Nossos Vídeos

domingo, 9 de janeiro de 2011

Avanços e o futuro do Direito de Família

Sylvia Maria Mendonça do Amaral*

Ao longo de 2010 muitas transformações ocorreram no Direito de Família, todas elas bastante significativas. Algumas reformas ainda não atingiram seu objetivo maior, mas já dão indícios de que 2011 será um ano com os avanços notáveis, mais abrangentes e que modernizarão até mesmo os conceitos das relações familiares.

Em dezembro, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o “Estatuto das Famílias”, que agora seguirá para o Senado. São 264 artigos que compilam toda a legislação que versa sobre o Direito de Família e cria conceitos, traz novas determinações e adapta a realidade atual aspectos já ultrapassados, apesar de contemplados no Código Civil de 2002.

A necessidade de atualização do Código Civil deve-se muito ao fato de que seu texto tramitou por cerca de 25 anos antes de ser aprovado, o que resultou, sem dúvida, na publicação de artigos já completamente defasados e ultrapassados.

A própria denominação “Estatuto das Famílias” já indica os avanços, pois considera que na atualidade não existe apenas uma modalidade de família – aquela formada pelo homem, mulher e seus filhos. Hoje há uma pluralidade de configurações familiares e todas elas necessitam e merecem a proteção do Estado.

Lamentavelmente a família estabelecida entre duas pessoas do mesmo sexo não foi abarcada pelo “Estatuto das Famílias”. Na primeira versão do texto estavam previstas regras para proteção de casais que vivem em união homoafetiva, mas foram excluídas para tornar mais fácil e mais rápida a provação do texto. Mais uma vez os homossexuais foram preteridos.

Independente do resultado da votação do “Estatuto das Famílias”, da qual talvez tenhamos conhecimento ao longo de 2011, três interessantes inovações já estão em vigor e representam avanços em aspectos que de fato careciam disso.

Em agosto, entrou em vigor a Lei nº 12.316/10 que definiu a síndrome da alienação parental. Agora, são passíveis de punição os atos que o guardião dos filhos promove visando o afastamento do não guardião de seus filhos, que é via de regra o pai. A alienação parental é há muito praticada em prejuízo do não guardião e, pior, sendo os mais prejudicados os filhos, crianças e adolescentes, alijados de seu direito de ter a companhia daquele que não é o detentor de sua guarda.

Em julho, foi alterada a Constituição Federal através da Emenda Constitucional nº 66 que pôs fim à separação dos casais, permitindo-lhes que se divorciem assim que desejaram romper os laços do casamento. Não é mais necessário passar por um processo de separação para somente após um ou dois anos – de acordo como foi feita a separação, requererem o divórcio. Passou, assim, a ser o divórcio a única maneira de por fim ao casamento, eliminando-se um processo anterior que se prestava apenas para gerar mais desgaste, despesas e consumir mais tempo daquele casal que já não deseja mais manter-se casado.

Já em dezembro, entrou em vigor a Lei nº 12..344/2010 que altera texto do Código Civil no que diz respeito ao regime de bens do casamento. Antes da alteração agora sofrida, a lei previa que aos maiores de 60 anos de idade era obrigatório o regime da separação de bens quando de seu casamento. A nova lei alterou essa idade para 70 anos. Discute-se muito a constitucionalidade do artigo que torna obrigatório qualquer regime de bens quando do casamento. Seria uma interferência descabida do Estado na vida dos cidadãos. No entanto, o aumento de limite de idade é bem vindo, já que na atualidade um cidadão de 60 ou mesmo 70 anos de idade não está incapacitado para eleger o regime de bens sob o qual estará sujeito o seu patrimônio.

As inovações apontadas significam solução para inúmeras demandas. A relevância de tais alterações é visível, principalmente em relação à guarda e visitas aos filhos que sempre envolvem dilemas e até dramas pessoais. A obrigatoriedade do regime de separação de bens mostrou-se um alento para aqueles que desejam optar por outras formas de administrar de seu patrimônio.

