estão associadas a dores na cabeça ou no olho, mas as características clínicas dessa dor diferem de enxaqueca. "As cefaleias causadas por erros de refração visual (problemas de visão) causam cefaleias secundárias que são muito diferentes das cefaléias primárias como é o caso da enxaqueca". Ainda segundo o neurologista, o que pode acontecer é que um paciente com enxaqueca que apresentar um problema visual pode ser mais difícil controlar as crises de enxaqueca. "Muito facilmente quando corrigimos os erros visuais o paciente melhora a própria enxaqueca", complementa.
Existem algumas formas de prevenir a fotofobia (aversão a luz). Medicamentos que aumentam a resistência do lobo occipital devem ser as medidas mais adequadas e, em casos agudos, a limitação a exposição a luz auxiliam no tratamento.

Deficientes visuais

O estudo investigou a relação da enxaqueca e o estimulo visual luminoso em pessoas com ausência total e com ausência parcial de visão. O que pode ser observado é que a prevalência de enxaqueca não foi influenciada pela perda total ou parcial da visão. Em média, os pacientes entrevistados têm quase 28 horas de enxaqueca por mês e 96% delas são moderadas ou severas.

Uma das causas de agravamento da dor é a fonofobia - sensibilidade ou aversão ao barulho. Retratada por uma alta taxa de pacientes cegos, para 96,6% deles o barulho agrava a crise de enxaqueca. No entanto, pacientes não completamente cegos indicam a fotofobia - a aversão a luz - como causa de agravamento da dor.

Em pessoas com deficiência visual a região do córtex occipital, responsável por absorver o estímulo visual, perde essa função, mas não fica inativa. Essa área passa a colaborar com a recepção de estímulos táteis e auditivos, por exemplo. Para Dr. Piovesan, o estudo demonstra que o cérebro é um sistema extremamente dinâmico e que as várias formas de sensibilidade interagem entre si para que o paciente consiga manter o máximo de contato com o meio externo. "Quando nós perdemos a visão esta região do cérebro passa a exercer outras funções para deixar o cérebro mais sensível a outras formas de sensibilidade como é o caso do tato, do olfato e da audição. Isto nos mostrou porque os pacientes que apresentam enxaqueca podem piorar as suas dores de cabeça com os diferentes tipos de estímulos (visuais - fotofobia; auditivos-fonofobia; odores-osmofobia; tato-alodinia).

O comportamento de um paciente cego durante uma crise é diferente de pacientes com visão subnormal ou normal. Segundo a pesquisa, pacientes com deficiência visual apresentam maior intensidade de dor durante a crise, no entanto, as causas ainda não foram descobertas.

Enxaqueca

A enxaqueca é uma patologia que apresenta as fases premonitória, de aura e de cefaléia e sintomas associados.

Fase premonitória- na fase premonitória são sintomas que antecedem as dores de cabeça entre 6-48 horas antes do início da cefaléia. Os sintomas premonitórios podem ser fotofobia, e osmofobia.

Fase de aura - aura é uma manifestação clínica em que o paciente apresenta alterações visuais que antecedem a dor de cabeça do paciente em até 60 minutos. Aura visual tem uma duração de 5 minutos até 60 minutos

Fase de cefaléia - A dor de cabeça da enxaqueca tem duração de 4-72 horas nos adultos e de 2-48 horas na faixa pediátrica (até 14 anos), a cefaléia é pulsátil, com náuseas e vômitos, foto e fonofobia, piora quando deambula (anda, corre ou outro atividade física).

XXIV Congresso Brasileiro de Cefaleia

Data: 7 a 9 de outubro de 2010
Local: Serrano Resort Convenções &SPA
Av. das Hortênsias, 1480 Centro - Gramado/RS
http://www.sbcefaleia.com/gramado/

TRIBUTO A RAUL SEIXAS

Roberto Tamura assina contrato para nova sede da Subprefeitura Itaquera

Subprefeito, Roberto Tamura assina o contrato de aluguel da nova sede com o Sr. Ivo Louzada, proprietário do imóvel.


Na manhã desta quarta-feira, 18/08, o subprefeito de Itaquera, Roberto Tamura, assinou contrato para a transferência da sede da Subprefeitura Itaquera para o antigo Shopping Itaquera, também conhecido como "shoppinho". A mudança é necessária já que a atual subprefeitura cederá lugar a um complexo cultural de primeiro mundo, e a primeira etapa é a construção da Biblioteca Municipal Sergio Buarque de Holanda que já está em andamento. Cerca de 50 pessoas acompanharam a assinatura, no atual gabinete do subprefeito.

