FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aparelho similar ao "bafômetro" detecta câncer de pulmão a partir da respiração

O diagnóstico de câncer de pulmão poderá ser feito, em breve, através de uma maneira mais rápida e barata. Pesquisadores israelenses desenvolveram uma espécie de “bafômetro” capaz de detectar tumores no pulmão, inclusive em estágio inicial. A expectativa é que o aparelho ajude a salvar mais vidas por meio da identificação precoce da doença.

A nova ferramenta de diagnóstico foi apresentada esta semana na revista Nature Nanotechnology. Por meio da respiração, o aparelho registra altas concentrações de certos compostos orgânicos considerados biomarcadores do câncer de pulmão. Em pessoas saudáveis, a concentração desses compostos é de uma a 20 partes por bilhão (ppb). Já em doentes, as taxas atingem de 20 a 100 ppb.

O “bafômetro” desenvolvido pelos pesquisadores israelenses contém uma espécie de tela com sensores feitos de nanopartículas de ouro. Quando o ar expirado pelo paciente bate nos sensores, sinais elétricos são emitidos para um computador que monitora o sistema. Como cada biomarcador tem um efeito específico sobre os sensores, é possível distingui-los pela intensidade dos sinais. Assim, o médico pode checar rapidamente se há ou não células cancerosas no pulmão do paciente.

Voluntários com idades entre 28 e 60 anos testaram a eficácia do aparelho. No total, 96 pessoas participaram do exame: 56 eram saudáveis e 40 eram pacientes diagnosticados com câncer de pulmão por meio de métodos tradicionais. Os testes comprovaram a eficácia do aparelho para o diagnóstico rápido e não invasivo do pulmão. Um dos autores do estudo, o engenheiro químico Hossam Haick, do Instituto de Tecnologia de Israel, declarou ao jornal inglês Telegraph que os resultados do exame podem ser obtidos em apenas dois ou três minutos.

O grupo israelense prevê que os sensores de ouro, depois de aperfeiçoados, poderão servir para diagnosticar outros problemas, como falência renal e câncer de cólon. Haick espera que no futuro o aparelho seja usado nos hospitais como exame de rotina para todos os tipos de câncer. Isso permitiria a identificação precoce da doença e aumentaria as possibilidades de tratamento eficaz. “Os aparelhos desenvolvidos devem ser relativamente baratos, portáteis e acessíveis para uso difundido em triagem, o que os torna potencialmente valiosos no salvamento de milhões de vidas todo ano”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.