Todas as inovações que se deram em 2010 podem ser vistas como um prenúncio que houve e há a conscientização de que as dinâmicas da vida em sociedade mudam com o tempo e que a lei deve adequar-se a elas, sob pena de se tornar letra morta.

* Sylvia Maria Mendonça do Amaral é especialista em Direito Homoafetivo, Família e Sucessões, sócia do escritório Mendonça do Amaral Advocacia e autora dos livros "Histórias de Amor num País sem Leis" e "Manual Prático dos Direitos de Homossexuais e Transexuais" - sylvia@smma.adv.br

COMO TER PÉS BONITOS E SAUDÁVEIS NO VERÃO

Altas temperaturas pedem dedos de fora em sandálias e rasteirinhas. Mas para usar esse tipo de calçado é preciso estar com os pés livres de calosidades, micoses e frieiras, males tão comuns no verão.

Para evitar o ressecamento dos pés, que se intensifica nessa época pelo uso de sandálias, é indicado lixar as calosidades ao menos uma vez por semana e fazer o uso de um bom hidratante para a região plantar. A hidratação de parafina quente ou fria também ajuda a evitar as fissuras.

O verão também propicia o desenvolvimento de micoses nos pés, pois os fungos se reproduzem rapidamente, podendo dar origem a um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da região afetada, pode ser superficial ou profundo.
A melhor maneira para se evitar uma contaminação é não andar descalço nas áreas úmidas das piscinas, vestiários e chuveiros públicos, e não partilhar do uso de lixas, alicates e outros materiais que tenham sido usados por alguém já contaminado. É importante utilizar sempre materiais próprios ou adequadamente esterilizados. Também é preciso secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia, preferencialmente com papel descartável para que os fungos não fiquem nas toalhas.
A micose superficial mais comum é a frieira (tinea pedis), conhecida como "pé-de-atleta", que atinge a pele entre os dedos e a planta dos pés. Para impedir a sua instalação é importante usar sapatos arejados ou usar meias de algodão que absorvem melhor o suor, evitando que os pés fiquem úmidos.

Já a micose de unha (onicomicose) é uma doença provocada por fungos que se "alimentam" de queratina, material do qual as unhas são formadas.
A doença pode se manifestar de várias formas, como o descolamento (a unha fica oca), espessamento, formação de manchas e até a deformação e destruição da unha.
Por essas características, a onicomicose é uma doença de tratamento complicado, pois exige disciplina, paciência, perseverança e muitas vezes o uso de medicação. Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha doente, que será substituída por outra livre do fungo, levando de seis meses até um ano.
Os podólogos são profissionais preparados para identificar este tipo de infecção e são treinados para fazer a parte de assepsia do local atingido, essencial para a recuperação. "Nós não podemos medicar o paciente. O que fazemos é diagnosticar o problema e cuidar da assepsia do local. O tratamento deve ser multidisciplinar envolvendo dermatologistas e podólogos", afirma Alessandro Guerra, podólogo e coordenador técnico de Podologia da Rede Doctor Feet.
Pés sempre saudáveis

· Evite o uso de sapatos apertados e procure usar calçados arejados.
· Procure fazer um rodízio de calçados, colocando-os em local arejado entre um uso e outro.
· Use meias de algodão que absorvem mais o suor, evitando que os pés fiquem úmidos.
· Lixe as calosidades ao menos uma vez por semana. Não corte calos ou calosidades.
· Use hidratante próprio para os pés diariamente, massageando as áreas com maior calosidade.
· Se a pele estiver muito seca, passe hidratante e coloque meias para dormir.
· Lave e seque muito bem os pés, principalmente espaços entre os dedos para prevenir o surgimento de frieiras.
· Não ande descalço em lugares úmidos, principalmente em espaços como pissicnas, banheiros e vestiários públicos.
· Não compartilhe o uso de toalhas, alicates, lixas e outros materiais.
· Prefira que um podólogo execute o corte de suas unhas. As unhas não podem ser aparadas muito rentes.
· Caso você esteja com algum problema nos pés, consulte um podólogo.

