Nossos Vídeos

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Carnaval exige cuidados antes, durante e após a folia

Nutricionista do Hospital Villa-Lobos dá dicas de saúde e preparação física aos foliões antes, durante e depois dos quatro dias de festa


Carnaval é sinônimo de descontração. São quatro dias de música, suor e folia. Se você é daqueles que se restringe apenas a ingestão de líquido e acha que isso é o suficiente, engana-se: a maratona da alegria requer cuidados especiais.

De acordo com a nutricionista clínica do Hospital Villa-Lobos, Samara Prozzi, a alimentação que antecede ao cardápio do carnaval exige uma atenção especial. A preparação requer refeições balanceadas, ricas em alimentos de fácil digestão, livre de pratos gordurosos e frituras. “O folião deve abusar de sucos de frutas e água naturais, água de coco e picolés de frutas, que são altamente hidratantes e ricos em sais minerais. A dieta deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral (arroz, pães, entre outros) e carnes brancas (aves e peixes), além de frutas. Este cardápio equilibrado, com muitas vitaminas e minerais, ajudará a melhorar o sistema imune dos foliões”, afirma Samara Prozzi.

Durante os quatro dias de festa, as refeições devem ser reforçadas com carboidratos na forma integral, encontrados em massas, batata, milho, mandioca, arroz e pães. E devem ser fracionadas, isto é, ingeridas em pequenas porções, a cada três horas. “Estes alimentos são responsáveis por fornecer energia ao organismo, por isso é importantíssimo o seu consumo neste período”, pontua a nutricionista do Hospital Villa-Lobos. Ela alerta ainda sobre o abuso de bebidas alcoólicas neste e em outros períodos. “As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, pelo seu alto valor calórico, associadas aos seus efeitos colaterais”, recomenda.

Após o carnaval, a nutricionista recomenda uma dieta desintoxicante, com o cardápio similar ao indicado para o pré-carnaval, rica em água natural, água de coco e chá verde, sem frituras e sem carnes gordurosas. “Deve ser dada preferência às carnes grelhadas, cozidas, queijo branco, leite desnatado, doces (com moderação) e frutas".

Para que o folião cuide da saúde também antes e depois do carnaval, a nutricionista do Hospital Villa-Lobos, Samara Prozzi, sugere o seguinte cardápio:

Suco energético para consumo antes da festa:

Ingredientes:
01 colher de sopa cheia de beterraba ralada;
½ unidade de cenoura ralada;
01 copo médio de água de coco;
01 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar;
½ colher café de guaraná em pó ;
01 colher de sobremesa cheia de semente de linhaça triturada;
½ colher de sobremesa de mel de abelha.
Modo de preparar:
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e consumir imediatamente.

Cardápio completo para repor as energias depois do carnaval:
Desjejum:
- 1 copo de suco de laranja
- 1 fatia de pão integral
- 1 fatia de queijo branco

Intervalo:
- 1 pera

Almoço:

- 1 pires de salada de alface americana com beterraba ralada
- 3 colheres de sopa de arroz integral
- 1 filé de frango grelhado com molho de iogurte
- 1 copo de suco de uva
- 1 fatia de mamão

Lanche da tarde:
- 1 unidade de maçã

Jantar:
- 1 pires de salada de rúcula com tomate
- 3 colheres de sopa de arroz integral
- 1 filé de peixe grelhado
- 1 copo de água de coco
- 1 ameixa

Ceia:
- 1 copo de chá gelado sem açúcar
*
*
*
Publicidade:
Restauração de fotos antigas e retoque de fotos
Remoção de sujeiras, manchas, objetos, marcas de expressão, rugas, cicatrizes, rachaduras, acabamento de paredes, etc...
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.

google.com, pub-9993468695929690, DIRECT, f08c47fec0942fa0