Durante três meses foram analisados 10 prédios com o intuito de escolher um que agregasse todos os funcionários da subprefeitura em um único espaço, tivesse boa localização e oferecesse boa qualidade de atendimento aos munícipes. Por possuir 6. 538 m² de área construída e ser próximo do centro de Itaquera, na avenida Carlos Augusto Baumann, o shoppinho foi avaliado como o local mais apropriado. O imóvel ainda passará por uma reforma que custará cerca de 800 mil reais, e segundo o subprefeito de Itaquera, o dinheiro que será investido já foi liberado pela Prefeitura, conforme publicação no Diário Oficial na semana passada. A mudança da Subprefeitura Itaquera para o novo prédio está prevista para ser concluída em 3 meses, após a reforma e adaptações necessárias para sua implantação.

"Teremos mais eficiência no atendimento à população, além de agregar todos os funcionários em um só local fazendo com que tenhamos maior agilidade no serviço público. Hoje os departamentos estão separados, afastados, perde-se muito tempo em deslocamentos. Com a nova sede teremos todos os coordenadores reunidos, aumentando assim a eficácia na solução de cada questão", diz Roberto Tamura.

A nova sede possui espaço suficiente para abrigar o gabinete com todas as suas coordenadorias, além de duas salas de cinema que serão preservadas para que haja cursos de capacitação para os servidores e que sejam utilizadas como local de aprimoramento de atividades culturais, como grupos de teatro e dança.

Antes de assinar o contrato, o proprietário do local, Ivo Louzada, discorreu sobre as melhorias que ocorrerão com a mudança de prédio. "Vamos trazer a subprefeitura para um local que será satisfatório por sua infra estrutura e a facilidade em relação ao transporte público", diz Ivo Louzada.

Perguntado se a Subprefeitura Itaquera está se mudando em caráter definitivo, Roberto Tamura explicou planos a mais longo prazo. "O prefeito Gilberto Kassab possui um projeto de construir novos prédios para as 31 subprefeituras, agregando diversos órgãos como o conselho tutelar, supervisões de saúde, educação e segurança em um mesmo espaço de cerca de 15 mil m². E Itaquera seria uma das primeiras regiões contempladas, já estamos até de olho num terreno", detalhou.

Artur Alvim ganha primeira unidade SOS

A SOS Educação Profissional acaba de inaugurar sua primeira unidade do bairro paulistano de Artur Alvim. Localizada na Rua Maciel Monteiro, 408, a SOS Artur Alvim oferecerá na região cursos profissionalizantes e de inglês.

A escola que tem capacidade para 500 alunos e conta com laboratórios com equipamentos para aulas de designer gráfico e web designer, aulas teóricas e práticas para cursos de montagem e manutenção de computadores. Além disso, a SOS Artur Alvim também tem duas salas que serão utilizadas para aulas de inglês e o curso de assistente administrativo.

Um diferencial da nova SOS é “Espaço Recreativo”, local destinado ao descanso e lazer dos alunos, equipado com jogos, vídeo game, mesa de ping-pong, acesso à internet e café.

Como promoção de inauguração a escola está oferecendo, até o fim de agosto, 30% de desconto no valor total dos cursos contratados. Já os alunos que optarem por mais de um curso também receberão um desconto extra.

Unidade Artur Alvim / SP
Rua Maciel Monteiro, 408 – Bairro Artur Alvim – São Paulo – SP – Fone: (11) 2254-0215


Sobre a SOS Educação Profissional

Com mais de 27 anos de existência, a SOS Educação Profissional é uma rede de ensino técnico e profissionalizante de com mais de 300 escolas em todo o País. Pertencente desde 2010 ao Grupo Multi – maior grupo de franquias educacionais do Brasil e detentor das marcas Wizard, Skill, Alps, People e Microlins – a rede oferece 21 cursos profissionalizantes com foco diferentes áreas do conhecimento, como informática, finanças,empreendedorismo, gestão de projetos, telemarketing e áudio e vídeo, além de cursos técnicos reconhecidos pelo MEC em Informática e Administração.

Recentemente, a SOS passou a oferecer também cursos de inglês, com o objetivo de oferecer uma proposta de ensino ainda mais completa para seus alunos.