SERVIÇO – A Doctor Feet possui 92 unidades, em todo o País.
 Consulte o site para saber a loja mais próxima - http://www.doctorfeet.net/
11 3845-9955

SESI-SP E BRITISH COUNCIL RECEBEM INSCRIÇÕES DE NOVOS AUTORES TEATRAIS

O Núcleo de Dramaturgia, criado pelas duas instituições, recebe para analise textos para identificar novos talentos na área. Os interessados podem se inscrever para participar do processo seletivo até 29 de abril de 2011.


Até 29 de abril, o Núcleo de Dramaturgia para Novos Autores, iniciativa do SESI-SP em parceria com o British Council, recebe textos dramatúrgicos que serão avaliados para a identificação de novos dramaturgos com potencial a ser desenvolvido.
Os novos autores selecionados passarão por um processo de desenvolvimento e aprimoramento de sua dramaturgia entre agosto de 2011 e junho de 2012, um programa que promove troca de experiências e de técnicas entre profissionais e instituições britânicas voltadas a novos dramaturgos.
Os interessados devem ter mais de 16 anos e não podem ter tido texto publicado ou encenado profissionalmente. Estes deverão preencher a ficha de inscrição, que pode ser obtida no site do SESI-SP (www.sesisp.org.br/dramaturgia), e anexar texto na integra com no mínimo 15 e no máximo 20 laudas (de 21 mil a 28 mil caracteres). Serão aceitos apenas textos escritos individualmente e as modalidades infantil e musical também serão contempladas.
A avaliação dos textos encaminhados ao Núcleo será feita por uma equipe de profissionais preparados pela coordenadoria literária do projeto (com base em metodologia exclusiva desenvolvida pela professora Munira Mutran, livre docente da área de literatura da Universidade de São Paulo - USP). E, numa segunda etapa, os autores selecionados passarão por uma entrevista com a coordenação geral e coordenação literária do Núcleo de Dramaturgia.


Resumo do projeto


Em 2006, o SESI-SP e o British Council firmaram um convênio para a criação de um núcleo voltado à descoberta e desenvolvimento de novos autores teatrais: o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, que iniciou suas atividades em outubro de 2007. A proposta prevê uma atuação conjunta de ambas as instituições, incluindo a participação de centros de dramaturgia britânicos que estabelecerão um intercâmbio de suas experiências e metodologias com o projeto brasileiro. Entre os parceiros britânicos estão: Playwrights Studio (Edimburgo, Escócia), West Yorkshire Playhouse (Leeds, Inglaterra), Royal Court Theatre (Londres, Inglaterra), Birmingham Repertory Theatre (Birmingham, Inglaterra) e Paines Plough Theatre Company (Londres, Inglaterra).

SERVIÇO:
Núcleo de Dramaturgia
Envio de textos para:
Serviço Social da Indústria
Divisão de Desenvolvimento Sociocultural

Av. Paulista, 1313 – Andar Intermediário
CEP: 01311-923 – São Paulo – SP
Informações: www.sesisp.org.br/dramaturgia
Dúvidas e esclarecimentos: ccfproducao@sesisp.org.br
Escrever na frente do envelope: Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council

Não tire férias das 'lentes de contato'. Falta de cuidados causa doenças oculares‏

Não tire férias das ‘lentes de contato’

Férias significam descanso e diversão. Mas não se pode negligenciar os cuidados com as lentes de contato – o que é muito comum entre os adolescentes nesta época do ano. De acordo com o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, aumenta em 30% a frequência de jovens entre 15 e 25 anos no consultório a partir da segunda quinzena de janeiro.

