FIQUE POR DENTRO

sábado, 7 de março de 2009

SESC POMPEIA REALIZA O PROJETO INTIMIDADES EM MARÇO

Incluindo exposição de artistas visuais, shows de Renato Teixeira,Chico César e Lobão, o projeto inicia dia 25 de março e segue até o dia 26 de abril

No mês de março, o SESC Pompeia realiza o projeto Intimidades, que inclui exposição de obras de sete artistas visuais, shows e performances. A curadoria do projeto Intimidades selecionou obras como vídeos, gravuras, fotografias, pinturas e objetos para comporem um mesmo conjunto expositivo.

Em busca de um sentido para a arte, a Unidade apresenta uma exposição (de 25 de março a 26 de abril), com obras de diversos artistas que revelam a intimidade como as particularidades das relações sociais que aparecem em sorrisos e apertos de mão, segredos contados ao pé do ouvido, intimidades de casais, familiares, animais, natureza, de cerimônias e festas, objetos dos fundos das gavetas, frases anotadas secretamente em diários, apetrechos esparramados no chão da sala aos domingos, expressões nos rostos das noivas ou mesmo gestos do cotidiano. Os artistas que expõem são: Domitília Coelho e Paulo D`Alessandro; Leya Mira Brander; Mauro Piva; Mônica Rubinho; Rochelle Costi; Roseli Nery; Victor Lema Rique e Ondina Castilho. A exposição é gratuita e livre para todos os públicos e pode ser visitada das 10h às 21h, de terça a sábado e aos domingos e feriados, das 10h às 20h, na Área de Convivência do SESC Pompeia.


SOBRE AS OBRAS /EXPOSIÇÃO

Vídeos: 2.44 - Plano Vídeo sobre a horizontalidade onde os corpos podem sair do confinamento que a gravidade impõe e deslizar, repousar, descansar, respirar, encontrar novas formas de se compor. Vídeo performance – 12‘16”. Autores: Ondina Castilho e Victor Lema Riqué Performance: Ondina Castilho e Victor Lema Riqué. Finalização: Mario Meirelles.

Crepúsculo Vídeo sobre o eu e você. Vídeo performance – 10’ – 2007, Brasil. Autores: Ondina Castilho e Victor Lema Riqué. Performance: Ondina Castilho e Victor Lema Riqué. Finalização: Mario Meirelles.

Siempre Hay una Cama Y Una Ventana Vídeo que trabalha poeticamente com a imagem da cama, o limite do quarto e a transparência da janela. Baseado em textos de Samuel Beckett (“Malone Morre”), Marcel Proust (“A Morte de Baldassare Silvande”) e Leon Tolstoi (”A Morte de Ivan Illicht”). Vídeo performance - 2007. Autor: Victor Lema Riqué. Performance: Ondina Castilho. Finalização: Mario Meirelles.

OUTRAS OBRAS

A Estranha Ideia de Ser Gente Gente com vontades tão iguais e ao mesmo tempo tão singulares e íntimas, como a necessidade de ter memória, construir histórias, poder sonhar, amar, pensar, ter razão, ter identidade, estar viva por algum tempo, e saber disso, entre tantas outras coisas. Essa idéia de parentesco íntimo e coletivo entre os seres humanos está presente nas obras de Mônica Rubinho, instalações, fotos, objetos e desenhos.
Instantes As fotografias apresentadas pela dupla Domitilia e D’Alessandro nesta exposição são um recorte do seu acervo de fotografias de casamentos realizados desde 1995, colocando em suspensão imagens que tratam a intimidade com leveza, sensibilidade e humor, no flagrante de momentos triviais e especiais desta ocasião festiva, cerimonial.
Pequenas coisas que importam A exposição da série de pinturas consiste em trabalhos feitos a partir de fotografias que o artista tirou, onde aparecem gestos das mãos dele com sua mulher, se tocando, segurando uma a outra e mesas de restaurantes. É uma pesquisa sobre a intimidade em lugares públicos e sobre o ato de tocar e ser tocado. Com que frequência tocamos, com que frequência somos tocados, como percebemos o toque e que valores damos a ele? Obra de Mauro Piva.
Quartos Exposição fotográfica que apresenta a observação da artista sobre os hábitos e costumes populares. A intimidade urbana é investigada aqui através de seus recantos de repouso. O registro fotográfico de simples ambientes encontrados dentro do espaço urbano - os domínios do lar, instalações comerciais ou religiosas - mais do que oferecer belas fotos como resultado, nos propõe um vasto material de pesquisa. Ao observar, por exempIo, a maneira como o cidadão se relaciona com o espaço, as cores e as texturas que escolhe para conviver, de que forma ele ilumina seu cotidiano, quais os objetos que ele conserva de seu passado, vem à tona dados antropológicos de fundamental importância para a compreensão do ser urbano que esconde na intimidade do ambiente doméstico os segredos maiores de sua existência. Todas as fotos foram tomadas com objetiva grande anguIar , utilizando-se apenas da luz ambiente disponível. Fotografar o leito, entre as prováveis quatro paredes que protegem o sono ou a falta dele. Buscar do personagem informações fornecidas apenas pelos elementos que vigiam seu sono, com os quais ele se relaciona todos os dias e todas as noites de suas semanas. Que superfície acolherá seu corpo, que marcas lhe guardará? Que paredes lhe servirão de cúmplices sempre que fechar seus olhos rumo ao abandono da consciência? De onde vem a luz que todo o dia lhe desperta para mais um dia? O que primeiro vê? O que primeiro lhe vê? Fotos de Rochelle Costi.
Relicários Exposição de série que apresenta compartimentos que guardam preciosidades, pequenos objetos que se tem apreço, assim como relíquias. São objetos banais, de uso cotidiano, ínfimos, mas que na sua ausência tornam as tarefas difíceis ou impossíveis.Ressalta-se assim, o valor das pequenas coisas e também de pequenos gestos esquecidos pelo ritmo acelerado em que se vive hoje. Obras de Roseli Nery.
Sem Título Exposição de gravuras de Leya Mira Brander. Os motivos das imagens vêm de diferentes lugares: coisas que vê e coisas que gostaria de ver. A palavra escrita também tem muita importância na obra, e acompanha imagens na forma de textos e poemas.