Shopping Boulevard Tatuapé realiza pela primeira vez o Tatuapé Collection

Desfile com Paulo Zulu mostrará as tendências para o Verão 2011

O Shopping Boulevard Tatuapé realiza na próxima semana um verdadeiro evento de moda. Nos dia 18 e 19 de agosto a 6ª edição do Tatuapé Collection transformará a praça de eventos do empreendimento numa verdadeira passarela com desfiles exclusivos, de cerca de 40 lojistas, que mostrará as principais tendências de moda de Verão 2011 para o público masculino, feminino e infantil.

Nos dois dias, os desfiles acontecem às 19h c om a participação do modelo Paulo Zulu.

Segundo a gerente de marketing, Andréia Perini, o evento, que acontece pela primeira vez no Boulevard Tatuapé, é de grande importância para os visitantes do shopping e os lojistas. “Além de apresentar as tendências do mundo da moda, a ação aumentará o fluxo de pessoas e de vendas. O evento só tem a agregar valor ao Shopping Metrô Boulevard Tatuapé”, afirma.

A 6ª edição do Tatuapé Collection acontece em parceria com o Shopping Metrô Tatuapé, transformando a estação do metrô num verdadeiro pólo de moda da região.

Serviço

Tatuapé Collection Verão 2010
Shopping Metrô Boulevard Tatuapé
Dias 18 e 19 de Agosto
Horário: 19h
Local: Praça de Eventos
Rua Gonçalves Crespo, 78, estação Tatuapé do Metrô.
Informações: (11) 2225-7000
http://www.shoppingboulevardtatuape.com.br/

Prorrogada a campanha de vacinação contra a poliomielite

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2010 está prorrogada até esta sexta-feira, 20. No último sábado, 14, foram aplicadas 664.002 doses, o que representa 72,51% de cobertura. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95% das crianças menores de cinco anos de idade, de um universo de 891.935 crianças nessa faixa etária.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continuarão de portas abertas, das 8h às 17h, e a relação dos locais de vacinação pode ser consultada pela Central 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa. Os pais devem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças, até mesmo para as que ainda não foram imunizadas contra a gripe A (H1N1).

Este é o 21º ano sem a doença no Brasil e o 31º de campanhas nacionais. O País não tem registro de casos de poliomielite desde 1989, porém a vigilância deve ser contínua, a fim de evitar a reintrodução dos poliovírus selvagens no Brasil, em razão dos casos importados provenientes de países em que a doença é endêmica.

Sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença viral aguda em que 99% dos casos podem apresentar-se sem sintomatologia e aproximadamente 1% desenvolve a forma paralítica. Febre, mal-estar, cefaléia, distúrbio gastrintestinal e rigidez de nuca, acompanhada ou não de paralisia, fazem parte do quadro clínico.

Prefeitura expõe trabalho no Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas 2010

Até o dia 20 de agosto ocorre a 36ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh), realizado pela ABRH-Nacional. A proposta do evento é apresentar os mais novos temas e tendências em Gestão de Pessoas no ambiente corporativo, apresentados por profissionais de renome nacional e internacional.

Com o tema Uma Janela para o Novo, a edição do Conarh deste ano debaterá uma visão consciente da Gestão de Pessoas nas empresas e no mundo.

O Departamento de Saúde do Servidor (DSS), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização (SMG), representará a Prefeitura no evento com um estande na Sala de Inovação da Expo-ABRH. A exposição, integrada ao Conarh, é considerada uma vitrine de oportunidades, inovações e tecnologias para Gestão de Pessoas.

Amanhã, 19, das 10h às 14h30, uma equipe de profissionais do DSS apresentará o projeto Readaptação Funcional - Humanização e Valorização, trabalho selecionado para o evento, dentro dos princípios de ineditismo, aplicação prática e interesse para outros profissionais do cenário público e privado.

Para assistir à apresentação, é preciso inscrever-se na feira pelo site.

Sobre o projeto

O projeto "Readaptação Funcional - Humanização e Valorização", realizado pelo Centro de Orientação e Apoio Profissional (Coap), do DSS, tem o objetivo de inserir o servidor readaptado por meio do desenvolvimento de ações de humanização, valorização e orientação, integradas com diversas áreas da Prefeitura, que facilitem o efetivo retorno e acompanhamento desse servidor ao ambiente de trabalho.

O Coap atende os servidores readaptados, com laudos de restrição ou alteração de função, individualmente ou em grupo, e atua também nas Unidades de Recursos Humanos, interlocutores e perícia do Departamento de Saúde do Servidor.