“É muito comum a pessoa relaxar durante as festas de fim de ano e as férias. O problema é que, dependendo do descuido, isso pode resultar desde irritações e vermelhidão na vista até inflamações ou infecções do globo ocular. Daí a importância de jamais descuidar dos cuidados com as lentes de contato”, diz o médico.

Neves aponta cinco dicas para manter olhos saudáveis mesmo durante férias e festas:

Evite dormir com as lentes de contato. “Por mais cansado que o adolescente esteja depois das baladas, é preciso garantir um mínimo de asseio antes de ir para a cama. Como durante o sono o nível de lubrificação dos olhos decresce bastante, as lentes podem ressecar junto com o globo ocular e desencadear problemas”;
Praia e piscina não combinam com lentes de contato. “Procure tirar as lentes antes de entrar em piscinas sem tratamento adequado, com excesso de cloro, sujeira, ou mesmo lotadas, já que oferecem grande risco de contaminação. Da mesma forma, o ambiente de praia – com excesso de vento, maresia, oleosidade e suor – não oferece a mínima segurança para os olhos”;
Siga sempre as instruções do fabricante. “Todo fabricante de lentes de contato indica os produtos mais indicados para assepsia e a frequência com que as lentes devem ser tratadas. Tente se adequar a essa rotina para garantir uma visão saudável”;
Mantenha os olhos lubrificados. “Caso você passe muitas horas em frente ao computador, videogame ou televisão é bom consultar seu oftalmologista e passar a utilizar um bom lubrificante ocular. Isso previne irritações, coceiras, vermelhidões comuns entre os jovens com esse perfil”;
Esteja sempre atento às condições das lentes. “Verifique sempre se não há resíduos sólidos ou sinais de irregularidades nas lentes. Mesmo sujeiras quase imperceptíveis podem acarretar o desenvolvimento de fungos, levando à inutilização do produto e podendo desencadear problemas de visão de todo tipo”.


Fonte: Dr. Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (www.olhos.org.br), de São Paulo

Flores a partir de R$ 2 em Exposição de Holambra no Internacional Shopping Guarulhos

Evento começa amanhã e vai até o dia 31 de janeiro, com mais de cem espécies de flores

Mais de cem espécies de flores estarão à venda na Exposição de Holambra que começa amanhã no piso superior do Internacional Shopping Guarulhos. É possível encontrar as singelas violetas, passando pelas orquídeas e até espécies de plantas carnívoras, que se alimentam de insetos voadores para sobreviver.

“As plantas mais procuradas são as tradicionais, como o cactus e a violeta, assim como a kalanchoe, conhecida como flor da fortuna”, afirma Arnaldo Ito, organizador do evento. “As carnívoras encantam, mas as pessoas se enganam ao comprá-las para se livrar de insetos, ela não tem essa função”.

Para ele, o diferencial da exposição é a variedade de flores encontradas e o preço: “São mais espécies, com opções diversas de cores e o preço é mais barato do que em uma floricultura comum”.

É possível tirar dúvidas e aprender a cuidar corretamente de sua flor favorita. A exposição será montada em estilo self-service, no qual o comprador pode escolher e pegar a planta de sua preferência e ir direto ao caixa.

Serviço:

Exposição de Holambra no Internacional Shopping Guarulhos
Data: De 7 a 31 de janeiro
Hora: Das 10h às 22h
Local: Internacional Shopping Guarulhos - piso superior em frente a Gelateria Parmalat.
Endereço: Rod. Presidente Dutra, km 230 – Guarulhos (SP)
Site: http://www.internacionalshopping.com.br/

Zé Colméia e Catatau invadem os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé nessas férias

Com programações todos os dias da semana, os dois shoppings oferecem estrutura com oficinas, cinema e brincadeiras.

O lançamento do filme Zé Colméia está previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2011, mas os shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé, em parceria com a Warner Bros. Consumer Products (WBCP), antecipam a estreia e preparam grandes atividades para o mês de férias escolares. De 12 a 30 de janeiro, a criançada poderá se divertir ao lado do urso mais querido dos desenhos animados e seu fiel companheiro Catatau.