SOBRE OS SHOWS

Os talentos de expoentes da música brasileira participam de um bate-papo com o jornalista Cunha Jr. e na sequência interpretam suas principais canções. O projeto Intimidades desvenda as influências, os tons, os sons e as particularidades de suas carreiras.

Nos dias 27, 28 e 29 de março (sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h), o SESC Pompeia apresenta Chico César, Renato Teixeira e Lobão, no Teatro da Unidade.

SOBRE OS ARTISTAS: Chico César iniciou a carreira com a banda Cuscuz Clã e em 1994 lançou pela gravadora Velas o CD "Aos Vivos". O seu primeiro sucesso foi "À Primeira Vista" (também gravado por Daniela Mercury), seguido de "Mama África". Ganhou reconhecimento nacional com o disco "Cuscuz-Clã”, de 1996. Em 2005, o compositor lançou o seu sexto CD, "De uns tempos pra cá". O álbum traz canções autorais compostas por Chico desde a década de 80, num formato camerístico com o Quinteto da Paraíba.

Renato Teixeira Começou a compor na adolescência, quando morava no interior de São Paulo. Na década de 60 mudou-se para a capital do estado e classificou a música "Dadá Maria", interpretada por Gal Costa no festival da TV Record de 1967. Ficou famoso por ser o compositor de "Romaria", gravada por Elis Regina em 1977. Com a fama, lançou no ano seguinte "Romaria", seu terceiro LP solo e primeiro a ter alguma repercussão. Atuando como modernizador da música regional sem descaracterizá-la, participou de coletâneas e gravou o CD "Renato Teixeira e Pena Branca & Xavantinho", em 1992. Participou também, ao lado de Xangai, Cida Moreira, Elomar, Geraldo Azevedo, Sivuca e outros, do disco "Cantorias e Cantadores", lançado em 1997. Lobão Aprendeu violão e bateria na adolescência e teve sua primeira banda Vímana, ao lado de Lulu Santos, Ritchie, Luis Paulo e Fernando Gama. Depois do fim da banda, Lobão continuou atuando como baterista profissional, tocando com Luís Melodia, Walter Franco e Marina. Em 1980, participa da primeira formação da Blitz, saindo do grupo antes do estouro. Dois anos mais tarde grava o primeiro álbum solo, "Cena de Cinema", que começou como uma precária fita cassete que chegou à Rádio Fluminense. Fez tanto sucesso que a RCA Victor comprou o disco e o lançou comercialmente. Serviço: SESC POMPEIA REALIZA O PROJETO INTIMIDADES
Exposição: Visitação de 25 de março a 26 de abril de 2009. Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
Área de Convivência. Grátis - Classificação indicativa: Livre

Shows: Dias 27 (Chico César), 28 (Renato Teixeira) e 29 de março (Lobão). Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h.
Teatro. Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.
Ingressos: R$ 6 a 24,00
Lotação: 358 pessoas
Duração: 90 minutos

SESC POMPEIA
Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal http://www.sescsp.org.br/

Assessoria de Imprensa – Sesc Pompéia

Mural:
Parceiros Afiliados MGroup
Cordas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.