Dessa forma, as ações do centro repercutem em três eixos: do ponto de vista do servidor, há uma melhora da qualidade de vida, aliada à melhor adequação funcional; do ponto de vista do gestor, resultam no aproveitamento efetivo do quadro de pessoal; e do ponto de vista da administração, o resultado é uma redução de faltas por problemas de saúde.

A equipe técnica do Coap é multidisciplinar, constituída por profissionais do serviço social, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, com suporte administrativo.

Serviço:
36ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh)
Expo - ABRH: 17 a 19/8, das 10h às 20h; e 20/8, das 10h às 17h
Apresentação do projeto "Readaptação Funcional - Humanização e Valorização" pelo DSS
Dia 19/8, das 10h às 14h30 - Sala de Inovação

Local: Transamerica Expo Center São Paulo
Avenida Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
Inscrições: www.conarh.com.br/expo/pub/convite/index.php

Arqueólogo brasileiro encontra artefato que pode não ser deste planeta

O arqueólogo brasileiro Daniel Salinas foi convidado para dirigir um sítio arqueológico no Egito.

Durante as escavações encontrou uma caixa de topázio contendo um Ank.

A partir dessa descoberta, Daniel fica continuamente em perigo de vida. Começou a ser perseguido por forças "invisíveis", como a Nova Ordem Mundial, ele foge e é acolhido por povos que vivem no interior da Terra. Em suas indas e vindas passa por várias aventuras. Enquanto isso, sua família e amigos são perseguidos e presos. Daniel deixa de confiar seja em quem for, mas acaba por descobrir a verdadeira raiz dos absurdos da nossa cultura.

Daniel descobre o segredo das minas de Salomão e da família Rothschild quando encontra uma raça dominada pelo Povo do Vril no interior da Terra.
O planeta entra no cinturão de futons, os meios de comunicação são quase totalmente destruídos e o pânico invade as populações.
Esse é o enredo do primeiro audiolivro 3D do Brasil, "A Chave do Grande Mistério". A obra também mostra que a teoria da Antropogenesis não contradiz a teoria da evolução, pelo contrário, complementam-se. Além disso, desvenda vários mistérios, como o quadro recentemente encontrado e atribuido a da Vinci, representando duas crianças da mesma idade e idênticas.

O primeiro audiolivro em 3D do Brasil, da autora luso-americana Rosa DeSouza foi uma superprodução com vários efeitos e mais de 50 personagens em quase 12 horas de duração.

Nessa sexta-feira (20-08), às 19 horas na Bienal do Livro, no estande da AUDIOLIVRO, estará acontecendo o coquetel de lançamento do audiolivro com a presença da autora que irá palestrar sobre os mistérios de sua obra e autografar os audiolivros.

Mais informações: http://audiolivro.net.br/ ou pelo telefone (11) 4063-4909 com Marco Giroto

Programa possibilita ao contribuinte acessar pela internet débitos e pagamentos do IPTU

Depois do sucesso de lançamento do Demonstrativo Unificado do Contribuinte (DUC), que disponibiliza todas as informações individuais referentes a pagamentos e débitos dos tributos municipais, como ISS, TFE e TFA, a ferramenta traz uma grande novidade em sua segunda fase. A partir de agora, os contribuintes poderão acessar pela internet informações sobre débitos de seu IPTU, pelo mesmo endereço eletrônico.

Disponível desde março de 2010, o dispositivo on-line é simples: basta acessar o link pelo endereço: e digitar o CPF ou o CNPJ.

Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar no site da Secretaria de Finanças e solicitar uma senha web (individual e segura), que representa a assinatura eletrônica da pessoa física ou jurídica que a cadastrou. A senha é feita pelo endereço: 

O dispositivo corresponde a mais uma meta cumprida da Agenda 2012 e possibilita que o contribuinte acesse suas informações pessoais, imprima boletos de pagamento e acompanhe os vencimentos dos tributos pendentes. Os valores já estão atualizados e o pagamento pode ser feito na rede bancária autorizada, terminais de auto-atendimento ou pela internet. Há ainda a opção de parcelamento dos débitos. Pela própria página do DUC, basta acessar o link de um dos programas de parcelamento da Prefeitura: o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) ou o PAT (Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários) e se cadastrar em um deles.

O acesso pode ser feito pelo atalho: www.prefeitura.sp.gov.br/duc  ou pela página da Secretaria de Finanças no portal da Prefeitura:

Para fazer a atualização cadastral de seu imóvel, o contribuinte deverá acessar a atual página de Atualização Cadastral, disponível no site da Secretaria de Finanças: . Essa atualização é importante para que não ocorram casos de pagamento em duplicidade ou cobrança indevida.