O evento inédito, assinado pela C + E, conta com estrutura lúdica montada nos dois shoppings. “Queremos proporcionar às crianças uma oportunidade única de interação com os personagens da turma Zé Colméia, preparando o terreno para a chegada aos cinemas do filme em 3D, que com certeza será um grande sucesso”, afirma Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral da WBCP Brasil.

No Shopping Metrô Tatuapé, a Praça de Eventos se transforma em um verdadeiro parque de diversões, com oficinas de pintura, brincadeiras interativas e cinema infantil. Para a gerente de marketing do shopping, Flávia Tegão, o lançamento do filme e as atividades oferecidas pelos shoppings se complementam, atraindo pais e crianças para diversão. “O filme é um desenho animado da década de 70. Os pais virão para trazer os filhos e relembrar a infância, para isso a Praça de Eventos foi preparada para receber os dois públicos”.
Já no Shopping Boulevard Tatuapé, as crianças poderão brincar e se divertir com a cenografia que será montada na Praça de Eventos, no piso Térreo. A estrutura conta com área de pintura, espaço para tirar fotos, cinema, escorregador, além da casa do “Seu Gualda” , administrador do Parque, onde as crianças poderão aproveitar o cinema. Segundo a gerente de marketing do Boulevard Tatuapé, Andréia Perini, as férias de janeiro serão ainda mais divertidas para as crianças. “É uma oportunidade que todos terão de vivenciar um pouquinho do filme no evento do shopping”.

Serviço:

Shopping Metrô Tatuapé

Endereço: Radial Leste com Rua Tuiuti, Tatuapé.

Telefone: (11) 2090-7400  (11) 2090-7400


Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 10h00 às 22h00
Domingo das 14h00 às 20h00.

Horário de Funcionamento do evento “Férias com Zé Colméia”: mesmo horário de funcionamento do shopping.




Shopping Metrô Boulevard Tatuapé

Endereço: Rua Gonçalves Crespo, 78, Tatuapé.

Telefone:(11) 2225-7000 (11) 2225-7000

Horário de Funcionamento do Shopping: de segunda a sábado das 10h00 às 22h00/ Domingo das 14h00 às 20h00.

Horário de Funcionamento do evento “Férias com Zé Colméia”: de segunda a domingo das 14h00 às 20h00.

Artigos escolares terão certificação obrigatória do Inmetro

Artigos escolares fabricados e comercializados no Brasil serão certificados compulsoriamente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A portaria definitiva foi publicada no fim de dezembro de 2010, estabelecendo a obrigatoriedade do selo de identificação da conformidade em artigos escolares. Fabricantes nacionais e importadores terão até 7 de junho de 2012 para se adequarem às regras, e mais 12 meses para a comercialização de produtos em conformidade para o varejo. O prazo final estabelecido para o comércio termina em 7 de abril de 2014. Os requisitos têm como objetivo minimizar as ocorrências de acidentes que podem colocar em risco a saúde e a segurança de crianças que utilizam estes produtos.

Dos 174 Programas de Avaliação da Conformidade compulsórios implementados, muitos são destinados ao universo infantil. “O Inmetro desenvolveu regulamentação compulsória para vários itens de uso infantil, como brinquedos, mamadeiras e chupetas, dispositivos de retenção automotiva e, agora, artigos escolares. Aumentaremos o leque, em breve, com artigos para festas infantis, berços e carrinhos de bebê. Sempre visando a saúde e a segurança das crianças”, afirma Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.
O foco do Inmetro em regulamentar e exigir certificação dos produtos de uso infantil tem origem no acompanhamento que é feito sobre recalls e relatos de acidentes de consumo, não só nos sites de importantes entidades regulamentadoras dos Estados Unidos e da Europa, mas, principalmente, no Banco de Dados de Acidentes de Consumo desenvolvido pelo próprio Instituto. O banco, que pode ser acessado no site do Inmetro, revela que o setor de artigos infantis é o que apresenta a maior incidência de acidentes de consumo.

