Nossos Vídeos

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Participe da construção dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município

O Movimento Nossa São Paulo convida cada cidadão de São Paulo e cada empresa, organização social, escola, igreja, clube social, time de futebol e grupo de amigos (inclusive virtual) a participar da construção dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município. O objetivo é construir um conjunto de indicadores que sirva para orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

A primeira fase da construção do IRBEM é a consulta pública que se estende até 30 de setembro. A consulta é feita por meio de questionário, elaborado pelos grupos de trabalho e pela secretaria executiva do Movimento. Ao todo são 24 temas nos quais as pessoas podem escolher o que elas mais valorizam para seu bem-estar na cidade.

O preenchimento do questionário, além de ser o ponto de partida para a formulação do IRBEM, é importante também para estimular em todas as regiões da cidade o debate sobre as escolhas da população para alcançar qualidade de vida para todos.

Por isso é fundamental que cada cidadão e organização - social, privada ou pública – se engaje na campanha e estimule a todos os seus colaboradores a participar também. Quanto mais gente colaborar, refletir, debater e pensar soluções, mais chance teremos de construir uma cidade que privilegie o bem-estar da população.

Após a fase de consulta pública, em outubro o Ibope vai selecionar os itens que foram citados como os mais importantes para a qualidade de vida da população para incorporar tais itens na pesquisa anual do Movimento Nossa São Paulo. A pesquisa será realizada em novembro. Em seguida, haverá a sistematização dos dados. Em janeiro, por ocasião do aniversário da cidade, haverá o lançamento do IRBEM.

Como participar

Questionário onlineOs interessados em participar, podem preencher o questionário online, por meio do portal http://www.nossasaopaulo.org.br/ ou a versão impressa, e estimular familiares amigos, vizinhos e colegas de classe e de trabalho a fazerem o mesmo. Para auxiliar na mobilização, há o material de campanha, como banner para internet, cartaz e folder que podem ser utilizados de forma livre por todos os parceiros do IRBEM.

Questionário impressohttp://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/irbem/questionarioIRBEMinternet.pdf

A secretaria executiva do Movimento estimula o preenchimento online do questionário. No entanto, para os que não têm acesso à internet, foi elaborada uma versão impressa, que poderá ser retirada nos postos relacionados abaixo. O número de questionários impressos é limitado. Portanto, retire somente a quantidade necessária nos postos. Após o preenchimento do questionário, o mesmo deverá ser devolvido em um dos postos de devolução.

Postos de retirada e devolução dos questionários

Zona Leste: Igreja de São Francisco de Assis, Rua Miguel Rachid, 99, em Ermelindo Matarazzo – Tel: 2546.4254 – falar com Luis França

Zona Sul: Sociedade Santos Mártires, Rua Luis Baldinato, 9, no Jd. Sonia Regina (Jd. Angela) – Tel: 5831.9549 – falar com Sérgio Bosco

Zona Oeste: Secretaria executiva do Movimento Nossa São Paulo, rua Francisco Leitão, 469, cj 1407, Pinheiros – Tel: 3894.2400

Centro: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Tel: 3151.2333 – ramal 130 – falar com Samantha Neves

Atenção: se você tem acesso à internet, visite o portal http://www.nossasaopaulo.org.br/ e conheça a relação atualizada dos postos de retirada e devolução dos questionários. Se preferir, pode obter mais informações pelo telefone 3894.2400. Solicitamos o apoio das organizações que possam colocar a sua entidade como ponto de retirada e coleta dos questionários impressos. Contato: Zuleica Goulart - E-mail: zuleica@isps.org.br.

Como mobilizar
Para que o IRBEM retrate de maneira mais fiel o que a população quer e precisa para se sentir bem em São Paulo, é importante o engajamento de todos os que são simpáticos e apoiam a iniciativa. Empresas, escolas, associações de bairro, clubes, igrejas, grupos de amigos, entidades da sociedade civil em geral, podem colaborar para a ampla distribuição do questionário. Esta é também uma boa oportunidade para estimular os cidadãos a refletirem sobre as escolhas da população para alcançar qualidade de vida para todos.

Abaixo, estão algumas sugestões de ações de mobilização que empresas e organizações podem desenvolver:

- Estimular o preenchimento do questionário online;
- Realização de enquetes entre funcionários, colaboradores e comunidades com perguntas como “o que é importante para a sua qualidade de vida na cidade?” ou “o que faria você se sentir melhor em São Paulo?”;
- Reuniões e/ou oficinas para preenchimento conjunto do questionário, com abertura para esclarecimento de dúvidas e contribuições;
- Promoção de debates/palestras sobre qualidade de vida na cidade, provocando a reflexão sobre o conceito de bem-estar;
- Reportagens sobre qualidade de vida e a importância do IRBEM nos informativos internos e externos, na intranet e nos jornais murais;
- Promoção de concursos de trabalhos artísticos que retratem a São Paulo ideal para a qualidade de vida de cada um;
- Incentivo à realização de ações que partam da própria comunidade e dos cidadãos para solucionar problemas pontuais e melhorar a qualidade de vida nos locais onde vivem e trabalham;
- Incentivo à criação de comunidades virtuais (blogs, facebook, Orkut, flickr, Youtube ) que possam registrar e compartilhar conteúdo das ações desenvolvidas relacionadas ao tema.

Para apoiar a mobilização, o Movimento Nossa São Paulo produziu um material de campanha (http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/8683), como cartaz, folheto e banner virtual, que podem ser utilizados de forma livre por todos os parceiros do IRBEM.

É importante que todas as ações realizadas sejam comunicadas à Secretaria Executiva do Movimento para que haja maior sinergia nas atividades desenvolvidas em toda a cidade e para que sejam divulgadas no portal do Nossa São Paulo. Contato: Zuleica Goulart - E-mail: zuleica@isps.org.br

Cronograma do IRBEM
De 15 de junho a 30 de setembro – Pesquisa preliminar com a população.
Outubro – Seleção dos itens que foram citados na pesquisa como os mais importantes para a qualidade de vida da população.
Novembro – Aplicação da pesquisa Ibope com os paulistanos, em amostra proporcional aos vários segmentos da população. Depois disso, será feita a sistematização e a construção do IRBEM.
Janeiro de 2010, aniversário da cidade de SP – Lançamento público do IRBEM.
*
*
*
PUBLICIDADE:
RESTAURAÇÃO E RETOQUE DE FOTOS!
www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.