PROMOÇÃO PARA VISITAR MUSEUS EM SÃO PAULO

INGRESSOS DOIS EM UM - MUSEU PAULISTA DA USP E MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP

Dado o enorme sucesso, a campanha "Ingresso Dois-em-Um" passa a valer por tempo indeterminado.

Implantada em caráter experimental entre 18 de maio e 18 de agosto de 2010, no Dia Internacional dos Museus, seu objetivo é ampliar o acesso do grande público aos patrimônios culturais e de biodiversidade preservados pela Universidade de São Paulo.

Todo visitante que adquirir o ingresso de um dos dois museus do Parque da Independência poderá visitar as exposições do outro gratuitamente. O valor do ingresso será de R$ 6,00 e a meia entrada R$ 3,00.

SERVIÇO

Tabela de gratuidade e preços do Ingresso Dois em Um
Ingresso: R$ 6,00
Meia entrada: R$ 3,00

Gratuidade :
Menores de 6
Maiores de 60

Deficientes físicos e um acompanhante

Comunidade USP
1 professor ou acompanhante a cada 20 alunos
Primeiro domingo do mês

Professores com comprovante pagam meia entrada
O Museu Paulista e Museu de Zoologia da USP estão abertos ao público de terça a domingo das 9:00 às 17:00. Informações: http://www.mp.usp.br/  e http://www.mz.usp.br/

SOBRE OS MUSEUS:

O Museu Paulista é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo. O conjunto articulado dessas atividades é a curadoria. Envolve a formação e ampliação de coleções (por intermédio de doações, aquisições ou coleta de campo), sua conservação física, seu estudo e documentação bem como a comunicação, seja do acervo, seja do conhecimento que ele permite gerar, através de exposições, cursos, programas educativos e publicações.

Como órgão da Universidade de São Paulo, a ela integrado desde 1963, exerce pesquisa, ensino e extensão. O Plano Diretor de 1990 definiu como área de especialidade institucional a História da Cultura Material. Neste campo, instituiu três linhas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História do Imaginário, em função das quais têm sido ampliados e reorientados os acervos e as exposições do Museu.

HISTÓRIA DO MUSEU PAULISTA

O Museu Paulista foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo.
No período do Centenário da Independência, em 1922, foi reforçado o caráter histórico da instituição. Formaram-se novos acervos, com destaque para a História de São Paulo. Realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a História do Brasil no Saguão, Escadaria e Salão Nobre. Foi instalado o Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista no interior do Estado.
Ao longo do tempo, houve uma série de transferências de acervos para diferentes instituições. A última delas foi em 1989, para o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A partir daí, o Museu Paulista vem ampliando substancialmente seus acervos referentes ao período de 1850 a 1950 em São Paulo.

Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria. Desenvolve também um Projeto de Ampliação de seus espaços físicos


MUSEU DE ZOOLOGIA

ANEL PARA RONCO

Você está prestes a descobrir como o seu ronco pode desaparecer com a utilização de um pequeno acessório.

Se você está no limite do seu juízo com o ronco de seu parceiro(a) , Veja abaixo como funciona o ANEL PARA RONCO e elimine definitivamente este constrangimento da sua vida!

Como funciona

Com mais de 150.000 clientes satisfeitos em todo o mundo o ANEL PARA RONCO chega ao Brasil e é indicado para quem sofre com o hábito de roncar, insônia ou tem o sono agitado.



O ANEL PARA RONCO é um anel de prata pura que contém duas saliências que estimulam os pontos de energia dos meridianos do intestino delgado e do coração, localizados no dedo mínimo da mão esquerda, harmonizando o fluxo de energia e melhorando a circulação do sangue.

A técnica utilizada no anel é semelhante à Acupuntura. Ele trata o desequilíbrio na saúde e qualidade de vida de uma pessoa, com a diferença de não ser invasiva e não utilizar agulha, apenas usando massagens em pontos específicos para melhorar o fluxo de energia nos meridianos do corpo.