São considerados artigos escolares qualquer objeto ou material com motivos ou personagens infantis utilizados em ambiente escolar e/ou atividades educativas, com ou sem funcionalidade lúdica, por crianças menores de 14 anos. Alguns destes materiais são acondicionadores de lanches (lancheiras e merendeiras, acompanhadas de seus acessórios); apontadores; artigos destinados a transporte individual de material escolar (estojos, pastas e mochilas); todos os tipos de canetas, lápis, lapiseiras, giz de cera, pincéis, tintas, borrachas, colas, réguas, corretores adesivos ou a tinta e tesouras de ponta redonda. Não estão considerados nesta certificação livros, revistas e gibis, giz para quadro negro e mobiliário escolar, além de produtos enquadrados em outro regulamento, como brinquedos e artigos de festa.
“Os ensaios vão ser divididos por grupos. A faixa etária até três anos é a mais crítica, por ser considerada a idade oral. De três a seis anos, a criança passa a ter mais interação com os produtos. De seis a oito, é preciso analisar os usos improváveis do produto. E de oito a 14 a criança e/ou adolescente já possui melhor coordenação motora e uma boa noção de perigo”, completa Lobo.
Para obter o selo de identificação da conformidade, os artigos escolares serão submetidos a testes químicos (nível de toxidez para produtos que entram em contato com alimento, como lancheiras, ou quanto à tinta da caneta), mecânicos e físicos (se soltam tinta e mancham, se possuem arestas cortantes), elétricos (artigos escolares que possuam aparatos elétricos tais como pisca-pisca, som, etc), ftalatos (toxicidade e maleabilidade do plástico) e biológicos (para produtos que a criança pode colocar na boca ou interagir com alimentos).

PRAZOS PARA ADAPTAÇÃO

7 de junho de 2012
Fabricantes e importadores não poderão mais fabricar e importar artigos escolares fora de conformidade.

7 de junho de 2013
Fabricantes e importadores não poderão mais comercializar para o varejo artigos escolares fora de conformidade.

7 de abril de 2014
O comércio varejista só poderá vender artigos escolares certificados pelo Inmetro.

Grife masculina se inspira na obra de Burle Marx para sua nova coleção

Toolstoy Inverno/11

Para o inverno/11 a Toolstoy, marca de moda masculina dos sócios Galvão, Ricardo Ikeizume e Marcos Leandro, se inspirou nas telas e mosaicos de Burle Marx. Característica principal da grife, a cartela de cores é ampla, como pode ser observado na obra “Jardim Palácio Capanema”. Verde, vermelho, laranja, roxo, ocre, marrom, vinho, cinza, preto e branco. Outra aposta da marca foi um mix variado da padronagem xadrez, indo do tartan inglês nas peças de alfaiataria, ao folk americano nas peças mais casuais. Para esse homem contemporâneo, que é multifacetado, a marca oferece possibilidades para todos os seus momentos: bermudas cargo, camisas xadrez, calças de alfaiataria, jaquetas e cachecóis. Homenageando o trabalho do artista utilizando a flora brasileira, estampas florais aparecem em diversas peças, com destaque para a clássica Liberty.


Ficha técnica da campanha:

- Fotos: Flamínio Jallageas

- Styling: Thidy Alvis (Glloss)

- Beleza: Fábio Ziccardi (Glloss)

- Modelo: Israel Hamann (Elite)

- Direção de arte: Image Consult

- Assessoria de comunicação: Duopress

www.toolstoy.com.br

Estudo revela que mulheres são mais beneficiadas por cirugia bariátrica

Estudo revelou que mulheres submetidas ao procedimento cirúrgico de banda gástrica, indicado no tratamento de obesos mórbidos, apresentam melhora na função urinária e de qualidade de vida. Os homens com problema erétil, porém, apresentam uma piora no quadro pós-cirurgico

Estudo realizado pela Universidade de Austin, na Austrália, avaliou os efeitos da banda gástrica nas funções urinária e sexual dos pacientes. Os pesquisadores revelaram que as mulheres são as mais beneficiadas pelo procedimento, que é indicado no tratamento da obesidade mórbida.

