FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Remédio em Casa faz cinco anos e inclui medicamento de combate ao hipotireoidismo

O programa Remédio em Casa comemora cinco anos de atividades e traz uma novidade na distribuição dos medicamentos aos pacientes: a inclusão de tratamento com Levotiroxina para pessoas que sofrem de hipotireoidismo. O aniversário do projeto foi celebrado pelo prefeito de São Paulo, que na manhã de ontem visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Brasília, no Jardim São Luiz, Zona Sul da Capital.
"São cinco anos de um extraordinário programa, que já atendeu a milhares de pessoas que têm o conforto e a comodidade de receber o seu tratamento em casa. É um programa que deu certo e que continua se expandindo. Ele nos enche de orgulho por conta dos seus resultados", comemorou o prefeito.
Nesses cinco anos, mais de 160 mil pessoas se cadastraram no programa. Ele foi iniciado em cinco UBSs. Atualmente, está em todas as 434 unidades da rede. "Em se tratando de atendimentos em domicílio, este é um número muito expressivo para uma cidade como São Paulo", ressaltou o prefeito.
Quem também festejou a data foi o secretário municipal da Saúde. "Esse aniversário marca um momento muito importante para o programa, que é muito amplo e cresce cada vez mais", afirmou o secretário, enumerando a grandeza do projeto: "Em média, atendemos dois milhões de receitas médicas por mês. É um conforto para os pacientes. Além disso, eles recebem todo um acompanhamento permanente até a recuperação plena".
Implantado em julho de 2005, o programa Remédio em Casa tem como principal objetivo entregar no domicílio medicamentos suficientes para 90 dias a portadores de doenças crônicas, estáveis e controlados clinicamente, em acompanhamento nas unidades de saúde.
Em 2005, foram atendidos pelo programa 3,1 milhões de prescrições. Esse número subiu para 24,1 milhões em 2009. O 'Remédio em Casa' é totalmente informatizado. Feito o cadastro, a farmácia da própria UBS entregará o medicamento ao usuário do serviço.
Combate ao hipotireoidismo
A rede pública municipal de saúde disponibiliza desde o mês passado três apresentações da Levotiroxina para o tratamento de hipotireoidismo (25, 50 ou 100 microgramas). Se preferir, em vez de receber o medicamento em casa, por meio do Remédio em Casa, o paciente pode retirá-lo nas farmácias das UBSs da Capital.
Doença que se caracteriza pela diminuição da função da tireóide, o hipotireoidismo compromete a produção de hormônios vitais para o bom funcionamento do metabolismo. Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) estima que o hipotireoidismo acometa cerca de cinco milhões de brasileiros.
O hipotireoidismo é sete vezes mais comum entre as mulheres, sobretudo por causa da produção hormonal. Pessoas com mais idade também têm mais risco de desenvolver a doença. O estudo da UERJ revela que a incidência em mulheres com 75 anos ou mais é 19%; entre as de 35 anos, 9%.
Por meio do programa, a Levotiroxina já é encaminhada para a residência de mais de 100 pessoas. Além de hipotireoidismo, o Remédio em Casa atende, com a distribuição de 17 medicamentos, pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia (elevação no índice de colesterol).

Informações no www.prefeitura.sp.gov.br

2 comentários:

  1. observaçao meu cunhado toma remedio controlado mas o remedio nao esta sendo entregue ha alguns meses sempre temos que estar indo buscar o remedio fica muito longe de casa ele mora com minha sogra ela ja e de idade e nao pode ir buscar as vezes tenho que perder dia de trabalho para ir buscar falaram que ia se regularizar a entrega tinham que entregar no dia 17-09-10 ate hoje dia 22-09-10 nao chegou os telefones 35550166 ou35550167 nao atendem ninguem por favor tomem providencias a respeito ele mora rua brasil richard n 32 bairro jardim apura cep 04470-092 o remedio vem da farmacia alto custo nga-varzea do carmo rua leopoldo domiguez n327-glicerio sao paulo- sp cep 01518-020 nome do paciente Ademir nelis pereira

    ResponderExcluir
  2. remedio em casa na maioria das vez e tudo uma farça porque estou passando muita raiva com essa palhassada do serra ele so sabe enganar

    ResponderExcluir

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.