Com o aumento do fluxo de energia, o aparelho respiratório terá a passagem de ar melhorada ,diminuindo a resistência do ar, reduzindo a vibração da parte macia da garganta e conseqüentemente diminuindo o ronco. Através de um método natural você vai eliminar definitivamente este constrangimento da sua vida!

http://www.deixarderoncar.com.br/ 

Programa Minha Biblioteca

O Minha Biblioteca distribuirá cerca de 1 milhão de livros aos alunos da Rede Municipal


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou na manhã desta terça-feira (17) a quarta edição do Programa Minha Biblioteca. A solenidade ocorreu na Bienal do Livro, que está acontecendo no Anhembi, e contou com as presenças da prefeita em exercício, Alda Marco Antonio, e do secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

O Minha Biblioteca visa incentivar os hábitos de leitura e a formação de biblioteca pessoal pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. Em 2010, cerca de 490 mil estudantes matriculados no Ensino Fundamental receberão cada um dois livros, totalizando quase 1 milhão de exemplares entregues, 225 títulos e mais de R$ 11 milhões investidos.

Secretário de Educação mostra à prefeita em exercício os livros que serão entregues às crianças


"Esse projeto é de uma importância vital, pois as crianças podem pegar o gosto e sentir a importância da leitura. Então isso aqui é capital para nós. Queremos uma geração melhor para o futuro", afirmou a prefeita em exercício após o evento de lançamento. A solenidade contou com a participação de um grupo de alunos do 1º ano da EMEF Hipólito José da Costa, localizada na Zona Norte.

Schneider concordou com Alda. Segundo o secretário, a implantação do programa em 2007 fez renascer nos alunos a vontade de formar clubes de livros nas escolas. Ao final desta quarta edição do Minha Biblioteca, terão sido distribuídos cerca de 4 milhões de livros aos estudantes.


Alda é entrevistada pela Imprensa Jovem no estande da Secretaria na Bienal


"O programa é um sucesso. Estamos entregando 1 milhão de livros, sendo dois livros para cada aluno do Ensino Fundamental. Isso acontece junto com as atividades em salas de leitura, são 670 na cidade, nas quais os estudantes têm uma hora de aula por semana. Sem contar com as atividades realizadas pelos professores", explicou Schneider.

As duas obras desta quarta edição virão em uma sacola biodegradável. Para os alunos do 1º ano, que recebem os dois primeiros livros de sua biblioteca pessoal, o kit é entregue em uma maleta feita com garrafas pet recicladas. Dessa forma, eles poderão armazenar adequadamente os 18 livros que recebem durante os nove anos do Ensino Fundamental.

Entre as obras estão Reinações de Narizinho e Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato (um dos autores homenageados pela Bienal do Livro deste ano); 50 Crônicas Escolhidas, de Rubem Braga; Dez Sacizinhos, de Tatiana Belinky; Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva e A Corrente Da Vida, de Walcyr Carrasco.

Parceria com a CBL

O programa Minha Biblioteca é realizado em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), que congrega editores, livreiros, distribuidores e profissionais de venda direta do país. Em 2010, as negociações da Secretaria com aproximadamente 90 editoras resultaram em um desconto de 61,5% no preço de catálogo, totalizando R$ 17,5 milhões em economia.
"Para a Câmara Brasileira do Livro é um orgulho muito grande estar na Bienal para assinar essa parceria. O Minha Biblioteca está em seu quarto ano, mas queremos que ele dure mais 40, pelo menos", disse a presidente da CBL, Rosely Boschini. A logomarca do Minha Biblioteca foi desenvolvida por Ziraldo - padrinho do programa - e que também está na lista de autores selecionados. O Menino Maluquinho, de autoria de Ziraldo, também é um dos títulos do programa.

Últimos dias para se inscrever no Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais

Estudantes engajados em projetos socioambientais podem se inscrever até 27 de agosto e concorrer a um intercâmbio na Alemanha


As inscrições para a 7ª edição do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais terminam na sexta-feira, dia 27. Em uma parceria mundial entre a empresa alemã e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os vencedores dos quatro melhores projetos socioambientais irão representar o Brasil no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais na Alemanha, em novembro deste ano. O programa possibilitará o intercâmbio com os vencedores de outros 17 países da América Latina, Ásia e África, além de palestras e visitas a instituições com as melhores práticas ambientais germânicas. Todas as despesas da viagem serão pagas pela Bayer.

Para se inscrever, o jovem deve acessar o site bayer.com.br/bayerjovens e descrever o projeto ambiental ou de responsabilidade social do qual participa, incluindo quais atividades realiza, os benefícios da iniciativa e quais resultados já alcançados. O projeto pode ser uma iniciativa própria ou conduzida por intermédio da iniciativa privada, de associações, entidades e/ou Organizações Não Governamentais (ONGs). Também é necessário que o jovem esteja regularmente matriculado no ensino médio, cursos universitários ou de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, além de ter entre 18 e 24 anos de idade e falar inglês.