Participaram do estudo 176 pacientes, sendo 142 mulheres e 36 homens. Antes da cirurgia, 65% das mulheres e 24% dos homens apresentavam algum problema de incontinência urinária, enquanto 83% dos homens tinham algum grau de disfunção erétil, problemas comuns em pacientes obesos.

Após a cirurgia, as mulheres relataram melhoras significativas na função urinária e de qualidade de vida. Os homens submetidos ao mesmo procedimento, porém, não desfrutaram dos mesmos benefícios. “O resultado do estudo é positivo, pois, além de auxiliar no emagrecimento e diminuir a mortalidade cardiovascular, apresenta um benefício adicional para os pacientes operados, principalmente as mulheres”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Ricardo Cohen.

Os pacientes entrevistados que já sofriam algum grau de disfunção erétil, relataram uma piora do quadro. “Os pesquisadores estavam ansiosos por esse estudo, pois são problemas recorrentes em pacientes obesos. Com relação ao declínio da função erétil, o estudo analisou os resultados de curto prazo. A cirurgia causa uma grande alteração hormonal, então é provável que este quadro melhore ao longo do tempo”, diz Dr. Ricardo.

A incontinência urinária é comum em pacientes obesos, em especial entre as mulheres, pois com o alto índice de massa corporal, há um aumento da pressão intra-abdominal, que comprime a bexiga.

As mulheres que participaram do estudo tinham, em média, 118 kgs antes da cirurgia e os homens 146 kgs. A perda de peso foi similar para ambos os sexos, com média de 23 kgs para as mulheres e um pouco menos de 23kgs para os homens.

A banda gástrica consiste na colocação de uma prótese de silicone em forma de anel na parte superior do estômago, com o objetivo de provocar uma segmentação gástrica e criar um reservatório pequeno de alimento, com cerca de 20 a 30 ml. A ingestão de alimentos sólidos preenche rapidamente o pequeno espaço, garantindo ao paciente uma sensação de saciedade. O grau de estreitamento do estômago pode ser ajustável no pós operatório com a aplicação de soro fisiológico por meio de uma punção no reservatório da banda, que fica localizado embaixo da pele do paciente. Assim, o estreitamento do estômago pode ser ampliado ou reduzido, de acordo com a indicação médica.

A banda gástrica ajustável ou qualquer técnica de cirurgia bariátrica não garante a redução de peso em definitivo. O paciente precisa fazer uma adaptação a sua nova realidade e contar com acompanhamento de profissionais da saúde para se adaptar a sua nova rotina. “No geral, depois de três anos 10% dos pacientes começam a engordar novamente, por não adotar um novo estilo de vida saudável. O paciente necessita de um acompanhamento contínuo porque a mudança na dieta e nos hábitos de vida, necessários após a operação, é o que garante a saúde do paciente e a o sucesso na eliminação de quilos”, ressalta o presidente da SBCBM.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade já atinge mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, pelo menos 3,5 milhões de pessoas estão em estado de obesidade mórbida, ou seja, estão com pelo menos 40 quilos acima do peso corporal ideal.

A diminuição do tamanho do estômago para perda de peso é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40kg/m² em pessoas com idade superior a 18 anos, seja homem ou mulher. O procedimento pode ser recomendado, ainda, se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40kg/m² e o paciente em questão tiver diabetes, hipertensão arterial, apnéia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas à obesidade. “Nos casos que o IMC do paciente fica entre 30 e 35 é preciso uma avaliação prévia e individualizada para ver se realmente a cirurgia bariátrica é recomendável. A cirurgia bariátrica é a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, reduzir peso por métodos tradicionais”, conclui Dr. Ricardo.