Acesse nossas Redes Sociais e saiba mais sobre o Bayer Jovens:

Site: www.bayer.com.br/bayerjovens
Blog: http://portaldovoluntario.org.br/blogs/83968
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104503165
Twitter: http://twitter.com/bayerjovens
Facebook: http://www.facebook.com/bayerjovens

Arthur tem seis anos, não anda, não fala e precisa da sua ajuda

Há cerca de dois meses, Arthur Vítor Venâncio da Silva, de seis anos, foi aceito pela equipe do médico Kara Zhang do "International Departament Shenzhen Beike Biotechology C. O, LTD", na China. Ele sofre de uma paralisia cerebral adquirida no primeiro mês de vida, em decorrência de uma bronquiolite.

Depois de uma parada respiratória, que durou cerca de cinco minutos, Arthur adquiriu a sequela que prejudica alguns aspectos de seu desenvolvimento, tais como: a coordenação motora, fala, entre outros problemas.

Confirmado o diagnóstico, os pais, Edvaldo Venâncio da Silva e Adriana Maria da Silva iniciam o atendimento da criança na Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE), em Itaquaquecetuba e na AACD, em São Paulo. Nestas instituições, Arthur é assistido por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neurologista, fisiatra, ortopedista etc.

Ao conversar com médicos que acompanham seu filho desde criança, Silva soube da existência de um hospital chinês no qual os médicos realizam experimentos com células tronco, tendo alcançado bons resultados em pacientes de todo o mundo, com problemas semelhantes aos de Arthur.

De imediato, Arthur foi pré-inscrito no programa. Os exames foram enviados para a equipe do médico Kara Zhang e após análises das probabilidades, Arthur foi aceito por possuir grandes chances de recuperação.

Desde então, a família busca formas de angariar os recursos suficientes para a viagem já que a vaga de Arthur estará disponível pelo período de um
ano. Para custear o tratamento completo (oito aplicações, em 40 dias), são necessários cerca de US$ 60 mil (aproximadamente R$ 120 mil). Além do tratamento, são incluídas as despesas com passagem, hospedagem e contratação de um tradutor (do chinês para português).
Os pais de Arthur iniciam uma campanha por meio da qual esperam conseguir o dinheiro necessário. Para tanto, estão dispostos a promover encontros solidários (almoços, feijoadas, etc), bingos, rifas e demais atividades com finalidades beneficentes.
CAMPANHA

A família solicita o auxílio de todos aqueles que podem contribuir de alguma forma, com a promoção de eventos beneficentes ou contribuições em dinheiro, em prol da causa. Para o primeiro caso, os telefones para contato são: (11) 4753-5541 e 7273-4154. Doações em dinheiro podem ser efetuadas no Bradesco agência 3320 conta 1003540-6.

CONTATO Para quem se interessou em saber mais sobre a história de Arthur entre no site http://wwwarthurrompendolimites.blogspot.com/

Mais informações e contatos:
Regina Sanches
(11) 8420-4450

L´OCCITANE lança Peônia, linha de maquiagem e fragrâncias para o corpo

Inspirada em uma delicada flor, a nova linha possui edição limitada de maquiagem e fragrâncias

Pela primeira vez, a L´OCCITANE, multinacional francesa de cosméticos, traz para o Brasil uma linha de maquiagem em edição limitada e cuidados para o corpo, que tem a delicadeza da flor Peônia como principal característica.

A linha Peônia é inspirada na lenda do Mediterrâneo, em que uma bela ninfa, Paeonia, foi atingida por uma maldição de uma deusa ciumenta, que a transformou em uma flor de mil pétalas chamada Peônia. Desde então, a flor que abrilhanta a primavera francesa virou símbolo da beleza.

A família Rivière, que fica em Provence (França), possui uma extraordinária criação da flor peônia, em diversos tons. A flor que serviu de inspiração para lançamento da nova linha da L´Occitane conta com propriedades suaves, que são capazes de amaciar a pele e produzir cosméticos surpreendentes.

A maquiagem da linha Peônia tem cores elegantes, que passam pelos tons nude e rosas, e pode ser usada, principalmente, nas diversas situações do dia-a-dia. Já a linha para o corpo conta com um perfume suave e delicado, que encantarão as mulheres.

Raras e preciosas, as fragrâncias e o delicado encanto da linha Peônia seduzirão as apaixonadas por cosméticos. A linha Peônia será lançada a partir 30 de agosto, para marcar o mês de setembro, início da primavera, de um jeito bastante especial. Os produtos, descritos abaixo, poderão ser encontrados em todas as lojas brasileiras.

FRAGRÂNCIAS LINHA PEÔNIA

O EUA de Toillete envolve a pele com uma explosão de aromas de frutas e notas de bergamota e grapefruit, além da fragrância da delicada peônia, ideal para todos os momentos do dia. Pode ser encontrado nas versões (75ml)* Preço: R$ 155,00 - e no formato roll-on, especialmente para levar na bolsa (10ml) - Preço: R$ 67,00

Notas de cabeça: aromas de bergamota e grapefruit.
Notas de coração: um buquê de peônias e rosas.
Notas de base: a suavidade calmante de sândalo e almíscar branco.

* A versão 75 ml do EUA de Toillete é o único item permanente da linha Peônia.

O leite corporal é enriquecido com óleo de semente de uva, manteiga de karité e água de peônia. A loção corporal hidrata a pele e deixa com uma sensação de maciez. O produto estará disponível na versão 250 ml - Preço: R$ 99,00 - e em Tamanho Viagem - Preço: R$ 31,00.

Para tornar o banho um momento prazeroso e com aroma delicado, a L´Occitane traz o Creme de ducha, que é feito com manteiga de karité e água de peônia. Remove as impurezas da pele e perfuma o corpo. Tamanho: 250 ml - Preço: R$ 62,00 e em Tamanho Viagem - Preço: R$ 22,00.

Ideal para um longo e delicioso banho, o Sabonete em barra Peônia tem o formato da flor e ajuda a estimular os sentidos, promovendo o bem-estar. Os ingredientes naturais e a peônia deixam a pele limpa e relaxada. Tamanho: 125g - Preço: R$ 32,00

Lançamento no portfólio da marca, o Pó corporal de luxo é formulado com ingredientes naturais, que cria uma sensação de suavidade e delicadeza na pele. Em embalagem diferenciada e delicada, o produto chega para encantar a consumidora - Preço: R$ 190,00

MAQUIAGENS LINHA PEÔNIA

Os destaques da linha de maquiagem ficam por conta dos produtos labiais. O Batom Peônia conta com uma rica textura luminosa, além de não deixar os lábios oleosos. O aroma é delicado e foge do brilho e excessos. Preço: R$ 85,00

O Gloss labial é suave e enriquecido com vitamina E. Ele tem como função nutrir e proteger os lábios, além de deixar com um brilho rosa de forma proporcional - Preço: R$ 80,00

O Bálsamo Labial dá uma sensação de brilho ainda maior, sem deixar as partículas cintilantes em excesso. Um truque para realçar a boca é dar uma pincelada no centro dos lábios - Preço: R$ 75,00

A linha de maquiagem também contará com produtos em edição super limitada. São eles: Pó compacto Iluminador, Pó compacto efeito bronzeador iluminador, Blush 2 em 1 e Sombra Peônia.

SAC L´OCCITANE: 0800 171 272
http://www.loccitane.com.br/
Sobre a L´Occitane

Fundada em 1976, na região da Provence, França, a L´Occitane é pioneira no uso de no uso de óleos essenciais naturais e de manteiga de karité, como base para a elaboração de cosméticos. Presente em mais de 85 países com cerca de 1300 lojas, a companhia chegou ao Brasil em 1995 e hoje tem 55 lojas no país, somando R$ 102 milhões em faturamento em 2009. O portfólio inclui linhas de produtos para cuidados faciais, corporais, perfumes e produtos para a casa.

Programas de tratamento à obesidade recebem inscrições até sexta-feira

O prazo de inscrições para os programas de tratamento à obesidade adulto e infantil da Universidade Guarulhos (UnG) encerra-se na próxima sexta-feira, dia 20. De acordo com a Coordenação das iniciativas, ainda há mais de 100 vagas para atendimentos em Guarulhos, Itaquá e Arujá.
Os interessados em se inscrever ou fazer o mesmo pelo filho podem ligar para o telefone (11) 2464-1737, das 8h às 13h; ou enviar e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br.
O único pré-requisito é estar acima do peso. O Goami (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar Infantil) é voltado a crianças entre 07 e 10 anos de idade. Os encontros acontecem apenas da Unidade Guarulhos-Centro da Universidade. Assim como o Goam (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar), o programa utiliza o método “Pense Magro” no tratamento aos pacientes. www.ung.br